[Resenha] Tartarugas até lá embaixo.

by - 22:18


Título original: Turtles All the Way Down
Autor (a): John Green
Editora: Intrínseca 
Ano: 2017
ISBN: 9788551002001

Sinopse: Depois de seis anos, milhões de livros vendidos, dois filmes de sucesso e uma legião de fãs apaixonados ao redor do mundo, John Green, autor do inesquecível A culpa é das estrelas, lança o mais pessoal de todos os seus romances: Tartarugas até lá embaixo. A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido – quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro – enquanto lida com o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Repleto de referências da vida do autor – entre elas, a tão marcada paixão pela cultura pop e o TOC, transtorno mental que o afeta desde a infância –, Tartarugas até lá embaixo tem tudo o que fez de John Green um dos mais queridos autores contemporâneos. Um livro incrível, recheado de frases sublinháveis, que fala de amizades duradouras e reencontros inesperados, fan-fics de Star Wars e – por que não? – peculiares répteis neozelandeses.

"Mas eu estava começando a entender que a vida é uma história que contam sobre nós, não uma história que escolhemos contar."

Aza Holmes é uma adolescente, mora com a mãe que é professora de matemática, foi abandonada pelo pai, sofre de TOC e sua melhor amiga, Daisy, é meio famosa na internet por criar fanfics de Star Wars.

David Russel Pickett, um bilionário com vários processos nas costas, desde que foi condenado por suborno, desapareceu e a polícia está procurando por ele. O que é uma coisa difícil considerando que ninguém viu-o fugir e ele tem muitos recursos para se manter por um longo tempo fora das vistas.

Aza era amiga de Davis, filho de David, quando criança. Sua melhor amiga acha que ela deveria se reaproximar dele para ter pistas sobre o pai dele, assim elas poderiam conseguir a recompensa de cem mil dólares que foi oferecida em troca de qualquer informação sobre o paradeiro do foragido.

David continua quase o mesmo de sempre, a coisa que logo se nota que mudou foi sua aparência, ele está lindo. Retomar a amizade com ele é muito fácil, parece que eles nunca se separaram, de tão natural que é o relacionamento deles. Como todo mundo quer ganhar a recompensa, ele pede a Aza que seja sincera com ele, e ela até deseja isso. No entanto não está sozinha nessa, precisa que Daisy concorde em abrir o jogo com Davis.

"O verdadeiro terror não é ter medo, é não ter escolha senão senti-lo."

O burburinho em torno desse livro foi massivo, era difícil entrar em qualquer rede social e não se deparar com algum comentário sobre o livro. Basicamente, eu tinha a sensação de que já conhecia a história antes de ler, e acredito que por isso a experiência com esse livro não tenha sido o que eu esperava.

Aza é uma personagem única, não sei como defini-la, pois na maior parte do tempo o que a defini, infelizmente, é o TOC, fico pensando em quem ela seria senão tivesse essa doença. Daisy é o yin do yang da Aza. Enquanto que Aza é reservada e tímida, Daisy é alegre e sociável. Ela aquele tipo de amiga que xinga, briga, fala umas verdades, mas está sempre ali. Confesso que fiquei chateada por ela não entender a Aza, sendo que eu estava sendo hipócrita, porque também não entendia 100% a Aza. No fim, foi uma personagem que me ganhou por ser muito carismática. Davis é muito fofinho, tem uma vibe meio nerd, tem um blog secreto onde escreve poesias sobre sua vida e quer que as pessoas sejam honestas com ele, por mais dura que seja a verdade. 

Não sei bem como explicar, me senti incomodada por todos os pensamentos, sensações e sentimentos de quando Aza entrava na espiral — nome que ela deu ao seu pior estado do TOC. Era difícil vê-la naquela situação e não poder ajudá-la. Fico imaginando quantas pessoas têm que encarar essa realidade diariamente sem ter quem os entendam de verdade. Por mais que eu sentisse empatia por ela, não compreendi totalmente o impacto disso na vida dela, chegava a ser opressor e sufocante ler sobre a experiência dela. Entretanto, achei muito real e importante que isso seja retratado, gerando mais compreensão e atenção para o assunto. Além do que, John retratou a doença com veracidade e sensibilidade, sabia exatamente sobre o que estava escrevendo.

Sou fangirl do John Green, já li todos os seus livros, esperei ansiosa por esse, e apesar de não ter sido o melhor livro dele para mim, é impossível não elogia-lo por sua escrita. John tem um jeito muito dele de conversar com seu público e parece que a cada novo livro sua escrita melhora. Sua escrita é tudo de bom! Tem leveza, cativa e prende o leitor, sério, é incrível!

