[Resenha] A luz entre oceanos.

by - 20:08


Título original: The light between oceans
Autor (a): M. L. Stedman
Editora: Rocco
Ano: 2013
ISBN: 9788532528230


Sinopse: Romance de estreia da australiana M. L. Stedman, A luz entre oceanos alcançou as principais listas dos mais vendidos do mundo, incluindo o cobiçado ranking do The New York Times, onde permaneceu por mais de quatro meses. Escrito por uma advogada que aborda os limites da ética e os dilemas morais sob diferentes pontos de vista, o romance conta a história de Tom Sherbourne, faroleiro de uma ilha isolada na costa oeste da Austrália, e sua mulher, Isabel. Impedidos de ter filhos, a vida do casal sofre uma reviravolta quando um barco à deriva aporta na ilha. Publicado em 25 países, A luz entre oceanos é um livro emocionante sobre perdas trágicas e escolhas difíceis, sobre a maternidade e os limites do amor.


"Por que, ele não sabia. Não sabia nada sobre essa jovem, exceto que estava sempre sorrindo, e que alguma coisa dentro dele o fazia se sentir — bem."

Tom Shelbourne era um soldado do exército australiano, seu tempo nas forças tinha terminado, ele começou a trabalhar como faroleiro. Depois de um tempo como substituto, surgiu uma vaga permanente em Janus Rock, antes do trabalho ter início, ele viajou até Point Partageuse, um local próximo ao seu novo posto, para conhecer as redondezas.

Ele conhece Isabel Graymark, o jeito encantador dela lhe chamou a atenção e o cortejo se tornou real. A família dela não via porque rejeita-lo, era uma época complicada, homens tinham morrido ou voltado para casa sem uma (ou mais) parte do corpo. Tom deu sorte, escapou ileso fisicamente, contudo ainda tinha pesadelos com o campo de batalha, os amigos que perdeu e as mortes que presenciou. Isabel deseja mais do que a amizade que eles tem e Tom deseja o mesmo, no entanto teme que a decisão dela seja definida pelo impulso de sua pouca idade e não quer que mais tarde se sinta presa.

Tom inicia seu trabalho no farol de Janus, deixando para trás Isabel, mantendo contato através de cartas. Seis meses é o tempo que levam para perceberem que casamento é o que realmente desejam, e assim que Tom retorna os preparativos já estão prontos. O relacionamento deles é um sonho, tudo ocorre como desejaram.

Isabel engravida rapidamente, porém sofre um aborto, isso se repete mais duas vezes. Tom não sabe o que fazer para alegra-la e até ele está perdendo as esperanças. Um dia, um barco chega até Janus carregando um homem morte e um bebê. Isabel logo se encarrega dos cuidados com a criança e pede que Tom não reporte o acontecido ainda. Seu trabalho exige que reporte qualquer ocorrido, ele tende a acatar as ordens, todavia será que ele irá contra seus valores em favor da felicidade da esposa?

"Vivemos com as decisões que tomamos, Bill. Isto é coragem. Aguentar as consequências de nossos erros."

Procuro não saber muito sobre os livros que quero ler, não sabia nada sobre este, porém essa capa me atraiu bastante e logo que pus os olhos nela pensei: irei adorar essa leitura! Assim aconteceu. É uma leitura que mantém o leitor dividido, não é uma situação fácil a que é retratada, mesmo entendendo todos os lados da história.

Tom é alguém com um passado complicado. Foi convocado a guerra, abandonado pela mãe quando criança e o pai só pensava em dinheiro. Ele nunca gostou de falar sobre isso, mas era nítido o quanto isso o consumia. Lidar com as consequências de seu ato, drenará toda força de vontade dele, ainda mais que se vê sozinho, pois seus amigos, conhecidos e até sua esposa acham horrível o que "ele fez". Como não quer que terceiros sofram, ele assume toda culpa sozinho e com isso ganhou minha admiração, pois vi que o personagem cresceu e em momento algum foi egoísta, suporto tudo calado.

Num momento Isabel era completamente apaixonada e dócil, depois se transformou em alguém horrível numa velocidade sem precedentes, chocada é pouco para expressar como me senti diante de tanta raiva, foi algo que me marcou muito, a capacidade das coisas que alguém machucado é capaz de fazer. Contudo, no caminhar da história, nós conhecemos o ponto de vista dela é por mais errada e precipitada que possa ter sido, é difícil vê-la sofrer tanto e depois de tudo que ela enfrentou, chega a ser compreensivo sua angústia e o lado sombrio. 

Fiquei fascinada com o cenário dessa história. As descrições dos lugares eram tão detalhados, que me sentia como se de fato estivesse presente naquele determinado lugar. Senti que estava no farol observando o mar e suas ondas ou observando as estrelas como Tom gostava de fazer ou até mesmo caminhando e encontrando novos lugares pela ilha.

O drama é o ponto central da história. Entretanto, como a romântica incurável que sou, achei que o romance foi bem trabalhado no livro. Vemos um casal levando uma vida totalmente diferente do que imaginavam no princípio, lidando com os abortos de Isabel, o trabalho do Tom que demanda tempo e paciência deles, o passado e o presente que se misturam. Não é um relacionamento fácil ou o que desejamos para nós, porém é real e é tão forte que consegue superar todas as dificuldades. Isso é lindo, tocante e emocionante.

