[Resenha] 1+1 a matemática do amor.

by - 19:55


Autor (a): Augusto Alvarenga e Vinícius Grossos
Editora: Faro Editorial
Ano: 2016
ISBN: 9788562409691

Sinopse: Lucas e Bernardo são dois garotos, melhores amigos um do outro de toda a vida. De repente, recebem a notícia de que Bernardo irá se mudar com a família para outro país. Nesse momento, cada um a seu modo, percebe como valiosa era aquela amizade, algo que não queriam perder. Bernardo reage mal e se revolta. Lucas tenta transformar cada dia que resta com o amigo na melhor experiência de suas vidas. Ele escreve uma lista de coisas para fazer e pretende cumprir uma por uma, em todos os detalhes. Mas, a cada dia, o fantasma da separação os assombra com um cronômetro lembrando que o tempo se esgota e, ainda assim, os dois passam por grandes momentos juntos. Então os meninos percebem que há algo mais entre eles... um sentimento profundo, que não conseguem explicar e tornam todas aquelas experiências ainda mais intensas. Mas o que fazer com tudo isso quando se tem apenas 16 anos?

"Eu sentia como se meu coração estivesse todo rodeado de muros. E as pessoas que eu mais amava - que deviam me amar também -, estavam do lado de fora, se afastando sem olhar pra trás."


Bernardo e Lucas são amigos desde a infância, na verdade até mesmo antes disso, pois os pais dos garotos eram amigos e engravidaram quase na mesma época. Eles são completamente diferentes um do outro, são como fogo e gelo, mas essas diferenças acaba sendo o principal ponto da amizade.

Lucas enfrenta alguns problemas na escola, sofre bullying por parte de alguns alunos, nem mesmo a popularidade do Bernardo é o bastante para poupa-lo dos constantes ataques. Por isso, quando as férias começam ele decidi aproveitar ao máximo essa tranquilidade. Bernardo recebe uma notícia que cai como uma bomba em sua vida, sua família está de mudança para Portugal.

Receber a notícia foi ruim, porém compartilhar-la com Lucas é pior. Ele fica confuso, ainda mais ao se dar conta de quais são seus verdadeiros sentimentos por Bernardo, sua partida iminente só apressou as coisas. Contudo, não saber se é recíproco prejudica seu desempenho em diversas áreas de sua vida, Lucas não pode mais ficar nesse limbo.

As coisas entre Bernardo e Lucas acontecem naturalmente, mas ao contrário de Lucas que lida bem com a situação, Bernardo tem se mostrado confuso e meio distante. Lucas não quer perder a amizade que é tão importante para ele, então resolve ser franco com o amigo.

"De fato, a vida nos ensina as coisas da pior maneira."

Encontrei esse livro por acaso num sebo, sempre tive curiosidade em relação a esse livro e a escrita dos autores. Foi uma leitura que me agradou bastante, porém não foi o que eu esperava, irei detalhar melhor o porquê mais para frente. Apesar disso, recomendo essa obra por falar de um assunto atual e de forma real.

Lucas é mega tímido, chega a ser um pouco anti-social, apesar disso é muito gente boa, um excelente amigo, é leal, presente e procura ser honesto consigo mesmo e com os outros. Bernardo é atleta, nunca enfrentou problemas para socializar porque é algo natural nele, é espontâneo. Ambos são personagens cativantes, jovens e fáceis de conectarmos a eles.

O romance foi construído pouco a pouco, eram amigos que se tornaram algo mais, ou seja uma premissa clichê, porém eles não tem a mesma facilidade que um casal hétero, além de todos os problemas de serem inexperientes, ainda enfrentam os obstáculos criados pela sociedade.

Foi justamente a temática LGBT que me fez gostar tanto da leitura, os autores foram honestos sobre o assunto, nada de estereótipos, nem a facilidade que alguns livros apresentam. Em vez disso, vemos dois jovens sofrendo por conta de comentários desagradáveis, com familiares relutantes em aceitarem e os próprios garotos começam a duvidar se o que estão fazendo é certo. Gostaria muito de ser Alice vivendo num mundo de fantasia, todavia, infelizmente presenciamos e ouvimos muitas asneiras de pessoas preconceituosas, daí a importância de livros como esse.

O livro alterna os pontos de vista do Bernardo e do Lucas, mesmo eles tendo características diferentes, a forma de narrar era muito parecida, tinha momentos em que precisei retornar ao começo do capítulo para ter certeza sobre quem estava narrando. As escritas dos autores se encaixam perfeitamente, eles tem ideias iguais e isso teria funcionando bem se fosse num contexto diferente.

Parabéns a editora pelo trabalho excelente de edição, o livro é recheado de ilustrações e algumas das fontes usadas estão lindas e dão um ar muito bacana ao livro.

1+1 é uma leitura leve, envolvente, com muitas cenas divertidas, muita música e amor na sua forma mais singela. Possui uma narrativa fluída e cadenciada. É um livro excelente para quem procura um YA rápido de ler, com uma mensagem legal. Falando de aceitação, descobertas, amores, amizade e família, é um livro que conquista o leitor.


Beijos e até o próximo post.

You May Also Like

8 comentários

  1. Olá, tudo bem? Espero que sim!

    Eu ainda não conhecia esse livro, mas a premissa dele é bem bacana, acho que poderia gostar dessa leitura, parece um amorzinho. Já vou colocar aqui na listinha para 2019.

    Eu adorei seu blog, ganhou uma seguidora.

    bjs <3

    www.alimentopraalma.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu quero muito ler algo do Vinícius Grossos, mas ainda não tive a oportunidade. Adorei tua resenha e fiquei mais curiosa do que já estava para ler esse livro, que parece ser muito fofo.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. conheço esse livro, a forma como a temática é tratada é sensível, juvenil e adequada para um público adolescente, gostei bastante quando li. Outra coisa que também amei, foi a capa.

    ResponderExcluir
  4. oie como vai?
    meu interesse assim como o seu vem justamente do fato da obra ser focada num romance lgbt, eu sou bem curiosa em ler esse livro por tratar dessa descoberta da sexualidade.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Gosto dessas coisas de amigos para o amor, fica tudo mais leve e crível de se acompanhar. Conheço o livro só por nome mas parece ter uma boa história.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    A forma delicada como a descoberta do amor deles foi construída é que me cativou. Essa é uma história que está na minha lista e espero poder lê-la em breve. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  7. Olá Thayenne, eu li esse livro mês passado e achei ele uma fofura, os dois autores souberam trabalhar muito bem o romance tornando a descoberto dos sentimentos dos protagonistas gradual de uma forma bem real *-*

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Ah que legal suas impressões. Só conhecia o livro por alto, mas gostei de todos os questionamentos que trouxe. Adicionado na minha listinha de desejados e espero ler em breve. Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)