[Resenha] A Transformação de Raven.

by - 17:10



Título original: The Raven
Autor (a): Sylvain Reynard
Editora: Arqueiro
Ano: 2015
ISBN: 9788580413861

Sinopse: Florença, o berço do Renascimento. Um lugar culturalmente fervilhante, perfeito para quem quer esconder segredos ou está em busca de uma segunda chance. Como a doce Raven, que se muda para a cidade na tentativa de esquecer os traumas do passado e se dedicar à sua maior paixão: a restauração de pinturas renascentistas. Um dia, voltando para casa do trabalho na Galleria degli Uffizi, sua vida muda para sempre. Ao tentar evitar o espancamento de um sem-teto, Raven é atacada. Sua morte parece iminente, mas seus agressores são impedidos e brutalmente assassinados. Assustada e prestes a perder os sentidos, ela só consegue vislumbrar uma figura sombria que sussurra: Cassita Vulneratus. Ao despertar, Raven faz duas descobertas perturbadoras: uma semana se passou desde o ocorrido e ela se transformou por completo. Quando volta ao trabalho, mais uma surpresa: alguém conseguiu burlar o sofisticado sistema de segurança da galeria e roubar a inestimável coleção de ilustrações de Botticelli sobre A divina comédia. Em busca da verdade, Raven cairá diretamente nos braços do Príncipe de Florença – tão belo quanto poderoso, tão sedutor quanto maligno –, que lhe apresentará um submundo de seres perigosos e vingativos, cujas leis ela precisa aprender depressa se quiser se manter viva e salvar os que a cercam. A Transformação de Raven marca o início da série Noites em Florença, cujos personagens foram apresentados no prólogo O Príncipe das sombras.

"Ela sentiu gritos de protesto subirem pela garganta. Mas não abriu a boca. Precisava intervir. Sabia disso. Quando as pessoas boas passavam direi sem dizer nada, o mal florescia."

Raven é americana, mas, há anos mora em Florenca. Ela trabalha na Galeria degli Uffizi sendo assistente do professor Urbano. Eles estão trabalhando na restauração de um quadro. Raven tem uma deficiência na perna que a faz usar uma bengala e sentir muitas dores nessa região.

Os amigos de Raven alertaram-na sobre o perigo de andar sozinha à noite, porém ela ignora, pois gosta de andar por aí. Quando estava voltando da casa de um amigo, Raven se depara com um grupo de homens bêbados, eles parecem não nota-la e isso a deixa aliviada. Até que Angelo, um sem teto, pede esmolas ao grupo e é brutalmente espancado. Não aguentando ver tanta injustiça, Raven parti na direção dos agressores. Assim que o líder do grupo põe os olhos nela, ela sente sua maldade. Ele pede aos amigos que a segurem, enquanto ele fará o "negócio sujo".

O Príncipe estava passando próximo ao local, no momento em que sentiu o cheiro do sangue de Raven. Ele não costuma ajudar os humanos, porém se sentiu tocado ao ver a situação em que ela se encontrava. Contrariando suas próprias regras, Príncipe não só mata os agressores como cura Raven, e a leva para onde vive. Estando completamente curada, ele envia-a para casa.

O problema é que quando Raven acorda não lembra de nada. E seu corpo está diferente, sua perna já não incomoda mais e está bem mais magra, quase uma outra pessoa. Ela vai trabalhar, mesmo com as inúmeras dúvidas que preenchem sua cabeça, e ao chegar lá descobre que as ilustrações de Dante foram roubadas e que ela é uma das suspeitas, já que passou uma semana longe do trabalho. 

"Não entendo dessas coisas nem vou fingir que entendo. Tudo que posso dizer é que acho que ninguém é perfeito, humano ou não humano. Se a perfeição for o padrão da normalidade, todos nós somos um fracasso."

Empolgação me definia quando adquiri esse livro. Gostei muito da introdução dessa série e esperava conhecer melhor O Príncipe, mas ao invés disso me deparo com Raven e sua história, que consegue ser ainda melhor. Esse livro não me decepcionou em nada e ainda tem quotes incríveis.

Raven é insegura e há muito sobre ela que não revela a ninguém. É uma personagem que cativa o leitor, pois nos identificamos com sua personalidade. Sua recusa em falar sobre o passado deixar o leitor curioso e com receio, já que da para se ter uma noção de que coisa boa não será. Raven é muito solitária, seu modo de se enxergar é uma das principais razões para isso. Ela mantém as pessoas afastadas, principalmente os homens, por conta de sua insegurança, sua deficiência é sua maior fraqueza, porque além de isola-la, é um lembrete do passado.

