[Resenha] A Química

by - 20:45


Título original: The Chemist
Autor (a): Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca 
Ano: 2016
ISBN: 9788551000908

Sinopse: Ela trabalhava para o governo americano, mas poucas pessoas sabiam disso. Especialista em seu campo de atuação, era um dos segredos mais bem guardados de uma agência tão clandestina que nem sequer tinha nome. E quando perceberam que ela poderia ser um problema, passam a persegui-la. A única pessoa em quem ela confiava foi assassinada. Ela sabe demais, e eles a querem morta. Agora ela raramente fica em um mesmo lugar ou usa o mesmo nome por muito tempo. Até que um antigo mentor lhe oferece uma saída — uma oportunidade de deixar de ser o alvo da vez. Será preciso aceitar um último trabalho, e a única informação que ela recebe a esse respeito só torna sua situação ainda mais perigosa. Ela decide enfrentar a ameaça e se prepara para a pior batalha de sua vida, mas uma paixão inesperada parece diminuir ainda mais suas chances de sobreviver. Enquanto vê suas escolhas se evaporarem rapidamente, ela vai usar seus talentos como nunca imaginou. Uma trama repleta de tensão, na qual Meyer cria uma heroína poderosa e fascinante, com habilidades diferentes de todas as outras, e prova mais uma vez por que seus livros estão entre os mais vendidos do mundo.


"A gente cria tantas ideias sobre as pessoas, fabrica a pessoa que deseja e, depois, tenta manter a pessoa real dentro do modo falso. Nem sempre funciona bem."

Juliana Mortis era uma simples aluna do curso de medicina, o que a diferenciava dos seus colegas era seu interesse numa área pouco explorada da medicina e foi justamente isso que chamou a atenção de um departamento super secreto do governo, o potencial que essa área teria se fosse explorada. Eles, então, a contataram e logo em seguida foi contratada. Dinheiro nunca foi um problema, pois faziam questão de que ela tivesse o que há de melhor ao seu alcance. Juliana era assistente do Dr. Barnaby, alguém que se tornou muito importante para ela.

Barnaby a alertou sobre os perigos dessa profissão, mas, ela não dava a devida atenção por achar que estava fazendo o bem, "servindo o país". Até que sofre um atentado, o laboratório onde trabalhava foi destruído e tentando salvá-la, Barnaby foi morto. Ela consegue escapar, porém se torna uma fugitiva. Como acreditavam que ela estava morta, seu atestado de óbito foi emitido e ela precisa usar nomes falsos e viver na clandestinidade para se manter viva.

Seu antigo encarregado, Carston entra em contato afirmando existir uma bomba biológica. Depois de quarto atentados, Alex (nome que adotou) se mantém cautelosa, no entanto sabe que não se manterá quieta, não pode arriscar a vida de várias pessoas, quando dedicou anos para salvá-las.

Carston lhe entrega todos os documentos que levantou sobre o suspeito e deixa que ela escolha o melhor método de lidar com esse problema. Alex sequestra Daniel Beach por acabei que ele é um terrorista e tortura-o para descobrir a verdade, quando o irmão gêmeo dele surge para resgata-lo, a verdade aparece. Irritada por ter sido manipulada, Alex se junta aos irmãos Beach para acabar com o mistério e saber porque a querem morta

"Nunca me senti tão atraído por alguém como me sinto por você, e sentinisso desde o instante em que nos conhecemos. É como a diferença entre... entre ler sobre a gravidade e cair pela primeira vez."

Sou apaixonada pelos livros da Tia Steph, assim que soube desse lançamento pirei, mas nunca conseguia adquiri-lo, com a BF pude fazer isso e logo furei a fila com esse livro. Por ter lido inúmeros comentários negativos, não sabia o que esperar da obra, além do que a descrição dele é thriller, porém no início não conseguia ligar a história a esse gênero. Fico muito feliz de ter ido até o fim com a leitura, pois curtir bastante a leitura.

O que dizer de uma cientista maluca, que com apenas mililitros de remédios poderia lhe causar uma dor excruciante (ou algo pior)? Eu amei, né! Alex se mostrou uma personagem bem durona, apesar de seu trabalho causar dor nos outros, ela realmente acreditava que estava fazendo isso pelo bem maior. Contudo, saber toda a verdade a deixou paranóica, o que é totalmente compreensível. Ela não é o tipo de personagem que cativa o leitor, não tem um passado traumático, nem nada que provoque a empatia do leitor, só que ela exerceu um enorme fascínio em mim, pois seu jeito de encarar as coisas, sua inteligência e coragem me deixaram animada para conhecê-la melhor.

