[Resenha] Inventei Você?
Título original: Made You Up
Autor (a): Francesca Zappia
Editora: Verus Editora
Ano: 2017
ISBN: 9788576864240
Sinopse: Alex está no último ano do ensino médio e trava uma batalha diária para diferenciar realidade de ilusão. Armada com uma atitude implacável, sua máquina fotográfica, uma Bola 8 Mágica e sua única aliada — a irmã mais nova —, ela declara guerra contra sua esquizofrenia, determinada a permanecer sã o suficiente para entrar na faculdade. E Alex está bem otimista com suas chances, até se deparar com Miles. Será mesmo aquele garoto de olhos azuis com quem ela compartilhou um momento marcante no passado? Mas ele não tinha sido produto da sua imaginação? Antes que possa perceber, Alex está fazendo amigos, indo a festas, se apaixonando e experimentando todos os ritos de passagem tipicamente adolescentes. O problema é que ela não está preparada para ser normal. Engraçado, provocativo e emocionante, com sua protagonista nada confiável, Inventei você? vai fazer os leitores virarem as páginas alucinadamente, tentando decifrar o que é real e o que é invenção de Alex.
"Eu só me permitia chorar na frente dela, porque ela era a única que nunca me perguntava o que havia de errado, ou se eu precisava de alguma coisa, ou se ela podia ajudar. Apenas ficava comigo."
Alexandra Ridgemont, ou apenas Alex, tem esquizofrênia, poucas pessoas sabem que ela tem essa doença é por querer continuar tendo uma vida normal, sem que as pessoas a tratem diferente, não quer tornar isso público. No entanto, Alex não toma seus remédios corretamente e de vez em quando tem alguns episódios, no último que teve pichou a quadra da escola onde estudava e acabou sendo expulsa.
Prestes a começar o terceiro ano e numa escola nova, a ansiedade se faz muito presente na vida de Alex. Seus pais queriam que estudasse em asa como antigamente, mas ela se recusa. Com sorte, seu colega de trabalho, o Tucker, também estuda na East Shoal e poderá lhe fazer companhia nos primeiros dias ou até que esteja familiarizada no ambiente escolar.
Na semana antes do início das aulas, ela conhece Miles, ele é um cliente assíduo da lanchonete onde trabalha e lhe lembra muito um amiga da infância, a quem deu o apelido de olhos azuis. Por não tomar os remédios corretamente, Alex não sabe se o que vê é verdadeiro ou não, por isso anda sempre com uma câmera a mão. Contudo, não conseguiu tirar uma foto dele e a dúvida permeia por seus pensamentos.
As aulas mal começaram e Miles se faz presente no seu dia-a-dia, ela ainda não sabe o que há com ele, todos parecem temê-lo, além disso é um gênio, não existe uma pergunta que não saiba responder. A amizade deles é confusa, numa hora estão de boa, na outra em pé de guerra. Alex sente que não pode relaxar perto dele, porque ele pode descobrir seu segredo.
"— Sei lá. As pessoas se comunicam surpreendemente bem quando estão com medo, só não comunicam as coisas certas."
Desejei esse livro desde que pus os olhos nessa capa, quando soube que iria abordar a esquizofrênia, só fiquei ainda mais interessada, porque adoro ler sobre assuntos diferentes e polêmicos, e nunca tinha lido nada sobre essa doença. Amei muito esse livro! Assim que comecei a leitura, já sabia que iria gostar. É uma leitura muito leve no começo e que cativa o leitor logo de cara.
Os personagens nesse livro são peculiares. Tem particularidades bem diferentes das que normalmente encontramos em livros do gênero. O Miles, por exemplo, tem uma facilidade enorme para aprender as coisas, é como uma esponja que absorve tudo, além de ser alemão e sofrer preconceito por isso. O Tucker é aquele amigo que não é seu melhor amigo, mas está sempre com você, pronto para ajudar. E a Alex, o que dizer dessa personagem que me fascinou por sua maneira de pensar, achei muito bacana o desenvolvimento dela na história, foram pequenas mudanças que no fim fizeram toda a diferença.
