[Resenha] Vida e Morte.
Título original: Twilight: life and death
Autor (a): Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
ISBN: 9788580578553
Sinopse: O clássico de Stephenie Meyer revisitado 10 anos depois. Novamente, os leitores vão se apaixonar pela arrebatadora história de amor de Bella e Edward... ou, quem sabe, será uma primeira vez. A edição especial de aniversário inclui um conteúdo extra e exclusivo: Vida e morte, nova versão em que autora inverte o gênero dos principais personagens. Em Vida e morte os leitores vão se maravilhar com a experiência de ler a icônica saga de amor agora pelos olhos de um adolescente que se apaixona por uma sedutora vampira. Numa publicação ao estilo “vira-vira”, a edição comemorativa traz mais de 400 páginas de conteúdo extra, além da nova capa, com Crepúsculo de um lado e Vida e morte de outro. Os milhares de fãs de Bella e Edward não vão querer perder a oportunidade de ver seus tão queridos personagens em novos papéis. “Fico maravilhada que já se tenham passado 10 anos da primeira edição de Crepúsculo”, cometa a autora Stephenie Meyer. “Para mim, esse aniversário é uma comemoração dos fãs, que sempre foram inacreditavelmente dedicados e apaixonados.”
"Mas esse sempre foi o meu jeito. Tomar decisões era a parte dolorosa para mim, a parte que me angustiava. Mas, depois que a decisão era tomada, eu simplesmente seguia em frente, aliviado por ter decidido. Às vezes o alívio era tingido de desespero, como minha resolução de vir para Forks. Mas ainda era melhor do que lutar com as alternativas."
A história continua a mesma com pequenas modificações. Mas, caso você more embaixo de uma rocha ou seja daqueles que "odeia" sem nunca ter lido, farei uma breve explicação. Antes disso, caso não saibam (o que acho difícil haha) os gêneros foram modificados, os personagens masculinos se tornaram femininos e vice-versa, com exceção de Charlie e Renee, e isso foi esclarecido pela autora.
Beaufort Swan morava com a mãe no Arizona, mas a mãe dele é casada com um jogador de beisebol e por isso precisava viajar muito. Sem querer atrapalhar a mãe ou ficar indo e vindo, Beau decidi ir morar com Charlie, seu pai, em Washington, Forks. Beau enfrenta muitas dificuldades para se adaptar, pois não gosta de lugares úmidos e frios, e além disso é muito desastrado.
As coisas começam a ficar mais fácil quando cerca a ser amigo de Edythe Cullen, no começo havia um clima de intriga entre eles, e Beau não sabia o porquê, mas com o tempo, eles se tornaram amigos. Contudo, a família Cullen esconde um segredo e de um jeito incomum e um pouco inesperado, Beau acabará sabendo e fazendo parte disso.
"— Você já sabe o que eu sinto. Estou aqui porque prefiro morrer com você a viver sem você."
Sou muito fã da Saga Crepúsculo, por isso desde que fiquei sabendo do lançamento desse livro, já o quis desesperadamente, só que mesmo minha vontade de ler sendo enorme, eu não pagaria 50 dilmas num livro. Nunca! Recentemente, rolou uma promoção Mara na Saraiva e não perdi tempo, comprei.
No começo, eu estranhei um pouco a mudança, pois ficava esperando o Edward aparecer hahaha e ainda fica tentando assimilar as características já conhecidas em "novos" personagens. Tenho que dizer que depois de superado a estranheza inicial, achei muito interessante essas mudanças.
Nunca tive nenhum problema com a personalidade de Bella, pelo contrário achava-a muito condizente com as características apresentadas inicialmente. Porém, quem não gostava ou se irritava com ela, pode vir a gostar do Beau, pois ao meu ver as características de Bella ficaram bem melhores nele. Na verdade, o personagem caiu como uma luva.
Eu gostei bastante da Edythe, porque ao contrário de Edward que se esforçava a todo custo para não deixar as coisas irem longe demais, a Edythe já foi mais desencanada. Lógico que ela se preocupava, mas foi algo que me incomodava como quando era com o Edward.
