[Resenha] Private.

by - 20:00



Título original: Private
Autor (a): James Patterson e Maxine Paetro
Editora: Arqueiro
Ano: 2012
ISBN: 9788580410532

Sinopse: Jack Morgan é dono da Private, a melhor agência de investigações que existe, com escritórios em vários cantos do planeta. É a ele que os homens e as mulheres mais influentes do mundo recorrem quando precisam de total eficiência e máxima discrição. A agência é o único recurso quando a polícia não pode fazer mais nada. Enquanto Jack e sua equipe investigam o assassinato de 13 garotas, surgem dois outros casos, bem mais pessoais. Fred, tio de Jack, procura-o pedindo ajuda com um escândalo financeiro que pode destruir a liga profissional de futebol americano. E a esposa do melhor amigo de Jack, Andy Cushman, é encontrada morta. Com a Private, nenhum caso fica sem solução. Os três mistérios parecem insolúveis, mas Jack conta com os melhores investigadores e com o que há de mais avançado em tecnologia – recursos que, muitas vezes, não estão à disposição da polícia. Além disso, a agência não responde a instituições oficiais, portanto, nem sempre precisa jogar de acordo com as regras.

"Imagens se sucediam como rajadas de metralhadora. Eu havia reprimido a verdade para me proteger. Agora não tinha onde me esconder. Não era quem eu acreditava ser."

Jack Morgan é o dono da conhecida Private, uma empresa de investigação particular, que vem sendo muito requisitada. Localizada em Los Angels, a Private tem excelentes profissionais como funcionários. Ultimamente a demanda por seus serviços teve uma grande alta, e Jack teve que selecionar com muito cuidado quais os casos que pegaria, além de não querer se envolver com as "pessoas erradas".

O primeiro caso se trata da morte de várias adolescentes do sexo feminino no período de um ano, obviamente desconfiaram de um possível serial killer, no entanto o modo operante mudava a cada nova vítima. A responsável principal por esse caso é a psicóloga Justine, ela trabalha diretamente com a polícia — de modo voluntário, a Private não está recebendo por isso — e com as cenas dos crimes, na tentativa de levantar o perfil do suspeito.

O segundo caso é a morte de Shelby, esposa de Andy e amiga de Jack de longa data. Ela tinha se casado recentemente, não tinha empregos ou filhos, era considerada uma boa pessoa. Como era de se esperar a culpa da morte caiu sobre Andy, Jack está tentando inocentar o amigo e descobrir o que aconteceu com Shelby.

No terceiro caso, Fred Kreutzer, tio é quase um pai para Jack, junto com outros colegas (e grandões) do futebol suspeitam de fraude nas apostas, como não tem provas, contratam a Private para descobrir o que realmente está acontecendo e impedir que isso vaze custe o que custar.


O mais impressionante neste livro é como os autores conseguiram desenvolver três histórias em apenas 207 páginas. Os resultados em si não eram tão surpreendentes, até porque em alguns dos casos o leitor já sabia quem estava por trás de tudo, o negócio mesmo era provar quem era os culpados e isso foi determinante para considerar o livro ótimo.

Jack Morgan é uma pessoa que vive com um grande dilema, ele serviu ao exército por muito tempo e só saiu após um grande acidente, o problema é que ele não consegue lembrar exatamente o que lhe aconteceu naquele momento e os flashs de memória que surgem de tempos em tempos assombram-o. Jack é excelente em seu trabalho como investigador e despertar a curiosidade no leitor por ter conseguido (de certa forma) conciliar sua vida pessoal e trabalho, mesmo sendo terrível quando se trata de relacionamentos.

Shelby e Andy são personagens que enganam direitinho. Durante todo o livro só ouvimos (lemos) elogios aos dois e quando a verdade realmente aparece você fica WHAAAAAT? O passado de Shelby é aldo obscuro e ela é cheia de ossos no armário, o que me deixou bem curiosa para saber a versão dela sobre a história, infelizmente isso não irá acontecer.

