[Resenha] Simon vs. a agenda homo sapiens.

by - 18:00



Título original: Simon vs. the Homo Sapiens Agenda
Autor (a): Becky Albertalli
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
ISBN: 9788580578928

Sinopse: Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte. Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar. Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu. Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.

"Ele falou sobre o oceano entre as pessoas. E que o objetivo de tudo é encontrar uma margem até a qual valha a pena nadar.Eu precisava conhecer esse cara."

Simon é um adolescente gay, a única pessoa que sabe sobre isso é Blue, seu amigo virtual. Ele conheceu Blue através de um Tumblr muito conhecido do bairro em que mora, Simon gostou tanto do que Blue postou, que mandou uma mensagem e junto a ela seu e-mail. Ele não esperava que realmente fossem se tornarem amigos, no entanto aconteceu e eles compartilham tudo o que acontece em suas vidas um com o outro.

Ninguém suspeita da opção sexual do Simon e ele não achava que isso tivesse alguma importância. Por ser filho de uma psicóloga infantil e por seus pais sempre fazerem de todo acontecimento grande coisa, ele não quis contar aos seus familiares. Tinha até medo de que seus dois melhores amigos, o Nick e a Leah, a quem conhecia desde pequeno, não fossem aceita-lo.

Martin, um colega da classe de teatro, acabou lendo alguns e-mails do Simon, pois ele deixou aberto (sem querer) sua conta no computador da escola. Tirou pronto e chantageia Simon para que ajudasse-o a conquistar Alby. Simon até pensa em negar, mas sabendo que corre o risco de revelar quem Blue é, ele acaba cedendo a chantagem. 

No começo, Simon evita Martin o maximo que pode, percebendo isso Martin o ameaça. Simon até tenta mexer alguns pauzinhos, contudo Alby não está nem um pouco interessada, porém ele não diz isso ao Martin. Quando Martin entende errado uma cena que presenciou, ele acaba postando no Tumblr sobre Simon ser gay. E aí, Simon terá que tomar uma decisão, negar semente ou abrir o jogo com todos.

"Você já se sentiu preso dentro de si mesmo? Não sei se isso faz algum sentido. É que as vezes parece que todo mundo sabe quem eu sou, menos eu."

Era louca para ler esse livro desde o lançamento, contudo ele nunca entrava em promoção. Aproveite a Book Friday da Amazon e fiz a festa. O livro é tão bom quanto falam, foi um livro que realmente me cativou, além disso é uma delícia de se ler.



Simon não gosta de rótulos, ele só quer ser e fazer o que lhe faz feliz sem precisar nominar nada. É um personagem muito divertido, inteligente e nerd (haha). Ele é parecido com qualquer adolescente, ama ouvir música e estar com os amigos, porém tem algo em si que o destaca dos demais, é o tipo de amigo com quem você se sente confortável para contar sobre qualquer coisa, e é assim que eu vejo o Simon, colo um grande amigo. Adorei tudo nele, até mesmo seu jeito distraído de (não) reparar na vida daqueles que estão ao seu redor, tenho isso em comum com o personagem.

Mesmo antes de ser revelado quem é o Blue, só por ser modo de escrever e pensar, da para ver que ele é o oposto do Simon. Ele é mais tímido e um pouco inseguro também. No entanto, foi alguém que exerceu um enorme fascínio em mim, pois eu queria (muito) saber quem era a pessoa por trás daquelas palavras. Blue é alguém tão óbvio que você até chega a pensar nele, para logo em seguida descartar a ideia haha.

Serei bem honesta com vocês e dizer que a ideia do livro não é 100% original. Por que digo isso? Simples, há outros livros por aí que tem um enredo parecido, só com o negócio da troca de e-mails eu consigo pensar em dois, que fale sobre o LGBT mais de três. Todavia é exatamente por isso que considero Simon tão incrível. A autora criou um livro com elementos que podem ser facilmente encontrados em outras obras e desenvolveu uma história magnífica e de maneira original. Tudo nesse livro é convidativo, além de conseguir despertar no leitor a vontade de debater sobre as questões levantadas no decorrer da história. Sensacional!!!