Esse livro é muito emocional, nos deixa em conflito, parece que não haverá um final feliz. É uma leitura que nos ensina muito sobre amor, perdão, esperança, família e como superar as perdas, os tempos difíceis e nossa vontade de desistir. É uma leitura com uma narrativa fluída, uma dedicada construção de enredo e um desenvolvimento maravilhoso.


Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

17 comentários

  1. Não sabia que era um livro!
    Vi o filme dessa história ano passado! Achei super emocionante.
    Adorei saber que e um livro aqui no seu blog!
    Vou providenciar a leitura com certeza!!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas gostei de Isabel e Tom. Conhecer a premissa dele já me deixou dividida e quero conhecer mais o que é retratado nessa história, ainda mais sabendo que a doce Isabel desenvolve um lado sombrio. Com toda essa dramática sem dúvida é um livro que quero.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Vi esse livro quando lançou e apesar de ter achado bem interessante na época, e também agora com sua resenha, não é um livro que está nas minhas prioridades. Mas fiquei muito curiosa pelas mensagens que o livro traz, e imagino que deve ser bem intrigante pois não parece que vai ter final feliz.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  4. Eu conheci o livro quando assisti ao trailer da adaptação. Não é um enredo que chama muito minha atenção, mas não deixa de ser interessante esse impasse dele deixar a esposa ficar com a criança ou relatar o ocorrido. O trailer revela muita coisa e isso meio que fez eu perder o interesse pela leitura, mas não descarto uma tentativa no futuro.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Esse livro teve adaptação recentemente, não? Acho que vi o trailer...
    Gosto bastante de dramas, algumas vezes até de históricos, mas a sinopse desse não me chamou atenção. É a primeira resenha que leio sobre o livro, e apesar de não ter ficado muito interessada, foi bom saber um pouco mais do que tratava a história.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oláa, tudo bem? Sua resenha ficou maravilhosa, bem completa. Me deixou realmente instigada a ler o livro, e espero ter a oportunidade muito em breve. Realmente parece um drama bem tocante, com muitas reflexões. Algo me diz que irei amar!

    beijoss

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conhecia esse livro e na verdade conheço pouco do catálogo da Rocco, mas amo histórias com bons dramas e me parece ser uma trama bem construída e com personagens fortes.
    Me agradaria realizar essa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Oi! Conheci este livro pelo filme, que eu amei assistir! Adorei a história de amor de Tom e Isabel, e de como eles construíram aquela vidinha linda enquanto tomavam conta do farol. Achei lindo o modo como Tom sacrificou alguns valores em prol da felicidade da esposa, e de como depois, tentou se retratar frente ao mal que causara em mais pessoas sem saber. Claro que quero ler o livro, pois sei que tem muitos mais detalhes e emoções! Obrigada pela resenha!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha ouvido falar do livro antes. É a primeira vez.

    Confesso que fiquei bem curiosa. Imagino a dor da protagonista ao perder o bebê que tanto esperava. E como isso afetou a vida do mocinho também.

    Viver não é nada fácil. O casal provavelmente vai comer o pão que o coisa ruim amassou e sapateou em cima. Para talvez ter um final feliz.

    ResponderExcluir
  10. Hey!
    Eu não conhecia esse livro, além da sua resenha hoje minha parceira no blog divulgou a promoção dele e me disse que tem um filme inspirado nele.
    Gostei da trama e das observações que você fez na resenha.
    Dica anotada!
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá! O nome do livro não me é estranho, mas eu não lembro de ter lido nada sobre a história. A premissa é bem interessante, o drama, pelo visto, transborda história adentro. Fico imaginando os problemas que o casal enfrentou por conta de sua perda.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não conhecia o livro e fiquei encantada pelo o que ele te causou. Acho que além da história em si, vou curtir muito estas descrições sensíveis que você falou que o livro tem. Quero muito ler.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá! Tudo bom?

    Acredito que já tenha visto esse livro por ai e sou uma boa fã de drama, ai coloca romance no meio e eu me apaixono de vez. Confesso que pretendo ver o filme primeiro antes de ler o livro, espero gostar ♥

    Um beijo

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom?

    Eu fiquei com um pé atrás com a premissa, por não concordar com a atitude dela. Entretanto, eu não estou na pele da personagem para julgá-la e só lendo o livro para conseguir entendê-la (mesmo se eu continuar não concordando). Acho que será uma leitura emocionante e nos mostrará um novo lado do relacionamento, que não são só flores, né? Espero conseguir ler logo <3

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Eu tenho um marcador desse livro! Mas não sabia do que se tratava. Não costumo ler dramas mas adorei tudo sobre esse. É uma história bem diferente e eu iria amar conhecer! Já adicionei a lista da amazon :)

    ResponderExcluir
  16. Oi oi querida!
    Adorei a sua resenha e também gostei, da forma como foi sincera sobre a obra. Eu não conhecia esse livro, e me encantei bastante com o enredo e todo o cenário criado pela autora. Não sei se leria, pois mesmo sendo encantado e delicado, a historia deixa passar muito drama. E recentemente estou fugindo de dramas românticos... ou que acabe me deixando com ressaca literária.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bom?
    Nunca tinha sequer ouvido falar desse livro e confesso que fiquei bem curiosa com toda a trama! Adoro um bom drama, ainda mais quando envolve família, amor, perdão e a questão de superação de perdas. Fiquei bem curiosa para conhecer o ponto de vista desta personagem que te indignou tanto em um primeiro momento e confesso que fiquei bem curiosa para conhecer o desfecho deste enredo. Sugestão anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)