[Resenha] A Lâmina da Assassina.

by - 16:00


Título original: The Assassin's Blade
Autor (a): Sarah J Maas
Editora: Galera Record
Ano: 2015
ISBN: 9788501103147

Sinopse: Conheça o caminho da assassina. Pavimentado com sangue, lágrimas e suor. Implacável, sedutora, letal. Poucos conhecem seu rosto, menos ainda sobrevivem à sua fúria. Não à toa Celaena Sardothian é sinônimo de morte. Suas lâminas são certeiras, assim como seu estranho código de honra e seu aguçado senso de justiça. Mas como uma menina, encontrada agonizando pelo rei dos Assassinos de Adarlan, se tornaria a campeã do rei? Disputada pelo capitão da guarda real e o próprio príncipe herdeiro? No centro de intrigas políticas? Acompanhe Celaena vencer um lorde pirata e toda sua tripulação; o encontro como uma curandeira; seu treinamento com o Mestre Mudo, senhor dos assassinos silenciosos, nas dunas do deserto Vermelho; a prisão nas Minas de Sal de Endovier; ou, ainda, sua luta contra o mais escorregadio e traiçoeiro dos adversários — o próprio coração.


"E, durante esse segundo, quando tudo se resumiu àquilo, sentiu uma felicidade tão completa que virou a cabeça para o céu e gargalhou."

No primeiro conto, A Assassina e o Lorde Pirata, conhecemos Celaena, alguns de seus colegas assassinos e Arobynn, rei dos assassinos. Ela junto com Sam Cortland (sim, o famoso Sam), com quem não tem um relacionamento muito bom, são encarregados de negociar com o pirata Raffe, ambos não tinham noção do trabalho a ser feito, ficam arrasados ao descobrirem.

Em A Assassina e a Curandeira, vemos que Arobynn deu uma baita surra em Celaena por ter estragado seus negócios, mandou que ela fosse até o Deserto Vermelho para encontrar outros assassinos e aprender algumas lições. No caminho, acaba conhecendo um estabelecimento, alojando-se e esperando por boas brigas, e é aí que conhece Irene Tworsen.

Em A Assassina e o Deserto, assim que chega na sede dos Assassinos Silenciosos, Ansel aproxima-se de Celaena. Tem três meses para fazer o Mestre treina-la e escrever uma carta de recomendação para ela. As coisas não saem como esperado. Sua amizade com Ansel fica mais forte a cada dia.

Em A Assassina e o Submundo, de volta a Forte da Fenda, Celaena é banhada em luxo por Arobynn, como forma dele se redimir pelo que fez com ela. Um de seus presentes é uma missão contra a escravidão, ela concorda de cara, contudo a missão se mostra mais perigosa do que imaginava.

No último conto, veremos a morte de alguém querido para ela, será traída novamente e saberemos como foi parar em Endovier, além de seu primeiro encontro com o Rei.

"-Te Amo e de hoje em diante, não que me separar de você. Aonde você for eu irei. Ainda que você vá para o inferno, aonde você estiver, é onde eu quero estar. Para sempre. "

AÍ. MEU. DEUS. Aímeudeus. Aí meu deus. É tudo o que posso dizer sobre esse livro. Vocês precisam saber que Celaena é minha personagem favorita de todos os tempos, gosto até dos defeitos dela. Esse prequel da série é muito esclarecedor, sobretudo para mim que já li três livros da série, chega a ser fascinante vê-la tão dedicada a seu lado assassino.

Celaena é super complexa, o que é bastante compreensível depois de tudo o que vivenciou, contudo o que me chama a atenção é a forma como ressurge das cinzas, foi traída em duas ocasiões, conseguiu se sair razoavelmente bem, mas a última traição foi tão brutal, cruel, dolorosa, de alguém a quem respeitava, ouso dizer que a amava e por um motivo tolo. Se antes eu admirava a força dessa personagem, agora quero defendê-la com unhas e dentes, coloca-la num potinho onde nada de ruim possa alcança-la.

É raro ver Celaena com alguma amiga mulher, então fiquei surpresa como foi fácil para ela gostar de Ansel, equilibrando o jeito arrogante dela ao jeito simpático e amigável de Ansel. Achei triste a maneira como tudo se desenrolou no fim.

Sam é um personagem maravilhoso, tratava-a de igual para igual, mesmo que ela fosse beneficiada por ser a favorita. Ele foi compreensivo, amoroso e um baita suporte para ela. Foi interessante ver como o relacionamento deles evoluiu de animosidade para algo tão apaixonado, sincero e delicado. Sou teamChalena forever, só que confesso, Sam balançou todas as minhas estruturas com seu jeito adorável e implicante.

Eis aí alguém que eu não esperava gostar: Arobynn. A relação dele com Celaena é muito nebulosa, nem mesmo Cel sabe como defini-la. Ele não é só mais um mentor, no entanto nunca foi direto em relação ao que queria dela. Confesso que fiquei estremecida com o cuidado e de certa forma o carinho que ele despejava sobre ela, vibrei horrores quando pediu que ela ficasse, estava quase escrevendo uma fanfic sobre esse "casal". Ficou claro que Celaena era alguém que sempre esteve ao alcance dele, quando ela decidiu não ser mais tão disponível, soltou os cachorros em cima dela, mostrando sua verdadeira face. Isso não é amor! Ele dava indícios de ser abusivo, por sua profissão achei que tudo não passasse de uma fachada, me enganei redondamente e culpo Sarah por isso, ela tem mania de fazer vilões com aparência de mocinho.

