[Resenha] Os bons segredos.

by - 20:40


Título original: Saint Anything
Autor (a): Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Ano: 2015
ISBN: 9788565765763

Sinopse: Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos. Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho.

"Mas essa é a questão. Você sempre acha que quer ser notada. Até ser notada."

Sidney sempre foi invisível para seus pais, que tratavam o primogênito, Peyton, como se fosse de ouro. Isso incomodava-a, mas nunca se queixou. Ao chegarem na adolescência, Peyton se transformou, passou de garoto de ouro para garoto problema, e o pior é ela presenciar os próprios pais acobertando os erros do irmão.

Peyton escapou ileso das consequências dos seus erros até o momento em que atropelou e deixou paraplégico um garoto. Tentando, mais uma vez, passar a mão na cabeça do filho, os pais gastaram quase todo o dinheiro da família. Dessa vez, Peyton foi preso e pagará por seu crime. Apesar disso, seus pais ainda o encaram como vítima, o que enfureci Sidney. Ela não consegue entender o porquê deles não enxergarem o irmão e suas atitudes com clareza.

Sidney é obrigada a mudar de escola, já que a família não tem dinheiro para arcar com as mensalidades de sua antiga escola. Ela acha isso ótimo, pois será uma forma de recomeçar sem viver na sombra do irmão problemático. Assim que chega na escola faz amizade com Layla que a apresenta a seu grupo de amigos.

Surgi um interesse mútuo em algo mais na amizade de Sidney e Mac, irmão de Layla, porém ela não quer magoar a amiga e tenta manter distância dele. Contudo, algo sempre está juntando-os no mesmo lugar, aí fica difícil de resistir haha. Será que Sidney colocará em risco sua amizade? Será que os pais dela finalmente vão enxergar o filho como ele é?


"Sempre que eu cogitava pegar um papel e tentar escrever, só conseguia pensar em encher aquele espaço branco com todas as palavras que eu nunca, jamais diria. O silêncio era mais seguro."

Esse é o meu primeiro contato com a autora, por ser tão elogiada, controlei minhas expectativas e me joguei na leitura sabendo apenas a sinopse. Finalmente posso compreender porque Sarah Dessen é uma autora tão popular. Sua escrita, seus personagens aliados a temáticas tão significativas tornam esse livro uma leitura (quase) obrigatória. Realmente foi uma leitura que me marcou e com uma mensagem séria a ser passada.

A natureza de Sidney é muito pacífica, até em momentos que queria explodir, era calculista, não no sentindo ruim, ela apenas pensava demais. E é justamente por isso que passei muita raiva em alguns momentos da trama, sou o oposto da personagem e não conseguia entender como ela poderia levar as coisas tão numa boa.

Peyton é problemático, não tem justificativa para o que ele fez e nem a autora tentou dar uma, porém os pais dele tem uma enorme parcela de culpa nisso. Era inacreditável o tanto de coisa que eles deixavam para lá. O que vai provocar uma discursão muito interessante na mente do leitor.

O drama familiar é sem dúvidas o ponto de maior conflito, vemos tudo pelo ponto de vista da Sidney, então é fácil se deixar levar pelas convicções dela, e até certo ponto não estão erradas. O complicado é que nem tudo é preto no branco, não sabemos o ponto de vista de terceiros, sendo assim pressupomos algo que pode não ser o que imaginamos. É um livro que vai nos fazer usar o lado crítico, mas também o empático. É uma história que mexe bastante com o conceito de certo e errado.

Para dar mais suavidade ao enredo, o relacionamento entre Mac e Sidney vai ganhando força. O modo como o relacionamento se desenvolve, como existe um equilíbrio entre namoro e a amizade deles é super fofo, fiquei totalmente apaixonada por esse casal.

Apesar de gostar de ter uma visão mais ampla como acontece na narrativa em terceira pessoa, curti a narrativa ser apenas pelo ponto de vista da protagonista, pois ficou mais leve, dinâmica e sem todo o peso dramático que teria se fosse na terceira.

