[Resenha] O Silêncio das Águas.
Título original: The Silent Waters
Autor (a): Brittainy C. Cherry
Editora: Grupo Editorial Galera Record
Ano: 2017
ISBN: 9788501109644
Sinopse: Quando a pequena Maggie May presencia uma cena terrível à margem de um rio, sua vida muda por completo. A menina alegre que vive saltitando de um lado para o outro e tem uma paixonite por Brooks Griffin, o melhor amigo de seu irmão, sofre um trauma tão grande que acaba perdendo a voz. Sem saber como lidar com o problema, sua família se vê em uma posição difícil e tenta procurar ajuda, mas nenhum tratamento vai adiante. Ao longo dos anos, Maggie aprende sozinha a conviver com os ataques de pânico e, sem conseguir sair de casa, encontra refúgio nos livros. A única pessoa capaz de compreendê-la é Brooks, que permanece sempre ao seu lado. A cumplicidade na infância se transforma em amizade na adolescência, até que um dia eles não conseguem mais negar o amor que sentem um pelo outro. Mas será que o forte sentimento que os une poderá resistir aos fantasmas do passado e a um acontecimento inesperado, que os forçará a navegar por caminhos diferentes?
"Era isso que o amor verdadeiro significava para mim. Poder rir dos seus erros. Sussurrar segredos. Nunca ter que dançar sozinho."
Maggie May perdeu a mãe quando era muito nova, seu pai tornou-se a pessoa mais importante em sua vida. Ainda criança, ele se casou novamente, a esposa dele já tinha dois filhos, Calvin e Cheryl, que tinham quase a mesma idade que Maggie. Com o tempo, a família acabou encontrando uma conexão e eram muito felizes.
Calvin tem um melhor amigo, o Brooks, e Maggie se apaixonou por ele. Ela planejava o casamento deles e enviou uma carta com todas suas exigências para ele. No dia combinado, Brooks se atrasa, cansada de esperá-lo, Maggie começa a andar pela floresta e se depara com uma cena que mudará sua vida para sempre.
Brooks é quem encontra uma assustada e muda Maggie. Ela estava toda desgrenhada e com alguns machucados, ele não sabe o que aconteceu e ela não diz uma palavra. Ao ser levada ao hospital é constatado que nada tão grave lhe aconteceu, seus pais se perguntam o porquê dela estar muda e os médicos garantem que o choque a deixou sem fala. Mas, anos se passam e Maggie ainda não fala, o que pode ter acontecido de tão grave que roubou-lhe a voz?
Em todos esses anos, Brooks se manteve ao lado de Maggie, sendo seu amigo e sua âncora. Ele nunca a pressionou para saber o que aconteceu, porém não sabia o quanto era sério os problemas que ela tinha, até presenciar um ataque de pânico. Ainda assim, se mantém firme para o que ela precisar. Com o tempo, nota que seus sentimentos por ela mudaram, não é só mais amizade mais, teme que possa assusta-la, contudo se surpreende ao saber que é recíproco. Enfrentaram muitas coisas para ficarem juntos. Será o amor suficiente?
"E aqueles que acreditam em você quando nem mesmo você acredita mais são justamente aqueles que você precisa manter por perto."
Não consigo por em palavras tudo o que senti durante essa leitura, já se passaram quase três meses desde que li e ainda sinto que não farei justiça a esse livro, a essa história. Brittainy se tornou uma das minhas autoras favoritas por causa desse livro, estou completamente confusa e se n perguntarem não sei dizer qual meu livro favorito dessa série, esse ou o anterior. Enfim, vamos lá saber o que achei?!
