[Resenha] Extraordinário.

by - 17:00



Título original: Wonder
Autor (a): R. J. Palacio
Editora: Intrínseca 
Ano: 2013
ISBN: 9788580573015

Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. R. J. Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade. Um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor. 

"O legal de crianças pequenas é que elas não dizem coisas para tentar magoar você e, mesmo que às vezes façam isso, não sabem o que estão falando. Quando elas crescem, por outro lado... sabem muito bem o que estão dizendo."

August Pullman, ou apenas Auggie, é um garotinho de apenas onze anos. Auggie sempre estudou em casa e sua mãe acha que está na hora dele ir para uma escola, ele sociedade e tem o apoio do pai, que acredita que ele não está pronto para essa experiência ainda. Mas, depois de conhecer a escola, o diretor e alguns funcionários, o pai dele se convence de que pode dar certo.

Auggie é diferente! Quando estava na barriga foi constatado que havia algo errado como ele, no entanto só quando nasceu foi possível ver a extensão do problema. Auggie foi o grande vencedor da loteria que é a vida e tem uma síndrome genérica que além de ser raríssima, causa deformidade facial. Mesmo tendo passado por inúmeras cirurgias, olhar para o rosto dele pode ser chocante.

Ele já está acostumado a ter sempre as pessoas olhando para ele ou desviando o olhar, Auggie ainda não quer enfrentar isso na escola, mas, depois de fazer amizade com Jack Will, ele acredita que pode, sim, ser uma boa experiência, mesmo que ele não possa dizer o mesmo dos outros colegas da escola. Auggie enfrentará muitas situações difíceis, pois se há é complicado se enturmar, imagine quando se é tão diferente dos demais.

Ele aprenderá muitas coisas boas, porém esse ambiente escolar ensinará que nem tudo na vida é um belo arco-íris, e que às vezes situações ruins acontecem para nos tornar mais fortes e sábios.

"E a grande verdade é: eu sentia falta do seu rosto, Auggie. Sei que você nem sempre gosta dele, mas, precisa entender... Eu adoro. Eu amo seu rosto, Auggie, completa e apaixonadamente. E meio que partia meu coração o fato de você escondê-lo o tempo todo."

Gente, faz alguns anos que li esse livro, só que como o filme está perto de ser lançado, eu quis relê-lo logo. Afinal não é nenhum sacrifico ler essa história é? Pelo contrário, a sensação maravilhosa que sentirmos ao ler esse livro é fantástica. Não fiz resenha na primeira fez que li, porque estava lendo um livro atras do outro na época. Mas, dessa vez, não pude deixar de comentar sobre o que achei desse livro.

Agggie mesmo sendo tão novo consegue ter uma maturidade invejável, ele sabe que as pessoas que fazem piadinhas ou não conseguem encara-lo são assim por conta da ignorância e mesmo não sendo nem um pouco fácil, ele tenta não se importar tanto com isso. Ele tenta agir como um mini adulto e quer que todos o tratem como uma criança normal, mas ao ser tratado como desejava ele sente uma estranheza e tentará se habituar com essa nova realidade.

Ter o ponto de vista de outros personagens nesse livro foi essencial para que entendêssemos e nos identificássemos com a história ou personagens. Via, irmã mais velha do Auggie, sempre viu e tratou seu irmão como alguém normal, e não entendia porque outras pessoas não conseguiam fazer o mesmo, até mesmo seus pais tratavam o irmão diferente, como se ele fosse feito de vidro. Ter o ponto de vista da Meredith, alguém que sempre viveu com Auggie, mas que não era da família, me fez ver que os amigos podem ser parte da sua família também. O Jack foi um babaca, porém não foi por maldade, era só uma criança que sentia a necessidade de se encaixar.

A narrativa desse livro é divida por partes, cada uma narrada pelos personagens Auggie, Via, Jack e Oliver. Eu achei que isso deu uma ampliada na história, nos ajudou a entender quem era o Auggie e pelo o que ele passou, além de conhecer a vida daqueles que eram tão importante na vida dele.

O livro falará de uma doença pouco conhecida, que terá um enorme impacto na vida de um garotinho. Ele já passou por inúmeras cirurgias, internações e não tem o rosto mais bonito domingo, mas, apesar disso, Auggie só deseja ser normal. No entanto, ele passou tanto tempo sendo paparicado pelas pessoas a sua volta, que não sabe o que é normalidade de fato, e vê como a autora colocou isso na história, como desenvolveu a questão do ser normal, da mudança não só de pensamento, como de atitude daqueles que conviviam com Auggie e até dele mesmo é muito legal.

Extraordinário é uma obra sensível, tocante, verdadeira e envolvente. Tudo nesse livro é incrível, desde a escrita da autora a construção dos personagens. É o tipo de história que te faz refletir e que você pensa nela mesmo meses depois que finalizou a leitura. É uma leitura que edifica, muda nossa maneira de pensa e nos torna mais flexíveis as diferenças, sejam elas de atitude ou forma de pensar. Resumido, esse livro é amor, em sua forma mais pura.


Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

21 comentários

  1. Eu AMOOO esse livro!
    Concordo plenamente com suas palavras! EXTRAORDINÁRIO é uma obra sensível, tocante, verdadeira e envolvente. Tudo nesse livro é incrível, desde a escrita da autora a construção dos personagens... Super bem definido <3
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Ola flor! Nunca li esse livro, mas já tinha ouvido falar e só coisas boas!Imagino mesmo que ele deva ser perfeito, lindo e tocante! Imagino ainda que mexa com nosso intimo. Um livro que nos convida a sair de nossa zona de conforto!
    bjus

    ResponderExcluir
  3. A resenha é enorme, mas li tudo num fôlego tão boa que ficou. Não conhecia esse livro mas você descreveu tão bem, e falou com tanta paixão que deu uma vontade louca de ler também.

    Abraços, e obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  4. oiiii tudo bem??

    Li esse livro e não achei isso tudo, não sei explicar exatamente o porque, simplesmente acho que esperava mais, por tudo que falaram.
    Mas estou ansiosa com o lançamento do filme, devo conferir.
    Adorei a resenha, e acho um maximo as pessoas conseguirem reler um livro, não sei conta ainda.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  5. Heiii, tudo bem?
    Eu amoooo esse livro, já li tem anos, mas nunca me esqueci dele.
    Agora que vai ter filme, fiquei ainda mais louca pra reler.
    Com certeza um livro pra ter para vida!
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Fofura da minha vida. Uma amiga que me apresentou o livro e adorei quando li. Fico muito feliz por você ter gostado. Puro amor né? Esse livro merece ser lido por todos!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Esse deve ser o livro mais amado de todos os tempos ♥ lembro de quando o li e me apaixonei pela história, e toda vez que vejo alguém falando que gostou da história me sinto feliz...haha' Estou doidinha para ver a adaptação, só espero que seja tão linda e emocionante quanto promete ser.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Amo esse livro e irei protegê-lo! Faz tempo que li, mas foi uma das melhores leituras de todos os tempos!!!

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Esse livro é muito fofo!
    Muito tocante, emocionante, daqueles que faz você refletir sobre a vida e atitudes. Uma livro que indico para todos, leitura obrigatória.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Acredita que ainda não li esse livro. Mas estou doida para lê-lo. Sabe aqueles livros que estão nos nossos sonhos de leitura, mais por uma razão ou por outra vamos sempre adiando. Pretendo corrigir isso muito em breve. Adorei a sua resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é tão sutil e tocante ao mesmo tempo, é impossivel nao se emocionar. Eu to ansiosa pelo filme espero que seja fiel à obra porque esse livro merece uma adaptação tão boa quanto ele foi!

    ResponderExcluir
  12. Faz tempo que quero ler esse livro, e finalmente já tenho na minha estante, mas ainda não arrumei tempo para ler. Ler as resenhas sobre a obra só me deixa ainda mais curiosa para eu conferir a trama e saber o que vou achar. Acho o enredo tocante e muito sensível . Preciso ler logo!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Eu amo demais este livro e estou empolgada em ler mais uma vez antes de ver o filme. Acho que o enredo é pertinente e intenso e esse livro deveria ser obrigatório nas escolas.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu estou louca para ler esse livro. Sempre ouço tantos elogios, que é impossível não ficar curiosa. Além disso, eu confesso que chorei vendo o trailer do filme, então, já estou imaginando o quanto o livro deve ser tocante.
    Amei ler sua resenha e ver que você faz parte das pessoas que foram sensibilizadas por esta obra. Espero gostar tanto quanto você.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oiii!

    Eu não tenho palavras para dizer como eu AMO esse livro e o quanto ele mexeu comigo! A história é linda, delicada e tocante. Estou ansiosa para o filme!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Oi, Tudo bom?
    Eu amo esse livro, acho uma verdadeira lição de vida, de como devemos dar valor na nossa saúde e ser sempre gratos, quero muito assistir ao filme logo.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Sempre tive vontade de ler esse livro, mas nunca tive a oportunidade.
    Imagino que seja uma obra de uma sensibilidade sem tamanho, e acho que não vou aguentar esperar e vou acabar assistindo ao filme antes de ler rs
    Super curiosa para conhecer essa história!
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Ainda não li esse livro, mas estou ansiosa para ver o filme.
    Mas antes disso, irei ler. Já sabia da história que havia por trás do livro,que era uma criança que tinha uma deficiência genética e que ela tentava se adaptar ao mundo ao redor dela.
    Infelizmente, para muitas pessoas o que é diferente passa a ser esquisito e isso gera um certo preconceito.
    Ainda não sei o final dessa estória, mas espero que seja um final be feliz para o personagem.

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bem?!? Eu amoooo esse livro. Amo a grandiosidade da história e a sensibilidade dos personagens.
    Estou super ansiosa pelo filme.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Mais uma resenha que me faz ficar louca pra ler esse livro... Rs... Tenho o meu há muitos anos, tanto que nem tinham lançado a capa azul ainda (e eu prefiro a azul, mas vou ficar com a minha mesmo... Hehe). Mal vejo a hora de conhecer o Auggie e de me emocionar com o enredo, mas ainda não consegui encaixar na fila. :( Esses livros que nos colocam para refletir e têm o poder de mudar nossa forma de pensar são muito preciosos.

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu simplesmente amo esse livro e ler sua resenha me deu uma vontade doida de reler a obra também, mas eu estou sem tempo ultimamente, então acho que vou ficar só na vontade kkkk Bom, a minha opinião é bem parecida com a sua.

    Beijos :*

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)