Caneta, Texto e Ação! #10

by - 18:14


Olá, todo mundo!

Há algum tempo a ideia de voltar ao blog me veio à mente, mas eu pensei: agora tô na faculdade, a vida adulta está se fazendo mais presente. Contudo, ler é algo intrínseco em mim, junto com esse amor pela leitura também veio a escrita, ainda não coloquei nenhuma das milhares de histórias da minha mente no papel, mas adoro escrever resenhas, é algo que me faz feliz. Pensando nisso, decidi fazer um esforcinho para retornar a esse lugarzinho que tanto amo.

Como post de retorno, decidi trazer a resenha de um filme que me tocou muito e que agregou bastante no momento atual da minha vida. Espero que gostem :)

Título Original: The Shack
Gênero: Religioso
Duração: 2h e 6min
Ano: 2016
Sinopse: Um homem vive atormentado após perder a sua filha mais nova, cujo corpo nunca foi encontrado, mas sinais de que ela teria sido violentada e assassinada são encontrados em uma cabana nas montanhas. Anos depois da tragédia, ele recebe um chamado misterioso para retornar a esse local, onde ele vai receber uma lição de vida

A Cabana retrata a história de um homem que perdeu sua filha. Numa viagem com os três filhos para um acampamento, Mackenzie viu seu filho ficar preso de cabeça para baixo num caiaque, conseguiu resgata-lo a tempo, porém percebeu que sua filha mais nova não está no lugar em que a deixou.

Assim que percebe que ela não está próximo ao acampamento, aciona a polícia, a investigação acontece e até o FBI é chamado, mas, infelizmente a única coisa que encontram é o vestido que ela usava e sangue por todo a cabana (lugar em que ela foi encontrada).

Tempos depois, a vida seguiu em frente, só que Mackenzie vive no piloto automático, não consegue se envolver com as situações que acontecem ao seu redor. Seu casamento ainda está de pé, entretanto não é mais o mesmo e sua filha do meio está passando por uma fase muito ruim.

Um dia, enquanto limpava a frente da casa, Mack encontra um bilhete em seu nome que foi enviado por Deus. Ele acredita que seja uma brincadeira de mau gosto, no entanto a mensagem do bilhete não sai da sua cabeça e ele decidi que não tem mais nada a perder, vai até a cabana onde tudo aconteceu e o que lá  encontrará, mudará toda a sua vida.

“Você quer a promessa de uma vida sem dor, isso não existe.”

Não sou fã do gênero religioso, na verdade tenho até um certo receio de filmes do tipo. Por isso, não sei explicar exatamente o que me fez assistir esse filme, há alguns anos tentei ler o livro várias vezes e não conseguia dar continuidade, sempre abandonava-o. Então, foi com surpresa que não só assisti, como amei essa trama.

Os personagens todos tem seus propósitos para o desenrolar do enredo, obviamente Mack é o protagonista, aquele que está magoado demais para viver normalmente, o que teve um passado muito pesado e que só agora, após toda a tragédia, está lhe trazendo consequências. Toda a atenção do espectador é voltada para ele. As mudanças no seu comportamento durante sua passagem na cabana são muito sutis, ele questiona tudo e todos, às vezes não aceita tão facilmente as respostas encontradas. Acabei me identificando com o personagem de uma forma surpreendente, sobretudo porque nunca perdi alguém próximo a mim, senti uma enorme empatia por tudo o que Mack estava passando e superando.

Não irei falar sobre o papel de Deus, de Jesus ou mesmo o de Sarayel, pois além de ser, de certa forma, um spoiler, saber demais sobre esses personagens tira um pouco da magia que eles passam. Adorei a ideia de trazer Deus como uma mulher para quebrar a imagem que há muito tempo foi criada, Deus é como A (personagem de Todo Dia) apresenta-se de várias formas e está sempre presente, não importando o que.

A cabana é um filme que dá um nó na cabeça, te faz pensar, pensar e repensar. Você precisa estar com um bom estado emocional para entender o tanto de mensagens que essa história quer passar. Esqueça o fato dele ser classificado como religioso, as lições aqui retratadas servem para todos, pois fala de amor, família, sabedoria, cura, perdão e julgamentos de uma forma muito honesta. Termino dizendo que é o filme mais lindo, emocionante e delicado que assisti.


Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

13 comentários

  1. Oi!
    Como você, não tenho muito interesse em livros religiosos desse estilo, pois não sou religiosa e portanto, eles não conseguem se conectar comigo. Gosto mais de conhecer as religiões, principalmente aquelas que não estamos acostumadas.
    Minha mãe leu o livro e não gostou nada, e como temos opiniões bem parecidas, tem grande chance de eu também não gostar. O filme portanto, não me atrai muito.
    Mas se tem uma coisa que eu curti (mesmo sem ter assistido), foi terem colocado uma mulher (nesse caso, a maravilhosa da Octavia Spencer, rsrs) para representar Deus. Perfeito! Temos que desconstruir um pouco essa imagem que temos...
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2019/08/resenha-o-conto-da-aia-mulheresemfoco.html

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Vejo muitas resenhas positivas, tanto do livro quanto do filme, mas nenhum dos dois me chama a atenção. Não sei se é pelo fato de eu não ter nenhuma religião ou por qualquer outro motivo, mas o fato é que livros e filmes religiosos dificilmente me atraem.
    Gostei muito da tua resenha, mas infelizmente vou passar a dica.

    Beijão

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Também não sou fã de alguns gêneros mas, eu amei esse livro. Quero reler porque sei de que dei 5 estrelinhas na época que li, quero reler.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma relação muito forte tanto com o livro quanto com o filme. Ganhei o livro de presente do meu pai, muitos e muitos anos atras, quando estava passando por um momento extremamente doloroso na minha vida, em que minha fé ia se perdendo diante da dor. Quando comecei a ler este livro foi como se Deus falasse comigo, a maneira como Ele se apresenta no livro, a maneira humana como Jesus é mostrado... tudo é mágico. O livro conversa com nossos sentimentos, nossas emoções, nos mostra um Deus que está próximo de nós, que nos entende e não está interessado em instituições, em que tenhamos ou não religião. Ele se importa com sentimentos, com o que temos em nosso coração e o amor que damos ao próximo. O livro, na verdade, critica as instituições e tantas doutrinas que acabam por afastar as pessoas de Deus. O livro rompe com essas crenças e por isso não é bem visto por muitos religiosos.

    Quando assisti o filme no cinema, no dia da estreia, chorei até não ter mais forças para nada. A cena em que o Mack encontra o corpo da Missy... ali eu quase tive um treco de tanto chorar. Que filme maravilhoso! É muitíssimo emocionante e muda algo em nosso coração, em nosso interior. Fico muito feliz por você ter amado tanto o filme!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Assim como você eu tentei ler o livro e falhei, por esse motivo nunca me importei em saber mais sire o filme, até sua resenha, começo a reconsiderar assistir para ver se funciona dessa maneira (espero que sim). Mesmo sendo um gênero que eu prefiro evitar, acredito que vale a tentativa. Muito obrigada pela dia, espero que consiga conciliar a vida adulta, faculdade e blog, pois você escreve muito bem.

    Beijos
    http://osuficientee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, eu não vi o filme, apenas li o livro mas definitivamente ele me ganhou, me fez pensar sobre muita coisa, foi ali a primeira vez que pensei na forma de Deus, sabe? Tinha esquecido que o filme havia sido lançado mas já anotei a dica pois quero assistir.

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu tenho o livro mas ainda não li, tenho vontade de ver o filme especialmente por trazer Deus interpretado por uma atriz, mas lendo seu post me parece que a adaptação traz muitos outros pontos fortes como a empatia que podermos sentir pelo personagem e as mensagens que ele passa.

    ResponderExcluir
  8. Ooi,
    Eu já tive o livro na minha estante mas acabei passando para frente e doando para quem estava com vontade de ler logo. Eu confesso que não tenho muita vontade de fazer essa leitura, acho que ainda não é o momento. Mas quem sabe um dia...

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá ainda não tive oportunidade de ver o filme. Mas li o livro, e fiquei simplesmente apaixonada. Amo o enredo desse livro. Fiquei muito emocionada. Adorei a sua crítica. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    Essa é uma daquelas histórias que, apesar de elogiada, eu nunca tive a vontade de conhecer. É muito bom que tenha gostado do filme e que tenha encontrado tantas lições no mesmo, só daí já vale a pena né?

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Eu também não consegui ler o livro e por conta disso nem quis assistir ao filme. No entanto, depois de ler esse seu ralato, confesso que fiquei tentada a assistir. Gosto de histórias que dão nó na cabeça!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Também não me identifico tanto assim com livros ou filmes religiosos, tanto que nunca li A Cabana, nem assisti o filme. Mas já tive outras experiências mto boas quando tive oportunidade, então acredito que vá gostar se de repente eu ler o livro ou assistir o filme.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  13. Eu já conhecia ambos livro e filme, mas nunca tive curiosidade de ler ou assistir. Mas é uma excelente indicação para quem gosta desse estilo de leitura e isso não deixa de ser uma ótima indicação. Aliás, a capa do livro é linda.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)