Sou uma pessoa que tem o péssimo hábito de julgar antes de conhecer de verdade a pessoa ou situação. Dito isto, a princípio achei que o que fez Maggie perder a voz algo muito banal. Até que soube o quanto isso teve impacto na vida dela, como modificou toda sua vida e de certa forma definiu seu futuro. A situação em si é algo tão irreal, que se tivesse acontecido com ela mais velha, acredito que não teria tanta força. Maggie sofreu muito com isso e parece que ninguém ao seu redor conseguia compreendê-la, o que tornou ainda mais difícil e algumas situações vividas por ela provoca muita raiva no leitor. Apesar de tudo o que enfrentou e sofreu, ela teve um desenvolvimento muito bom, é o tipo de personagem que inspira esperança, é cativante e acho que o que mais me encantou na personagem foi sua persistência.
Brooks é a definição de crush literário. Ele foi um fofo e super compreensivo na maior parte do tempo, se mostrou disponível e aberto para o que Maggie precisasse, mas, também sabia a hora de lhe dar espaço. Tudo isso que descrevi deveria ser o comum nos homens, porém sabemos que a realidade não é bem assim e fiquei feliz ao conhecer um personagem tão altruísta. Nem tudo são flores, teve uma determinada situação em que a autora pesou a mão no clichê, e Brooks teve que passar por uma fase bem complicada e a forma como ele lidou com isso, apesar de compreensiva, deixa o leitor tenso.
Já falei em outras resenhas e continuarei repetindo, amo romances bem construídos, nada daquilo de amor à primeira vista. E, nesse quesito esse livro arrasou. Entre o drama vívido por Maggie e o do Brooks, ter o romance como pano de fundo foi essencial para uma história mais atrativa e envolvente, além de quebrar o clima triste que a parte dramática causava. Além do mais é uma relação tão meta de relacionamento, que o leitor suspira, relaxa e aproveita ao máximo essa vibe de romance.
Não tenho palavras para o quanto a escrita da Brittainy tem se tornado melhor, é algo impressionante numa autora, sobretudo quando ela flertar bastante com o clichê e consegue criar algo inovador, tocante e muito bonito. A narrativa por ser pelo ponto de vista de ambos os protagonistas retém o leitor fisgado, traz aquela sensação de que fazemos parte da história, que somos amigos dos personagens.
O Silêncio das Águas foi um livro que me fez chorar já com o aviso da autora haha. Entretanto, o livro não se resume a tristeza. É um livro que vai tratar de família, amizade, amor, persistência, sonhos, esperança e de nunca desistir. É uma história inspiradora, reflexiva, romântica sobre uma garota que teve sua voz roubada e que lutou bastante para tê-la de volta.
P.s: tem um post aqui no blog com os melhores quotes desse livro <3
Beijos e até o próximo post!
14 comentários
Eu entendo os teus sentimentos pois a maioria tem falado isto nas resenhas e com esta capa eu ficava imaginando mil coisas que não fosse isso, mas parece ter uma intensidade, um amor fora do comum. Se eu reunir todos os livros quero ler tudo de uma vez.
ResponderExcluirOii, todo mundo fala tão bem desses livros e da autora, quero ver e compro todos de uma vez só para ler.
ResponderExcluir-Beijos,Carol!
http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirA cada resenha que vejo dessa série, a minha vontade de começar a ler aumenta. São tantas recomendações que eu fico me questionando os motivos de ainda não ter esses livros na minha estante, rs. Apesar de estar tentando não ler tantos romances, as editoras brasileiras estão lançando otimas obras e eu não posso deixar de adicionar na lista de desejados, rs.
Quero ver se o Brooks também se tornará o meu crush literário. Além disso, como você disse que é um romance bem construído e não tem amor à primeira vista, parece ser o tipo de livro que eu vou devorar em pouco tempo. Sendo uma obra tocante e bonita, mesmo tendo clichês, só mostra como a autora sabe fazer um bom trabalho. Estou ansiosa para ler! <3
Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
Abraços.
Não vejo a hora de ler esse livro! Confesso que de todos, é o que mais me interessou! Ainda não li nenhum, e sempre leio coisas muito boas sobre eles. Quero muito saber o que Maggie viu que a fez calar-se assim, e também em como a história de amor dela e de Brooks cresce e se desenvolve, lembrando que ela já gostava dele desde menininha. Quero muito ler!
