[Resenha] Risco Calculado.

by - 17:00


Autor (a): Elaine Elesbão
Editora: Tribo das Letras
Ano: 2015
ISBN: 9788567208565

Sinopse: Quando Valentina completou doze anos, seus pais a entregaram a um padrinho para que ela pudesse receber uma boa educação e desfrutasse de uma vida melhor. Os anos se passaram e Valentina se transformou em uma bela mulher. O seu padrinho, Hugo, sempre tão atencioso, tornou-se a sua grande paixão e em seus braços ela descobriu o prazer. A questão é que Hugo Rosenthal, que utiliza o sexo como forma de demonstrar força e superioridade, sente um amor doentio por Valentina e é capaz de qualquer coisa para não perder o domínio que tem sobre ela. Determinada a conquistar a sua independência e a trilhar o seu próprio caminho, Valentina elabora um arriscado plano e foge, mas sabe que o seu passado não a deixará em paz. Conhece muito bem Hugo e os métodos que ele utiliza para conseguir o que quer e teme que o pior aconteça. Enquanto Valentina luta para chegar ao seu propósito, conhece Max, um doce e gentil veterinário, e todas as suas certezas são abaladas. Se o sexo para ela já foi jogo, armadilha, dominação, o fundo do poço… Com ele é abrigo, aconchego, paz, plenitude, lar. Risco Calculado é uma história de amor, de vários tipos de amor, mas é também uma história de ódio. E quando esses dois sentimentos se confundem ou se confrontam tudo pode acontecer.

"Já havia lido que quando o amor se transforma em ódio, o estrago é grande. Talvez o estrago seja ainda maior quando o amor é carregado de ódio. É muito mais difícil conter os danos causados por dois sentimentos tão poderosos interagindo em uma relação simbiótica. Um sobrevivendo do outro."

Quando ainda era uma criança, Valentina foi vendida por seus pais ao seu "padrinho", na época ela não sabia disso, pois seus pais disseram que ela estava indo morar com o "padrinho" porque ele poderia lhe proporcionar uma vida melhor. O dindo era Hugo Rosenthal, um homem rico e vinte anos mais velho que Valentina.

No começo, ele era bom e gentil, e lhe proporcionou tudo do bom e do melhor. Quando Valentina atingiu os dezessete anos, tomada por um suposto amor, acabou se entregando a Hugo, tudo era maravilhoso. Até que quando completou dezoito anos, ele a pediu em casamento. No início, o mar de rosas prevaleceu, mas aí ele passou a ser grosseiro e ainda mais controlador.

Se por um acaso Valentina discordasse dele ou fosse contra suas ordens, ele a castigava. Depois de um incidente infeliz, Valentina decidiu que não poderia mais continuar vivendo aquela vida, não poderia mais interpretar o papel de vítima. E com a ajuda de Teresa — empregada da casa e a quem considerava uma mãe – e Levi, armou um plano de fuga.

Após conseguir fugir, ela fez residência em Brasília e lá conhece o Max. Ele é tudo o que esperava de um homem, e em pouco tempo se vê apaixonada por ele, porém tem medo de arriscar, já que seu marido está procurando por ela. Será que Valentina terá seu final feliz?

"Por mais que você tente colocar o seu coração em segurança, isso não vai funcionar por muito tempo."

Eu ganhei esse livro num evento, bão sabia nada sobre ele, não conhecia a autora e nem quis procurar resenhas na internet. O que mais me chamou a atenção, além da capa bonita, foi a sinopse que me arrebatou num grau. E devo dizer esse livro me surpreendeu. Achava ser uma coisa, mas foi totalmente diferente.

Não sei nem por onde começar essa resenha. A narrativa é bem leve e uma delícia de ler, mas já aviso que é preciso ter estômago forte para encarar essa leitura. Os tema abordados serão abuso – físico e psicológico – e estupro. Diferente de outros livros por aí, a autora não poupou o leitor, fiquei agoniada com a veracidade de algumas cenas. A autora não foi muito detalhista nestas cenas, mas quando a personagem descreve as emoções e sensações que está sentindo, é impossível não se comover por ela. 

O ponto alto do livro para mim, com certeza, foi a protagonista. Valentina tinha tudo para desistir de viver, mas optou por não só viver, como tomar o controle de sua vida. Uma das personagens mais forte que tive o prazer de conhecer. 
Outros personagens também ganharam a minha admiração. O Max passou por maus bocados na vida, mas ao invés de se tornar alguém desagrádavel – como vemos em muitos livros por aí –, ele optou por ser gentil e compreensivo. Já Dona Teresa foi uma mãezona para Valentina, o que prova que não precisa ser de sangue para ser mãe, e ajudou bastante em momentos complicados. Além de ser muito batalhadora, também passou por uma tragédia, mas não deixou que o ódio a consumisse.

