[Resenha] A Garota Italiana.

by - 17:00



Título original: The Italian Girl
Autor (a): Lucinda Riley
Editora: Arqueiro
Ano: 2016
ISBN: 9788580415650

Sinopse: Uma inesquecível história de amor, traição, paixão, obsessão e música. Aos onze anos de idade, Rosanna Menici conhece o cantor Roberto Rossini, uma estrela em ascensão no mundo da ópera italiana - e o homem que mudaria sua vida para sempre. Incentivada - e apaixonada - por ele, Rosanna passa a se dedicar ao estudo do canto lírico, torna-se cantora profissional, e logo os dois se encontram nas salas de concerto mais famosas do mundo, dividindo não só o palco como também o mesmo destino. Com seu talento incomum para descrever ambientes e evocar sensações e sentimentos universais, Lucinda Riley nos leva a acompanhar a trajetória de Rosanna, desde os bairros pobres de Nápoles até os teatros mais glamourosos do planeta, trazendo à tona, com sua prosa inconfundível, as alegrias, tristezas, frustrações, decepções e redenções do amor.

"Existem algumas coisas na vida que estão fora do nosso controle, sabe? Às vezes precisamos deixar tudo a cargo do destino."

Rosanna Menici mora com os pais e seus dois irmãos. Seus pais estão ocupados com Carlotta, com quem ela irá casar e como será seu futuro brilhante, e por isso deixam a pequena Rosanna aos cuidados do irmão mais velho, o Luca, que mal vê a hora de sair de casa.

Quando ela tinha onze anos, Roberto Rossini voltou para casa, para a comemorar o aniversário de casamento de seus pais. Rosanna era fã do trabalho dele como tenor, ele só estava no começo da carreira, mas já dava indícios de que seria grandioso. Ela se apaixonou por ele desde o primeiro momento em que o viu pessoalmente.

Incitada por Luca, Rosanna canta Ave Maria em homenagem ao casal. Ela tem uma vid tão doce, tão sentimental que faz Roberto chorar, e é ele quem a aconselha a procurar um professor. Gastando todas as economias que tinha juntado durante anos para sair da casa dos pais, Luca paga as aulas de canta da irmã.

Anos mais tarde, Rosanna continua encantando com sua voz. Agora, ela faz parte do exclusivo Scala de Milão, onde estudará para se tornar grandiosa. Porém, sha vida toma rumos que nem ela imaginava. Roberto volta a fase parte de sua vida e aquela paixão que estava adormecida despertar, os resultados disso serão desastrosos.

"— Rosanna, estou dizendo a verdade. Estou apaixonado por você. Tenho certeza. Aqui dentro. — Ele tocou o próprio peito. — É terrível! Quando você não está comigo, meu peito dói. Fico louco para vê-la, sonho com você à noite, eu..."

O que eu gosto nos livros da Lucinda é a forma como ela trabalha a temática amor, sabemos que não é o assunto mais fácil de entender (ou vivência-lo). Mas aqui, ela levou a questão até um ponto insuportável para mostra as partes horríveis do amor e o quanto pode ser complicado lidar com as consequências. É um livro que incomoda bastante o leitor, todavia é necessário. Ao mesmo tempo que víamos o lado feio, também víamos os bonitos. No entanto, chega num ponto que é preciso colocar na balança e nem sempre é o que esperávamos. E eu adorei ver isso e absorver as lições que esse livro trouxe.

Rosanna é o tipo de personagem que é naturalmente cativante, nos identificamos com seus dilemas e inseguranças, nós vibramos com suas conquistas e torcemos para que se torne o que está destinada a ser: uma estrela. Contudo, ela é muito inexperiente e ingênua, nem sempre consegue captar a malícia nos outros e isso fará com que enfrente situações difíceis, com as quais não sabe lidar.

Roberto é extremante narcisista e egocêntrico, ele provocou minha raiva de uma tal maneira, que só dele ser citado, eu já estava fazendo careta. Mesmo que no final ele tenha mudado para mim tudo permaneceu o mesmo, não consegui gostar dele ou entendê-lo em momento algum.

O livro tem uma carga dramática densa, porém isso não torna a leitura arrastada ou pesada de se ler. Isso até faz com que a leitura avance mais rapidamente, pois você fica na ânsia de saber como os personagens lidarão com isso e como a situação se resolverá. Achei muito real a parte do drama familiar, afinal qual família não tem segredos né?

A escrita da autora está incrível, esse foi um dos primeiro livros dela e foi tão arrasador quanto A Casa das Orquídeas. É uma história que desperta sentimentos variados em quem a lê e trabalha questões que não eram discutidas na época em que foi escrita. Estou sinceramente apaixonada pela escrita da Lucinda.

Com cenários glamourosos e não tão glamourosos assim, A Garota Italiana apresenta os bastidores da ópera e do amor, mesclando o bom e o ruim da vida, mostrando a realidade daqueles que se deixam cegar pelo amor e dos que são tão céticos que não veem o amor bem na sua frente. Um livro que te fará apreciar a ópera e querer conhecer mais desse universo. Uma leitura provocante, envolvente e com uma narrativa maravilhosa.


Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

20 comentários

  1. Oi Flor
    Confesso que desisti de ler esse livro na época do lançamento porque vi muitas resenhas negativas.
    Mas foi bom ler sua resenha, ressaltando pontos importantes e elogiando a história. Me fez reconsiderar a leitura e já add na listinha.
    Adorei a resenha.

    Beijinhos
    Rizia Castro - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bom?
    Nunca li nada da autora mas adorei a sinopse! Amo livros ambientados em lugares assim, e nunca li um ambientado na Itália (A não ser Fallen, que se passa um tiquinho em cada canto). Mas amei, de verdade! Espero poder ler em breve!

