[Resenha] Marcada.

by - 22:00


Título original: Marked
Autor (a): P.C Cast e Kristin Cast
Editora: Novo Século 
Ano: 2009
ISBN: 9788576792291

Sinopse: No primeiro volume da série House of Night, começa com a protagonista Zoey Redbird, que era uma garota comum, de 16 anos, até ser marcada pela Deusa Nyx. Esse mundo é igualzinho o nosso, mas os vampiros existiam desde antigamente e conviviam pacíficamente com humanos até agora. A partir daí, sua vida muda completamente e ela tem que ir morar na House of Night, porque se não, seu corpo pode rejeitar a transformação, e ela irá morrer. Porém, ela era diferente dos outros calouros (vampiros antes de completar a transformação), pois sua marca de lua crescente era completa, e tem uma estranha conexão com a Deusa Nyx. Zoey vai descobrir que mesmo não sendo mais humana, sua vida estará longe de ser fácil, pois terá que aprender a controlar poderes que nem sabia que tinha, mas agora, com novos amigos e uma nova vida a apoiando. O que ela não conta é com um novo inimigo misterioso e poderoso, que está mais próximo do que Zoey imagina.

"Vou me lembrar disso — disse a mim mesma severamente. — Vou me lembrar de como me fizeram sentir terrível hoje. Então, quando eu estiver com medo e sozinha e estiver acontecendo sei lá mais o quê, vou me lembrar que nada podia ser pior do que ficar aqui. Nada."

Zoey tem dezesseis anos e vive os dramas de uma vida adolescente normal. Foi marcada por um rastreador na escola, a parte boa é que não tinha muitas pessoas por perto para presenciarem o acontecido. Imediatamente, ela tenta ir para casa, pois precisa de ajuda para chegar a Morada da Noite. Depois que uma pessoa é marcada, precisa conviver na presença de um (ou mais) vampiro adulto, senão morrerá.

Ao chegar em casa, a dor de cabeça que está sentindo só piorou, sua mãe se recusa a entender o que está acontecendo e pede que Zoey se acalme e descanse, porque seu padrasto resolverá tudo. O que a mãe dela imagina que seja a solução não chega nem perto de ser o ideal. Zoey foge de casa e vai até a única pessoa que nunca lhe julgará ou abandonará, sua avó Silvia Redbird. Quando não encontra-a em casa, vai até a cabeça em que a avó gosta de fazer suas preces e no caminho sofre um acidente.

Recuperada do desmaio, ela acorda em um local desconhecido. Sua avó é uma mulher chamada Neferet estão presentes no quarto e muito felizes por ela estar bem. Neferet, a Grande Sacerdotisa da Morada da Noite, lhe explica como será sua vida a partir de agora, será a mentora de Zoey e poderá lhe ajudar com qualquer dúvida.

Fica claro que Zoey não é uma novata (termo utilizado para se referir a vampiros em transição) qualquer. Sua tatuagem, que deveria ser apenas uma meia lua, está completa e conforme os dias vão passando, novas habilidades irão surgir. No entanto, nem tudo é flores na vida dela, que tem que lidar com o desprezo da mãe, a raiva de Afrodite e ter que se adaptar a uma novo estilo de vida, longe de tudo e todos que conhece.

"Mas lembre-se, a escuridão nem sempre equivale ao mal, assim como nem sempre a luz traz o bem."

Reler esse livro após sete anos o que li pela primeira vez foi chocante. Continuo gostando e sendo envolvida nesse universo, porém consegui visualizar melhor os pontos negativos que antes não me incomodavam, como o uso da palavra "vadia". Enfim, tenho muito a dizer sobre esse livro e espero passar tudo com clareza a vocês, porque, apesar de ser uma série voltada para o público juvenil, há muitas mensagens legais nesse livro que podem agradar a todas as idades.

Zoey é alguém que gosto e não gosto ao mesmo tempo. Ela está lidando com muitas coisas complicadas em sua vida e lida bem com isso, já quando o assunto é garotos, ela perde toda a sensatez e se torna alguém volátil. Não posso julga-lá, pois lembro de como era intenso e louco os sentimentos na adolescência, mas, isso foi algo que me incomodou e achei importante falar sobre isso aqui. Eu sei que ela muda no decorrer da série, só que até a mudança final um longo caminho será percorrido.

Gostaria de detalhar todos os personagens e o que achei deles. Como são muitos, não o farei. No decorrer das próximas resenhas irei escolher um em específico para ser apresentado aqui. Já adianto que a horda de nerds vai encantar muitas pessoas.