Um olhar bem detalhista sobre as emoções de alguém que passou por tragédias. Uma narrativa cativante e muito bem escrita. Um romance mais leve para contrabalancear as cenas de dramas. Um final muito inesperado e que me deixou de boca aberta. Personagens bem construídos e desenvolvidos. Uma trama recheada de amor, ódio, superação e sobretudo perdão. Se você está em busca de uma leitura fantástica esse livro definitivamente é para você. 

"Continuo sem saber o que é pior: as coisas que deixamos de fazer por causa do medo ou as que fazemos por causa dele."

Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

15 comentários

  1. Olá!

    Gente, que premissa é essa? Não tenho estômago pra isso não! Aguento muitas cenas em livros, mas estupros e abusos não, então dificilmente o leria, mas adorei a premissa, deve ter uma lição e tanto.

    ResponderExcluir
  2. Olá, adoro livros assim tensos, confesso que quando tem assuntos como estupro tenho que parar a leituras várias vezes para tomar um ar, mas eu achei a história super tensa e já não só adicionei aos que quero ler como também aos super desejados

    ResponderExcluir
  3. Oie

    Eu já conhecia a autora mas ainda não li nenhum dos livros.
    Gostei desse, gosto de temas fortes e que mexam com nossas emoções, mesmo precisando ter estômago para ler.
    Vou acrescentar entre as próximas leituras.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra em si não despertou meu interesse e irei pular a dica, parabéns pela resenha que ficou incrível <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Desconhecia a obra, mas fui fisgada como você pela sinopse.
    Lendo a resenha, descobri que quero muito ler e vou procurar imediatamente.
    Bom você ter avisado que é preciso estomago para ler a obra por se tratar de temas como abuso tanto psicológico quanto físico e quero muito conferir como a autora discorreu sobre.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Só por saber que terá um pouco de romance para contrabalancear o drama, já me inspirou para ler. Eu ainda não conhecia o livro, mas estou curiosa para conferir. Uma trama que tem tudo para eu gostar.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Já havia visto a obra algumas vezes e sempre passei por cima. Acho a capa incrível, mas ao contrário de vc a sinopse não me pegou de jeito. Espero poder ler algum dia e gostar tanto quanto vc.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Tudo bem?
    Então eu gosto de livros que tem temas fortes é uma leitura que muito me agrada eu não conhecia o livro mais fiquei bem curiosa sua resenha trouxe detalhes que são essências para mim em uma leitura personagens fortes, mulheres com garra amei a resenha.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  9. Nossa, parece ser uma leitura bem tensa, hein! A premissa da obra me agradou bastante. Acho que essa tensão entre amor e ódio que a obra parece ter constitui-se em um tempero a mais na leitura.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  10. Oie
    interessante o enredo, ainda não conhecia o livro e parece ser bem tenso hahab gostei da sua resenha e quem sabe uma hora eu procure mais e de uma chance

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Achei a premissa bem interessante, realmente olhando pela lógica das suas palavras, é um livro com muito drama e se a autora foi boa como você disse, com certeza a dor da protagonista deve doer na nossa alma. Eu só li um livro com esse tema estupro, abuso fisico ou não uma vez, e cara, fiquei acabada. Decidi não ler livros nesse tema de novo, me senti muito mal no final da leitura e acho que já vejo tanto esse tema na TV nos jornais diários, que não quero sofrer durante uma leitura que farei para esquecer do resto do mundo e dos problemas. Enfim, quem sabe um dia eu não mude de ideia, mas por agora não. Mas fico feliz que você tenha gostado da leitura.

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá...
    Nossa eu não conehcia o livro, mas sem dúvidas achei a premissa muito interessante. A capa é linda, a sua resenha me encantou. Adoro esses tipo de livro. Anotei a sua dica e espero conseguir ler.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  13. Oii!!

    Essa obra é bem interessante hein?
    Cheia de detalhes e parece bem denso mas mesmo assim envolvente, ou seja, tudo o que um leitor precisa.

    Adorei a dica!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá. Parece ser uma daquelas leituras que te fazem ficar com muita raiva, eu pelo menos fiquei só de ler sobre a história do livro. Vou anotar o nome para ler depois.

    ResponderExcluir
  15. Eu acho muito mais chocante os pensamentos e emoções em determinados momentos num livro do que os detalhes dos acontecimentos. Quer dizer, é claro que incomodam algumas descrições exageradas de momentos difíceis mas as emoções podem incomodar bem mais. E eu acho isso super importante pois acredito que é preciso contar algumas histórias. Não conhecia o livro, mas pela sua resenha me parece mais do que apenas um livro com uma capa bonita. Me pareceu que é um daqueles livros em que a gente precisa conhecer a personagem e sua história... entrou para a lista!!!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)