[Resenha] Veneno.
Título original: Poison
Autor (a): Sarah Pinborough
Editora: Única
Ano: 2013
ISBN: 9788567028262
Sinopse: Sexy, sarcástico e de prender a respiração! Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos! Não existe “Feliz para sempre”! Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados reinos distantes também tem problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas eles seriam tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos! Veneno é o primeiro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitos será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia.
"Ela podia não ter o amor deles. Mas teria seu medo."
Depois que descobriu que a bisavó de Lilith praticava magia, o pai dela a obrigou a se casar com um rei, que tem mais ou menos a idade de seu pai. Lilith é uma mulher muito bonita, muito desejada pelos homens, e isso é por causa da sua beleza etérea.
Forçada a casar com alguém que não amava e sendo muito jovem, Lilith teve que aprender – do jeito mais difícil – a ser uma rainha. Seu relacionamento com a enteada, Branca de Neve, não é nem um pouco agradável. Já que de certa forma, ela se vê na Branca, pois um dia já foi tão ingênua como ela.
Lilith não consegue ganhar o amor do reino, todos ainda sente falta da antiga rainha, a quem chamavam de Boa Rainha. Cansada de não conseguir ser aceita, Lilith decide que o medo pode ser melhor do que o amor. E começa a colocar em prática suas maldades, e quem mais sofrerá com isso será Branca de Neve.
"Se é para ser cruel, então admita isso. Abrace isso. Qualquer outra coisa era apenas autoilusão e fraqueza."
Por ser uma releitura de contos de fadas, o leitor sabe ao menos em que direção a história vai, a coisa mais diferente entre o conto original e Veneno é a forma como a história é narrada e a personalidade dos personagens, e foi justamente por isso que se tornou um sucesso. Se você espera aquelas coisas fofinhas e finais felizes do original, desista, você não encontrará nada disso nesse livro.
E foi isso que mais me encantou no livro. O que não falta por aí são adaptações de contos de fadas, mas o modo como a Sarah criou e desenvolveu seus personagens deu uma inovada a história.
Minha personagem favorita (com toda a certeza) foi Lilith. Ela não era má por causa da inveja. Sim, ela invejava Branca de Neve, porém o que a moldou e fez com que ela se tornasse o que se tornou foi seu passado. E eu ficaria muito feliz se houvesse um livro só para isso 😍.
Branca de Neve me surpreendeu muito, pois ao contrário das outras histórias, neste livro Branca ganhou uma personalidade sensual e mais livre, porém mantendo sua essencial original, a bondade.
Um história encantadora, com uma pitada de feminismo e empoderamento, com personagens muito interessantes e uma narrativa encantadora, Veneno me sugou da realidade e me fez mergulhar de cabeça no mundo de conto de fadas.
E aí, já leram? O que acharam? Gostaram? Deixe seu comentário aqui embaixo. Beijos e até o próximo post.

11 comentários
Simplesmente estou apaixonado é preciso deste livro AGORA.
ResponderExcluirAdorei mesmo
Já me "encantei" quando vi sobre Once Upon a Time.
www.misteriosliterarios.com.br
Livro maravilhoso, história maravilhosa :) Amei sua resenha!!
ResponderExcluirBeijos, meumundomeusbooks.blogspot.com
Eu nem gosto de conto de fadas, mas adoreiii. Fiquei bem curiosa pra ver como ficou essa releitura onde nem tudo é como parece ser. Agora ficarei tentada toda vez que encontrar a trilogia em promoção...
ResponderExcluirourbravenewblog.weebly.com
Ontem vi em promoção, já havia dado umas lidas na sinopse, mas nada melhor do que a opinião de quem já leu. Com certeza, estará nas minhas próximas leitura. Resenha ótima!
ResponderExcluirAmei a resenha, tenho esse box,confesso que a história é encantadora.. me lembra bem once upon a time que eu amo.. adoro quando s contos de fadas clássicos tomam essa nova visão!
ResponderExcluirOs personagens malvados são vistos de uma nova maneira, adoro isso!
Beijs
leitoresjardimliterario.blogspot.com.br
Nossa, eu amo conto de fadas e imaginar uma releitura realista e tão bacana assim é muito legal! E quero muito ver OUAT também!
ResponderExcluirUm beijão, Carol
Blog com V.
Tenho esse livro a muito tempo até sorteei um kit deles e ainda não li acredita? rsrs
ResponderExcluirVou dar uma chance agora que vi sua resenha, fiquei curiosa!
Beijos
www.pintandoasletras.com.br
Amei a forma como escreveu essa resenha , e depois dela preciso ler essa saga o mais rápido possível! hahaha
ResponderExcluirE essas capas maravilhosas <3
www.ironiadascapas.com.br
Amei os detalhes que deu na sua resenha sobre o livro. Estou ansiosa para ler, e acho que vou gostar bastante. Parabéns pela resenha.
ResponderExcluirBeijinhos da Fran
insidethebookssite.wordpress.com
Eu não li, mas tô doida pra ler! Adorei a resenha! Beijos, @mamaeliteraria.blog
ResponderExcluirolá, esse está na lista faz tempo, dei o box de presente e não li! Adorei a resenha e o blog está lindo, já estou seguindo!
ResponderExcluirBeijos, Jana!
Blog Eu Li nas EntreLinhas
Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)