[Resenha] Rainha das Sombras.

by - 16:00


Título original: Queen of Shadows
Autor (a): Sarah J Maas
Editora: Galera Record
Ano: 2016
ISBN: 9788501106841
Sinopse: Todos que Celaena Sardothien amou lhe foram tirados. Mas finalmente chegou a hora da retribuição. A vingança promete ser tão dura quanto o aço da Espada de Orynth — a espada de seu pai. Finalmente Celaena retornou ao império; por justiça, para resgatar seu reino e confrontar as sombras do passado. A assassina está morta. Ela abraçou a identidade de Aelin Galathynius, rainha de Terrasen. Mas antes de reclamar o trono, precisa lutar. E ela vai lutar. Por seu primo, a Puta de Adarlan, o general do Norte... um guerreiro preparado para morrer por sua soberana; por seu amigo Dorian, um príncipe preso em uma inimaginável prisão; por seu povo, escravizado por um rei cruel e à espera do retorno triunfante de sua líder; por seu carranam e a libertação da magia. Ao avançar em seu plano, no entanto, Aelin precisa tomar cuidado com velhos inimigos. E abrir o coração para novos e improváveis aliados. Tudo isso enquanto os valg continuam trabalhando nas sombras. E Manon Bico Negro, a Líder Alada das Treze, treina suas bestas voadoras. Mas é de Morath, a fortaleza montanhosa do Duque de Perrington, que uma ameaça como nenhuma outra promete destroçar seu grupo de rebeldes e sua corte recém-formada.


"Nem mesmo sabia para onde ia, apenas que precisava andar, precisava encontrar uma forma de se compreender, de compreender o mundo, antes de parar de se mover... ou jamais se moveria de novo."

Aelin Galathynius está de volta a Forte da Fenda, as notícias não são boas e como esperado se encaminha para uma armadilha, sabendo que é uma armadilha, porém não pode sacrificar seu primo em troca de sair ilesa temporariamente, afinal aqueles que a perseguem querem de todo jeito acabar com a vida dela. Então, por que não correr riscos através de seus próprios planos?

O reencontro entre Aelin e Chaol foi repleto de tensões, ela culpa-o por ter perdido sua melhor amiga por conta da cegueira dele em relação aos planos do rei, e ele por sua vez culpa-a por não trazer uma solução imediata para os problemas causados pelo rei e seu bando de demônios. Apesar das desavenças, se querem mudar a situação atual de Adarlan e de possíveis outros reinos que serão afetados com os planos maléficos do rei, precisam unir forças e permanecerem unidos.

Depois de resgatar Aedion, as coisas ficam ainda mais perigosas para Aelin e aqueles que lutam ao seu lado em busca do bem. Só que quanto mais caóticas a situação se torna, mais aliados tem se juntando a causa. Inclusive ela recebe uma visita inesperada de Rowan, que supostamente veio atrás de um dos seus.

Quando o grande embate acontece, poucos são os personagens que não são afetados, no entanto o desfecho não só é inesperado como assustador, diante deles agora está algo mais grandioso, mais implacável e serão necessário que um exército seja formado, na tentativa de lidar com o mal que assumiu uma forma humana, mas que trará muitos problemas para serem exterminadas.

"Passei séculos perambulando o mundo, de impérios a reinos e desertos, nunca me estabeleci, jamais parei... nem por um momento. Estava sempre olhando para o horizonte, sempre imaginando o que esperava do outro lado do oceano seguinte, sobre a montanha seguinte. Mas acho... acho que o tempo todo, durante todos aqueles séculos, só estava procurando por você."

Sem palavras, sério! Estou tentando encaixar peça por peça de como está minha cabeça agora, contudo sinto que não posso expressar tudo, porque daí precisaria ser mais detalhistas sobre a história e consequentemente traria spoilers, o que não posso, nem quero, fazer para não estragar a leitura de vocês, pois é justamente as surpresas e reviravoltas que tornam a leitura tão extraordinárias.

O que dizer da minha musa inspiradora? Aelin tomou meu coração depois desse livro, não tem espaço para nenhum outro personagem mais. A gente acha que conhece tudo sobre a personagem, já vimos o bom e o ruim dela, há anos venho acompanhando seu crescimento e ainda fico surpresa com o potencial, a dedicação e o talento dela. É uma personagem que vem se superando a cada livro, espero que Sarah conserve-a assim até o final.

Manon Bico Negro sempre foi uma incógnita para mim, não sabia dizer se gostava ou odiava-a por ser tão poderosa, ao mesmo tempo que não usava esse poder em favor da causa certa, eu sei que ela era mantida no escuro, porém um pouco de desconfiança cairia bem né, ela possuía uma fé cega na avó e isso quase lhe levou a ruína.

Chaol e Dorian, minha bromance favorito, partiram meu coração nesse livro, as situações pelas quais passaram, o que tiveram que fazer para sobreviver e os resultados disso foram catastróficos. Falei diversas vezes que Chaol é meu favorito da série e vê-lo no estado em que ficou foi difícil, por ser um personagem que sempre demostrou uma força enorme, apenas torço por coisas melhores no futuro desse cristal fado sensato.

Duas personagens que passaram batidas nos livros anteriores e que nesse tiveram um papel de destaque: Kaltain e Elide. Essa última foi traída por um membro da própria família, assistiu a morte de todos que amava, sofreu uma lesão grave na perna e desconhecia suas verdadeiras origens, nunca deixou de ter esperança e foi isso que a manteve sã apesar dos horrores vivenciados. Quem diria que uma personagem para a qual nem lembrávamos o nome (no meu caso, não sei vocês) teria um papel tão importante, grandioso e que salvou a muitos. Um desfecho maravilhoso para alguém que foi subjugada, tida como morta e causou uma reviravolta impressionante e chocante. Obrigada, Sarah, por personagens femininas tão empoderadas.