Achei interessante e muito intrigante o modo como a esquizofrênia foi trabalhado na história, para mim foi uma das melhores partes do livro. Depois que conclui a leitura, soube por uma colega da área de medicina, que a doença foi generalizada. Não vi problema algum nisso, até porque, como ela mesma disse a doença se manifesta de vários modos. Isso pode incomodar alguns leitores, o que não foi meu caso. O livro só me deixou mais curiosa para conhecer mais sobre o assunto.
A narrativa é uma delícia, sério! A história suga o leitor de um jeito surreal, além de ter uma leveza que tornar a leitura mais rápida. Esse é o primeiro contato — e o primeiro livro da autora — que tenho com a escrita da Francesca e foi maravilhoso. Ela conseguiu retratar honestamente como era a vida de Alex, me senti muito próxima da personagem.
Foi uma surpresa muito boa ler esse livro. É um jovem adulto tocante, com uma pitada de drama, diversão, com uma narrativa fluída, linear e que envolve o leitor com pequenos mistérios que atiçam bastante a curiosidade do leitor. Eu ri, chorei, me senti devastada, sem chão, feliz, apaixonada e grata no decorrer da história. Inventei Você? é um livro que desertar as mais diversas emoções no leitor. Super recomendo.
Beijos e até o próximo post!
33 comentários
Olá!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas já estou colocando no meu Skoob! Adorei sua resenha e fiquei muito interessada na história de Alex e como ela lida com a esquizofrenia.
Bjs e obrigada pela dica!! =D
Oiii tudo bem?
ResponderExcluirEu fiquei fascinada pela edição, primeiramente porque não conhecia e de cara irei anotar na minha listinha, ainda mais trazendo uma doença muito pouco conhecida ou até mesmo tratada como besteira.
Bjs
Olá tudo bem?
ResponderExcluirAté o ano passado eu tinha muito preconceito em ler livros YA mas, estou participando de alguns projeto que pedem para lermos algo que não tínhamos lido ainda/não costumamos ler. Então resolvi ler um YA e não gostei, mas para tirar a prova dos nove li outro e adorei, até chorei em algumas partes..kkk
Como esse livro está sendo bem recomendado pretendo dar uma chance para ele em breve!
Beijos e abraços
http://vickyalmeida.blogspot.com.br/
Amo demais livros que abordam esquizofrenia ou seja lá qual conjunto de psicoses endógenas por ser bastante interessante você saber mais sobre essas doenças e ainda ler o ponto de vista de uma personagem com esse problema. É bastante bom saber como lidar com pessoas com este problema e ler sobre ele é essencial. Amei a reseha ^^
ResponderExcluirQue interessante esse livro! Eu realmente adorei a sua resenha! Esse livro parece ser um YA muito bom de ler, com um tema profundo e uma narrativa leve tem tudo para cair no meu gosto.
ResponderExcluirObrigada! Beijos!!
Capa linda, pra começar, depois o enredo é dramático, amo isso nos livros. Ainda mais quando o livro é capaz de despertar interesse por assuntos que muitas das vezes passa despercebido no nosso dia-a-dia. Não conhecia o livro, mas pelo modo que te agradou é uma leitura que quero fazer.
ResponderExcluirBeijos.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/
Puxa! Que livro fantástico!
ResponderExcluirTinha lido alguma coisa sobre ele, mas nada de forma tão instigante quanto essa resenha.
A história que ele traz me cativou pela originalidade.
Lógico que quero ler! Adorei a resenha e a sugestão!
Beijinhos!
Eliziane Dias
Eu amei a sua resenha, esse livro parece ser maravilhoso e gostei muito de poder conhecer um pouco mais sobre a obra através da tua potagem. Eu espero ter a oportunidade de ler também e que a obra possa me agradar.
ResponderExcluirAmei a premissa desse livro e de saber que a personagem principal tem esquizofrenia. Fiquei muito interessada em ler a história.
ResponderExcluirBeijos
Mari
Pequenos Retalhos
Olá, tudo bem? Que capa linda! Adorei sua resenha e fiquei bem curiosa para ler o livro; adoro essas obras que tem um pouquinho de tudo na trama.
