[Resenha] O jogo do amor e da morte.

by - 22:38


Título original: The Game of Love and Death
Autor (a): Martha Brockenbrough
Editora: Verus 
Ano: 2017
ISBN: 9788576864301


Sinopse: Marco Antônio e Cleópatra. Helena de Troia e Páris. Romeu e Julieta. E agora... Henry e Flora. Há séculos o Amor e a Morte escolhem seus jogadores. Eles estabelecem as regras, jogam os dados e ficam por perto, prontos para influenciar, em busca da supremacia. E a Morte sempre ganhou. Sempre. Mas pode haver um casal cujo amor realmente mude esse jogo? Flora Saudade é uma garota afro-americana que, de dia, sonha em se tornar aviadora e, à noite, canta nos esfumaçados clubes de jazz de Seattle. Henry Bishop nasceu a alguns quarteirões e milhares de mundos de distância, um garoto branco com o futuro garantido — uma rica família adotiva em meio à Grande Depressão, uma bolsa de estudos para a faculdade e todas as oportunidades do mundo. Os jogadores foram escolhidos. Os dados foram lançados. Mas, quando seres humanos fazem suas próprias jogadas, ninguém pode prever o que acontecerá em seguida. Dolorosamente romântico e brilhantemente imaginado, O Jogo do Amor e da Morte é uma história de amor inesquecível.

"Henry engoliu em seco. Ele olhou para Flora, bem quando ela olhou para ele. Nenhum dos dois desviou o olhar. Por uma fração de instante, parecia que a terra tinha parado de girar, mas o corpo dele se movia, tonto com uma energia invisível."


Em 1920, o Amor e a Morte escolheram seus jogadores. O Amor escolheu Henry e a Morte escolheu a Flora, o que acontecerá na vida deles? Só o futuro é que pode dizer.

Henry perdeu a mãe e a irmã de uma vez, restando só ele e o pai, mas esse último estava tão devastado com sua vida que jogou-se de uma ponte e morreu. Ele nunca pode falar sobre o que sentiu ao se ver órfão, naquela época suicídio era uma palavra proibida. Acabou indo morar com a família Thorne. Ethan, primogênito dos Thorne, era o melhor amigo dele, eles estudavam juntos e Henry ajudava Ethan a escrever artigos para o jornal do pai dele.

Flora mora com a avó Nana e tem um tio que ajuda-a tomar conta da casa noturna que herdou após a morte dos pais. Ela se desdobra para por comida em casa e para realizar seu sonho, que é voar por aí abordo de um avião, mas, para isso é necessário que tenha seu próprio avião mais dinheiro para eventuais despesas. Todas as noites canta no Domino na tentativa de atrair mais clientes, e assim realizar logo seu sonho.

Henry e Flora se conheceram ainda crianças, suas vidas de cruzavam e descruzavam no decorrer de suas vidas. Quando estão no fim de sua adolescência, seus caminhos tem o mesmo destino. Vários fatores são contra o relacionamento deles, não se esqueçam de que a um jogo por trás disso. O que será da vida deles dois?

"O amor não era algo que você pudesse ver ou tocar. Ele vivia totalmente dentro de você, invisível. E mesmo assim podia mudar tudo."

Quando recebi esse livro sabia pouco sobre a história, não é um livro muito conhecido e não tinha expectativas para ele, então foi com surpresa e agrado que finalizei essa leitura. Não é um livro que o leitor possa devorar, a autora teve um cuidado esplêndido em tocar o leitor e fazê-lo pensar no decorrer da história. 

Empoderada é uma boa palavra para descrever a protagonista Flora. No início do século 20, existir uma mulher negra batalhando para realizar seu sonho de ser aviadora é algo formidável, algo para ser almejado.  De longe uma das minhas personagens femininas inspiradoras favoritas. Sério, vocês precisam conhecê-la.

O Henry teve uma infância beneficiada, porém isso não o tornou alguém mesquinho, pelo contrário. Ele se empenha para ajudar o melhor amigo, que acredito sofre de dislexia, e vai contra o que seu tutor deseja para ele, pelo simples (ou não tão simples) fato de não ser o que Henry deseja ser. Seu amor pela música e por Flora irá colocá-lo em situações extremas, mas necessárias e que o fará crescer.

Por pior que uma leitura seja, algum sentimento é despertado em nós, seja bom ou ruim. Agora, imaginem que esses sentimentos são personagens, louco né? Pois, então, temos o Amor e a Morte como personagens secundários aqui. Por mais ardilosa, manipuladora e triste que seja a Morte, ela existe por um motivo, da mesma forma que o Amor nem sempre é alegre e bem sucedido. Isso vai sendo trabalhado na história e é algo que nos faz refletir sobre como encaramos esses sentimentos na vida real. Foi uma reflexão excelente e que me ajudou a lidar com o luto.

A essa altura vocês já devem saber que o que me chama a atenção num livro é o romance, quanto mais complicado e cheio de reviravolta melhor. Cada dois passos de progresso que Flora e Henry faziam, dois eram dados pra trás, o que me fez torcer ainda mais por eles. A relação deles é muito bonita, o que tiveram que enfrentar, o modo como se apoiavam e se sacrificavam um pelo outro é extraordinário. Difícil não torcer por um casal assim.

É uma leitura que leva mais tempo para ser finalizada, a cada novo capítulo tem uma frase impactante que nos obrigar a pensar sobre o assunto abordado, a analisar a maneira como estamos lidando com as dificuldades, com os sentimentos e com as pessoas ao nosso redor. É uma coisa bastante estimulante e diferente, entretanto é única e tem uma grande importância na leitura.


Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

18 comentários

  1. Oi! Não conhecia a autora ou o livro e fiquei apaixonada por essa história! Adoro romances ambientados em épocas mais distantes, onde os costumes e hábitos eram outros, e neste caso, além disso, havia a diferença de classe social, e todo o lance de cor, e o jogo da morte e do Amor. Fiquei curiosa com esses dois personagens, em como eles poderiam influenciar a vida dos outros e no que isso poderia resultar. Sem mencionar o amor dos dois, que vão se cruzando pela vida desde pequenos, mas que enfim se encontram. Amei mesmo! Obrigada!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  2. Me pareceu ser uma leitura bem instigante.
    Não é uma leitura que eu faria agora, devido a minha vibe mais romance, mas com certeza vou anotar a dica!
    Parabéns pela resenha! Ficou ótima!


    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Não conhecia a obra, mais fiquei bastante interessada, desde as primeiras frases da sua resenha. Só o título me despertou! É muito bacana quando a gente começa um livro sem mitas expectativas, e no final estamos com um sorriso, com uma surpresa boa. Também gosto de romances complicados e cheio de reviravoltas. Obrigada pela dica. Anotada!
    Bjos

    www.momentosdeleitura.com

    ResponderExcluir
  4. Voce nao faz ideia da felicidade que eu fico ao ver personagens negros nas histórias, ainda mais em enredos como esses, que parecem tão fortes e transformadores. Eu nao conhecia essa obra mas ja sinto que vou sofrer bastante.

    ResponderExcluir
  5. Olha só que legal...
    Ainda não conhecia esse livro e agora, depois de ler a sua resenha, já quero um exemplar dele na minha estante. Adoro esses livros para ler sem pressa, para serem degustados aos poucos...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Oiii. Não conhecia o livro, mas gostei de uma coisa que você disse sobre o livro ter sempre frases que geram reflexões e te colocam pra pensar. Gosto MUITO de obras com esse perfil. Adorei seu blog!

    http://www.karolgoncalves.com/

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Eu adoro frases que geram reflexão! Amo mesmo quotes! E acho que a narrativa é daquelas que fica na nossa cabeça até depois de terminarmos o livro, né? Quero muito conferir!

    ResponderExcluir
  8. Eu também gosto de romances complicados, hahaha. Esses que se desenrolam muito fácil não tem graça. Eu não conhecia essa obra, é a primeira resenha que eu leio, mas gostei muito da ambientação e da trama. Vou colocar na lista de desejados!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Eu achei a capa desse livro bem feia, confesso.rsrs Não me atrairia e nem o romance do casal me instigou. O que despertou minha curiosidade? O fato do Amor e da Morte serem personagens da história, não serem tão abstratos. A única vez que li um livro em que a Morte era personagem foi em A Menina que Roubava Livros. Uma experiência diferente e maravilhosa.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Tudo bom?

    Confesso que ainda não tinha ouvido falar desse livro e não tenho certeza ainda se estou interessada em conhecê-lo. Sou igual a você quando diz que o que lhe chama a atenção é o romance, adoro demais! Gostei de saber que o casal se apoiava mutuamente e todo o resto, é um grande ponto a favor para mim. Acho que se eu futuramente me deparar com esse livro e por fim tiver um tempo sobrando eu poderia iniciar a leitura, enfim, adorei a resenha ♥

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Tive a oportunidade de solicitar o livro na época do lançamento, mas não o fiz.
    Nunca tinha parado e prestado atenção na analogia da morte e do amor dentro da história. Deve ser interessante acompanhar essa relação que, como você falou, anda para frente e para trás.
    o fato de termos um relacionamento interacial também é maravilhoso, precisamos de mais livros assim!
    Não duvido que seja uma história bem bacana, não descarto uma leitura no futuro!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não conhecia o livro e realmente ele não foi muito divulgado, mas gostei da premissa e fiquei curiosa com estes finais de capítulos e acho que seria a parte que mais amaria na narrativa.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Essa parece ser uma leitura bem instigante. Gosto do tipo de trama que envolve esse misto de sentimentos a medida que a trama avança. Não conhecia essa história mas me agradaria realizar essa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que ainda não conhecia esse livro, mas achei a premissa bastante original e interessante. Confesso que não é o tipo de leitura que estou procurando no momento, ando mais ligada em livros de fantasia ou leituras um pouco mais dinâmicas.
    Como você falou, esse parece ser um livro para ser lido aos poucos para que o leitor possa absorver tudo que estava sendo abordado. Por esse motivo, vou anotar a dica para ler mais para frente.
    De qualquer forma, adorei sua resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?

    Ainda não conhecia esse livro e confesso que eu fiquei apaixonada pela capa. Além disso, ter uma boa história, que nos faz refletir, com uma personagem empoderada, outros personagens bem desenvolvidos e uma história estimulante - que nos faz torcer pelo casal e seu tão desejado final feliz - me fez colocá-lo na minha lista de desejados. Espero conseguir ler logo <3

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não conhecia esse livro e confesso que a premissa não me deixou atraída, fiquei meio confusa. Gosto de histórias que nos fazem refletir,que instiga o leitor, mas infelizmente não fiquei interessada! A capa é linda e bem chamativa!

    beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá, como vai?
    Realmente um romance só tem graça se tiver várias surpresas e reviravoltas e este livro parece estar recheado. Não tinha conhecido o enredo ainda, mas acabei me interessando pelos personagens e o círculo que os rodam. Dica anotadissima.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Ao contrário de você, o que menos me chama atenção na leitura é o romance e também é o fato de eu não me interessar tanto pelo livro. Acho legal a questão do empoderamento, da personagem ser negra (afinal vemos muito poucos personagens negros),enfim... mas a leitura em si, por conta do romance não me faz querer le, mas nunca se sabe, né?
    Beijos,
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)