[Resenha] Crave a marca.
Título original: Carve The Mark
Autor (a): Veronica Roth
Editora: Rocco
Ano: 2017
ISBN: 9788579803284
Sinopse: Num planeta em guerra, numa galáxia em que quase todos os seres estão conectados por uma energia misteriosa chamada “a corrente” e cada pessoa possui um dom que lhe confere poderes e limitações, Cyra Noavek e Akos Kereseth são dois jovens de origens distintas cujos destinos se cruzam de forma decisiva. Obrigados a lidar com o ódio entre suas nações, seus preconceitos e visões de mundo, eles podem ser a salvação ou a ruína não só um do outro, mas de toda uma galáxia. Primeiro de uma série de fantasia e ficção científica, Crave a marca é aguardado novo livro da autora da série Divergente, Veronica Roth, que terá lançamento simultâneo em mais de 30 países em 17 de janeiro, e surpreenderá não só os fãs da escritora, mas também de clássicos sci-fi como Star Wars.
"Ás vezes, é fácil ver por que as pessoas se transformam no que são."
Ákos Kereseth é de uma família rica de Thuvhe — também conhecido como planeta do gelo —, mas o que restante destaca seus familiares dos demais são as fortunas que os integrantes da família Kereseth possuem. Ele desconhece sua fortuna ou a dos irmãos, porém sabe que deve ser algo importante pelo modo como terceiros falam de sua vida. Além disso, Sifa (mãe de Ákos) é uma oráculo, o que faz muitos colocá-la num pedestal.
Ákos estava na escola, quando de repente as luzes se pagaram e o silêncio dominou o local, ele vai em direção ao corredor para saber o que está acontecendo e vê que Ori, melhor miga de seu irmão, é arrastada pela tia em busca de um local seguro. Ele, então, corre e vai buscar sua irmã e no meio do caminho encontra o irmão, Eijeh, e o diretor da escola, se abrigam na sala do diretor até que o pai deles vai buscá-lo.
São levados para casa, no entanto ao entrarem se deparam com soldados Shotet — inimigos do povo Thuvhe. Eles são imobilizados e tentando salvar a vida dos filhos, o pai acaba sendo espancado, ao ver essa cena Ákos se enche de fúria, mas é pequeno e não tem treinamento suficiente para combater os soldados.
Tanto Ákos, quanto Eijeh são levados até o planeta Shotet. Lá, eles são separados e Ákos é preparado para se tornar um soldado. Ele finalmente descobre qual é sua fortuna, contudo o que descobriu não é nem um pouco satisfatório. O encarregam de cuidar para que Cyra Novaek não sinta dor, já que o dom da corrente de ambos não afetam um ao outro. Essa convivência forçada vai ser mais tensa do que esperavam.
"Era como se ele tivesse entrado em mim enquanto eu estava mudando; ele viu mais do que eu jamais deixei as pessoas verem."
Eu sou o tipo de pessoa que gosta de livros que a maioria das pessoas não gostam, estava até conversando sobre isso com uma amiga recentemente. Não cheguei a ler nenhuma resenha desse livro, mas, ouvi comentários bem negativos sobre a história, entretanto é aquela coisa né, o que não agrada a alguns pode agradar a outros. Foi o que aconteceu com esse livro, gostei muito!
Eu sempre procuro ser vaga em minhas resenhas, pois tenho tendência a me empolgar e escrever (falar) demais. Essa resenha está extremamente vaga, acho que o legal desse livro é o leitor ir descobrindo as coisas junto com os personagens.
Ákos é um personagem muito interessante, o livro tem alguns pulos no tempo, aí no começo do livro vemos um garotinho tímido, que cora com tudo, pequeno e que não consegue olhar nos olhos das pessoas, o Ákos que surge do meio para o fim do lido está completamente mudado. Está mais forte, ganhou corpo e suas atitudes mudaram bastante.
Cyra é uma pessoa mal interpretada na história, o dom da corrente dela é algo que fascina e que ao mesmo tempo provoca medo. Ela vive com um enorme peso nos ombros, por causa de uma situação infeliz que ocorreu no passado, seu irmão só piora as coisas para ela. Cyra não é o monstro como muitos pensam que ela é, mas também não é a mocinha indefesa que muitos acreditam que ela seja. Ela é super inteligente, habilidosa e determinada.