Ler esse livro nos leva para um looping infinito de sentimentos. É uma história divertida, romântica, que causa anseio em descobrir a identidade de Blue, que causa raiva em certas situações, tristeza quando o fim se aproxima, felicidade ao ver o Simon e seus amigos tão felizes e um vazio quando o livro finalmente chega ao fim.

A escrita da Becky é fluída, leve e envolvente, é o tipo de livro que você pega para ler 20 páginas e acaba lendo 80. A narrativa é feita por dois modos, através dos e-mails trocados entre Simon e Blue e só o ponto de vista do Simon. Fazer essa leitura foi como ler o diário de alguém, temos a sensação de familiaridade e nos provoca empatia, não só pelo Simon, mas para com os outros também. Para os que adoram YA divertidos, leves, com uma história marcante e que também aborde assuntos importantes este livro é uma excelente recomendação.


 Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

10 comentários

  1. Olá, como vai?
    Primeiramente, sua resenha está linda e muito convidativa. Não estou a costumada a ler livros com essa temática, não por opção, acho que nunca surgiu muitas oportunidades. Por tudo o que você descreveu em seu texto, acredito que essa obra seja incrível. Anotei a dica, e espero poder em breve fazer a leitura da obra.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei este livro e estou ansiosa pela adaptação cinematográfica. Acho que será um filme delicioso de assistir, como o livro foi de ler. Concordo com você quanto a personalidade do Blue sobre ele ser diferente do Simon e percebermos isso na troca de emails. Fofos!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bom?
    Que bacana, ele tem um tumblr! Já curti por isso!
    Nunca soube do que se tratava esse livro, apesar da capa ser bem conhecida no nosso meio. Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Eu recebi a indicação desse livro de um amigo muito querido, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Adorei a sua resenha e tudo o que apontou sobre a história, e espero fazer a leitura em breve.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Já li várias resenhas positivas desse livro e adoro quando um autor usa um tema já bastante discutido (pra não dizer "batido", afinal, sair do armário ainda pode ser considerado um tabu para alguns) e cria algo que se sobressai de outras obras. Vai para minha lista de desejados.
    Bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  6. Ola assim como você estou doida para ler esse livro, mesmo que o tema ja tenha sido desenvolvido em outros livros com certeza o diferencial é ma estrutura da história, acredito que muitos passem por essa situação de sair do armário e lidar com suas escolhas. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  7. Oiee, tudo bem? Gostei muito da sua resenha! Só leio comentários positivos sobre esse livro e minha vontade de ler só aumenta. Adoro o gênero e tenho certeza que farei uma ótima leitura <3

    Super beijo!

    ResponderExcluir
  8. Primeiramente Fora Temer!
    Menina, esse livro é um TIRO! Nem sei dizer, apenas sentir.
    Realmente uma história que a gente só consegue parar de ler quando o livro termina, porque não da pra simplesmente largar.
    Sou totalmente amante de Simon vs Agenda <3

    ResponderExcluir
  9. Já tinha visto esse livro aí mas confesso que ele nunca tinha me chamado tanta atenção, mas fiquei bem curiosa depois da sua resenha por você falar que a autora pega um tema clichê e desenvolve com mta maestria a história.
    Faz muito tempo que não leio um livro com a temática LGBT, e com certeza esse seria uma boa pedida para voltar ao tema.. rsrs

    ResponderExcluir
  10. Li esse livro tem quase um ano, estava super bem falado no booktube e foi uma leitura prazerosa demais! Eu jamais imaginava quem era o Blue, quando descobri o meu ship triplicou! Concordo com você, essa história é um pouquinho clichê mas é impossível não amar.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)