O universo vampiresco que foi criado nessa série é muito bacana. Pois, utilizou recursos que já existiam, como a vida noturna dos vampiros, misturados a novos elementos e explicações. Acho incrível que o tamanho da tatuagem do vampiro vá nos dizer se ele é um novato ou um vampiro adulto, com exceção (é claro) de Zoey. A criação, as explicações e como esse universo foi desenvolvido é sensacional.

Apesar de ser irritante como Zoey age quando se trata de relacionamentos, a personagem amadurece, não é algo do dia para noite, é gradual, e acho que isso é fundamental numa série voltada para um público mais jovem. As autoras tiveram um cuidado maior comos personagens primários, mas os secundários também vão amadurecer conforme o passar do tempo, e elas mantiveram essa questão de amadurecimento o mais próximo do real possível, afinal ninguém amadurece ao mesmo tempo.

O ponto negativo (que antes eu não enxergava) são os pensamentos machista que a Zoey tem no começo do livro. Só porque uma mulher solteira fica com várias pessoas isso me dá o diretor de taxa-lá de vadia?? Hello, século 21 aí. Sei que essa é uma série antiguinha, porém não curti essa parte.

A narrativa é ótima! Consegue envolver o leitor, suga-lo para dentro desse universo e é super fluída, a escrita das autoras casam muito bem. Há muito romance nesse livro, algo numa pegada Gossip Girl e que eu amo, pois dar mais gás a história e nos deixa ansiosos por sabermos quem ficará com quem.

Uma história fantástica, divertida, que nos apresentará todo um novo universo. Que falará de dramas familiares, romance, amizade e como lidar com mudanças drásticas. Um livro com uma construção bem planejada, personagens carismáticos (e outros nem tanto assim, hahaha) e uma leitura mais do que agradável.


Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

21 comentários

  1. Ahhhh que nostalgia esse post! Digo isso porque li Marcada há muitos anos e amei, o que me deixa triste é que mais ou menos depois do quinto livro comecei a me decepcionar bastante com a história, mas o primeiro eu adoro! <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Confesso que nunca li essa série mas a conheço de vista e de nome, mas não fazia a menor ideia do que se tratava. Eu honestamente não imaginaria que tem vampiros envolvidos hahaha
    Gostei muito da sua resenha e é muito legal saber que depois de bastante tempo você foi capaz de encontrar pontos negativos, mesmo gostando da história!
    Beijos,
    http://ofantasmaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não conhecia essa obra, sério! Apesar de adorar a temática vampiresca. Gostei do enredo, no geral. Quem sabe um dia posso lê-la e me interessar pela série. E sempre quando a gente relê um livro acabamos mesmo o enxergando de outro modo, afinal a cada dia evoluímos como pessoa e isso se transmite pra tudo, né!

    @leitoraconectada

    ResponderExcluir
  4. Não é uma série que me chame a atenção, o tema já ficou bem batido. Mas é tentador saber que a autora trouxe novos elementos e explicações a ele. Em relação ao machismo amiga, infelizmente ele está nas antigas e nas novas. Que bom que a releitura ainda foi boa.

    Abraços
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi! Não tenho esse fascínio por histórias de vampiros.. E por se tratar de uma série tão grande, não sei se um dia vou ler, mas gostei da maneira como você explicou a história, acho importante apontar os pontos negativos também.
    Bjoxx

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Quando entrei no meio literário, estes livros já estavam sendo lançados aqui no Brasil e, num primeiro momento, me chamaram muito a atenção. Mas tenho grandes problemas com séries gigantescas, porque: ou me falta dinheiro ou disposição pra ler tantos assim. Acho que com a idade que tenho hoje, acabaria me sentindo incomodada em diversos pontos, como você mesma ressaltou na resenha.

    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    ResponderExcluir
  7. É tão bacana reler obras depois de tanto tempo, né? Temos um olhar totalmente diferente! Eu parei de ler essa série porque era grande demais e me desanimou, mas o linguajar da protagonista não era algo que me desagradasse, hoje eu certamente reprovaria também.

    ResponderExcluir
  8. Às vezes também gosto de reler algo que tenha ficado marcado. Acho que sempre teremos uma nova visão. O enredo parece ser interessante e eu não conhecia o livro, mesmo não sendo um lançamento. Fiquei bastante curioso com a leitura, pois gosto bastante do gênero.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  9. Saudades dessa saga!!!
    Li a tantos anos que me dá até certa sensação de nostalgia!
    parabéns pela resenha e pela dica!!

