[Resenha] O quarto da cura.
Título original: O Quarto da Cura
Autor (a): Renata Dias
Editora: Talentos da Literatura Brasileira
Ano: 2017
ISBN: 9788542811926
Sinopse: Apesar da infância e adolescência complexas, Paola não aprendeu a crescer pela dor. Com um temperamento ácido e impertinente, ela sempre encontra um jeitinho de falar e fazer tudo de errado para colocar quem está ao redor no meio da sua confusão. Ela precisará de mais do que alguns contratempos para compreender que existe tempo e hora para as coisas acontecerem. Terá que se dispor a uma reforma íntima e moral, desapegando-se dos seus hábitos, para alcançar, então, a tão desejada plenitude. A “cura” não mora em outra pessoa e jamais poderá ser relacionada a um espaço físico. Ela está intimamente ligada a nossa capacidade de enfrentar as adversidades emocionais, buscando conforto no mais nobre e completo de todos os sentimentos… o amor. O quarto da cura é o terceiro e último volume da provocante e sedutora trilogia “Entre quatro paredes”.
"Nós não podemos mexer nas feridas de alguém sem esperar que essa pessoa reaja com o mínimo de dor."
Paola Bianco tem dezenove anos e é totalmente independente. Ela sofreu muito com a mãe na adolescência, pois ela tinha câncer e como a única família que tinha por perto era a filha, Paola segurou a barra sozinha, o pai dela até se ofereceu para ajudar, porém ela não aceitou a ajuda. Quando a mãe infelizmente falece foi dura para ela suportar, não lidou bem com o luto. Seu pai, Vince, veio de São Paulo para ficar mais próximo da filha.
Vince acaba conhecendo Lara (história do livro anterior) e Paola não aprova esse relacionamento, tentando fazer de tudo para atrapalhar o relacionamento do casal. E, é quando conhece Dionísio, antigo affair de Lara. Eles se unem para separar o casal, todos acreditam que são um casal, quando na verdade o que os aproximou foi a vingança.
Mas, Paola desenvolve sentimentos por Dionísio, quer pensar que não passa de uma paixonite, aldo que logo sumirá. Conforme os dias vão passando, a atração fica cada vez mais forte e as investidas de Paola mais pesadas. No começo, ela não era tão aberta, por isso Dionísio achava que tudo fazia parte do plano, quando teve certeza procurou desencoraja-la, dizendo que não queria se comprometer, suas atitudes desmentia suas palavras e a situação fica complicada.
Por ser jovem e nunca ter tido tempo para se relacionar, Paola custou a entender que precisava abrir mão desse relacionamento. Foi então que conheceu Theo. Tudo aconteceu de forma inesperada entre eles e Paola queria saber onde aquilo iria levá-la. Entretanto, a vida continuava colocando Dionísio em seu caminho, e ela não sabe o que fazer.
"Sempre podemos dar a volta por cima e reconquistar o nosso direito de ser felizes."
Odiei Paola com força quando a conheci no livro anterior, só que Renata me disse que eu teria uma surpresa. Então, fiquei super empolgada com esse livro. Assim que peguei para ler, numa sentada li duzentas páginas, quando notei que faltava cento e poucas páginas para acabar e se eu continuasse no ritmo que estava iria terminar no mesmo dia, dei uma desacelerada na leitura e só aproveitei. Tenho muitas coisas para dizer e a primeira delas é: Renata melhorou bastante sua escrita, está ainda mais fluída e cativante.
Paola era insuportável! Comecei a leitura com um pé atrás por conta disso, chocada é pouca para descrever como me senti diante de sua mudança. Não foi algo do dia para noite, foi gradualmente. Às vezes, ela tinha uma atitude ou fala típico de seu eu antigo, mas, logo tratava de se policiar. Mesmo que no começo eu não tenha gostado dela, uma coisa não podemos negar, ela aguentou uma barra pesadíssima sozinha, achei que foi muito forte e adorei ver ela crescendo e tomando conhecimento de que não precisava carregar o mundo nas costas.
Dionísio é um personagem interessante, tem um passado difícil e conseguiu ligar razoavelmente bem com a situação. Ele tem um segredo, que é a principal razão para não querer se envolver em relacionamentos sérios, é algo totalmente diferente do que estamos acostumados a ver, só que ao mesmo tempo que eu achava bacana a atitude, ele se impedia de fazer outras coisas por isso, e na maior parte do tempo fiquei em cima do muro sobre gostar dele ou não.
O triângulo amoroso não incomoda, porque o Theo só aparece na metade do livro, além, é óbvio, de estar claro para todo mundo que Dionísio e Paola deveriam ficar juntos. No entanto, gostei da chegada dele na história, pois deu uma agitada nos ânimos, fez Paola reavaliar o que queria para si e fez Dionísio ter uma visão diferente de seu relacionamento com Paola e até consigo mesmo. Então, quem não gosta de triângulos amorosos, podem ser acalmar e ler o livro tranquilamente.
A narrativa é em terceira pessoa, assim ficamos sabendo o que ambos estão pensando e podemos ter um ângulo de visão diferenciado de determinada situação, o que conecta bastante o leitor aos personagens. A escrita da Renata está fantástica nesse livro, enquanto lia era como se os sentimentos fossem meus, como se eu estivesse passando pelo mesmo que os personagens — e algumas situações de fato eram parecidas com minha vida —, foi muito legal ter essa sensação durante a leitura.