ResponderExcluirBjoxx
Heiii, tudo bem?
ResponderExcluirAhh que linda resenha.
Também gostei mto desse livro, pra mim foi o melhor até agora, falta ainda ler o ultimo, mas acho dificil superar esse amor e amizade que surgiu com os dois.
A capa é linda tb, e um dos meus favoritos.
Beijos.
Livros e Sushi • Facebook • Instagram • Twitter
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi, Thay.
ResponderExcluirGostei muito da sua resenha e de toda a emoção que você passou, mas essa série ainda não me cativou! Vejo muita gente falando bem dos livros e acredito até que sejam bem escritos e tudo o mais, mas não estou na fase de ler livros assim! Quem sabe outra hora?!
beijos
Camis - blog Leitora Compulsiva
Olá ♥
ResponderExcluirEu devorei esse livro, amei, mesmo não sendo o meu favorito da série. Brooks realmente é o tipo de Crsuh da vida, né? Um personagem que eu vi amadurecer ao longo das páginas. Maggie é um amor em pessoas e chorei várias vezes que as amigas de sua mãe referiam a ela como uma aberração. Muitas vezes achei a mudez da Maggie meio forçada ai tentei me colocar no lugar dela e pude tentar compreender um pouco soube como esse trauma teve impacto em sua. Amei sua resenha, Beijos!
Olá!
ResponderExcluirLi o primeiro livro dessa série e não senti vontade de ler o segundo pelas atitudes do Logan, entretanto, esse volume desperta demais minha curiosidade, adoro a questão do silêncio, de como as coisas parecem ser trabalhadas aqui e como tudo parece ser envolvente e gostoso de acompanhar! Fiquei muito curiosa para saber o que vou achar e se me faltarão palavras para falar sobre ele como aconteceu com você!
Beijos,
http://www.umoceanodehistorias.com/
Olá! Tudo bem?
ResponderExcluirA minha colaboradora é completamente apaixonada pelos livros dessa autora e vive me atormentando pra que eu os leia, haha. Mas apesar de parecerem ótimos não são do meu gênero de leitura.
Porém, a premissa desse livro é tão encantadora que despertou a minha atenção, sério. Fiquei realmente curiosa a respeito da história. Acho que vou dar uma chance! <3
Beijos!
www.dreamsandbooks.com
Oiee ^^
ResponderExcluirEu só vejo elogios para os livros da autora, mas ler aqui que a escrita dela só melhora a cada livro me deixou ainda mais animada para conhecê-los. Ainda não li nenhum dessa série, mas minha curiosidade começou mesmo quando os modelos das capas vieram pro Brasil...hehe' lindos demais, né não?
Fico feliz em saber que curtiu o livro, espero gostar muito também :)
MilkMilks ♥
Oie, tudo bem? Eu confesso que, a primeira vista, o livro não me interessaria, mas ja vi tanto que bateu a curiosidade. Pior: agora to mega curiosa pra saber o que fez a maggie perder a voz. Embora eu tenha achado a capa bonita não costumo gostar de capa com fotos de gente. Mas se esse for o personagem, eu entendo o porquê do Brooks ser a personificação do crush literario hahahahaha. Bjossss
ResponderExcluirwww.porredelivros.com
Amo essa autora, só li dois livros dela mas nos dois eu me emocionei muito, quero terminar essa série para chorar logo de vez com os três últimos livros mas sou um pouquinho lerda para terminar séries.
ResponderExcluirOiiii,
ResponderExcluirEu sempre ouço maravilhas da autora e todos os livros dela já estão na minha lista de desejados. Ainda não tinha lido nada sobre o silêncio das Águas e sua resenha me deixou desesperada para conhecer esta história e poder chorar muito rs.
Beijinhos...
http://www.paraisoliterario.com
Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)