No começo, achamos que o livro vai girar em torno do desaparecimento do bilionário, por isso preciso avisa-Los de que não, esse não é o foco do livro. A história é toda centralizada na doença. O que mais me agradou foi a forma como foi abordada e desenvolvida, para muitas pessoas TOC é um assunto delicado e o autor teve o cuidado em dossar o drama para não ficar pesado demais e acredito que por isso o mistério foi inserido na história, para amenizar a tensão.

Meu erro foi ter lido esse livro com muitas expectativas. Contudo, John é tão fantástico que mesmo não tendo uma ligação plena com a protagonista, gostei bastante desse livro. É uma leitura despretensiosa, de certa forma instrutiva e com uma história muito marcante e de extrema importância.


Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

23 comentários

  1. Olá!
    Realmente na época que lançou esse livro foi muito bem comentado. Morro de medo de ler e me decepcionar, por isso sempre dou uma aguardada antes de pegar um livro desse tipo para ler, rs. Eu gosto bastante do tema tratado. Li poucos livros com personagens que tem TOC, então acho muito interessante quando os autores falam sobre.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!! :)

    Eu estou curioso em ler este livro, mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura... Mesmo que com alguns inconvenientes.

    Que pena que não conseguiste sentir e identificares-te com a personagem. Mas, mesmo assim, vou querer ler! :P

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Já li esse livro e também escrevi resenha dele no meu blog, esse foi o primeiro livro do John Green que eu li e apesar de ter achado a escrita dele muito agradável e a história interessante, não pretendo ler outras obras dele e até doe meu livro para a escola onde eu trabalho.

    Assim como você, eu fiquei muito agoniada quando a Aza entrava na espiral em algumas partes fiquei pensando como é difícil a vida das pessoas com essa doença e entendo o valor que a história possui. Gostei da sua opinião, parabéns.

    Beijos e Abraços VIVI
    http://vickyalmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    São resenhas como essa que fazem eu ficar com pé atrás em ler esse livro. Vou explicar o que quero dizer... Não sou fangirl do John Green. Na verdade, o único livro dele que realmente gostei foi A Culpa é das Estrelas. Li os demais, porém, todos eu achei muito fora do comum e irrealista, o que me fez desencantar completamente de suas histórias. Quando me deparo com uma resenha de alguém que gosta dele e dos seus demais livros, fico com medo, simplesmente porque penso diferente quanto a esse assunto mesmo. Já li muitas resenhas positivas e negativas sobre esse livro e, cada vez mais, sinto insegurança para ler, apesar de ter um tema que eu adoro ver retratado. Insegura, mas deixando a dica ainda anotada para caso um dia eu resolva me aventurar!

    abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi Thayenne, eu já comprei este livro, mas ainda não consegui ler. Do autor, só li "A culpa é das estrelas" e gostei bastante, muito mesmo.
    A protagonista deste tem TOC e já li que chega a ser angustiante as partes que ela se descreve fazendo as coisas repetidamente, como tu disse, não se deve ter muita expectativa com os livros do John, mas ele sempre nos traz mensagens incríveis, muitas vezes, nas entre linhas.
    Gostei muito da tua resenha, só me deixou com ainda mais vontade de ler.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii tudo bem ?
    Estou com esse livro no meu Kindle So n sei se vou ler tao cedo conheço a escrita do John e gostei ele sabe como escrever mais acho que eu peguei o livro errado dele pra conhecer " cidade de papel " foi um livro q me fez de trouxa kkk mais darei outra chance pra ele pq esse chamou bastante atenção.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oiieee

    Expectativas são mesmo complicadas e realmente o hype com esse livro foi tão grande que muita gente espera algo maravilhoso e pode acabar se decepcionando um pouco. Não sou muito do Green, confesso que outras obras dele não funcionaram comigo, por isso não sei se tentaria com esse. De momento ainda não sinto que seja uma leitura que me interesse, mas quem sabe futuramente.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei bastante da leitura. Eu espera menos até rs.
    Achei que o autor voltou mais maduro e essa ausência ajudou bastante. Achei a personagem forte e fiquei feliz em ver que o foco estava no problema dela e não no romance (como os anteriores do autor)