Finalmente, descobrimos o nome do Príncipe, é William. Pense numa pessoa fechada, ele consegue ser ainda mais. Ele salvou Raven, cuidou dela, a manteve longe do perigo e ainda assim não revelou nada sobre si a ela. William é um personagem que me intrigava bastante, e até agora que já sei um monte de coisas sobre ele, sinto que há muito mais a descobrir. Por viver a séculos nas sombras, ele é uma pessoa difícil de lidar. Ele quer exigir controle sobre tudo e não gosta de demonstrar fraqueza aos seus inimigos e nem aos "amigos". No entanto, ele também é encantador (quando quer), charmoso, inteligente e romântico a seu modo.

Um dia desses, vi comentários sobre a falta de protagonistas gordas, e eis aqui o livro para você que também sente essa falta. Raven está acima do peso e isso não lhe causa insegurança, ela se aceita (nesse quesito em particular, porque a perna ainda lhe incomoda) como é, e o Sylvain usou-a para quebrar isso de que magreza é o padrão de beleza ideal. Achei isso muito legal, afinal o ser humano pode se sentir bonito do jeitinho que é.

O romance foi outro ponto que me agradou no livro. William não pode amar realmente a Raven, por conta de sua natureza e aqueles que têm essa mesma natureza não são capazes de amar (assim ele acredita!). Ao perceber isso, Raven deixa-o, porque mesmo com suas  neuras, ela acredita que merece alguém que a ame, é diferente de outros personagens ela não fica acabada ou deprimida, ela segue sua vida normalmente. Triste? Sim! Mas, com a certeza de que merece ser 100% amada. E foi por isso que gostei tanto, essa chuva de amor-próprio que falta em muitos livros por aí.

Como vocês sabem (ou não) esse livro é uma fantasia urbana, adorei a forma como o autor pesquisou bastante e misturou realidade com ficção. É uma coisa corriqueira no autor é como ele introduz história da arte, especificamente fatos com que aconteceram em Florença, em seus livros de modo interessante, que nos fascina e nos deixa desejando conhecer mais desse lugar.

Uma leitura maravilhosa, envolvente, apaixonante, com uma narrativa mega fluída, personagens marcantes e de personalidade e uma escrita mais do que satisfatória. Um romance incrível e bem desenvolvido. Muitas cenas de ação, que mantém o leitor grudado no livro e uma Florença como nunca vista antes.


Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

20 comentários

  1. Oie, tudo bom?
    A história dela me lembrou a história de Rosalie, de Crepusculo! Eu adorei sua resenha, me deu vontade de conferir a obra e conferir o desfecho desse romance improvável. Também amo fantasia, então certeza que seria uma leitura muito prazerosa!

    ResponderExcluir
  2. Ultimamente não tô na vibe de fantasia, mas adorei saber que a autora pesquisou bastante e misturou ficção e realidade, deve ser bem interessante essa mistura.
    Quando eu tiver com vontade de voltar a ler o gênero, vou lembrar da sua dica!
    Sua resenha ficou ótima!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu sempre fui muito chegada em fantasia! Bom, ultimamente não estava tão afim de ler romances, mas devo dizer que peguei um certo interesse por esse príncipe das sombras, além de tudo que foi falado sobre Raven, claro. Adorei essa representatividade, realmente acho isso importantíssimo para qualquer tipo de mídia, o fato dela se amar do jeito que é e de saber o valor que tem, mesmo diante de um romance não tão sucedido.
    Gostei mesmo da resenha e obrigada pela dica! Espero poder ter a chance de ler algum dia!
    Beijos,
    As Meninas Que Leem Livros~

    ResponderExcluir
  4. Oie!

    Adorei saber que esse livro se trata de uma fantasia, mas não sei se chegarei a realizar a leitura dele, pois tive uma experiencia bem ruim com outros livros da autora e estou com um pé meio atrás com ela, mas quem sabe no futuro não dou uma chance né?


    Bjss, vem participar do nosso sorteio serão três ganhadores, valendo um livro Fuck Love, um livro surpresa + um kit de mimos não perca a oportunidade! http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/08/sorteio-do-desapego-3-ganhadores.html

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia o livro, mas achei bastante interessante um enredo de fantasia urbana. A história parece ser bem diferente e cheia de bons elementos que tornam uma leitura agradável. Sua análise e opinião da obra me deixou com vontade de acompanhar essa história. Legal o autor não se prender aos estereótipos ditos padrões para dar vida à protagonista.

