[Resenha] Cidade das Almas Perdidas.

by - 17:00



Título original: City of Lost Souls: The Mortal Instruments
Autor (a): Cassandra Clare 
Editora: Galera Record 
Ano: 2014
ISBN: 9788501403285

Sinopse: Quando Jace e Clary voltam a se encontrar, Clary fica horrorizada ao descobrir que a magia do demônio Lilith ligou Jace ao perverso Sebastian, e que Jace tornou-se um servo do mal. A Clave decide destruir Sebastian, mas não há nenhuma maneira de matar um sem destruir o outro. Mas Clary e seus amigos irão tentar mesmo assim. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para salvar Jace, mas ela pode ainda confiar nele? Ou ele está realmente perdido?

"Pois frequentemente, quando algo precioso se perde, ao voltarmos a encontrá-lo, pode não ser mais o mesmo."

Depois da Guerra Mortal e outras coisas que aconteceram de lá para cá, era de se esperar que a tranquilidade reinasse por um tempo no universo dos caçadores de sombras, porém, não foi bem isso que aconteceu. Ao voltar para o telhado, Clary não encontra Jace, perguntou a todos se tinham visto-o e procurou em todos os lugares, tendo certeza do desaparecimento, a Clave foi acionada.

Como eles não sabiam toda a história, foi necessário abrir uma investigação e por ter sido a última pessoa a vê-lo, Clary passou por um extenso interrogatório, sendo privada de ajudar nas buscas. Todos estavam focados em encontrá-lo e saber o que realmente aconteceu naquele dia, mas, depois de duas semanas sem notícias e com outras coisas acontecendo, a prioridade da Clave mudou e a procura por Jace foi colocada de lado, o foco agora é encontra o "irmão do mal".

Clary pensa em usar os recursos da Rainha Seelie. Contudo, Simon, Alec e Isabelle questionam-a se é a decisão certa a tomar. Ela sabe que as consequências podem ser duras, no entanto está disposta a fazer o necessário para ter Jace de volta. Através da ligação Parabatai, Alec sente que há algo errado, ele só não sabe determinar o que.

Depois de um confronto inesperado com o "irmão do mal", Luke fica gravemente ferido e Clary se muda para o apartamento de Magnus, que está fazendo o máximo para descobrir onde Jace está, mas não tem sido bem sucedido. A tensão está mexendo muito com todos os envolvidos e muita coisa ainda a de acontecer.

"Quase perdera a alma e a cicatriz deviria para lembrá-lo da fragilidade da vontade, e da dificuldade do bem."

Eu esperava algo bem mais envolvente desse livro, achei que a autora perdeu o bom ritmo que construiu desde Cidade de Vidro. No entanto, a história não foi ruim, só achei a escrita descritiva demais e a falta de diálogos em alguns capítulos tornou a leitura um pouco arrastada. Juro que tentei não revelar demais nessa resenha, mas tem coisas que não pude deixar de citar.

O maior desgosto desse livro, com toda a certeza, é Clary, ô menina chata! Desde o primeiro livro que eu espero uma mudança em sua atitude, só que isso nunca aconteceu. Ela não é só impulsiva, é egoísta e irresponsável também. O pior é ver Cassandra se esforçando (e muito!) para fazê-la passar por salvadora da pátria, o que não cola de jeito nenhum.

Jace continua maravilhoso, mesmo com essa nova "personalidade". A única coisa que o torna não tão incrível é o modo como o amor dele por Clary o cega. Simon — dono do meu coração e dessa série inteira — é perfeito! Ele sacrificou muita coisa por pessoas que não o valorizavam, demonstrou diversas vezes ter uma enorme coragem e é um personagem que nitidamente vemos uma mudança. Isabelle — outra dona dessa série — é fantástica também, além de bad-ass ao extremo, ela tem os melhores conselhos. Alec é aquele amigo ranzinza que amamos, apesar das chatices. Magnus transborda purpurina. Maia é legal! Jordan subiu no meu conceito, porém acho que ele precisa de um algo a mais para ser inteiramente interessante.

Tem um personagem que não falarei o nome, quem leu vai entender o que estou escrevendo, que não cansa de nos causar raiva. O leitor acha que tá livre dessa praga e ele volta 😡. Entretanto, nesse livro veremos uma rachadura na armadura de sou-mau-demais desse personagem e mesmo isso não sendo o suficiente para gostarmos dele, foi algo interessante de acompanhar.

É difícil falar dessa série, pois sempre tem alguém que ainda não leu ou está nos primeiros livros, e aí tenho que ser vaga, quando minha vontade é falar até dos mínimos detalhes haha.

A mudança provocada pela Guerra Mortal fica cristalina nesse livro. E é bem legal ver a interação entre os seres do submundo, sempre há algo surpreendente acontecendo.

O que mais gosto na série é que Cassandra não esquece que a maioria desses personagens são adolescentes, e  na minha opinião sua forma de fazer com que o leitor também não esqueça é através dos romances e das consequências que isso pode trazer para a história. É dahora vê-los lutando contra o mal, mas também vê-los inseguros, felizes ou tristes por conta de relacionamentos amorosos. Eu adoro isso!

