[Resenha] Indesejadas.
Título original: Askungar
Autor (a): Kristina Ohlsson
Editora: Vestígio
Ano: 2017
ISBN: 9788582863916
Sinopse: Uma garotinha desaparece de um trem com destino ao centro de Estocolmo. Em outra parte da Suécia, uma jovem vive oprimida pelo homem que um dia pensou ser seu príncipe encantado – e ela sabe melhor do que ninguém o motivo pelo qual a menina sumiu. A analista criminal Fredrika Bergman enfrenta dificuldades para ser aceita na equipe liderada pelo inspetor Alex Recht, que tem como braço direito o impetuoso investigador Peder Rydh. Fredrika, a única com formação acadêmica entre os policiais, trava uma difícil batalha para conduzir o caso por uma linha de investigação diferente daquela escolhida pelo restante da equipe. O caso ganha contornos dramáticos, e o que todos temiam não pode ser evitado. A equipe deve se apressar para chegar ao agressor antes que mais vidas sejam perdidas. Quanto tempo eles realmente terão até que o criminoso dê seu próximo passo?
"Isso não é verdade", pensou Fredrika. "Eu não sou fria, só estou perdida demais neste momento."
Sara Sebastiansson nunca imaginou que teria sua vida virada de cabeça para baixo. Estava a caminho de Estocolmo com a filha Lilian, o trem fez uma parada, ela aproveitou para fazer uma ligação. Como a filha estava dormindo não viu problema em deixá-la sozinha na cabine, o trem ficaria parado por dez minutos tempo suficiente para ligar e voltar. Mas, não foi bem assim que aconteceu.
Sara não conseguiu chegar ao trem a tempo, entrou imediatamente em contato com a estação para acusá-los da situação, enquanto pegava um táxi para chegar ao destino. Só que ao chegar na estação de Estocolmo não encontrou sua filha. A polícia foi acionada, começaram interrogando o funcionário que ficou com a responsabilidade de cuidar da criança, depois falaram com a mãe.
O trabalho da polícia fica ainda mais difícil quando outra criança desaparece, precisam lutar contra o tempo e encontrar a benção entres os desaparecimentos e as causas. Fredrika é uma civil, no início acreditava que trabalhar numa investigação não era algo que queria fazer, as pessoas julgavam-a de fria e cética, mal sabiam o quanto estava sendo difícil para ela fazer seu trabalho.
Para complicar ainda mais a situação, descobriram que a linha de raciocínio que seguiam era completamente errada, a pessoa por trás dos desaparecimentos estava tendo ajuda de outras pessoas. Uma ligação anônima e a princípio sem sentido, deixa os investigadores ainda mais confusos, será que o mistério não terá fim?
"E, por mais que médicos, psicólogos e os pais dedicados fizessem tudo para curar as feridas, havia cicatrizes psicológicas que nenhuma palavra ou tratamento médico do planeta seriam capazes de curar."
Como de hábito, não sabia nada sobre esse livro, ganhei ano passado num sorteio e achei a sinopse legal, comecei a ler. Chegou num ponto em que não conseguia largar, tenho dado sorte boa suspense que ando lendo. Foi um livro que me surpreendeu bastante, com certeza irei ler os outros dessa série, sobretudo quanto tem uma protagonista tão boa quanto Fredrika Bergman.
Repito o que disse lá no Instagram – senão seguem, sigam lá é @oculoselivros —, esqueçam isso de personagens bonzinhos, personagens malvados, a única exceção é a pessoa responsável pelos desaparecimentos, é claro. Os personagens que vamos encontrar aqui são humanos, por isso falhos. No começo, tinha muitos ataques raivosos quando Alex (chefe de Fredrika) e Peder (outro investigador) falavam Aldo machista, ficava para morrer, querendo jogar o livro longe. Não estou escrevendo que é aceitável esse tipo de comportamento, porém há uma nítida mudança nesses personagens no decorrer da trama, como disse antes Fredrika é civil, essa era a razão maior para serem implicantes e arrogantes com ela. Gostei muito do desenvolvimento desses dois personagens em particular, por mudarem de forma realista e logo no primeiro livro.
Fredrika é um enigma a ser desvendado , não fala sobre sua vida particular, demonstra uma coisa quando está sentindo outra. Aos poucos, mas, bem aos poucos mesmo, iremos descobrir mais informações sobre ela, e o que muitos encaram como frieza é apenas a maneira que ela encontrou para se proteger. Espero conhecer ainda melhor e mais profundamente essa personagem.
Logo de cara temos noção do que aconteça com as crianças desaparecidas, entretanto não sabemos os porquês e comos, e aí é que os investigadores entram, tornando as coisa mais intrigantes, eles não sabem o que houve, estão no escuro e precisam correr para capturar um possível suspeito. O leitor fica bem aflito, confesso, é fácil juntar as peças que faltam por temos informações que os personagens não tem.
A autora manteve um ritmo muito legal em sua narrativa, explorou o mistério e a vida dos personagens, focando nos três principais investigadores Alex, Fredrika e Peder. A narrativa é em terceira pessoa, o interessante é que a primeira "visão" que temos é a do possível suspeito e ficamos O QUÊ?, como assim? Além disso, é um livro muito fluído, com toda a agitação que a história possui se tornar uma leitura muito rápida.
É um livro que recomendo para aqueles que gostam e até para quem não gosta de suspense, é uma história que foi construída de maneira excelente, teve um desenvolvimento ainda melhor. É uma leitura envolvente, fácil de captar nossa atenção e despertará muitas emoções no leitor.
"Num momento parece que está tudo bem, que sabemos onde estamos pisando, mas no outro o gelo cede e afundamos na mais insondável escuridão."
