[Resenha] Três coisas sobre você.
Título original: Tell me three things
Autor (a): Julie Buxbaum
Editora: Arqueiro
Ano: 2016
ISBN: 9788580415483
Sinopse: Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante.
"Na organização de conjuntos da minha vida, a minha personalidade imaginava e a minha personalidade real jamais convergiram."
Jessie Holmes tem dezesseis anos, viu sua vida mudar bruscamente. Perdeu sua mãe, seu pai casou-se novamente, mudou-se de Chicago para Los Angeles, onde Rachel (sua nova madrasta) e o filho dela moram. A mudança não foi só de cidade e sim de estilo de vida, tudo é muito luxuoso onde será seu novo lar. Sem sua melhor amiga, sem poder contar com os conselhos de sua mãe, estando com raiva de seu pai, demorará um pouco para ela se adaptar a essas mudanças.
Wood Valley, escola para qual foi transferida, é enorme, por ser um pouco tímida e estar fora dos padrões ali encontrados, não consegue se enturmar, nem mesmo seu meio-irmão, Theo, quer papo com ela. Recebe um e-mail anônimo de alguém que se denomina Alguém Ninguém que lhe dá dicas de como sobreviver a escola. Ela não quer conversar com um estranho, pois teme que possa ser uma pegadinha, mas, conforme o tempo passa e as coisas não melhoram, não só aceita as dicas, como se torna amiga de Alguém Ninguém.
Jessie começa a trabalhar numa livraria, a Atenção, Lombadas!, acaba ficando amiga de Liam, filho de sua chefe e um estudante popular da Wood Valley. Finalmente, as coisas estão entrando no eixo, isso deixa-a mais alegre. Na escola, tem um aluno que vive em seus pensamentos, o Ethan, a quem apelidou de Batman, Jess não consegue parar de observá-lo e se perguntar porque ele é tão solitário.
A professora de Literatura coloca-os juntos para fazer um trabalho escolar, ela tem a oportunidade de conhecê-lo melhor, Ethan não é o que esperava, porém com o tempo poderá conhecer o verdadeiro Ethan.
"A vida me deu socos, cagou na minha cabeça, e eu cai de boca, para misturar as metáforas. Ou não. Às vezes a sensação era de que a vida tinha cagado na minha boca. O meu único motivo de orgulho: ninguém me viu chorar."
Sabe aquele livro que te atrai por ter uma capa bonita e você sente que vai ser uma excelente leitura, foi o caso desse livro. Ele tem uma premissa clichê, então minhas expectativas estavam sob controle. O livro é tão bom, foi uma leitura tão fantástica para mim que favoritei.
Jessie é cativante! Está numa fase cheia de mudanças em sua vida, nenhuma delas fácil de lidar. Contudo, ao invés de ter atitudes impulsivas, se mantém racional e segue o baile, gostei grandemente disso nela, pois adaptou-se as situações, lidou com elas de maneira sensata e madura, sem fazer muito estardalhaço ou mimimi.
Theo mostra-se distante a princípio, fiquei me questionando se ele gostava ou não de Jessie, pois não tínhamos certeza. O que ficou comprovado depois que esse é o jeito dele, aquela timidez de quanto estamos conhecendo alguém novo. Com o tempo, achei ele o máximo, muito engraçado, senti vontade de acolhê-lo por estar lidando com as consequências de ter se assumido gay, a família dele é tranquila em relação a isso, mas nem todo mudo acha okay, infelizmente.
Quanto aos garotos, esse livro tem os mais "deusos", escrevo isso por ter o Ethan (ou Batman para os íntimos) que tem todo aquele ar melancólico, nerd hot que nos conquista, além de ser inteligentíssimo e fazer parte de uma banda. Tem também o Liam, muito charmoso, gente fina, porém colocará Jess em problema por ter uma namorada iô-iô que não gosta nem um pouco dessa amizade.
Chegamos agora num assunto que amo, romance!!! Como disse antes, Alguém Ninguém estava ajudando na adaptação de Jess, só que essa amizade acaba indo por um caminho amoroso, sendo que ela se sente atraída por Ethan, que não parece retribuir essa afeição. Ela não sabe o que fazer, pois por mais que Alguém Ninguém seja maravilhoso, não conhece-o pessoalmente, enquanto que Ethan está ali na sua frente, dependendo de apenas uma iniciativa dela. As consequências desse conflito será surpreendente.
Uma coisa que gostei muitíssimo foi como essa coisa de amizade virtual foi trabalhada. As incertezas, a confiança, o quanto esse tipo de amizade pode ser importante, achei legal e próximo ao real. Além do mais, Alguém Ninguém conhecia Jessie, só ela é que não sabia a identidade de AN e nem nós, os leitores, que ficamos no escuro procurando pistas assim como a protagonista e sendo confundidos também haha.
Mesclando uma história clichês a elementos interessantes como drama familiar, bullying, primeiros amores, como lidar com mudanças, amizade e planos para o futuro, temos uma leitura bastante instigante. Um livro tipicamente juvenil, que é tão bom, mais tão bom que encantará a todas as idades. Uma leitura gostosa, situações engraçadas, escrita leve, conexão imediata com os personagens, romance fofo, cativante e um desenvolvimento espetacular, assim é Três coisas sobre você.
Beijos e até o próximo post!