A mensagem que mais me tocou nesse livro foi que, você não precisa aguentar tudo sozinha, seu fardo pode ser dividido, não tem problema algum pedir ajuda. O crescimento de Paola nos faz refletir sobre como estamos lidando com nossas vidas, e durante a mudança dela, me pegava pensando no que poderia mudar também para me tomar alguém melhor. Eu não sabia porque o livro se chamava O quarto da cura, foi algo que me intrigou desde o início, agora eu entendo. Às vezes nos achamos que estamos bem e não precisamos mudar nada, acabamos nos acomodando. Há vários significados para a palavra cura e entre eles pensar, e é isso que esse livro faz com o leitor, nos coloca a pensar.
Uma leitura cativante, complexa, reflexiva, romântica, sensual e divertida. Com personagens falhos em buscas de suas melhores partes. Uma história encantadora e muito gostosa de ler.
Beijos e até o próximo post!
14 comentários
Olá!
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar do livro ou mesmo da série, mas confesso que depois de ler sua resenha, a vontade de conhecer nasceu. Adoro livros com um momento de reflexão e, ao mesmo tempo, de mudança dos personagens. Dica anotada!
Abraços
Nossa que interessante, eu não conhecia o livro mas achei a capa chamativa, simples mas chamativa. A história parece ser cativante, é um livro que eu leria, mas não agora pelo menos, mais a frente sim.
ResponderExcluirBeijos
Eu tive o prazer de ler os dois primeiros volumes dessa trilogia e amo de paixão. Foi meu primeiro contato com o gênero e com a escrita da Renata, que é super talentosa. E assim como você, também odiei Paola, então preciso ler o desfecho.
ResponderExcluirBeijos
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/
Oi! Não é muito meu estilo de livro, mas achei sua resenha muito bem feita, o problema sou eu msm ^^
ResponderExcluirBjs
Fernanda Reads <3
Não conheciao livro, porém é legal saber que existem evoluções, não só nos persinagens mas na escrita da autora. É gratificante poder ver esse crescimento e se sentir feliz por ela!
ResponderExcluirO livro nao me chamou a atenção mesmo sua resenha estando ótima de se ler!!
Beijos,
Conta-se um Livro
Olá!
ResponderExcluirNão conhecia essa obra, mas adoro quando personagens nos levam ao extremo, uma hora amamos e em outra odiamos, deixa a leitura instigante.
Fiquei interessada em conhecer mais da Paola.
Beijos!
Camila de Moraes
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não conhecia essa série, mas admito que lendo a sinopse eu imaginava uma coisa e lendo sua resenha percebi que era bem diferente do que eu esperava.
Confesso que a medida que fui lendo a resenha percebi que o livro não faz muito meu estilo. Não gostei muito da descrição da protagonista, mesmo você dizendo que ela evoluiu e que você gostou de ver seu crescimento. Além disso, não gostei de saber que tem um triângulo amoroso, mesmo o Theo só aparecendo na metade do livro. É que o tipo de triângulo amoroso que mais me irrita é justamente aquele em que é óbvio com quem a protagonista vai ficar, não tem nem um suspense ou algo que deixe o leitor balançado.
Gostei muito da sua resenha e fico feliz que tenha gostado da leitura, mas, infelizmente, vou passar a dica.
Beijos!
Olá, ainda não conhecia esse livro mas pela sua resenha eu já fiquei bem curiosa para ler ele. Achei super legal termos essa mocinha que era detestável no livro anterior, mas que nesse livro vai se transformar.
ResponderExcluirOi tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro e nem os anteriores, mas confesso que nem a premissa e nem a capa chamaram muito a minha atenção. Ainda que a sua resenha tenha sido bem positiva, não me animo a fazer a leitura por hora, beijos
Eu não conhecia essa obra mas já fiquei apaixonada pela história, de verdade. Adoro narrativas onde os personagens são muito bem desenvolvidos, onde mostram como eles são humanos e não mudam de uma hora para a outra, tudo é aos poucos.
ResponderExcluirOla
ResponderExcluirNão conhecia o livro e já peguei a resenha do terceiro livro..haha
Interesante a história, vou anotar a dica dessa série para o futuro, pos no momento não é bem o que procuro para ler.
Que bom que vc gostou.
Bjus
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNão conheço o livro e nem a autora! Adorei a capa, a sinopse é interessante e sua resenha me convenceu a dar uma chance! Fiquei encantada e curiosa e espero poder ler em breve! Adorei a resenha e valeu pela dica!
http://colecionandoromances.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem? Não conheço a série e confesso que esse livro me passou uma má impressão. Acho que não é o tipo de leitura que faço normalmente, sem falar que o título parece apresentar um romance hot meio irresponsável. Mas que bom que existe essa mensagem, ela até me fez ter curiosidade de conhecer o passado da moça. Não sei se a autora aborda a saúde mental, mas, se sim, me interessa. Eu realmente não gostei da capa, não sou a favor de capas hipersexualizadas, mesmo que isso faça parte do enredo. Que bom que gostou da leitura :)
ResponderExcluirLove, Nina.
www.ninaeuma.blogspot.com
olá... confesso que nao tinha ouvido falar do livro e da autora até o momento, mas pela premissa percebo que não me identificaria com esse tipo de leitura, não é mesmo minha vibe... fiquei imaginando a mudança da personagem Paola do livro anterior pra esse... mas não a ponto de querer conferir a trama...
ResponderExcluirbjs...
Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)