Se tem uma coisa que Cel, nem os leitores pode reclamar é a falta de emoção ma vida dela, ora estava libertando escravos, em outras situações se envolvendo em brigas e perseguições, apaixonando-se, caindo em armadilhas, sendo traída. É uma história viciante, repleta de acontecimentos importantes, marcantes e eletrizante.

Posso fazer um livro para elogiar Cel, ou Sarah, entretanto me abstenho. As pontas soltas foram tão completamente conectadas, o livro explora nos mínimos detalhes a vida de um assassino, apesar de lermos tudo pela visão de Cel, não senti falta de nada como às vezes acontece. Sempre tive uma grande curiosidade para vê-la se vingar de Arobynn, tudo o que mais desejo no momento é tiro, porrada e bomba. Momento surto: meu capitão favorito foi citado <3

Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

12 comentários

  1. Olá...
    Amei sua resenha, porém, pelo que pude perceber não é exatamente o tipo de leitura que curto, portanto, passo a dica, mas, vou indicar esse post para uma amigas que curtem o gênero.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Estou louca pra ler essa série, já até comecei a comprar meus livros. Pra mim falta este e mais dois. Todas as resenhas referentes a essa série são bem positivas, já li e amei a série "Corte de espinhos e rosas" da Sarah e me apaixonei pela escrita dela. Saber que este é tão relevante, me fez ansiar ainda mais pela leitura dele.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Já havia ouvido falar nessa série, mas sempre de forma bastante superficial e agora fiquei muito curiosa para ler, após ler sua resenha. Amo histórias com fortes dramas, como essas traições, personagens fortes e marcantes e acontecimentos que prendem do início ao fim. Com temas pesados como a libertação de escravos, como você comenta, com certeza a série vai ganhar um espaço em minha lista. Beijos! Karla Samira

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Me identifico com a personagem, quase não tenho amigas mulheres também, hahaha.
    Acredita que, infelizmente, essa série não me chama a atenção? Pois é, apesar de amar fantasia, as histórias (em um todo) dessa autora não me despertam muito a curiosidade, o que é uma pena.
    Mas fico feliz que você tenha gostado desse prequel!

    ResponderExcluir
  5. Como não acompanho a série ainda, fico um tanto perdida.rs Da autora eu comecei a ler "Corte de Espinhos e Rosas" e amei tanto o primeiro livro que é isso que me faz ter mais medo de ler o segundo volume, quando já sei que as coisas mudarão muito.

    Sobre a série Trono de Vidro, eu só vou ler se eu me apaixonar por todos os volumes de Corte de Espinhos e Rosas, pois não mergulhar numa série tão grande como Trono de Vidro para depois abandonar. Essa coisa de "assassina", "vida de assassino", me incomoda muito. Como evito sempre que posso os spoilers, não entendo bem o que se passa na série, mas essa coisa de assassinos me deixa um tanto receosa também de lê-la.

    Mas fico feliz que você tenha gostado tanto dos contos presentes nesse livro e que tenha conseguido ver ainda mais profundamente a personagem e amá-la mais.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? É incrível quando um livro ou uma série nos conquista dessa forma. Compreendo você perfeitamente. Foi o que senti quando li A mulher na cabine 10. Parece que todos os elogios do mundo não serão suficientes para dizer o quanto o livro vale a pena ser lido. Não conheço a autora mas pela sua resenha já fiquei curiosa e vou procurar saber mais sobre ela. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Ainda não li essa série, mas escuto boas críticas sobre o enredo, super heroína e lutadora, adoro isso. Sarah J. Maas consegue criar uma fantasia emocional e fantástica, li dela Corte de Espinhos e Rosas, adorei. Parabéns pela resenha fiquei intrigada com a personagem e suas aventuras, com certeza vou ler pois a curiosidade é muita, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!

    Minha série da vida, Celaena dona do meu coração, assim como você amo até seus defeitos, só de lembrar do Arobynn me da vontade de vomitar, Sam tão amado, um querido. O que mais me marcou nesse livro foi ter terminado devastada mesmo sabendo o que ia acontecer, muito coisa de Sarah. Segue firme que a vingança vem e ainda tem MUITA água para rolar em baixo dessa ponte, essa série é maravilhosa do início ao fim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, ainda não essa série, mas já vi várias resenhas falando super bem dela. Infelizmente não é o meu tipo preferido de leitura, por isso não me animei a comprar os livros. Fico feliz que você gostou da leitura, é muito ruim quando somos apaixonados por determinada série e o prequel não atende as nossas expectativas.

    Beijos.

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, amei conferir sua resenha e saber um pouquinho sobre as histórias desse livro, além de ver sua opinião. Bom saber que curtiu a leitura. Preciso dar um jeito de começar a ler essa série logo.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Eu já conhecia o livro, série, autora e também gostei de conferir a sua resenha e impressões, mas infelizmente não pretendo ler no momento, o tempo está curto e estou dando preferência aos livros de ficção científica e clássicos da literatura.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    não sou muito de ler fantasias, acredita q estou com Trono de Vidro aqui e ainda não peguei para ler? Mesmo lendo resenhas super positivas a respeito da obra. Não sei quando irei voltar a me encantar com as fantasias, mas no momento não estou nessa vive rs' sua resenha está ótima e posso perceber que você adora esse gênero, espero poder ler em breve!

    beijos!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)