[Resenha] O Sorriso da Hiena.
Autor (a): Gustavo Ávila
Editora: Verus
Ano: 2017
ISBN: 9788576865940
Editora: Verus
Ano: 2017
ISBN: 9788576865940
Sinopse: Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitável psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém, a proposta feita pelo misterioso David coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral. Para saber se é uma pessoa má por ter presenciado o brutal assassinato dos seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a dele, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma na vida delas. Até onde ele será capaz de ir? É possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem?
"Basta a vida acertar o lugar certo para despertar o pior em qualquer pessoa."
Aos oitos anos, David presenciou a morte brutal de seus pais, o tempo passou e agora é um adulto, curioso sobre os possíveis traumas causados por essa tragédia. Então, começa a fazer uma extensa pesquisa, precisará encontrar algum psicológo ou psiquiatra disposto a participar do "projeto", assim como escolher quem será os alvos desse experimento.
William é professor, escritor e psicólogo, recentemente escreveu um livro que foi aclamado pela crítica. Foi num dos eventos de lançamento do livro dele que David decidiu sonda-lo. William tem noiva, uma boa estabilidade financeira e amava seu trabalho, porém sentia que podia estender mais o alcance disso.
Explorando essa ambição de William, David entra em contato, lhe apresenta as ideias. Ele acha a proposta horrível, negando na hora, mas David lhe escreve novamente, os argumentos apresentados deixa-o tentado, por isso acaba cedendo e aceita participar.
Dois assassinatos foram executados, a polícia não tem pistas, aí Artur entra em cena. Ele tem Síndrome Asperger, sua forma de pensar é diferente dos demais, logo enxerga o padrão entre um caso e outro, tornando-se o detetive responsável pela operação. Será Artur capaz de descobrir o que está realmente acontecendo?
"Às vezes damos a impressão de que gostamos de alguma coisa, quando na verdade só estamos com medo, com dor, com fome."
Sem dúvidas meu personagem favorito foi O Artur, sua condição faz com que sempre diga a verdade, mesmo que muitas vezes mostra-se um pouco insensível. Gostaria de ter visto mais de como o Asperger prejudica e ajuda na sua vida e no seu trabalho, pois fiquei bastante interessada nesse aspecto. Enfim, Artur é maravilhoso, inteligente, astuto e surpreendente.
David é o vilão! Sua vida foi cheia de complicações, afetando diretamente o que ele poderia vir a ser. Senti muita raiva dele porque nada justifica o que fez.
William consegue ser pior que David, tinha uma ambição tão grande que cruzou a tênue linha entre o bom e o ruim, sua ganância em ajudar os outros e fazer algo significativo levou-o muito além dos limites. O pior de tudo foi sua frieza ao observar as crianças que participaram do experimento foi assustador.
Esse é o tipo de livro que sabemos quem são os culpados, seu modo operante e os porquês, no entanto é uma situação tão cruel, fria e de certa forma científica que mesmo ficando horrorizados, ficamos curiosos para saber o desfecho desses casos. O autor foi brilhante ao ter essa ideia.
Contudo, não achei que a proposta foi executada de maneira a alcançar todo o potencial que o enredo tinha. A ideia era observarmos como um trauma desses poderia intervir na vida de alguém, isso devo dizer que ficou a desejar, tem um salto de tempo na história e aí vemos como as vítimas estão na vida adulta, o que para mim ficou bem raso.
A investigação no entanto foi excelente. O vilão estava sempre a dois passos na frente, mas a sagacidade do Artur foi o bastante para desvendarem. Entretanto, uma investigadora, amiga do Artur, esbarrou sem querer com o vilão, seu final não foi bom, não gosto de comparações, porém as cenas de ação e investigação são similares com o do seriado Hannibal, a energia que as cenas de perseguição causam é incrível.
Tirando o único ponto que vi como negativo, o livro é espetacular, tem uma narrativa fluída, o Gustavo consegue nos fazer entrar na história, ficamos tão envolvidos que é raro não sentir alguma coisa diante de tudo que "vivenciamos". É uma leitura maravilhosa, com personagens notáveis e uma proposta mega diferente.
Beijos e até o próximo post!
18 comentários
Tenho uma curiosidade para ler esse livro já tem um tempinho e a resenha só reforça minha vontade de ler. Achei uma pena a proposta não ter sido executada com tanto potencial, sem dizer esse pulo cronológico, mas no geral o seu espetacular já vale pra que eu não desanime e queira muito ler essa obra.
ResponderExcluirAbraços.
https://acabinedeleitura.blogspot.com/
Olá!
ResponderExcluirEssa capa sempre chamou muito a minha atenção, até mesmo quando eu nem sabia sobre o que a história se tratava. Acredito que eu teria comprado esse livro pela capa se tivesse a chance. Ler sua resenha e saber que a premissa envolve um experimento psicológico para compreender o surgimento da maldade humana me fez ficar ainda mais interessada. E quando você comparou o livro com a série Hannibal, você já me convenceu completamente de que preciso desse livro. Eu amo esse seriado e acho que irei gostar muito do livro. Parabéns pelo ótimo post! Beijos!
Jéssica Martins
castelodoimaginario.blogspot.com
Olá!
ResponderExcluirEu já tinha visto bastante elogios sobre a obra e saber que ela traz elementos como o comportamento humano diante da Síndrome de Asperger me deixa bem interessada para ver como o autor aborda esse tema e conduz o personagem.
Sua resenha não me deixa dúvidas que vou gostar da trama e do Artur.
Beijos!