Olhando a última folha do livro, acabei pegando spoiler 😩 E ao mesmo tempo que me surpreendeu, eu fiquei intrigada como toda a situação tinha chegado até ali, até aquela situação inevitável. E, confesso que gostei bastante desse final, foi diferente, foi inesperado e um pouco inusitado também, mas que caiu muito bem.
Aviso não espere muito do livro, é a mesma história com algumas modificações e de certa forma com um ponto de vista diferente. A escrita da Stephenie melhorou bastante de Crepúsculo para cá, e a leitura foi bem mais fluída. Achei super criativo as mudanças de gênero e deu um tom diferente a história. Esse livro me despertou um mix de emoções, pois me fez lembrar de quando tinha 12 anos e estava conhecendo e me apaixonado pela saga. Muita gente fala mal da saga, contudo não me importo, pois foi uma série bem importante para mim e continua sendo. Então, digo: este livro é para os fãs.
Beijos e até o próximo post!

18 comentários
Olá,
ResponderExcluirEstou bem curiosa sobre esse livro, justamente porque também gosto da Saga Crepúsculo e seria interessante ver os papéis dos personagens invertidos. Legal saber que a Edythe é mais desencanada, pois o Edward realmente ultrapassava os limites da super proteção haha. Sua resenha me deixou bem animada para iniciar a leitura, vou tentar comprar meu exemplar em breve.
Abraços,
Cá Entre Nós
Ola
ResponderExcluirAdorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. Eu gosto muito da saga crepúsculo sim, entretanto não estou nem um pouco curiosa para ler esse titulo, por mais que já tenha lido comentários positivos também li negativos. De qualquer maneira pode ser que leia em outro momento sim.
beijos, Fer
www.segredosemlivros.com
Olá, eu não li a série ainda, mas achei interessante ter esse livro com uma troca de gênero dos personagens. Acredito que deva ser um ótimo presente para os fãs, ainda mais segundo sua resenha que diz que a escrita da autora melhorou.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirAmo a série Crepúsculo, mas nunca li nenhum livro fora da série relacionado a ela. Eu acredito que esse livro tenha sido apenas para agradar fãs, quando na verdade a autora nem mais queria escrever a série. Não sei se leria ele, mesmo sabendo que há uma inversão dos personagens. Mas quem sabe!
Abraços
Terminei de ler essa série recentemente e gostei muito. Fiquei meio receosa de começar por todas as críticas e acabei nem me prendendo a elas. Achei a proposta da autora bem legal. Eu não gostava muito da Bella e acho que vou gostar mais do Beau. Estou muito curiosa com relação aos outros personagens, não vejo a hora de ler. Só acho que a autora poderia ter arrumado uns nomes melhorzinhos para os protagonistas haha
ResponderExcluirOieee, tudo bem?? Olha, eu vi todos os filmes mas não li nenhum livro. Posso dizer que curto a saga, mas não sou uma mega fã, acredito que por isso eu não fazia ideia da existência desse livro que, cá entre nós, tem uma proposta bem interessante! De repente eu leio, já que pelo que pude perceber, ele não é continuação dos outros da saga. Estou certa? Bjosss
ResponderExcluirhttp://porredelivros.blogspot.com
Olá!! :)
ResponderExcluirEu liCrepuculo há um ano e quero continuar a ler a serie.. Entretanto não li mais nada porque nninguem me deu nem consegui comprar... E agora quando continuar a coleção já vou ter de reler o primeiro! :) ahah Mas ate gostei na altura, especialmente pelo estilo da autora.
De resto, não sei se isso da Bethie ser mais desencanada do que o Edward sera assim tao bom..! ahah :)
Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com
Eu acompanhei a saga pelos filmes e não pelos livros. Que loucura essa ideia de inverter os papeis, deve ser uma experiência bem diferente para quem acompanhou todos os livros. Fiquei curioso pra saber como é, acho que vale a pena conferir.
