[Resenha] Coração de Aço.
Título original: Steelheart
Autor (a): Brandon Sanderson
Editora: Aleph
Ano: 2016
ISBN: 9788576573463
Sinopse: Tudo começou com Calamidade, que surgiu nos céus como uma estrela de fogo, e que ninguém sabe o que é realmente: seria algo alienígena, ou então um experimento do exército norte-americano? Seus efeitos, entretanto, podem ser sentidos algum tempo após seu surgimento: pessoas comuns passam a ter poderes que desafiam as leis da física e da lógica. Parece que uma nova era está para surgir. E surge: os nomeados Épicos não apenas se tornam poderosos, mas também ganham uma sede insaciável de poder e parecem perder toda sua humanidade no processo, deixando o resto da população à mercê de suas vontades e caprichos. Dentre eles o mais poderoso é Coração de Aço, um ser invulnerável a qualquer tipo de ataque e com capacidade de manipular e transformar objetos inorgânicos em metal, que decide tomar a cidade de Chicago e ali estabelecer seu império. Dez anos se passam e os Épicos governam com poder absoluto, com todos os direitos e nenhum dever, se apossando de tudo o que querem a seu bel-prazer, e matando aqueles que ousam desafiá-los. Não existe nada e ninguém que possa impedi-los. A exceção a essa regra são os Executores, humanos normais, munidos de tecnologia de ponta que se utilizam de táticas de guerrilha para derrubar e matar o maior número possível de Épicos. O sonho de David, um jovem criado em um orfanato/fábrica de Nova Chicago é juntar-se aos Executores e destruir Coração de Aço, o homem que matou seu pai e mudou sua vida para sempre.
"As pessoas se adaptam. É o que fazemos."
David presenciou o pai ser morto por um Épico, no caso Coração de Aço, o maior Épico existente. Criou um plano de vingança contra todos os Épicos, descobriu sobre um grupo chamado Executores que mata Épicos pequenos, na tentativa de dar uma aliviada para o restante da população.
Numa Chicago futurista, Grande Transfersão transformou parte da Cidade Velha em aço sólido. Enquanto se planejava para vingar a morte de seu pai, David trabalhava na Fábrica, mas ao atingir a maioridade foi dispensado do trabalho, como imaginava integrar os Executores, economizou dinheiro para não precisar trabalhar imediatamente.
Seu primeiro encontro com os Executores foi emocionante, pois foi durante um dos ataques contra um Épico, enfiou-se no meio da ação e quase foi abatido, no último momento conseguiu ajudá-los, por isso foi levado para interrogatório. Depois de inúmeras explicações, David é liberado, porem permanece na sede dos Executores, porque quer tornar-se um deles. Seus anos de planejamento e dedicação finalmente está lhe rendendo frutos.
O trabalho dos Executores não é fácil, por melhor que sejam suas intenções, os obstáculos são maiores, por este motivo precisam escolher muito bem suas batalhas, David está prestes a descobrir isso.
"Do jeito que o mundo estava ultimamente, você fazia o que precisava para sobreviver."
Decidi me aventurar por outros gêneros esse ano, gosto de ficção científica, só que não leio tantos livros quanto gostaria. Sou muito acostumada com romance, então estranhei essa leitura um pouco no começo, no fim achei muito interessante.
David é alguém tão determinado que passa dos limites em algumas situações, é um pouco ingênuo, inteligente, focado demais. Achei curioso como ele segue sua intuição e instintos, é aplicado, tem facilidade em aprender, surpreendendo os personagens e a nós também.
Megan é super desconfiada, dedicou-se tanto a causa dos Executores que sente medo que David estrague as coisas com seus planos grandiosos. Os outros integrantes dos Executores são legais, mas existem coisas sobre eles que não são revelados, então não me estenderei sobre suas características, pois sinto que não foi tudo revelado sobre eles nesse livro, acredito que tem muito mais coisas a serem contadas.
Tem 5% de romance no livro, no entanto não é algo que podemos dizer que é abertamente um relacionamento, é verdade que faíscas não faltam quando David é Megan estão no mesmo local, todavia não há oportunidade para um desenvolvimento maior, como disse o foco do livro não é o romance (nem chega perto). É impossível não querer saber mais sobre o futuro desses dois, já que a tensão é enorme.
O desfecho dessa história foi cheio de surpresas. Segredos foram revelados, a única coisa que eu conseguia expressar era choque. Algumas das revelações ficaram subentendidas desde a metade do livro, no entanto saber o motivo e como foi feito deixam o leitor perplexo. Foi uma ideia sensacional do autor, uma sacada muito inteligente e ele soube executa-lá com maestria.
Um primeiro livro que introduziu o leitor de maneira satisfatória no universo dos Executores x Épicos. Confesso que não foi uma leitura que me prendeu de cara, contudo com o decorrer dos acontecimentos, me senti envolvida e curiosa para saber mais e mais sobre a trama. Quem já está acostumado com o gênero, com certeza, terá um aproveitamento melhor da leitura.
