[Resenha] Como eu era antes de você.
Título original: Me before you
Autor (a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
ISBN: 9788580573299
Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário. Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.
"Provavelmente, ninguém não olharia para mim duas vezes. Uma garota comum, levando uma vida comum. Para mim, estava ótimo desse jeito."
Louisa Clark tem vinte e seis anos, não fez faculdade, mora com os pais e acabou de ficar desempregada. Por conta da economia, está difícil encontrar um novo emprego, já virou presença confirmada na agência de emprego. Foi encaminhada para alguns empregos, mas, como não tem muita experiência, não conseguiu os trabalhos. Ficando sem opções, as coisas cada vez mais difíceis financeiramente em casa, ela precisa de um milagre.
Foi com surpresa que recebeu a informação de que um emprego como cuidadora estava disponível. Por ter uma ideia pré concebida da função, pensou em recusar, porém a firma em que o seu pai trabalha está fazendo demissões em massa, Lou aceita sem nem pensar duas vezes, afinal era só uma entrevista.
Apesar de não ter se saído bem, Lou conseguiu a vaga, acreditando que tomaria conta de um idoso. Contudo, Will Traynor não tem nada de velho em sua aparência. O emprego é difícil porque ela não sabe exatamente para que foi contratada, pois Will tem um enfermeiro experiente que é responsável pelas tarefas de maior complexidade. Will sofreu um acidente, foi atropelado por uma moto, ficou tetraplégico, precisando de ajuda para fazer as coisas mais simples.
É duro para Lou que tem uma personalidade tão alegre e animadora trabalhar com alguém tão sem vida, desanimador e rabugento como Will. Todavia, eles entram numa rotina confortável para ambos, com o tempo Lou vai vencendo as barreiras criadas por Will, levando-os a uma relação harmoniosa.
"Ser atirada para dentro de uma vida totalmente diferente — ou, pelo menos, jogada com tanta força na vida de outra pessoa a ponto de parecer com bater com a cara na janela dela — obriga a repensar sua ideia a respeito de quem você é. Ou sobre como os outros o veem."
Quando li esse livro pela primeira vez, lá em 2014, me envolvi bastante com a história e os personagens, o mesmo aconteceu agora. Só que dessa vez, tive uma percepção mais clara do que a autora quis passar com esse livro. É uma leitura sensacional que toca e mexe com os leitores.
Os personagens nesse livro são muito reais, falhos e cada um possui suas particularidades. Não me estenderei sobre tudo o que penso deles, pois opinião é algo único, acabaria me excedendo, fazendo um parágrafo de mil linhas defendendo as atitudes do Will (haha), ao invés disso, farei apenas um pequeno resumo.
Tanto a família do Will, quanto a da Lou aparecem no enredo, tendo sua importância para a construção da história. Enquanto os Clark's são alegres, unidos, a típica família que as almoços nos domingos com muito barulho e confusão, os Traynor's são frios, não falam sobre o que sentem e existe pouca união.
Lou é maravilhosa, seu jeito peculiar, suas roupas chamativas e com uma excelente personalidade, encanta a todos fazendo com que até o Rei da Noite derreter-se com seus encantos (quem pegou a referência?). Will é dono de uma personalidade ímpar, conseguimos entender o porquê dele ser tão fechado, resistente a aproximações e ajuda, às vezes ele exagera, no decorrer da trama a autora desenvolve melhor os pensamentos e sentimentos dele.
O que rouba atenção não são as roupas chamativas de Lou, ou a personalidade complexa de Will, e sim a possibilidade de um romance entre eles. O relacionamento estende-se em banho maria desde o instante que tornaram-se amigos, entretanto demora para que aja de fato algo concreto. Possuem uma química tão boa, que é impossível não torcer para que fiquem juntos, apesar dos obstáculos, como por exemplo a relutância do Will em aceitar e viver esse amor.
Foram trabalhadas diversas temáticas nessa obra, são elas abuso sexual, depressão, a vida de quem é tetraplégico e relacionamentos em situações delicadas. A autora teve um cuidado excelente ao aborda-los, alguns tiveram maior destaque que outros, a forma como foram trabalhados foi o suficiente para gerar debates e reflexões sobre os assuntos.
Foi o meu primeiro contato anos atrás com a autora, sou imensamente grata por essa história tão comovente, que me deu muito em que pensar, me envolveu até a última página, me fez chorar igual um bebê com fome e me apresentou uma autora incrível como Jojo Moyes.
Beijos e até o próximo post!
17 comentários
Olá, tudo bem? Apesar de querer muito ler essa obra - já que sou uma amante de romances -, ainda não tive a oportunidade. Gostei muito da tua resenha e minha curiosidade só aumentou.