Todos os funcionários da Private provocam curiosidade e mesmo eles sempre aparecendo no livro, mal sabemos seus nomes e estou ansiosa para que nos próximos livros venhamos a conhecê-los de verdade, seus segredos, suas mentiras e o que os tornaram quem são atualmente.

Sempre fui louca para ler os livros de suspense do James, porque amo seus romances e devo afirmar que, ele não decepcionou. Eu sei que o livro não foi inteiramente escrito por ele — para quem não sabe ele usa ghosts writers —, mas da para notar algumas de suas características durante a leitura.

Os mistérios tiveram suas resoluções e o modo como eles chegavam a essas respostas deram ao livro um grande dinamismo, pois queríamos saber o que aconteceu e não era fácil para os personagens conseguirem todas as provas, ainda mais quando até a máfia acabou se envolvendo.

A narrativa é em terceira pessoa, o que é incrível nesse estilo de livro, causando ainda mais agitação no leitor, dado que sabíamos antes mesmo do que os personagens o que poderia vir a acontecer. Além do mais, o fluir da leitura foi em grande parte motivada por esta visão ampla que tínhamos dos núcleos da história.

Private é um livro que seduz o leitor, que provoca a nossa curiosidade a todo momento e nos deixa ansiando pela próxima página ou pelo próximo capítulo.Tem personagens ordinários e complexos similares a vida real.   É um livro que liga nosso lado investigativo, que nos faz imaginar os mais diversos cenários e usarmos nossas inteligências ao máximo. 


Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

13 comentários

  1. Olá!
    Sou também interessada em ler algo de James, até baixei um só não baixei o tempo rsrsrsrs
    Essa história é curtinha e acho que dá pra encarar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Sou doida para ler algo do autor, os livros dele sempre me chamam a atenção. Adorei tua resenha e com certeza irei ler este!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Bom saber que a leitura é agradável e bem fluida, além de ser curtinha. Tenho vontade de conhecer a escrita desse autor. Talvez comece por ela.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito do gênero e já li alguns livros do autor, eu não conhecia esse ainda, mas fiquei bem interessada na leitura. Gostei da sua dica e espero que se eu for ler que eu goste também.

    ResponderExcluir
  5. Gosto do autor, ainda mais quando ele vem com estes enredos policiais. Apesar de conhecer este livro, não tive o prazer de ler ainda.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Thay, ainda não li nada do James, mas quero muito investir nos livros dele, pois as resenhas que li falam do quão incrível são as obras dele. Quando você afirma que o livro seduz o leitor deixando curioso, isso para mim é muito importante.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  7. Ola,
    Tudo? Li um livro do James não me recordo qual no momento e foi mais ou menos nesse estilo rápido cheio de acontecimentos e narrado em terceira pessoa,rs. Infelizmente não foi minha leitura favorita, apesar de ser bom sim, é que eu simplesmente não sou tão fascinada por histórias assim, mas para quem gosta com certeza é uma ótima pedida.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu já conhecia a capa, mas não o enredo e pela sua resenha os casos parecem muito bons e não parecem ser aqueles que a resolução é fácil e rápida e sim parecem bem construídos *-* Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  9. Olá, nunca tinha lido nenhuma resenha dessa obra, embora já tivesse visto essa capa rodando por ai.

    Curti a resenha.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Sim, esse livro seduz, li faz um tempo e simplesmente amei, fiquei vidrada e não consegui parar enquanto não acabou.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Thay! Awnn que saudade de ler obras do gênero policial! Eu também tenho curiosidade de ler os livros do James, a escrita dele parece ser muito viciante. Adorei a sua resenha, obrigada pela dica. Bjss!

    ResponderExcluir
  12. Oiii!

    Li um livro só do autor e foi ótimo! Eu adorei a escrita dele. Tenho curiosidade em conhecer essa história, fiquei animada em saber que são 3 enredos!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li nada do autor, mas gostei da sua resenha. Interessante que não sabia que ele escrevia romance também. Sempre achei que era só suspense.O bom que ele navega por vários gêneros. Já vi este livro barato nas Lojas Americanas, vou dar uma atenção especial da próxima vez. :)

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)