Apesar de em certos momentos a leitura ficar mais lenta, é impressionante a riqueza de detalhes, era como se estivesse assistindo um filme de ação de tão eletrizante que a história se tornou. No quesito desenvolvimento esse livro é espetacular, teve uma construção cuidadosa e Sanderson trabalhou bem os elementos inseridos no enredo. É uma leitura marcante, intrigante, com personagens misteriosos, muitos segredos, mentiras e intrigas, um universo fantástico maravilhoso a ser explorado, tem uma vibe parecida com os X-mens.
Beijos e até o próximo post!
15 comentários
Não conhecia esse livro e agora estou muito curioso. A história deve ter muita ação e aventuras. Anotei o nome da obra. Meu primo irá gostar muito, passarei para ele também.
ResponderExcluirGustavo
http://www.leituraenigmatica.com
Não conhecia o livro e fiquei interessada, mesmo essa ficção científica tem um pé em distopia, achei a história tentadora.
ResponderExcluirAmo ação e acredito que tem escrita é uma leitura gostosa de se fazer.
Outro ponto que chamou atenção é o pouco romance, hahahaha adoro livros que não tem muito disso não
Oi!
ResponderExcluirEu já tinha lido alguns comentários positivos sobre essa série e apesar de estar tentando ler mais ficções científicas, esses livros nunca me interessaram demais.
E me pareceu um pouco confuso, pois é uma ficção científica com um pouco de distopia, e ainda parece que tem um pouco de super-herói.
Mas achei legal o autor não ter focado muito no romance. Existem tanto livro que não precisava do romance e o autor força um lance...
Bjss
http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/
Eu sempre amei ficção científica e essa série é uma das que está na minha lista de desejos. Só escuto maravilhas sobre esse autor dos fãs do gênero e estou animadíssima para conhecer o trabalho dele!!
ResponderExcluirBeijos
Camis - blog Leitora Compulsiva
Eu também tenho tentado me aventurar em generos diferentes esse ano e Coração de Aço é um dos livros que está na minha lista de leituras porque foge totalmente do que estou habituada, fico feliz em saber que o livro te agradou e o final é surpreendente, me deixou ainda mais animada pra ler!
ResponderExcluirConfesso que esse não seja o tipo de livro que me chama atenção, mas com certeza agrada meu marido e filho, ainda mais pelas surpresas no desfecho e a trama eletrizando, sem dizer que essa atmosfera X-mens é um outro atrativo.
ResponderExcluirAbraços.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com/
Eu não sou muito de livros de ficção científica e nem de fantasia. E mesmo que você tenha considerado uma leitura agradável, embora não tenha te prendido de cara, eu não desejo lê-lo. Não despertou meu interesse.
ResponderExcluirNão tenho me prendido a um único gênero e até me aventuro por algumas ficções científicas, mas esse livro nem sequer conseguiu chamar minha atenção, infelizmente. :( Nem mesmo pelo romance entre os personagens, uma vez que não é o foco da história.
Bjs!
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirNão curto muito livros de ficção científica, fantasias e tals, então acho que não é uma leitura para mim. No entanto, curti saber que apesar do início lento, a leitura acabou te prendendo e que o mesmo é cheio de surpresas e lembra um pouco X-mens.
Parece ser uma ótima pedida para quem curte o gênero! ♥
Beijos!
Olá!
ResponderExcluirA capa é bem interessante, mas esse universo de ficção científica com uma mistura que lembra histórias do tipo mutantes, não faz meu estilo pra leitura.
No entanto, achei interessante suas considerações e vou recomendar para os amigos.
Beijos!
Camila de Moraes
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirConfesso que eu sou do team romance e eu me aventurar em ficção científica é quase impossível. Porém,amei a sua resenha e saber que esse livro tem uma pegada x men me deixou empolgada haha
Beijos
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu também não tenho o hábito de ler ficção científica, mas fiquei muito curipsa para ler este livro. Nunca li nada do autor, mas sei que ele é bastante elogiado. Achei a premissa desse livro muito boa e parece que o enredo foi desenvolvido de maneira muito inteligente pelo autor. Além disso, saber que o final é surpreendente e bem construído me motiva ainda mais.
Adorei sua resenha e espero ler este livro em breve.
Beijos!
Olá,
ResponderExcluirnão sou muito de ler livros do gênero, mas não descarto a possibilidade de dar uma chance. Tenho lido muitos elogios a esse livro no entanto ainda não fiquei interessada o suficiente, mesmo assim estou anotando todas as características da história que me agradam, a construção da história e o desfecho, sendo as principais delas.
Abraços!
Nosso Mundo Literário
Acho digo quando nos aventuramos em gêneros diferentes do que estamos acostumados e ficão cientifica é algo que não leio muito mas tenho curiosidade. Acho que este livro aqui me prenderia bem pelos detalhes e já quero ler.
ResponderExcluirbeijos
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirEu mal vi resenhas deste livro, mas só de ler que é uma ficção científica acaba batendo aquela vontade de fugir, rs. Não consigo me acostumar às obras do gênero. E com essa capa, jurei que era algo a ver com Batman ou Super-homem. Fiquei chocada em não ser, rs.
Beijos
@blogodiariodoleitor
Oi.
ResponderExcluirEu gosto de ficção científica, mas, como você, estou mais acostumada com romances no momentos. Posso dizer que eles se tornaram minha zona de conforto. Gostei da descrição da sua resenha e fiquei curiosa com o enredo. Pretendo ler.
Beijos.
Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)