ResponderExcluirBeijos,
Duas Livreiras
Oi tudo bem ?
ResponderExcluirEu confesso que só vi o filme mais tenho muita curiosidade em ler o livro já li outro livro da autora e gostei e muito , irei adicionar pra uma leitura futura.
Bjs
Olá
ResponderExcluirEu preciso ler esse livro, pois acho que sou a única que ainda não leu. Gostei da resenha foi um pequeno incentivo para eu ler o livro
Apesar de ser um livro que tem uma legião de fãs e que levanta temáticas muito interessantes, eu não pretendo ler. Já tentei ler tanto esse como "A Última Carta de Amor" da autora e infelizmente a a leitura não fluiu pra mim, achei a escrita dela muita chata é lenta. Fico feliz que tenha sido um livro que te agradou e emocionou, mas não funcionou pra mim. Hoje em dia penso em dar outra chance para a Jojo, mas fico com um pé atrás.
ResponderExcluirBeijos do Wes ^^
Eu amo essa história, nunca vi a necessidade de ter continuação, pra mim é um livro unico e que precisa ser absorvido, pensado. O processo dos dois, o avanço dos sentimentos e a decisão do protagonista é algo que nos leva a entender como nem tudo é como a gente quer, e finais felizes sao alternativos.
ResponderExcluirEu indico o livro pra quem gosta de muita dor, porque é um livro que começa e já sabemos que vai dar errado, mas não conseguimos nos impedir de torcer pra que dê certo… mas a vida é assim. Mas não é uma história que gostei muito.
ResponderExcluirDebyh
Eu Insisto
Olá! Eu tinha muita vontade de conhecer esse livro, mas depois que vi o filme eu me desanimei. Porém, sua resenha me animou demais de novo. Então, colocando na lista novamente!
ResponderExcluirabraços
Ah,amo muito esse livro. Sou apaixonada pela Lou e Will 💖
ResponderExcluirAinda não li os outros volumes,mas em breve lerei..
Gostei bastante da sua resenha, beijos
Ain, esse livro é tão emocionante! Eu amo demais e estou com o segundo volume na fila infinita de próximas leituras. Adorei ver a sua resenha sobre ele e conhecer a sua opinião com a leitura.
ResponderExcluirOla´, tudo bem?
ResponderExcluirEu só vi o filme e chorei muito no final. E uma coisa que chamou minha atenção e acho que se destaca nesse livro é sobre as complicações que um tetraplégico tem. Eu não sabia de toda a dificuldade que eles passavam, por isso mesmo não aceitando, eu entendi a escolha dele no final. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/
Esse livro eu quero ler faz muito tempo, mas ainda não tive oportunidade. :(
ResponderExcluirA história parece tão linda, e sua resenha só serviu pra me deixar ainda mais empolgada pela leitura.
Ainda não assisti o filme, mas quero muito fazer isso depois de ler a obra.
beijos
Olá
ResponderExcluirDevo ter um problema com essa autora, esse foi o único livro dela que consegui ler inteiro, e li antes de todo o bum do filme, tenho os outros dois livros dessa trilogia (desnecessário na minha opinião) e não consigo avançar a leitura do Depois de Você, sorte que comprei somente o Como Eu Era Antes de Você, os outros eu ganhei de presente, mas como sempre leio que a Jojo é incrível como autora, vou dar uma chance a mais pra ela.
Bjus
Olá, tudo bem? Também conheci tem bastante tempo a autora, e justamente com Como Eu Era Antes de Você. Acho o livro bacana e gosto do carrossel de emoções que ele faz a gente passar. Adorei ler a sua resenha e lembrar de alguns sentimentos quando realizei a leitura. Amei <3
ResponderExcluirBeijos,
http://diariasleituras.blogspot.com.br
Esse foi o segundo livro da autora que peguei pra ler. E eu estava amando, me emocionando e me sentindo mega envolvida. Então com certeza se tivesse lido até o final também teria chorado igual a um bebê com fome... Rs... Só que uma pessoa que não tenho palavras para descrever me deu O spoiler e aí, o que aconteceu? Parei de ler na hora e nunca mais retomei. Quem sabe um dia, mas spoilers estragam tudo pra mim. E esse não tem como esquecer.
ResponderExcluirLi apenas um livro dela e amei. Este eu já li ainda, pois saíram tantas resenhas dele que preferir dar um tempo antes de poder pegar. Agora lê do sua resenha lembrei dele.
ResponderExcluirBjos Rose
eu adorooo o filme loucamente, mas ironicamente o livro não me animou e desiste no inicio kkkk
ResponderExcluiracredita que nunca li?
ResponderExcluirja vi o filme e achei muito legal
mas o livro mesmo nunca li
a jojo tem otimos livros
Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)