[Resenha] Nada mais a perder.
Título original: The Horse Dancer
Autor (a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
ISBN: 9788580579703
Sinopse: Na juventude, Henri Lachapelle foi um cavaleiro de raro talento, entre os poucos admitidos na academia de elite do hipismo francês, o Le Cadre Noir. Contudo, reviravoltas da vida o levaram da França a Londres, onde ele agora vive em um simples conjunto habitacional. Sem nunca abandonar o amor pela antiga carreira, aos trancos e barrancos Henri ensina a neta, Sarah, a montar o cavalo Boo, na esperança de que o talento da dupla seja o passaporte para uma vida melhor e mais digna para todos. Mas um grande golpe muda mais uma vez os planos de Henri Lachapelle, e Sarah se vê entregue à própria sorte, lutando para, além de sobreviver, cuidar de Boo e manter os treinamentos. Natasha é uma advogada especializada em representar crianças e adolescentes envolvidos com crimes ou em situação de risco. Abalada emocionalmente e em dúvidas quanto a seu futuro profissional depois de um caso terrível, Natasha ainda tem de lidar com as feridas do fim de seu casamento. Um fim, diga-se de passagem, bem inusitado, já que ela se vê forçada a morar com o charmoso futuro ex-marido enquanto esperam a venda da casa da família. Quando Sarah cruza o caminho de Natasha, a advogada vê na menina a oportunidade de colocar a vida de volta nos trilhos e decide abrigar a adolescente sob o próprio teto. O que ela não sabe é que Sarah guarda um grande segredo que lhes trará sérias consequências.
"Será que as coisas eram mesmo assim tão simples? Se você amasse tanto alguém, o seu ambiente deveria perder a importância e todos os sacrifícios que você fez deveriam desaparecer no passado?"
Sarah vive com seu avô em Londres é tudo o que tem na vida é ele e Boo, seu cavalo. Foi seu avô que a ensinou a cavalgar e todos os outros truques, quando mais jovem ele foi cavaleiro de uma famosa companhia na França, mas ao conhecer o amor de sua vida, a avó de Sarah, Capitão (como é conhecido) largou tudo e não olhou para trás.
Transmitir sua paixão a neta foi seu modo de demonstrar o quanto a amava. Infelizmente, Henry (nome real do capitão) já está numa idade avançada e teve um derrame, precisou ser internado às pressas, deixando a jovem Sarah a seus próprios cuidados. Ela estava no mercado quando conheceu Natasha é toda sua vida foi mudada.
Natasha é uma dvigada especializada em crianças e um das boas. Sem querer, acabou conhecendo Sarah, e graças a seu ex-marido, o Mac, ela foi tragada para o confuso e bagunçado universo adolescente. Ela não poderia assumir a responsabilidade pela guarda da menina, enquanto o avô não se recuperava, porem Mac insistiu e ela acabou cedendo. Tomar conta de Sarah vai ser mais difícil do que imaginado.
Natasha já está em um outro relacionando, mesmo não sendo divorciada legalmente, e o fato de assumir a custodia junto com Mac irá causar desconforto em Connor, seu namorado. Além disso, ela vai ser obrigada a pensar nos "e ses?" que acreditava terem sumido da sua mente, por conta de seu histórico, ter Sarah em casa a fará pensar no que poderia ter sido.
"Mas é difícil, sabe? Quando se acha que está perdendo uma coisa, nem sempre se age do jeito mais inteligente."
Jojo se reinventa a cada novo livro e é isso que me anima a ler. Dessa vez não foi diferente, ela usou os dramas contidos na história para emocionar e mexer com a cabeça do leitor sobre o conceito de certo e errado. Demorei bastante para escrever essa resenha, pois me faltava palavras para descrever tudo o que senti no decorrer da leitura.
Sarah é uma personagem que vai nos ensinar a não julgar. Ela tenta resolver deus problemas sozinha e a situação sai um pouco de seu controle, colocando-a numa péssima posição, e eu ficava pensando: abre o jogo com a Natasha ou com Mac. Porém, ela não o fez e aí que a autora provoca nossa empatia, fiquei pensando que é 100% afirmar que eu faria o mesmo, tentaria resolver tudo sozinha e lidaria com as consequências sozinha também, mas não precisamos resolver tudo sozinhos, mesmo nos nossos momentos mais solitários sempre terá alguém que poderá nos estender a mão e ajudar, e foi aí que o relacionamento entre Sarah, Mac e Natasha começou a funcionar, quando ela percebeu que não estava sozinha.
Mac é um cara muito legal e apesar de ser fechada e deixar pouquíssimas pessoas entrarem em seu mundinho, Natasha também é, ao meu ver o que faltou no relacionamento deles foi diálogo e essa situação com Sarah os fará encarem seus medos e falhas de frente. O que é super interessante de acompanhar, contudo também da um nervoso, pois nem tudo acontece de maneira fácil.