Beijos e até o próximo post!
16 comentários
Olá! Achei a premissa deste livro muito interessante, não conhecia o livro ou autor e fiquei muito curiosa com a história! Amo suspenses e thrillers, e quando tem um psicopata envolvido, acho ainda melhor.. Gostei muito da premissa dos desaparecimentos e do modo como a história gira em torno desses investigadores e da investigação em si. Espero poder ler muito em breve! Obrigada pela dica!
ResponderExcluirBjoxx - Aline
Deve dar um frio na barriga, uma sensação de saber o q vai acontecer no próximo acontecimento do livro. Tutu paum. Gosto desse suspense e principalmente da parte lógica e racional nesses tipos de narrativa. Sucesso bff.
ResponderExcluirParece ser uma leitura eletrizante eo fato dos personagens se desenvolverem bem durante o enredo é muito bom. Ainda que seja fácil juntar as peças, o livro tem tudo para me agradar bastante, pois eu adoro um bom suspense e quanto mais afita ficar melhor. Então vamos deixar essa recomendação anotada.
ResponderExcluirAbraços.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com/
Oi oi!
ResponderExcluirTudo bem? Nossa fiquei vidrada aqui enquanto lia a resenha e estou mega curiosa a respeito das coisas que você não contou sobre essa trama! Sério, Indesejadas parece ser um desses livros que é difícil até se lembrar de respirar enquanto estamos lendo!
Com certeza foi para a minha wishlist e com certeza pretendo ler em breve já que estou, de fato, nessa vibe de suspenses no momento!
Beijinhos - Jessie
www.paraisoliterario.com
Ahh, li esse livro quando era a capa antiga ainda, e eu amei a leitura. Adoro esse tipo de leitura, e essa me surpreendeu ainda mais. É eletrizante do início ao fim, o suspense é muito bom!
ResponderExcluirbeijos
www.apenasumvicio.com
Oi!
ResponderExcluirEu tenho esse livro (com a capa antiga), mas ainda não consegui ler.
Adoro tramas policiais (é um dos meus gêneros favoritos) e a sinopse desse me deixou muito curiosa sobre o caso.
Gosto muito como os escritores suecos (e nórdicos) constroem os seus personagens e o crescimento que quase eles têm.
Depois da sua resenha, tem muita chance de eu passar ele na frente, rsrs.
Bjss
http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com
Li esse livro ajo passado e me envolvi completamente com a história. Alex no início realmente dá nos nervos. Adorei toda a trama, as pistas e personalidade dos personagens ao final.
ResponderExcluirBjim!
Tammy
Olá!
ResponderExcluirSou a louca do suspense, então, quando comecei a ler sua resenha, fiquei mega intrigada para ler esse livro. Não preciso nem dizer que AMEI quando li que os personagens são humanos e, portanto, falhos. Estou buscando, cada vez mais, isso nos livros e fico mega contente quando isso acontece. Fiquei intrigada para ler esse livro e vou super anotar a dica.
Beijos
Essa série já está na minha lista de futuras leituras!
ResponderExcluirSou completamente louca por thrillers, especialmente os psicológicos, mas se for suspense já está valendo. Fiquei muito interessada na série quando ouvi falar dela pela primeira vez. Meu único receio com Indesejadas é o fato de envolver crianças. Não gosto muito quando as vítimas são crianças. Isso me abala mais profundamente. Me faz mal. :(
Bjs!
Oi.
ResponderExcluirNão conhecia esse livro ainda. Até confundi a capa com outro. Também nunca tinha ouvido falar do autor, mas parece que o livro tem uma premissa bem legal. Não sou tão fã assim do gênero, mas este conseguiu chamar a minha atenção. Vou deixar o nome do livro anotado para quando surgir uma oportunidade de comprar.
Amei conferir sua resenha sobre esse livro, eu ainda não sabia nada sobre ele mas já fiquei curiosíssima para descobrir se a mãe reencontrará o bebê.
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas fiquei curiosa com essa premissa. Eu gosto de enredos de investigação e policial, ainda que não tenha oportunidade de lê-los tanto quanto gostaria, então gostei do que falou sobre esse, especialmente a ressalva sobre, exceto o autor dos desaparecimentos, todos os personagens terem iguais cargas de acertos e erros, como os humanos que são e portanto tem falhas eventuais. Valeu a dica!
Beijos,
Sâmmy
Olá!
ResponderExcluirJá tinha visto esse livro por ai, mas até então não sabia sobre o que se tratava. Gostei do desenrolar e o rumo que a trama toma e por ser um suspense fico com bastante curiosidade pra conhecer.
Beijos!
Camila de Moraes
Olá!
ResponderExcluirBom que é uma história bem construída e que a a autora conseguiu manter um ritmo legal na narrativa e explorou mistério na vida dos personagens. Não conhecia esse livro e a primeiro momento não sei se pegaria para ler, mas a sua resenha está despertando um certo interesse. Acho bom quando um livro nos faz ficar nos perguntando coisa do tipo " o quê? como assim?". Haha' Beijos'
Oie.
ResponderExcluirEu não conhecia esse livro, mas adoro um suspense de vez em quando, portanto, anotei a dica por aqui. Um ponto que gosto, é quando os autores conseguem explorar bem a história/desenvolver o mistério e os personagens e acho que aqui tem muito disso.
Parabéns pela resenha!
beijos :)
Oie, tudo bom?
ResponderExcluirGente, como eu nunca tinha ouvido falar desse livro antes?
Amei! Adoro tramas de desaparecimento e essa corrida contra o tempo para descobrir o responsável. Já adicionei na minha lista de desejos ♥
Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)