15 comentários
Oi oi!
ResponderExcluirTudo bem? Então, já vi algumas resenhas desse livro por aí e confesso que mesmo a maioria tendo sido bastante elogiosa, não me chamou atenção.
Fico feliz que tenha gostado da trama e que a amizade virtual tenha sido bem trabalhada. Meus dois melhores amigos conheci por conta da internet e não sei o que seria de mim sem eles. É legal que a história conte com elementos tão interessantes quanto os que citou, mas acho realmente que não vou ler.
Beijinhos - Jessie
www.paraisoliterario.com
Então, a sinopse dele não é nada atrativa.
ResponderExcluirO livro parece bastante interessante e bem escrito a partir dos quotes que você separou e pela sua resenha sobre ele.
Mas por enquanto o livro vai ter que esperar mais um pouco pra que eu o leia.
Mas de qualquer forma, grata pela sugestão!
Beijos e Sucesso!
Elziane Dias
Oiee ^^
ResponderExcluirEu vi tanta coisa boa a respeito deste livro que estou querendo lê-lo até agora! Adoro romances, principalmente os que acontecem de maneiras diferentes assim, e saber que a amizade entre as personagens foi muito bem construída, sem forçar, mas também sem ficar muito rasa, me deixou curiosa. Eu sempre acho um charme quando uma das personagens conhece a outra, mas o contrário não acontece!
MilkMilks ♥
Olá!
ResponderExcluirEu não conhecia esse livro, mas pude perceber por sua resenha que apesar dos dramas da vida da personagem não fica só nisso e por ter uma pincelada de romance já me animo para conhecer, principalmente os deusos hahaha
Beijos!
Camila de Moraes
Oi!
ResponderExcluirQuando esse livro foi lançado, li várias resenhas falando muito bem dele. E por causa disso, eu também comprei, mas ainda não consegui ler e nem sei quando vou conseguir, rsrs.
Pela sinopse, achei a história bem bonitinha e essa questão do amigo virtual, que a protagonista não sabe quem é e ainda a ajuda é bem interessante.
Talvez agora eu tente novamente a colocar na lista de futura leituras.
Bjss
http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/
Eu estou com vontade de me chutar!!! O motivo? Passei por esse livro diversas vezes uns meses atrás e ele estava por um preço muito em conta. Como não gostei da capa e nem do título simplesmente o ignorei. Mas depois da sua resenha acabei me arrependendo. :( Agora estou querendo reencontrar o livro e adquiri-lo. Apesar de não fazer muito o gênero de livro que costumo ler acho que seria uma boa leitura.
ResponderExcluirE embora eu não goste muito de histórias que colocam elementos modernos demais (prefiro troca de cartas do que de e-mails nos livros) ela acabou me lembrando um pouco o filme A Nova Cinderela.
Bjs!
Oie, tudo bom?
ResponderExcluirCaramba, nunca ouvi falar desse livro antes!
Amei a pr emissa, é aquele tipo de leitura gostosinha de se fazer. Adorei seu post, e já coloquei a obra na minha lista de desejos ♥
Ooi,
ResponderExcluirJá tinha visto esse livro por aí mas não tinha lido nenhuma resenha ainda. Gostei demais da proposta! Eu amo livros que abordam a amizade virtual, assim como "Aos Perdidos, com Amor" e também "Simon vc A Agenda Homo Sapiens".
Fiquei bem interessada, vou procurar comprar logo!
Beijos!
Olá!
ResponderExcluirAdorei a premissa dessa história, parece ser um daqueles livros adolescentes que a gente tem gosto de ler. É a primeira vez que leio a respeito, adorei!
bjs
Lucy - Por essas páginas
Muito interessante a trama abordar isso da amizade virtual. Amei conferir sua opinião sobre esse livro que eu confesso que comprei pela capa, haha. Espero gostar tanto quanto você.
ResponderExcluirOlá! Tudo bom?
ResponderExcluirAcho que já vi essa capa por ai, mas não cheguei a ver do que de fato se tratava a história. Amizade virtual é uma tema que gosto, pois foi muito importante na minha minha época de escola pois eu praticamente não falava e não gostava de socializar, então minhas amizades se resumiam nas virtuais e por elas eu consegui me abrir mais. Gostei dessa de não sabermos a identidade do AN, adoro esses mistérios haha ♥
Beijos
Eu li este livro ano passado e adorei. Achei leve, gostoso e ainda assim, dá oportunidade para reflexão. Sempre o indico também e gostei de saber que a leitura te satisfez também!
ResponderExcluirBeijos
Olá
ResponderExcluirNão conhecia esse livro e gostei bastante da capa. Parece ser um livro bem gostosinho de ler, leve e agradável, mas que te faz refletir tbm. Dica anotada
Beijos
Olá,
ResponderExcluirEsse livro está na minha lista por todas as opiniões positivas que leio sobre ele. Seguirei como você, com a expectativa sob controle para aproveitar a narrativa ao máximo. Espero terminar a leitura de forma positiva como você.
Bjim!
Tammy
Olá,
ResponderExcluirEu também me encantaria somente pela capa, mas a trama clichê apesar de trazer temas importantes como você citou, acabaria por me afastar da história.o. bom é isso mesmo, não ter muita expectativa assim acabamos por não nos decepcionar.
Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)