ResponderExcluir*☆* Atraentemente *☆*
Olá! Como ce disse, é um livro bem pros fãs mesmo e, infelizmente, estou longe de ser um deles. Nunca simpatizei com a saga, mas imagino o quão nostálgico deve ser revisitar esses personagens, deve vir muita lembrança da época em que você lia o Crepúsculo original. Abraço!
ResponderExcluirOie Thayenne!
ResponderExcluirDa saga Crepúsculo eu só conheço os filmes. Eu tenho até a série toda em livros, mas nunca me interessei de ler.
E já tinham me falado a mesma coisa que você falou no seu post, que esse livro muda quase nada do original, a não ser o ponto de vista.
Enfim, acredito que essa leitura não faria por agora,
Bjo
Nunca li livros do Crepúsculo, essa personagem Bella (Que já é morta viva desde o inicio) me deixa bem irritado. A autora ainda consegue sugar o enredo? Agora trazendo a versão trocada de personagens? Sinceramente passaria longe dessa leitura, acredito que seja só mais uma forma de lucro do que uma boa criação.
ResponderExcluirOi Thayenne, tudo bem?
ResponderExcluirEu também gosto muito da série Crepúsculo e essas histórias sempre irão ficar em meu coração, não importa o quanto o tempo passe. Eu tô doida para conferir Vida e Morte devido a essa inversão de gêneros dos personagens e apesar de ser basicamente a mesma coisa, ter esses gêneros trocados devem causar um estranhamento, mas que com o decorrer das páginas deve ficar divertido também. Gostei de saber que as características da Bella funcionaram bem melhor em Beau. Espero me deparar com uma promoção para conseguir adquirir meu exemplar!
Beijos! ♥
Olá!
ResponderExcluirEu também sou apaixonada por essa série e comprei esse livro no final do ano passado e adorei o que li, e o final me surpreendeu muito, porque eu não esperava aquilo hahaha Mas vou discordar de você num ponto: as características da Bella, para mim, não serviram em nada no Beau, não consegui assimilar muito, às vezes os pensamentos dele não tinha nada a ver com o que um garoto realmente pensaria, por isso fiquei com um pé atrás. Mas no geral, foi uma ótima leitura!
Beijos.
Oi!
ResponderExcluirBate aqui porque também achei muito legal a forma como a Stephenie escreveu esse livro e mudou tudo. Aliás, achei uma obra cheia de "e ses" e todas as respostas para as perguntas que nos fizemos ao longo dos 4 volumes da série.
Que legal que a leitura te agradou e que o final - mesmo tendo recebido spoiler de você mesma hahah - tenha te agradado.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Oi, Thay
ResponderExcluirA única coisa que me faria ler esse livro é exatamente o fato da escrita da Steph ter evoluido, porque esse negócio de mudança de gênero nunca me caiu bem! hahaha
Que bom que pra você foi uma leitura válida e que você achou que as características da Bella caíram melhor de Beau. Eu não digo que não lerei, mas com certeza não lerei tão cedo... achava melhor ela ter escrito a continuação de A Hospedeira! hahahaha
Beijos
Sabia da alteração dos gêneros, mas não sabia da exceção para Charlie e Renne, fiquei curiosa para saber o motivo disso. Eu amo a saga Crepúsculo, e esse foi o motivo porque não quis ler Vida e Morte, tinha medo que estragasse tudo. Mas se você também curte e teve uma visão tão positiva vou querer conferir, claro que também vou ter que comprar numa promoção muito boa... Rs...
ResponderExcluirOie
ResponderExcluirmuito legal sua resenha, eu nao li esse livro, na verdade eu li dois da saga que foi os dois primeiros e acabei nao animando de ler o resto, mas ouvi elogios desse livro que saiu, os fãs devem ter adorado hehe
beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu nunca li nada da autora acredita? e para ser sincera nem sinto muita vontade, por isso não leria o livro no momento, mas talvez mais para frente eu dou uma chance a ele. Adorei sua resenha, bom saber que a escrita dela não mudou muito.
Beijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)