Não sou fã do casal Aelin + Rowan, sou team Chalena forever, entretanto a autora sabe criar um romance convincente, amoroso e que faz a gente shippar mesmo contra nossa vontade. As interações entre o casal deixaram o livro mais leve, muitas da cenas continham um pouco de comédia e quebravam um pouco da parte dark do livro, gostei muito desse equilíbrio porque do contrário seria uma leitura muito densa. A maioria dos acontecimentos foram tristes, ter esse momentos mais leves, românticos, sensuais e divertidos aliviaram bastante a tensão.

Adorei a narrativa em terceira pessoa, o fato de a autora nos manter inteirados sobre o que acontecia em todos os núcleos do enredo forneceram uma história mais agradável e despertava mais nossa curiosidade. Além disso, tinha uns ganchos nos finais de alguns capítulos que tornavam largar a leitura algo quase impossível. Fiquei com medo de piscar e tudo mudar, de tão instável e inesperado foram as ações da história. A escrita da autora também é um fator positivo, que merece ser abordado nessa resenha, gosto de como ela é cuidadosa ao trazer novos elementos para complementar a trama, sem contanto esquecer o que já tinha sido inserido anteriormente, tornando os livros completos e sem pontas soltas.

Caso não tenha ficado claro, eu amei essa leitura! Super recomendo, iremos encontrar de tudo um pouco, romance, ação, suspense e cenas assustadoras no quesito "o que vai acontecer com meu personagem favorito?" hahaha. É um livro completo, com uma escrita fascinante e um desenvolvimento incrível. Foi com um mix de sentimentos que finalizei essa leitura, espero que tenha conseguido fazer justiça não só a história, mas também a tudo que senti no decorrer.

Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

12 comentários

  1. Olá, tudo bem? Tenho muita curiosidade de ler essa série, apesar de ela não ser nem um pouco meu estilo de leitura - e o tamanho dos livros não ajuda também, rs. Adorei tua resenha, pelo o que tu disse o livro deve ser mesmo incrível!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Minha experiência com a Sarah J Mass é um pouco negativa, li apenas o primeirolivor da serie Corte de espinhos e Rosas e parei nele porque não funcionou pra mim. Acho que um dia tentarei essa serie aqui, mas esse dia não está muito perto.... rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente não pude ler sua resenha porque não vi aviso de spoiler free e vou começar a ler os livros em breve, aproveitando que finalmente a editora vai lançar o tomo único da edição que foi dividida. Eu estava esperando isso, confesso! Hahahaha
    Sei que essa série é muito querida e até mesmo controversa, por isso minha curiosidade sempre existiu. Muito se fala sobre os personagens criados pela autora e eu espero gostar deles, vamos ver!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. olá, tudo bem?

    Essa é uma das séries mais comentadas da autora, mas na sinceridade eu não tive vontade de ler. Mesmo com tantos comentários bons, pessoas indicando a série, não desperta minha curiosidade e eu não sei dizer o porquê disso. Acho as capas interessantes, mas infelizmente, essa história eu passo a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    É bom quando temos essa mesclagem de gêneros em um único livro, né? Todos que leem essa série se apaixonam pela personagem principal, ela realmente deve ser muito fod*.
    Infelizmente, mesmo lendo resenhas extremamente positivas como a sua, a história não me chama a atenção, até hoje não conseguiu despertar minha curiosidade.
    As edições são muito lindas, fico babando em todas as capas!

    www.pactoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Esse é um dos meus livros favoritos da série.
    Menina, eu nem sou Chalena, mas também não sou muito fã desse romance do Rowan com a Aelin. Ansiosa para ver sua resenha do livro 5
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Nossa se tem uma coisa que ficou claro, é que você amou esse livro. kkk. Outra coisa que ficou clara é que eu preciso criar vergonha na cara e começar a ler essa série e enfim conhecer a escrita da autora. Todas as resenhas que já li sobre, são bem positivas, e todos elogiam bastante os personagens, o universo e tal.
    Quem sabe em 2019 eu não enfim comece?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem? Uau que história mais incrível hein! É muito bom quando iniciamos a leitura sem pretensão e ela nos envolve dessa maneira. Ainda mais quando traz tantos elementos como ação, suspense, aventura. É quase como se estivéssemos dentro de um filme e não fizéssemos ideia de qual será a próxima cena. Gostei bastante do enredo e fiquei bem curiosa. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Essa série, eu não tenho palavras pra dizer o quanto gosto, a protagonista é incrível, com o jeito de marrenta dela mas que se importa com os outros, a origem verdadeira dela é uma reviravolta enorme no enredo e que me impressionou bastante. Já ansioso mesmo não tendo lido ainda o volume 4!!

    ResponderExcluir
  10. Olá!!!
    Eu tenho uma curiosidade grande em ler essa série e ver onde a história vai parar.
    Eu fico feliz que a autora consiga trabalhar tão bem a história e não esquece de como o mundo dela foi criado e não deixa de lado o que aconteceu nos livros anteriores.
    Eu adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu tenho um pé atrás com a Sarah J Mass, dela li apenas o Corte de Espinhos e Rosas, e não foi uma boa experiência. Futuramente pretendo ler outros livros dela, mas beeem futuramente. Até porque os livros dela não fazem o meu estilo de leitura.

    Beijos.

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?
    Eu nunca li nada da autora, acredita? No entanto, se fosse começar por uma de suas obras seria por essa série. Curti saber o quanto você gostou desse volume, o quanto o livro é completo e a personagem principal fascinante. Outro ponto que curti muito foram os vários núcleos desenvolvidos dentro de uma mesma história.
    Dica mais que anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)