    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Ai que saudade dessa série, parei no último livro que ainda não consegui comprar para ler! Que bom que curtiu, espero que leia tudo e adoro, a escrita da autora é ótima e os personagens mega envolventes.
    Beijos
    Overdose Literária

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu já vi esses livros por aí mas até então não conhecia sobre o que se tratava a trama. Confesso que achei bem extensa e não me senti tão atraída pra realizar a leitura. Mas para os fãs dessa trama deve ser muito envolvente e cheio de reviravoltas.
    Gostei de conhecer suas impressões dessa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Oi oi

    Tudo bem? Então, tenho um problema muito grande com HoN: a série nunca despertou o meu interesse. Vejo que muita gente ama e que outras pessoas falam que é ruim, mas nunca tive vontade de ler pra descobrir o que eu acharia da série então apesar de você claramente ter adorado a história é o universo criado pela PC Cast eu vou passar a dica porque simplesmente não chama a minha atenção.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  13. Oie!!
    Nossa é tão diferente você reler um livro depois de tanto tempo ne?
    Bom... eu comecei a ler essa série quando era mais nova e confesso que a autora nao conseguiu me conquistar, por isso acabei abandonando a leitura logo após o inicio.
    Não é um livro que eu pretenda ler.

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  14. Olá, essa experiência de reler livros é super interessante para percebermos como o que nos é importante muda com o passar do tempo. Ótima a sua resenha, apontou bem os pontos positivos e negativos. Apesar de achar a série interessante, ainda não comecei a ler ela.

    ResponderExcluir
  15. Oie!

    Eu nunca senti interesse em conhecer essa série, são muitos livros e a história em si nunca despertou meu interesse, tenho uma amiga minha que já leu todos e ama a série, eu por enquanto passo a dica!

    Bjss

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?

    Apesar de ser antiguinha, essa é uma série que eu ainda não li. Na época não era algo que chamou a minha atenção e, com os anos passando, não me vi com vontade de começar a leitura, apesar de ver diversas críticas positivas.
    Eu sempre acho ótimo reler livros que gostamos depois de certo tempo (principalmente se anos já se passaram) para vermos eles com outros olhos, mais maduros, além de vermos se é algo que realmente merece apreço.
    É ótimo ver que você continua gostando, apesar das ressalvas. Eu também não gostaria de ver que essas atitudes machistas da protagonista. Então, se eu resolver ler, será sabendo sobre isso e ficando atenta a esse detalhe.
    Por outro lado, a premissa é interessante e fiquei curiosa sobre como a história foi conduzida. Talvez eu ainda dê uma chance para ela.

    Enfim, eu adorei a resenha e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Nossa, estou lendo muito sobre essa série ultimamente, acho que vou me arriscar em reler. Fiquei muito contente com sua resenha e por você ter gostado da personagem e ter sido sugada para dentro da história, o mesmo aconteceu comigo à época que li, só achei ruim a personagem ter se perdido um pouco conforme os volumes vão avançando :(
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi.

    Eu sempre tive vontade de ler essa série. Sempre vi nas lojas, mas nunca pesquisei muito sobre para saber se valeria a pena a leitura. Não me importo com o tamanho da série, e depois de ler sua resenha, fiquei ainda mais interessada nos livros. Da próxima vez que surgir uma oportunidade, vou comprar.

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bom?
    Acho que esse pensamento da Zoe é bem desconstruído ao longo da série, porque ela mesma acaba ficando com vários caras né? rs
    Mas a atitude dela me irrita um pouco também, principalmente por essa questão dela sair totalmente do foco quando aparece um cara bonito. Não tem noção do quanto isso me irrita. Mas as mensagens sobre amizade e sobre família entre a vó de zoe e a mesma é linda e é um dos pontos altos deste livro para mim.
    Curti muito relembrar um pouco desta história por aqui.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Adoro livros de vampiros, e uma amiga começou recentemente essa série e vive falando pra eu ler com ela, mas é tão grande que dá desespero de começar rsrsrs
    Achei muito legal o fato de você reler depois de anos e ter uma visão diferente da história, mas ainda assim continuar gostando, acho que se eu pegasse metade dos meus livros pra reler eu ia desistir deles rsrsrs

    ResponderExcluir
  21. Oi... Já ouvi muitas maravilhas sobre essa série, mas confesso que não tenho o mínimo interesse em lê-la, primeiramente por causa dos inúmeros livros, tenho certeza que desistiria na metade e depois por se tratar de uma série de fantasia e que aborda vampiros... Então, mesmo gostando da sua resenha, eu passo a dica.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)