    ResponderExcluir
  6. Oii
    Já conhecia o livro, mas não consigo me interessar por ele. Estou numa fase em que não sou super fã de romances e se for para ler, prefiro os dramas bobinhos de adolescentes, hehe
    Passo a dica.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  7. Acho que o romance do livro vai ma agradar bastante, pelos elogios que você teceu.
    Nunca li nada do autor, mesmo tendo três livros na estante.
    Valeu pela dica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá amore,

    OMGGG que capa lindaaa...
    Raven é teimosa pelo visto hein rsrsrs. Já gostei dela e anotei a dica por aqui!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  9. Adoro a escrita desse autor. Não conhecia essa obra dele. Fiquei curiosa. Vou anotar para não esquecer. E o fato da protagonista fugir do padrão de beleza achei muito legal. Bexitus!

    ResponderExcluir
  10. Achei esse livro bem interessante. Ja gostei da Raven mesmo sem ter lido o livro, acho que por que o autor conseguiu inserir um tipo de personagem que é uma pessoa normal, nada de mulheres magras e peitudas!rs.

    Fiquei curiosa pra saber um pouco sobte Willian. Adoro homens com o seu mistério, acho sexy!. Achei a sua resenha muito legal.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Ainda não tinha conhecimento dessa obra, mas, pelos seus comentários tenho certeza que é uma excelente obra! Gostei dos elementos que compoe a obra e tenho certeza que irei amar a obra <3
    Bjo

    ResponderExcluir
  12. Olá!Tudo bem?
    Estou muito curiosa com esse livro e ainda mais fantasia urbana!
    Quebra de tabu?!MARAVILHOSO!!
    É muito difícil encontrar um livro com personagens gordos e ainda mais que aceitam como é.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. oie, eu particularmente nunca senti vontade de ler essa obra, mas que bacana ver que você gostou e aproveitou a leitura. Achei bem interessante o fato de ter uma protagonista acima do peso e que se aceita, e gostei dessa inserção da arte dentro da história.

    ResponderExcluir
  14. Olá ♥
    Acho essa capa e a premissa desse livro muito interessante, mas ainda não tive oportunidade. Adorei as suas impressões e confesso que pensei que você tinha se decepcionado conforme lia sua resenha, pois você esperava uma coisa e encontrou outra, mas, não por isso, o livro te surpreendeu e isso é genial!
    Adorei a personalidade da Raven e acho que serei cativada por ela sem dúvida nenhuma.
    Espero que a oportunidade de ler surja logo e que eu curta tanto quanto você.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Vou começar com "essa capa é linda". Eu achei a premissa interessante e me chamou a atenção graças a sua resenha a forma como a protagonista lida com as coisas, fiquei curiosa para saber todo o desenrolar. Então, devo ler assim que tiver um tempo, obrigada pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi.

    Não me lembro agora se já li sobre esse livro. Conheço outros da autora, não sou muito fã dela, gostei em partes da trilogia de livros que tenho dela. Depois disso, fiquei com receio de ler mais livros da autora. Pela sua resenha, parece se tratar de uma ótima leitura. Tentarei deixar o medo de lado e ler esse livos depois, quando tiver mais tempo.

    ResponderExcluir
  17. Já vi livros dessa série por aí, ouvi falar que são muito bons mas não me interessei muito. Fiquei confusa com um ponto que você citou: Raven é acima do peso... Mas vc diz também que ela acordou bem mais magra... Fiquei confusa, hehe!

    Mas gosto de livros com protagonistas gordas... E gosto de vampiros. Mas fiquei meio ressabiada de ler essa série.

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Priscila!

      Para quem não leu fica confuso mesmo, mas tem uma explicação para isso :)

      Excluir
  18. Oi, tudo bem!
    Já li o livro e gostei bastante da história e dos personagens. A trama é instigante e a autora constrói bem o romance sobrenatural. Já estou com o segundo livro que pretendo ler em breve.

    Beijos,

    Rafa - blog Fascinada por Histórias.

    ResponderExcluir
  19. Oi,
    eu sou completamente apaixonada por essa série, já li inclusive o livro dois e estou mega sem chão pelo fato da editora ter cancelado a publicação do resto da série, não faço ideia de como poderei continuar lendo já que sou uma zero a esquerda no inglês. Esse livros da Raven me tirou da minha zona de conforto, por ela ser como é, totalmente fora dos padrões e mesmo assim ter conquistado um amor tão intenso e verdadeiro. Amo a escrita desse autor.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)