[Resenha] Dumplin'.

by - 11:58


Título original: Dumplin'
Autor (a): Julie Murphy
Editora: Valentina
Ano: 2017
ISBN: 9788558890311

Sinopse: Especialmente para os fãs de John Green e Rainbow Rowell, apresentamos uma destemida heroína e sua inesquecível história sobre empoderamento feminino, bullying, relação mãe e filha, e a busca da autoaceitação. Sob um céu estrelado e ao som de Dolly Parton, questões como o primeiro beijo, a melhor amiga, a perda de alguém que amamos demais e “estou acima do peso e ninguém tem nada com isso” fazem de Dumplin’ um sucesso que mexerá com o seu coração. Para sempre. Gorda assumida, Willowdean Dickson (apelidada de Dumplin’ pela mãe, uma ex-miss) convive bem com o próprio corpo. Na companhia da melhor amiga, Ellen, uma beldade tipicamente americana, as coisas sempre deram certo... até Will arrumar um emprego numa lanchonete de fast-food. Lá, ela conhece Bo, o Garoto da Escola Particular... e ele é tudo de bom. Will não fica surpresa quando se sente atraída por Bo. Mas leva um tremendo susto quando descobre que a atração é recíproca. Ao contrário do que se imaginava – a relação com Bo aumentaria ainda mais a sua autoestima –, Will começa a duvidar de si mesma e temer a reação dos colegas da escola. É então que decide recuperar a autoconfiança fazendo a coisa mais surreal que consegue imaginar: inscreve-se no Concurso Miss Jovem Flor do Texas – junto com três amigas totalmente fora do padrão –, para mostrar ao mundo que merece pisar naquele palco tanto quanto qualquer magricela.

"Mas houve ocasiões em que me proibi de fazer coisas importantes; e tudo porque estava com medo de alguém me olhasse e decidisse que eu não tinha valor."


Willowdean Dickson é uma adolescente que herdou da tia o gosto pela cantora Dolly Parton. Sua melhor amiga também gosta da cantora, inclusive foi através da cantora que a mãe de Ellen conheceu Lucy, tia de Will. Desde que se conheceram, Will e Ellen são inseparáveis, mas, ultimamente Will tem sentido que uma distância foi estabelecida entre elas e não sabe como voltar ao que era antes.

Will trabalha numa lanchonete a noite, lá conheceu e se apaixonou por Bo Larson. Acreditava que ele nunca olharia para ela, porém numa certa noite, Bo a surpreende e lhe beija. Eles não falam sobre isso, sendo que todas as noites a partir aquele dia, se encontram para dar uns amassos. É tudo muitos casto, só que Will começa a se questionar sobre seus sentimentos e sobre Bo, mesmo gostando dele não quer ser o segredinho de ninguém.

Em Clover City, existe o concurso Miss Jovem Flor do Texas que é o auge do local, quanto mais a data do evento se aproxima, mais as conversas giram em torno do concurso. A mãe de Will ganhou na adolescência, por isso é uma das organizadoras. De última hora, Will decidi participar, chocando muitas pessoas por não ter o padrão de miss e estar acima do peso. Apesar dos comentários maldosos, Will segue em frente com sua ideia, acaba servindo de inspiração para outras garotas fora do padrão.

"A vida inteira tive um corpo digno de comentários, e se há uma coisa que viver na minha pele me ensinou foi que, se o corpo não é seu, você não tem o direito de dizer nada."

Essa é uma leitura que incomodará vários leitores, pois traz algumas verdades duras, a incessante busca pelo corpo perfeito, para se encaixar e para estar dentro dos padrões. Por conta dessa temática, o livro vem recebendo críticas positivas, foi justamente por este motivo que fiquei curiosa e agora venho trazer minha opinião para vocês.

Will é engraçada, num estilo humor negro, ri de si mesma de forma depreciativa, não se sente suficiente, mas aprenderá que beleza não é tudo. Me incomodava no início o modo como a própria Will era rígida consigo mesma, aí notei que o que me incomodava de verdade é que me parecia com ela. Não tinha empatia comigo mesma, me cobrava demais, a opinião dos outros era essencial para mim, me privava de fazer/falar coisas por medo de que as pessoas não fossem aprovar. Todo mundo tem um pouco de Will dentro de si, pode ser que sua neura não seja o peso, porém outra coisa que te trava de vivenciar experiências ou até ser você mesma, o livro vai falar bastante a respeito disso.

Bo Larson, mal compreendido, fez coisas erradas no passado e aprendeu com seus erros, demonstrando ser um amorzinho de pessoa (quero casar com ele agora, imediatamente). No entanto, antes de tudo ser esclarecido, ficamos super chateadas com ele, temos essa impressão de que há algo errado, ele não revela nada e nossa (do leitor e de Will) imaginação nos leva por caminhos neuróticos haha.

O relacionamento deles começa de forma simples e natural, Will sempre teve uma quedinha por ele, a partir do momento em que se beijarem, começam a se ver casualmente, entretanto Will é gente como a gente (ou só como eu mesma hahaha) e já planejava o casamento, enquanto que não sentiamos o mesmo por parte de Bo. É legal torcer por esse casal por ser emocionante, a atração é inegável. Obstáculos aparecem, tornando a jornada mais dificl para eles e mais interessante para os leitores. No fim, tudo se ajeita, foi preciso que eu tomasse insulina de tão fofo e doce que foi o final.

Vamos falar sobre a representatividade que esse livro possui, temos uma protagonista gorda e suas amigas que não se encaixam no padrão. Até tem uma amiga que se encaixa, mas é como eu citei antes, nem ela escapa de ter suas inseguranças. É doloroso às vezes, porém gratificante vermos uma personagem tão próxima ao real, ainda mais quando ela levanta a bandeira do positive body, decidindo participar do concurso. A autora foi cuidadosa ao falar sobre o assunto, apenas aconselhando que sim você pode ter o corpo que quiser, fazer o que quiser, desde que esteja feliz, se aceite e com boa saúde.

Capítulos curtos aliados a uma narrativa envolvente fazem com que seja mais fácil a leitura, que além de fluída, prende o leitor. Julie tem uma escrita leve e tocante, inserindo temáticas importantes e que precisam ser debatidas. É uma leitura no geral divertida, contudo preparem-se para as possíveis lágrimas, porque a autora gosta de catucar a ferida. Enfim, é um livro excelente, que vale muito a pena conhecer.


Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

0 comentários

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)