    ResponderExcluir
  3. Eu amei o jeito que a Lucinda abordou a parte da ópera, pelo ponto de vista de não só quem assiste a acha tudo lindo mas de quem trabalha também. E realmente tem uma carga dramática bem forte né, tem coisas que me fazia querer bater nos personagens, mas Lucinda é Lucinda.

    Greice

    Blogando livros.

    ResponderExcluir
  4. Os quotes são perfeitos, dá pra ter uma boa noção do que a leitura.
    A premissa do livro parece ser enriquecedora, mesmo com toda carga dramática que você citou.
    Gostei da dica, espero ter a oportunidade de ler.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi. :)
    Estória que fala de amor e música, já conta pontos comigo. SEMPRE!
    Nunca tive a oportunidade de ler nada da Lucinda, mesmo tendo alguns livros dela na estante rs. Uma vergonha, eu sei.
    Adorei sua impressão sobre o liro, me deixou louca pra ler.
    Blog As Meninas Que Leem Livros - Lauri Brandão

    ResponderExcluir
  6. Oi!

    Eu realizei a leitura dessa obra e amei demais a experiência, amo histórias que envolvam música é essa leitura foi um prato cheio! Espero ler outras outras da autora tão boas quanto essas!

    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Thay, li um livro da autora lá me 2012 e apesar de ter gostado muito, nunca mais li nada. Gostei deste enredo e destes cenários e já quero ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi,

    Eu imagino que seja um livro muito belo, devido a ambientação né? Eu nunca li nada da autora, mas pretendo algum dia desses ler, principalmente porque muita gente fala super bem. Adorei a sua resenha, acredito que eu vá me envolver bastante com a história.

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Todos os livros da Lucinda são uma belezinha de ler né? Adoro a forma como ela consegue ambientar suas tramas e fazer seus personagens tão reais. Ainda não li este volume, mas fiquei bem interessada agora que você mencionou que a forma do amor acaba por incomodar o leitor, gosto desses livros que nos tiram da zona de conforto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Hey, tudo bem?
    Ainda não li esse livro, mas já li outros da Lucinda e adoro a escrita dela.
    Achei sua resenha muito bacana e fiquei curiosa para ler, mas tenho a ressalva com relação à personalidade de Roberto. Só de imaginá-lo no livro com essas 'qualidades' já senti muita raiva dele. Acho que essa mudança dele não vai me convencer tanto não.
    Vou ter que ler pra ver.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Ganhei esse livro de aniversário de uma amiga e quero muito ler, mas estou fugindo de dramas no momento, para falar a verdade.
    Gostei muito disso de mostrar o lado feio do amor e como ele pode nos cegar. Realmente uma abordagem diferente e bem realista. Fiquei com mais vontade de conferir a obra ao saber disso.
    Pretendo ler em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Tenho muita vontade de conhecer as obras dessa autora, mas certo receio também, porque pela premissa me pareceu ser uma história bem triste.
    A capa está linda, e por ser uma publicação da Arqueiro é difícil se decepcionar.
    Vou anotar a dica aqui! Adorei a resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Nunca li nada da Luc8nda, mas morro de vontade Pôr que seus liVros sempre parecem encantadores.
    Adorei esse misturar a musica com uma carga dramática, com certeza é apaixonante

    ResponderExcluir
  14. Oii!
    Já comecei a ler a série das Sete Irmãs mas ainda não terminei. Fiz isso principalmente pq conheci o livro dela quando morava fora do país e me pareceu super interessante. Mas não sei, amei a ideia, mas algo na narrativa dela não me prendeu.
    Eu tenho esse livro e o primeiro das Sete Irmãs autografados por ela mesmo, então eu sei que preciso ler e logo! Espero que eu goste tanto quanto você! :)
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  15. Nunca lo nada da Lucinda e confesso que não começaria por esse. O fato da personagem se apaixonar pelo carinha tão nova e seguir nutrindo esse sentimento me soa meio surreal, sabe? Talvez eu pudesse vir a gostar, mas não estou inclinada a dar uma chance, pelo menos não tão cedo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi.

    Que bom saber que a escrita da autora é incrível, solicitei um novo livro dela para a editora e estou super ansiosa para chegar e começar a leitura. Sempre tive vontade de ler algo da Lucinda e este livro até está na minha lista, mas nunca consegui comprá-lo ou ler nenhum outro livro dela.

    ResponderExcluir
  17. Oie. Adorei esse livro. Assim como você, também não consegui gostar de Roberto até o final, e confesso que nem acreditei tanto assim na mudança dele. Mas gostei da temática abordada e das reflexões que ela vem nos propor.

    ResponderExcluir
  18. Oiee ^^
    A maneira como a Lucinda escreve é incrível, né? Até agora eu só li "A casa das orquídeas" dela, mas gostei muito da maneira como aborda os problemas/dramas familiares e "mescla" passado com presente. Sem contar que os livros dela conseguem ser únicos, né?
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler nada da autora, acredita? Mas achei bem interessante ela ter essa abordagem do amor, demonstrar que nem tudo são flores. Achei legal também a leitura não ser arrastada, apesar da carga dramática, geralmente não leio livros desse gênero por causa desse problema.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Eu conheço esse livro desde o seu lançamento, mas não tive a oportunidade de lê-lo. Na época eu nem cheguei a ler nenhuma resenha sobre ele ou mesmo a sua sinopse. Essa ambientação me pareceu bacana e me parece um livro que eu gostaria de ler. Obrigada pela dica e pela resenha!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)