Essa foi uma leitura que instigou minha raiva, além de ter sido confuso ter tantos sentimentos sendo aflorados por uma história ficcional. E, isso foi o que mais me agradou no livro, nos apresenta personagens falhos, humanos, colocados em uma situação complicada e nos mostra que toda história tem dois (ou mais) lados e que todo mundo pode cometer erros, o que nos defini é o que faremos a partir daí.

A escrita de Sarah não é apenas leve, ela é cativante, envolvente e provoca muitas emoções no leitor, é algo fantástico. Histórias que provocam algum forte sentimento no leitor tendem a ser mais marcantes, então se preparem, Os Bons Segredos ficará por um longo tempo em suas mentes.

Beijos e até o próximo post!


You May Also Like

23 comentários

  1. Oi.. Tenho vomtade de ler os livros da Saran, suas histórias me parecem amrcantes.. E como trata de drama familiar me deixa curiosa, já que é um assunto de minha paixão..
    Os personagens tem carga dramática forte..e isso faz diferença

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li nada da autora, mas de fato falam muito bem da escrita dela. A trama familiar parece muito boa e bem desenvolvida e gosto quando os personagens nos trazem sentimentos, mesmo que seja de raiva rsrsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Já tive a oportunidade de ler vários livros da autora e, até agora, esse é o meu preferido. Como você disse, a escrita da autora é super envolvente e nunca consigo parar de ler um livro dela...
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Olá! Ainda não li nenhum livro dessa autora, mas esse parece ser profundo, amor entre família, amizade, além da historia fazer parte do nosso dia a dia, tem famílias que são assim só enxergam um filho e esquece dos outros. A personagem deve ser um amor e ter uma paciência daquelas.


    Bjoxx – www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada da autora, mas sempre vejo os livros dela por aí e me deixa curiosa pra conferir, ainda mais que você disse que além da escrita da autora ser leve e envolvente, proporcionando muitas emoções, fiquei mais curiosa ainda!
    Espero poder ler em breve!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Gostei da dica, principalmente pelo drama familiar. Essa questão dos pais da protagonista, acontece quase que sempre em muitas famílias, e isso torna a história muito real, e gosto muito disso em um livro. Além de todo drama envolvido, ainda tem um romance no ar, quero fazer essa leitura com toda certeza. Dica mais que anotada!
    Bjos

    www.momentosdeleitura.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    A Sarah tem uma escrita incrível né. Passeia bem dentro dos dramas e a narrativa segue fluida e envolvente. Não conheço todas as obras dela, mas essa é uma leitura que indico com certeza.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Eu ouvi falar muito dessa autora, mas não sabia do que se tratava! E lendo sua resenha fique com mega vontade de ler. Essas histórias ultimamente tem despertado minha vontade de ler. Anotei a dica e espero poder ler em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Que sinopse mais instigante, hein?
    Achei muito lindinha a história
    Fiquei apaixonada pelo primeiro quote.
    Vi muita verdade nele e me identifiquei.
    Gostei muito da Sidney e acho que eu iria ficar com aquela sensação de querer dar um abraço nela em alguns momentos.
    Já sei que vou amar a história!
    Valeu pela dica!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  10. Oi! Ainda não conhecia esse livro, mas sua resenha foi tão completa que me fez ter vontade de ler um livro sem nunca te ouvido falar dele ahaha Fiquei interessada no relacionamento de Mac e Sidney, gosto quando existe amizade envolvida, torna tudo mais real, né? Parabéns pela resenha!! <3

    ResponderExcluir
  11. Eu também só vejo bons comentários sobre essa autora e sinceramente não sei porque nunca li nada dela, me parece ser o tipo de história que me conquistaria facilmente, acho que vale a pena dar uma chance né? Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  12. No momento, não sinto vontade de ler o livro porque não simpatizo muito com protagonistas que levam tudo tanto "na boa". Gosto de mocinhas determinadas, que explodem, que não aceitam as coisas como são.