ResponderExcluirBeijos,
https://duaslivreiras.blogspot.com.br/
Olá! Que resenha maravilhosa, senti sua empolgação daqui! E sim, essa premissa já me prendeu bastante! Adorei, justamente por ter o tema "esquizofrenia" abordado, e é bom saber que apesar disso, é uma leitura leve e divertida. Já vou anotar a dica!
ResponderExcluirUm beijo, Por Amor aos Livros
Esse livro trata de tanta coisa que eu gosto que é de surpreender que eu não tivesse conhecido ele antes. Gostei bastante da capa, é bem enigmática e poética. Sempre leio sobre transtornos psicológicos, mas esquizofrenia é o que menos aparece por aí. Não sei se vou me importar com a generalização (já que pelo que você colocou, não parece ser algo tão significativo).
ResponderExcluirJá adicionei à lista de desejados.
Obrigada pela indicação!!!
Olá, tudo bem? Como Jovem Adulto, ele está anotado na minha listinha de próximas leituras tem um tempinho, no entanto as opiniões divididas tem me quebrada. Sua resenha está ótima, e percebemos nítido que você recomenda, mas ainda tenho minhas dúvidas. O tema trazido é bem pertinente de ser lido. Gostei da foto e das suas palavras <3
ResponderExcluirBeijos,
diariasleituras.blogspot.com.br
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirJá ouvi falar do livro, mas é a primeira resenha que leio. Parece ser interessante, de leitura fácil e agradável, apesar, pelo que entendi, usar o transtorno mental como algo banal, espero que esteja errada, acredito que só lendo mesmo para confirmar!
Dica anotada e espero ler em breve, pois o detalhe da esquizofrenia me deixou curiosa!
http://colecionandoromances.blogspot.com.br/
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirEu nunca li um livro que aborde a esquizofrênia e já coloquei essa obra na minha lista só por isso (e a capa, lógico, que é linda). É uma pena que a doença foi generalizada, mas como a sua colega disse, ela se manifesta de vários modos. Mas quem sabe essa não seja a porta de entrada para que outros livros abordem esse tema e consiga descrever com mais representativa?
Com cenas dramáticas, sei que terei que ler com uma caixa de lenços do lado, já que sou uma manteira derretiva e choro por tudo. Além disso, como é uma leitura envolvente e fluida, já que você disse que suga o leitor, sei que lerei rapidamente, então espero fazer isso logo! <3
Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
Abraços.
Oi tudo bem?
ResponderExcluirQue linda resenha, me apaixonei pelo livro, eu também adoro ler histórias assim e com altos e baixos que deixam as emoções a flor da pele, anotado a dica e obrigado. Bjs!
Oi oi!
ResponderExcluirTudo bem? Eu adoro ler coisas dramáticas (pra mim quanto mais drama melhor nas histórias!) e adorei saber que as cenas te tocaram. Eu sinceramente não dava nada por esse livro, nunca me interessei o suficiente para ir atrás e saber do que se tratava.
Outra coisa que me chamou atenção na resenha é sobre a narrativa, adoro quando o livro é tão bom que sou sugada pela trama que a autora constrói! Vou procurar saber mais sobre Inventei Você? e quem sabe não entre para a minha wishlist!
Beijinhos
www.paraisoliterario.com
Se a estória for tão linda quanto a capa desse livro, ele vale a pena. Gosto da premissa dele, principalmente por tratar de assuntos polêmicos, eu assim como você nunca li nada com essa doença.Fiquei curiosa com as cenas dramáticas e esse defeco chocante, acho que preciso ler para aber né?! Dica anotada.
ResponderExcluirBeijos.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/
Que história interessante! Eu nunca li nenhuma história que falasse sobre esquizofrenia, mas fiquei curiosa para conhecer a Alex e como ela lida com a doença. A sua resenha está ótima e irei anotar a sua dica, bjss!
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas me encantei primeiramente pela capa. A premissa é muito interessante e a forma que você o resenhou, demonstrou o quanto de sentimentos foram despertados em ti durante a leitura, e isso me deixou completamente curiosa. Gosto de livros que abordam temas fortes.
Adorei a dica! Já quero!