Camila de Moraes
Oi,
ResponderExcluirEsse é um livro que tenho receio de ler, apesar da curiosidade. Só leio coisas boas sobre ele. Tenho medo de o livro ser muito pesado e ficar pra baixo. Sempre fico mal quando me deparo com o pior do ser humano, então evito histórias (livros, filmes e séries) nesse estilo. Principalmente quando a história é tratada de forma crua e realista. Quem sabe algum dia crie coragem e leia O Sorriso da Hiena.
Beijos,
André | Garotos Perdidos
Oi Thay
ResponderExcluirGostaria de saber aonde me escondi esse tempo todo que nao conhecia esse livro!
Adorei a sua resenha e fiquei extremamente curiosa com o enredo e o final. Adoro livros de investigação e assassinatos, por issk me chamou a atencao.
Beijos
Esse é o meu gênero literário preferido e estou curiosa com esse livro há tempos já, ele me aparece ser uma excelente leitura. EU adorei poder conhecer um pouco mais sobre a trama aqui na sua resenha, você me mostrou pontos que me deixaram ainda mais interessada em comprar o livro e espero não demorar muito para comprar e para ler.
ResponderExcluirOi, Thay.
ResponderExcluirJá tinha visto esse livro por aí, mas nunca tinha parado para saber mais sobre ele porque a capa não me despertou nenhuma curiosidade.
Mas ainda bem que encontrei sua resenha. Esse parece ser o tipo de livro que eu adoro e eu nem daria uma chance para ele. Já anotei a dica e vou ver se encontro um exemplar dele em promoção!
beijos
Camis - blog Leitora Compulsiva
Eu adquiri esse livro recentemente, depois de tanto ouvir falar dele. Sou muito fã de livros de suspense e achei que esse poderia me surpreender, ainda mais sendo um suspense nacional, que li pouco na vida.
ResponderExcluirOs vilões dessa história parecem realmente de causar embrulho no estômago. São psicopatas, seres incapazes de sentir empatia por alguém, que exploram a dor do outro. Sei que irei odiar os dois e espero que tenham o final merecido.
Estou bem ansiosa para mergulhar nessa leitura! Espero conseguir isso em breve!
Bjs!
Gostei da resenha e a premissa me chamou a atenção dessa obra, o qual aguçou demais minha curiosidade. Anotei a dica.
ResponderExcluirÓtima resenha! Obrigada pela sinceridade!
ResponderExcluirJá li e vi várias outras resenhas sobre esse livro e tenho muita vontade de lê-lo, mas a sua foi a primeira a apontar um ponto negativo. =)
Oi! Que lindo ler uma resenha desse livro! Gostei muito de conhecer suas impressões e fiquei muito contente por você ter dito que achou a investigação excelente, pois me senti assim também, mas, o que mais me agradou nesse livro foi a forma como o autor misturou o suspense com a ambição nesse livro.
ResponderExcluirAdorei conhecer suas impressões sobre o livro :)
Beijos
Lembro do sucesso que esse livro fez quando foi lançado de maneira independente e youtubers fizeram a divulgação, depois estourou. A premissa me parece muito bacana, e talvez até diferente do que eu to acostumada a ler, to namorando essa obra tem anos, literalmente haha e como sou a louca dos romances, acho que vale a pena eu dar a chance pra um genero diferente.
ResponderExcluirOlá, tudo bom?
ResponderExcluirEu li esse livro recentemente para o clube de leitura e a percepção que o mesmo me passou é que os estudos dos traumas era algo secundário mesmo. Eu vi como principal abordagem do livro essa questão do personagem ficar entre o certo e o que lhe era conveniente, bem como essa questão do egoísmo de fazer o errado para atingir seu objetivo por trás de uma desculpa, que seria o estudo. Mas é isso que amo na literatura, cada leitor ver o livro de forma diferente.
O único ponto 'negativo' pra mim foi ter descoberto o final já no meio da história, devido a outros livros e filmes do gênero que já li. Curti muito sua resenha.
Beijos!
Oi! Acho essa capa espetacular! Faz algum tempo que li, mas lembro que a questão do experimento poderia ter sido mais explorada mesmo, o foco ficou bastante nos personagens, o que foi muito interessante para saber suas motivações e entender suas ações. Acho que esse é o principal deste livro, falar da natureza humana de forma quase crua.
ResponderExcluirBeijos!
Oi!
ResponderExcluirEsse é um livro que tenho em casa, ainda não consegui ler, mas que tenho bastante curiosidade em conhecer melhor a história. Li muitas críticas positivas, mas também li alguns pontos que não agradaram muita gente. Mas pretendo ainda dar uma chance.
Bjss
http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/
Olá!
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler esse livro,desde seu lançamento. O gênero me atrai muito, pois adoro investigações e tudo mais. Comparações sempre existem né? Mas como nunca vi Hannibal, acho que não vou correr esse risco.
Traveling Between Pages
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirEu confesso que esse livro nunca me atraiu muito. Primeiro, porque não é um gênero que eu leio muito. Segundo, porque na época do lançamento senti que exageraram um pouco na divulgação e eu acabei me cansando de vê-lo em todos os lugares.
Enfim, eu sei que ele é muito elogiado e talvez, futuramente, eu dê uma chance. Mas adorei conferir sua resenha e fico feliz que, apesar de ter achado que o potencial do enredo não foi totalmente alcançado, você gostou da leitura.
Beijos!
Oie, Tudo bom?
ResponderExcluirEsse livro nunca me chamou a atenção, mas eu não sabia que um dos personagens tinha aspenger! Depois que assisti ao musical "O Som e a Silaba", me interessei muito Pelo assunto, e já assisti muita coisa sobre, mas ainda não li nada! Dica animadíssima!
Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)