Normalmente quando o casal se separa o homem já tem um outro relacionamento e aqui os papéis se invertem. Vemos o quão machistas as pessoas podem ser, Natasha fiou muito julgas por ter ficado com o Connor, principalmente em seu ambiente de trabalho, achei muito bacana essa inversão de papéis.
Jojo dará uma pincelada em um assunto bem polêmico nesse livro, abuso sexual. Por que digo pincelada? Porque não é p foco da história, e acredito que ela quis incluir isso na história para alertar deus leitores, pois a forma como tudo começou foi bem inocente, o problema é que muitas vezes poderemos passar por essa situação e achar que foi algo banal, ordinário, por não estarmos acostumado a algo tão sutil.
Sou fangirl da Jojo e não nego, seu dom para emocionar e cativar com as palavras e situações enfrentadas pelos personagens são incríveis. Me parece que a cada novo livro dela sua escrita vai melhorando, se tornando mais tocante.
Tive problemas com o começo dessa história. Toda aquela explicação, a abertura digamos assim, desse universo ao meu ver foi arrastada, entendo que seja essencial sabermos como tudo começou e tal, porém ela é bem minunciosa, no restante o livro é lindo e fluido.
Jojo é o tipo de pessoa que venderia gelo para esquimó, ela me fez gostar de cavalos e até mesmo cogitar cavalgar, você tem noção de como isso é raro? Ela saber ser convicente e expressa muito bem os sentimentos dos personagens, esse é apenas um dos motivos pelo qual você deveria dar uma chance ao livro. Os outros vocês podem conhecerem ao lerem o livro. Entretanto, garanto que é uma história doce, romântica e inesquecível, uma excelente pedida para quem curte dramas em relacionamentos, sejam eles amorosos ou não.
Beijos e até o próximo post!
10 comentários
Fico esperando pelo dia que vão dar uma inovada nas capas dos livros da Jojo, isso também é bom reinventar. Em contra partida as tramas são sempre boas, ainda mais nos emocionando, como você descreveu.
ResponderExcluirEspero ter a oportunidade de tal leitura. Adorei sua opinião sobre ela.
Beijos.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com/
Olá, ainda não sabia do que esse livro da Jojo se tratava mas já vou colocá-lo na lista de desejados depois da sua resenha. Já fui cativada pelos personagens, quero conhecer a Sarah, e achei bem interessante a situação em que o Mac e a Natasha estão.
ResponderExcluirOi oi!
ResponderExcluirSabe o que me incomoda? As capas da Jojo são todas iguais e por isso, me parecem que são livros todos iguais, como os do Sparks.
Não consigo ter boa impressão.
Fiquei com muita pena da Sarah por conta do avô. Ele me pareceu um sujeito legal pela sua descrição.
Espero que as coisas fiquem legais para ela com Natasha e Mac.
E tb achei interessante essa pincelada sobre abuso. É sempre bom discutir o assunto.
Bj
Oie amore,
ResponderExcluirAi senhorita JoJo sempre encantando nossos corações...
Esse ainda não tenho e também não li, mas tô por aqui bem curiosa.
Adorei a resenha, parabéns!
Beijokas!
Oi, apesar de sempre ver diversos elogios a obra de Jojo as que eu tentei não consegui concluir a leitura; apesar de tudo, achei muito interessante essa obra e a temática dela e tenho certeza que uma amiga irá gostar ainda mais por causa do envolvimento da personagem com cavalos que é a maior paixão dela. Acho que irei dar uma chance para essa obra com tantos elogios feitos por você. Espero gostar mais dessa do que outras que eu já li, vamos ver...
ResponderExcluirUm beijo
www.brookebells.com
Oie.
ResponderExcluirEntão... eu tenho um problema com a autora. Eu já tentei ler dois livros dela e não consegui gostar. Mas tanta gente elogia, que eu devo ter lido errado. Eu confesso ter gostado mais dessa premissa, então vou buscar tentar novamente ler, ainda mais porque a gente vai aprender alguma coisa com a personagem, o "não julgar". Parabéns pela resenha.
beijos!
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirO único livro que li da Jojo foi "Como eu era antes de você", até tenho outros livros dela em casa, mas ainda não consegui ler. Acho que fiquei um pouco traumatizada depois que li o livro. Talvez depois que eu ler os livros que tem mais prioridade, eu pegue outro livro da autora para ler.
"Gelo pra esquimó" hahahahahahaha Ri alto!!!
ResponderExcluirTambém adoro os livros dela, mas este eu ainda não li e já vi que vou curtir quando tiver a oportunidade de conhecer essa trama.
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Hellooo!!
ResponderExcluirSou como vc e tenho um tanto de livros da Jojo, ela é diva demais.
Ainda nao consegui ler esse livro, mas ja vi que vou me emocionar como nos outros.
Amo as capas dela e vou ler com certeza.
Beijos.
Sua resenha está compeltissíma!
ResponderExcluirAdoro os livros da Jojo mais ainda não li esse, tá na estante.
Bjs
Suka
http://www.suka-p.blogspot.com.br
Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)