Tive um sério problema com os oráculos dessa história, não simpatizei com eles e achei-os muito manipuladores e mentirosos. Ryzek, irmão de Cyra, foi outro que me causou raiva, entendo que ele teve uma péssima criação. Mas, né, vamos ser mais maleável.
O romance nesse livro é incrível! Tipo um Romeu e Julieta intergalático e sem todo aquele drama de suicídio haha. Sério! Achei fantástico o cuidado da autora na hora de desenvolver esse relacionamento, foi algo que se construiu pouco a pouco, e que se consolidou de maneira muito natural e bonita. Foi legal vê-los passarem de desconhecidos que se odiavam a amigos a algo mais. Além do que, o modo como um apoiava o outro é de suspirar.
O começo do livro é um pouco parado. Contudo, depois da página 75 a história decola. Acredito que o início seja assim, por causa da apresentação, a autora não poderia só jogar a história e não dar uma explicação plausível aquilo, tem todo um (ou vários) motivo por trás.
A construção, a narrativa, a escrita cativante de Veronica tornam Crave a Marca um livro maravilhoso de se ler. É uma leitura dinâmica, que flue muito bem, envolve, encanta e traz a sensação de que poderíamos ser amigos dos personagens e viver as mesmas aventuras. Foi uma leitura que adorei fazer, mal posso esperar para saber qual será o futuro desses personagens (alguns) que me fizeram torcer, me angustiar e me alegrar com suas conquistas.
Beijos e até o próximo post!
37 comentários
Oiii linda, tudo bem?
ResponderExcluirInfelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse, mas gostei muito de saber a sua opinião, sua resenha ficou ótima e tudo sendo da Veronica vai fazer muito sucesso.
Beijinhos
Oi tudo bem?
ResponderExcluirAcredito que mesmo que você tenha gostado do livro acredito que a leitura não me agradaria tanto assim então eu dispenso a dica - por enquanto. Mas também acredito que cada livro tenha seu leitor.
Beijos
Oi,
ResponderExcluirFico feliz de saber que você gostou do livro infelizmente lendo sua resenha não fiquei interessada em ler, não sou muito fã de fantasia e se o livro decola só depois da página 75 já terei largado a muito tempo. Fica para próxima.
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
https://leiturakriativa.blogspot.com.br
Gostei da descrição do tipo de romance que tem no livro,parece ser uma leitura rápida e gostosa e cá entre nós, é sempre bom suspirar com o casalzinho.
ResponderExcluirUma ótima dica, anotadinha.
Feliz Halloween
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/
Oi.
ResponderExcluirNunca li nada dessa autora, mas quero muito ler. Acho que esse será o único livro dela que pretendo ler por enquanto. gostei do enredo e ele parece ser ótimo. Como não consegui lê-lo este ano, tentarei no próximo. Será uma meta minha.
Beijos.
Olá
ResponderExcluirEu não li a outra série dessa autora e foi mesmo opor receio. A premissa inicial daquela série era bem neutra mora mim e depois teve a febre o que fez eu me desenteressar mais ainda. Essa obra tem uma pegada talvez mais interessante, mas eu passo a dica de hoje. Até mas ver
Olá!
ResponderExcluirEsse livro é muito interessante. Quando fiz a leitura curti bastante e a escrita da Veronica é boa e cumpre bem o papel.
Sem dúvidas a boa dica de leitura.
Beijos!
Camila de Moraes
oii *-*
ResponderExcluiresse livro ta na lista faz um bom tempo mais nunca peguei pra ler , conheço a escrita da autora pela serie divergente e gostei muito darei uma oportunidade pro livro.
bjs
Não tive nenhum contato com a autora. Sei que ela ficou muito famosa por Divergente, mas como eu já havia lido - e gosto demais - de Jogos Vorazes, e muitas pessoas dizem que as duas obras são muuuito parecidas, fiquei com um pé atrás. Mas acho que com esse livro não terei problema algum, já faz algum tempo que quero lê-lo mas ainda não consegui adquirir ele haha Mas adorei ler sua resenha. É ótimo quando conseguimos nos conectar com os personagens.
ResponderExcluirhttp://anneandcia.blogspot.com.br/
Olá, tudo bem? Gente, até eu que não sou uma super fã de fantasia fiquei curiosa para ler esse livro. Parece ser uma história bem interessante, adorei tua resenha e com certeza vou ler!
ResponderExcluirBeijos,
https://duaslivreiras.blogspot.com.br/
Heiii, tudo bem?