    Nem tudo o que os filhos fazem é por culpa dos pais, mas a verdade que muitas vezes por mais que queiram negar eles são responsáveis sim. Não é obrigação de professores darem a educação e ensinar os princípios devidos para as crianças. Os pais é que precisam fazer isso e muitas vezes preferem se omitir, deixar que os filhos se criem praticamente sozinhos. E depois lamentam! E se fazem de belas vítimas. Creio que eu também passaria raiva com essa história.

    ResponderExcluir
  13. Oi oi!

    Tudo bem? Eu tenho esse livro em casa desde que ele foi lançado e ainda não li acredita? Aliás, tenho vários livros dela em casa esperando para serem lidos...

    Gostei muito dos seus comentários sobre o livro e o fato de esse livro abordar o relacionamento entre pais e filhos de uma maneira real, mostrando problemas com os quais muita gente vai se identificar é o que mais chama atenção na história para mim.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  14. Eu gosto muito de enredos assim, onde acreditamos nas personagens, mesmo sendo ficcionais. Realmente temos que saber fazer essa distinção quando a narração é feita em primeira pessoa e entender que é praticamente um ponto de vista e não devemos nos orientar simplesmente por ele. Eu gostei muito da resenha e fiquei bastante curioso com o livro, que eu ainda não conhecia. Dica anotada.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  15. Oie!

    Não é de hoje que quero conhecer a escrita dessa autora e a história dessa obra, e lendo sua resenha minha vontade de realizar a leitura só aumentou e espero em breve ler esse livro!

    Bjss

    ResponderExcluir
  16. Li este livro em 2015 e foi um dos melhores do ano. Achei os personagens bem desenvolvidos e até aqueles que a gente quer dar uns tapas, tem bons motivos para nos envolver. Quero ler mais coisas da autora.
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Nossa, não conhecia esse livro e a sua resenha me deixou bastante instigada. Confesso que amo livros que envolve o leitor dessa forma na qual destacou e foi isso que chamou ainda mais a minha atenção pra trama. Acredito que por não ser uma pessoa muito pacífica, também irei passar raiva em alguns momentos da história, mas vale a pena arriscar pelo que disse.

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Meu primeiro contato com a autora também foi com esse livro e eu entendo o que você diz sobre ele ter instigado sua raiva, pois o mesmo aconteceu comigo. Eu adorei esses personagens, mas não pude deixar de sentir raiva, principalmente, da mãe de Sidney.
    Fiquei com saudades dessa história e da escrita dessa autora, vou tentar ler outro livro dela logo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi!

    Eu só li um outro livro da autora, que é uma canção de ninar, mas não gostei muito. Não sei se os bons segredos será um livro que irá me agradar, mas gostei de saber que os personagens são reais, o que facilita o entrosamento deles com o leitor. Adorei a sua resenha, espero ler e gostar tanto quanto você.

    beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bom?
    Li dois livros da Sarah e o que mais gosto neles é justamente essa abordagem das relações familiares. Adoro a forma como ela narra, como seus personagens são bem construídos e como ela não tenta justificar erros dos mesmos. Enfim! Adorei a dica de leitura e espero poder ler este livro em breve. Adorei sua resenha! ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. A autora é bem popular, mas nunca me interessei por seus livros. Acho oo enredos muito juvenis, não rola mais identificação, sabe?
    E também costumo me irritar com personagens passivos demais, também sou o oposto disso.
    Que bom que seu primeiro contato com a autora foi proveitoso, espero que os próximos sigam essa linha.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Thayenne! Tudo bem?
    Não conhecia a autora e nem seus livros, mas gostei da proposta desse e mais ainda gostei do modo como parece ter sido desenvolvido.
    Não sou do tipo passiva, mas admito que compreendo como a personagem se sentia. Imagina ser preterida pelo irmão e ainda ter uns pais desses? Só pensando muito bem antes de tomar alguma atitude ou ela provavelmente corria o risco de ser oprimida de uns modos bem pouco pacíficos.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi. Achei que a proposta do livro parece ser bem legal, bem profunda.
    No fundo todos nós procuramos nosso lugar no mundo, procuramos ser amados e valorizados, né?
    Beijos. Versos da Alma

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)