Beijo
Eu achei a proposta desse livro incrível, pela chance de entrar na cabeça de uma pessoa com a doença, nos faz imaginar e entender melhor o que significa ser esquizofrênico. Sempre fui apaixonada por essa capa, e amei sua resenha! QUero muito ler!
ResponderExcluirOlá...
ResponderExcluirAdorei sua resenha!
Desde que a editora lançou essa obra eu estou bastante ansiosa para realizar essa leitura. A premissa é muito interessante e é exatamente o tipo de leitura que curto. Sua resenha me animou ainda mais a ler <3
Bjo
Oi
ResponderExcluirFiquei feliz de saber que o livro te agradou tanto assim provocando tantos sentimentos, lendo a resenha fiquei lembrando do filme Uma mente brilhante, claro que pelo que vi a história é bem diferente, mas as duas tratam da esquizofrenia. Enfim, gostei da resenha.
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
leiturakriativa.blogspot.com
Olá!
ResponderExcluirNossa eu não conhecia esse livro, mas achei a história extremamente delicada e com assuntos que me deixam sempre muito interessada. Tudo que envolve alguma desordem neurológica acaba me atraindo devido minha profissão e por sua resenha a trama dessa personagem foi muito bem desenvolvida e por isso ja quero embarcar na leitura.
Beijos!
Camila de Moraes
Oi!
ResponderExcluirEu acho essa capa e esse título muito interessantes. Eu não leio mais tanto YA, mas me parece ser um livro muito gostoso de ler, mesmo com o drama que como você disse, fará chorar hahahaha. Gosto de me emocionar, então anotei a dica.
beijos!
Olá!
ResponderExcluirAdorei a capa, a premisse e a proposta do livro. Sua recomendação foi anotada com sucesso, eu espero gostar da leitura tanto quanto você quando chegar a minha vez de conferir essa história. Parabéns pelo trabalho.
Beijos
Oi Thayenne, como está?
ResponderExcluirJá li resenhas desse livro e com certeza estou encantada pela premissa dele! Ainda mais porque infelizmente tenho um problema parecido na minha família com uma das minhas tias, só que não é bem esquizofrenia, é uma doença mais rara e que provavelmente não tenha nome.
Excelente resenha e dica anotada!
Abraços e beijos da Lady Trotsky...
http://galaxiadeideias.com
http://osvampirosportenhos.blogspot.com
achei a capa belissima, me chamou logo a atenção... ainda mais pela tematica abordada, leria de boas... fiquei curiosa pra saber como a esquizofrenia foi tratada na história...
ResponderExcluirbjs...
Oláa, tudo bem? Eu fiz essa leitura ano passado e gostei muito também. Aquela revelação na metade do livro me destruiu... Achei bem corajoso da autora! Algumas coisas não curti muito, mas no todo foi uma leitura envolvente e bem reflexiva. Quero muito ler a outra obra da autora. Adorei a resenha!
ResponderExcluirBeijos
Olá!
ResponderExcluirRealmente o livro já conquista pela capa.
Gostei muito do tema abordado , já anotei e vou ver se consigo em ebook.
Parabéns pela resenha. Bjs
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro e adorei a premissa. Nunca li nenhum livro com personagem esquizofrenica. Abordar certas coisas necessita de um cuidado grande, e fazer uma personagem que não toma remédios pode ser algo problemático... Mesmo assim, daria uma chance ao livro.
Oi! Apesar de não ter lido a obra, eu já vi por diversas vezes essa capa e achei bem interessante a narrativa e o fato dela surpreender e ser bem gostosa ao mesmo tempo! Achei bem diferente e fiquei curiosa, espero poder conferir em breve sobre esse livro. Amei a resenha <3
ResponderExcluirUm beijo
www.brookebells.co
Oi.
ResponderExcluirEu nunca li um livro que trata sobre esquizofrenia, e adorei o fato de tratar sobre o dia a dia da personagem e não sobre a doença em si ou um evento isolado.
Pela sua resenha é um livro que eu com certeza que eu gostaria de ler, mas é quele tipo de leitura que tenho que estar no clima, sabe?
Acrescentei a lista aqui.
Beijos.
Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)