ResponderExcluirEStou curiosa pra ler o livro novo da Veronica Roth, amei a sinopse e a capa e depois de ler a resenha, animei a saber mais ainda do livro.
Tb nao ligo pra as opinioes dos outros e leio coisas que ninguem fala bem, e acabo amando hahaha.
VOu ver se leio logo pra ver de qual lado eu sou.
Beijos.
Livros e Sushi • Facebook • Instagram • Twitter
Não li nada da autora ainda e foi muito bom conhecer um pouco mais deste livro. Não imaginava que pudesse ter uma pegada mais Romeu e Julieta... Gostei.
ResponderExcluirBjs, Rose
Oi, tudo bom?
ResponderExcluirNunca li nada da autora e vi bastante divulgação desse livro na época do lançamento. Acho a capa lindíssima, mas não sei se leria. A premissa não me atraiu muito. Adorei sua resenha.
Até mais o/
hahaha por vezes tb tenho a impressão que nunca gosto do que o povo lê e vice-e-versa hahahaah
ResponderExcluirpena o inicio dele ser meio parado, mas de qualquer maneira, a leitura valeu a pena pra vc, ne?
bj,Thay ^^
Eu tentei ler Divergente e não consegui me adaptar à escrita da autora, eu ainda não conhecia esse livro dela, mas só do começo ser parado eu já me desanimo. Acho que eu tentaria terminar de ler a série Divergente e depois leria esse.
ResponderExcluirOie!
ResponderExcluirEu ainda não li a história, mas estou bem curiosa. Bom ter avisado sobre o inicio um tanto lento, assim eu não me desanimo durante a leitura. Gostei muito da sua resenha, fiquei bem curiosa.
Bjks!
Histórias sem Fim
Oi, tudo bem? Fiquei interessada no livro, pois conheço a autora. Apesar de não ter passado do primeiro livro de Divergente (a Tris é muito chata, me perdoe hahaha), fiquei querendo conhecer as personagens desta história. Espero que a garota não seja tão insuportável quanto a Tris haha. Dica anotada! :)
ResponderExcluirLove, Nina.
http://ninaeuma.blogspot.com/
Não é uma história que me atrai, para falar a verdade. Mas talvez mude de ideia no futuro. Amei conhecer um pouco mais da leitura através do seu post.
ResponderExcluirBeijos
Mari
Pequenos Retalhos
Oi Thayenne, gostei de saber que o livro é dinâmico e como ainda não li nada da autora é uma dica legal começar por este livro que tanto agradou você. Adorei a sua colocação de romance tipo Romeu e Julieta intergalático e fiquei curiosa para saber como o romance acontece.
ResponderExcluirBjo
Tânia Bueno
Oie amore,
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas já me apaixonei por essa capa, que coisa linda!
Dica anotada!
Beijokas!
Blog Faces de Uma Capa
Hey amore, tudo bem?
ResponderExcluirSabe que eu também costumo ser "do contra" e gostar de livros que as pessoas não gostam? Esse livro está na minha lista de desejados, mas eu estava com receio, pois, até então, só tinha ouvido coisas negativas. Sua resenha veio me mostrar que o livro pode funcionar diferente pra mim e isso é muito legal. Fiquei intrigada para saber o que a autora desenvolveu e vou super anotar a dica.
Beijos,
http://www.umoceanodehistorias.com/
Olá! Menina soou como você, quando todo mundo está amando eu ainda nem li ou li e não gostei. A sua resenha foi a primeira que me fez ter vontade de ler esse livro, fiquei curiosa demais para conhecer a história, beijos!
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirAcredita que eu estou com esse livro parado na estante desde março, porque fiquei com medo de ler. Foi uma enxurrada tão grande de resenhas negativas que deixei de lado haha.
Então, preciso dizer que sua resenha me trouxe um certo alívio, pois reascendeu a esperança de que eu não tenha jogado dinheiro fora quando comprei esse livro. Adorei saber que o romance do livro é bem construído, com uma evolução gradual. Além disso, apesar do começo meio parado, também acredito que isso seja em função da necessidade de apresentar o universo em que a trama se passa e ambientar o leitor, como você falou.
Adorei sua resenha e fiquei mais empolgada para ler o livro. Espero ser surpreendida positivamente por ele.
Beijos!