Cidade das Almas Perdidas é tão fascinante como os outros livros da série, é bom acompanhar os personagens, vê-los lidando com situações perigosas. A leitura não é tão fluída, todavia as cenas de ação compensam bastante isso. A riqueza de detalhes é deleitável e causa a  sensação de realidade ao livro.


Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

19 comentários

  1. Oi,
    Então estou no time que você citou daqueles que lerem só o primeiro livro, rs. Infelizmente, mas conto o que aconteceu comigo li o livro achei o máximo adorei tudo nele. E depois vi o filme e quis cortar os pulsos, sério eles destruíram a história. Estou com os outros dois livros aqui em casa para ler, ah e esqueci de um detalhe o esqueminha lá entre a Clary e o Jace quis matar a Cassandra quando ela falou no final do livro sobre o "relacionamento" entre os dois, fiquei tipo como assim? Enfim, estou com os outros e quero continuar a ler sim com certeza quem sabe agora que passou aquela imagem do filme horroroso.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Thay tudo bem?
    Confesso-te que não sou muito chegada a esse tipo de leitura e a série afinal, tenho os livros completos e levei para trocar no sebo por algum livro que eu gostasse. Mas, gostei de ver a sua opinião é sempre bom conhecermos outras histórias.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Heiii, tudo bem?
    Estou lendo o quarto livro e a cada volume fico mais fã da Cassandra Clare.
    Que universo foi esse que ela criou?!! é mtoooo sensa!!
    Adorei a resenha, deu pra saber mais do livro e quero terminar de ler tudo logo.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    Eu confesso que já li os quatro primeiros livros da serie e que quero ler os restantes! :) Gostei da resenha.

    Enfim, acho ótimo que tenhas gostado, mas e chato que essa personagens irritante volte quando menos esperamos.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    Sou doida pra começar a ler Instrumentos Mortais, tenho amigas que são viciadas e sempre insistem para que eu leia. O que me desanima são as quantidades de livros! São muitos, socorro!
    Gostei da sua resenha!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Eu já li essa série e adorei!
    Gosto muito da narrativa da autora, e essa série é daquelas que vicia. Dá até vontade de ler novamente todos os livros.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Ainda não consegui começar a ler a série, mas sou bem curiosa com ela, ainda mais por saber que os livros mantém um bom padrão de leitura. As capas são um show a parte.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Thayenne!
    Só li até o quarto livro da série, mas quero muito dar continuidade. <3
    Também adoro como a Cassandra conduz as histórias. Essa mulher arrasa!!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não gosto muito dessa série, mas acho as histórias devem ser super interessantes. Vejo muita gente elogiar e sua resenha não deixou dúvidas.
    Fora que as capas são maravilhosas.
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá! Já tentei ler essa série, várias vezes, mas não consigo, é sério! tenho uma amiga que é super fã e vendo ela falar, fiquei curiosa. Mas infelizmente não gostei, fui assisti ao filme, mas piorou a situação. Mas para quem curte, deve amar demais toda a série, beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá, como vai?

    Eu já conhecia a série de nome, mas ela nunca me despertou muita curiosidade, a premissa não me intiga a iniciar a leitura. Mas quem sabe eu não arrisque a leitura qualquer dia desses? Sair da zona de conforto é sempre bom!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Acho que essa foi a melhor resenha que leio desse livro. Eu não li nenhum dos livros, mas vi o filme e a primeira temporada da série e sempre achei que a tal Clary é insuportável. Mas achei que nos livros ela fosse diferente. Pelo visto, não.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. OI, tudo bem?
    Que bom que gostou tanto da história.
    Eu confesso que nunca li e nem tenho vontade de ler esta série.
    BJs

    ResponderExcluir
  14. Olá! Eu sou apaixonada pelo universo de Os Instrumentos Mortais. Isabelle é rainha dessa série isso sim hah. Eu adorei a resenha ❤️

    Um beijo

    ResponderExcluir
  15. Olá! Confesso que não sou muito fã desse gênero, porém de tantas recomendações e resenhas positivas estou quase dando uma chance à essa série, rs. Quem sabe agora não vai, não é?! Adorei a resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda não li nenhum livro da autora, mas tenho curiosidade com essa série. Gostei de ver a sua opinião sobre esse volume e espero que as leituras possam me agradar quando eu parar para ler desde o primeiro.

    ResponderExcluir
  17. Oiee, tudo bem? Eu iniciei a série há alguns anos, mas não dei continuidade. Na verdade li apenas os dois primeiros, e confesso que o segundo não me animou muito a continuar, apesar de ter adorado Cidade dos Ossos. Eu tenho o terceiro aqui e talvez dê uma chance no futuro, pois de vez em quando me pego pensando nessa trama e seus personagens. Gostei da sua resenha :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi! Essa não é uma série que acompanho e confesso que não tenho muito interesse. Como não sei absolutamente nada da história fiquei meio perdida, mas não consegui me interessar mesmo. É questão de gosto, mas sua resenha ficou muito boa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Não sou muito fã de séries, por nunca ter condições de comprar todos os livros e eu nunca li nada da Cassandra, mesmo lendo tantos elogios. Quem sabe um dia desses não leia e me fascino também.
    Sua resenha está perfeita, para mim que nunca li o livro deu uma ideia boa do que se passa na série, parabéns.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)