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  9. Oi, Thay!
    Menina, dizem que esse é o melhor do João Verde, mas eu já me saturei do cara; então nem tenho vontade de ler :(
    Achei interessante ver a que a história é centrada na doença e imagino a angústia que é acompanhar Aza em espiral.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Ah não sei nem o que dizer sobre esse livro, amo demais. Ao contrário de você, acho disparado o melhor livro do John Green, o que provou o talento dele mesmo.
    Acho que essa dificuldade que você teve de se identificar com a Aza é natural, só quem passa pela mesma situação irá conseguir entendê-la completamente. No entanto, essa sensação de sufocamento que você teve na leitura é exatamente o impacto que esse transtorno tem na vida dela. É só pensar que você sentiu isso apenas enquanto estava lendo, é o a personagem sentia todos os dias, praticamente o tempo todo. Ela é uma personagem que requer muita empatia para que o leitor consiga compreendê-la e mergulhar na história.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu já li outro livro do autor e adorei ele por isso quando esse foi lançado fiquei bem curiosa para lê-lo *-* Pelos seus comentários parece que ele conseguiu construir bem a protagonista, fazendo o leitor ficar agoniado com suas crises. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  12. Interessante isso de você acreditar que o mistério foi colocado para aliviar a tensão, acho que faz todo sentido. Adoro a escrita do John Green e estou louca pra ler esse livro, gosto de obras que abordam o TOC e acredito que não vou achar tão opressor e sufocante e vou acabar tendo uma ligação maior com a protagonista.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Esse livro está na minha lista de leituras. Quero poder acompanhar a construção da trama e de como John Green trouxe um assunto bem interessante como o TOC ao longo dos capítulos.
    Deve ser uma leitura incrível e bem delicada!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  14. Oiiii,

    Eu li muita coisa sobre este livro na época do lançamento, talvez seja por isto que não tenho muita vontade de ler. Parece ser una obra forte com um tema interessante e que tende a fazer as pessoas a pensarem nos problemas do outro (tenho 2 amigos com TOC e é realmente difícil de compreender), mas apesar de gostar da escrita do autor eu não me vejo lendo está obra.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  15. Charlie números desenhos disselivro mas não consigo me empolgar em ler. O que me chamou atenção nele foi o fato de trazer o toque para discussão.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  16. Oi! Não sou chegada aos livros do John, e quando falo isso as pessoas querem me matar.. Acho muito bacana que ele traga pra discussão temas que ainda são tabu, e muito pouco debatidos por todos, mas acho que ele exagerou demais, criando sempre personagens muito problemáticos, com histórias muito confusas e na sua maioria tristes. Claro que a literatura tem que mostrar tudo como é, tem isso também, mas eu não consigo ler nada que ele escreve.. Obrigada pela resenha!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  17. Estou querendo ler esse livro justamente pelo enredo retratar o TOC. Não tenho a doença, mas acredito que a temática do livro é bem interessante de ser tratada em uma aula de literatura, por exemplo. E sei que a obra desagrada um pouco a quem é fã de John, mas se levar em consideração que nunca li nada dele, então acho que não terei padrões comparativos, o que deixa minha expectativa no cantinho dela. Bexus :*

    ResponderExcluir
  18. Oi.
    Ainda não li nenhuma obra do autor. Assisti a culpa é das estrelas e gostei muito, mas também achei bastante triste. Então coloquei o autor na coluna para só ler quando estiver preparada e no clima para ler dramas.
    Gostei da abordagem que ele deu ao TOC, também não sei muito sobre a doença e parece ser algo mais profundo do que imagino. Então essa questão de passar a informação realmente é muito importante.
    Adorei a resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Já me recomendaram esse livro, mas eu particularmente tenho certa preguiça desse autor... rs
    Mesmo assim, tenho vontade de ler esse livro e conferir a história. Tenho um pouco de TOC, mas acho que o meu é um mais inofensivo, tanto que desapeguei um pouco dele, ultimamente. rsrs
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu não sou tão fã do Green, apesar de apreciar o que ele escreve. Tenho que concordar com você que esse não é o melhor livro do autor também, mas acho que é o mais real e cruel. Entrar nas espirais de pensamento da Aza foi doloroso demais pra mim. Eu me sentia sufocada e com uma vontade louca de ajudar essa personagem que representa muitas pessoas que tem TOC, né?
    Adorei sua resenha :)
    Beijos,
    https://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  21. Oiee ^^
    Fico feliz em saber que, apesar de não ter se conectado com a protagonista, gostou do livro. Realmente, quando o livro foi lançado, surgiu uma enxurrada de opiniões em todas as redes sociais...haha' como eu não sou fã do autor, não fiquei muito curiosa nem animada para ler o livro. Por ser uma história um tanto real, eu acho que quereria ler um dia, só não sei quando...rs'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Eu só li A culpa e das estrelas e parei, nada mais chamou minha atenção se tratando do Green, mesmo que eu tenha amado o que eu li, os outros nunca pareciam bons o suficiente até esse livro, ainda não li, mas estou morrendo de vontade (mesmo que o titulo seja nada com nada). Gostei de saber da sua opinião, ainda mais sendo fã do autor sua experiencia com as histórias dele ajudam na veracidade da sua critica. Obrigada pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi Thayenne, como está?
    Eu já tinha lido algumas resenhas desse livro e essa tua reforçou muito o fato que o John Green evidenciou MUITO o TOC da Aza. Eu mesma meio que sei o que é ter isso já que eu sofro de ansiedade tem uns anos embora não tenha crises frequentemente apesar de que já fui aconselhada a me medicar. Excelente resenha!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)