Olá, tudo bem esse livro não me atrai não é do meu gênero literário favorito então eu passo a dica dessa vez
ResponderExcluirNão sou de ler fantasia, mas este eu leria por causa da autora, porque amei os filmes da serie Divergente, exceto e´claro, o último lançado. Já li resenhas positivas e negativas deste livro aqui e estou curiosa por causa desta divisão de opiniões.
ResponderExcluirMEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Olá,
ResponderExcluircomo não querer esse livro depois dessa resenha,hein? Eu fiquei bem curiosa por ele na época do lançamento mas foram tantas resenhas negativas que acabei desanimando bastante, agora estou realmente tentada a dar uma chance a história e devido a tudo que você descreveu eu acredito sinceramente que posso vir a gostar da história.
Abraços!
Nosso Mundo Literário
Oi,
ResponderExcluirLi esse livro e até hoje não entendi os pontos negativos levantados, inclusive sobre o livro ser racista. Gostei bastante da história e fiquei feliz com a sua resenha. :)
beijos
É um livro que tenho vontade de ler e to com medo pois criei muita expectativa nele. Adorei a sua resenha.
ResponderExcluirBjs
Suka
http://www.suka-p.blogspot.com.br
Me arrependi de não ter solicitado esse livro sim ou claro? Não imaginava que tinha romance nessa história! Agora estou me mordendo de vontade de ler. Sua resenha não foi nada vaga, muito pelo contrário, me deu informações suficientes para querer ler a obra;
ResponderExcluirOlá :)
ResponderExcluirRealmente vi algumas resenhas negativas sobre essa trama, mas a sua me deixou curiosa. Gosto de ver força em personagens fortes, ainda mais quando a motivação é familiar. Interessante observar o romance nascendo, especialmente por ter uma pegada Romeu e Julieta.
Adorei sua resenha.
Um beijo,
www.segredosentreamigas.com.br
Olá
ResponderExcluirAdorei a sua resenha.
Já tinha muita vontade de ler esse livro,agora, ao ler sua resenha essa vontade triplicou! Gostei demais de saber desse romance maravilhoso e da força dos personagens.
Dica anotada.
Beijos
É a primeira vez que eu vejo a resenha desse livro e se ele for do nível de Divergente, tenho certeza que vai implacar muitos leitores. Em relação a uns gostarem e outros não é super normal, séries como Crepúsculo, 50 tons entre outros sempre tiveram essa situação de amor e ódio.
ResponderExcluirAchei o enredo legal, pois é bem diferente do que se vê por ai. Nesse mundão literário é tanta coisa com a mesma idéia que vc acaba não despertando interesse em ler.
Adorei a sua resenha. Beijos
Crave a marca tem uma relação de amor e ódio com o público.
ResponderExcluirUns amaram, outros detestam. Eu não li, e meio que fui com o povo do 'Veronica se perdeu.'
Mas sua resenha me fez rever as especulações.
Que bom que o livro falou assim com você.
Beijos
www.manuscritoliterario.com.br
Ainda não tinha visto nada sobre esse livro. Mas gostei do enredo dele. Posso até não vir a gostar de como as coisas são retratadas, mas do enredo como um todo adorei. Vou incluir esse livro na minha lista de futuras leituras. Tomara que eu não me decepcione.
ResponderExcluirEu estava super empolgada pra ler esse livro quando lançou, mas ganhei meeeeeeses depois e minha vontade esfriou bem, tanto que ele está empacado na estante.
ResponderExcluirmas gostei de saber pela sua resenha que é um ótimo livro e que de um certo ponto pra frente ele é muito flúido, acho que vou colocar como meta pra 2018 :P
Olá!
ResponderExcluirEu conheci a escrita da autora com Divergente e amei, então quando fiquei sabendo desse livro eu fiquei louca para ler também, mas acabou que não consegui até agora. De fato vi muitos comentários negativos, mas essa sua resenha me animou demais e quem sabe essa não seja uma das minha próximas leituras?
Beijos.
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirNunca li nada da autora, acredita? rs Mas fiquei curiosa com esse romance que é meio que um Romeu e Julieta intergalático, além da construção da obra que parece ser bem interessante! rs
Sobre gostar dos livros que ninguém gosta, bem, também sou assim! E adoro quando tá todo mundo malhando um livro e eu gosto, porque essa é a magia né? Um livro sempre vai ser bom ou importante para algum leitor e ruim para outro ♥
Adorei a resenha, não achei vaga rs
Beijos!
Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)