Os gêmeos Beach são o oposto um do outro e digo isso literalmente (quando lerem entenderam o porquê). Danny é só um cara comum, com uma vida ordinária, que foi jogado no meio dessa confusão como uma isca, mas, para quem nunca viveu na vida louca, ele até que se saiu muito bem. Já o outro irmão B. foi feito para esse mundo, tudo nele grita isso, não fui muito com a cara dele não.

No começo achei o romance bem nada a ver, como assim a mulher te tortura e você se apaixona por ela? Quando analisamos o relacionamento deles fica nítido que por mais que tenha começado de maneira pouco convencional, é algo real. E a convivência vai afirmando que existe não só uma química, como também sentimentos envolvidos. O namoro mesmo só rola (mais ou menos) da metade do livro para o final, durante isso essa relação vai sendo desenvolvida pouco a pouco, e terminei gostando bastante da parte romântica.

O livro tem uma temática muito boa e diferente, por ser algo que poderia um dia acontecer (se é que já não acontece) dar a história um tom mais verdadeiro. O ritmo da história também é diferenciado, porque não há tantas cenas dinâmicas quanto em outros livros do gênero, tudo vai se desenrolando de maneira mais lenta.

Ponto negativo desse livro é a narrativa, a autora não soube dar leveza aos detalhes contidos no livro, o que tornou a leitura mais lenta em certos momentos, como ando numa fase de ler os livros mais lentamente, isso não me incomodou tanto, porém, tenho certeza que incomodará outras pessoas.

Eu achava que o título do livro fosse em referência ao romance, todavia não tem nenhuma relação, a verdade por trás disso é bem mais sinistra e ao mesmo tempo super interessante. Esse livro não agradará a muitas pessoas, ele não tem o ritmo que costumamos encontrar em livros de suspense. Entretanto, funcionou muito bem comigo, tinha momentos que eu não conseguia largar a leitura. Achei os personagens incríveis e as situações pelas quais passaram extraordinárias. Não é um dos meus livros favoritos da autora, mas ficarei com essa história por um longoooo tempo guardada em meus pensamentos.


Beijos e até o próximo post! 

You May Also Like

17 comentários

  1. O cara deve ter tido síndrome de Estocolmo para se apaixonar pela sequestradora ou era só masoquista mesmo. A história parece boa, pena que tem romance kkkkk quer dizer não odeio romances em geral, mas às vezes a autora tem um pano de fundo muito bom que não se desenvolve direito por causa do romance. Não sei se é o caso, mas espero que não. beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Sempre tive vontade de ler esse livro. Pena que a narrativa deixou a desejar em alguns aspectos, mas mesmo assim considero a possibilidade de leitura. Adorei a sua resenha. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bom?

    Eu não sou muito fã da Stephenie Meyer. Na verdade, eu li Crepúsculo há muitos anos (na época dos filmes) e não gostei. Depois, li A Hospedeira e já gostei mais, só tive algumas ressalvas. Quando eu vi o lançamento de A Química, fiquei com o pé atrás. Entretanto, depois de ver que muita gente não gostou, fiquei com ressalvas de começar essa leitura.
    Eu pensava também que o título era sobre o casal, mas como você disse que o significado é mais sinistro, fiquei curiosa sobre o que seria. Alem disso, é legal ver que ela desenvolveu o romance aos poucos. Por outro lado, é chato que a narrativa seja mais lenta e que, na verdade, não há leveza.
    Eu gostaria de ler para formar a minha própria opinião, mas farei isso sem grandes expectativas.

    Enfim, adorei a resenha e agradeço a indicação mesmo assim :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Eu morro de curiosidade com esse livro, gostei de ver a sua resenha e conhecer um pouco mais sobre a trama. Espero poder ler em breve e que as minhas expectativas sejam atendidas, porque eu acho que vou gostar bastante.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Faz muito tempo que eu não leio nada da Stephenie Meyer, acredito que até hoje li apenas os livros da saga crepúsculo há muitos anos..rs!
    Esse é um dos livros que pretendo ler esse ano e sua resenha me deixou curiosa para saber mais sobre ele.

    Beijos e abraços Vivi
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Caramba eu tenho esse livro no Kindle e não sabia ao certo do que se tratava, a famosa compra por impulso sabe. Adorei a trama, só espero que a narrativa não seja um problema pra mim.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  7. Eu lembro deste livro da época de seu lançamento, mas de lá pra cá, confesso que não bateu aquela vontade de ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho muita vontade de ler esse livro. Espero ler logo e superar as minhas expectativas que estão bem altas.
    Adorei sua resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro, mas por se tratar de um thriller já me chama atenção, mas não curto essa forma lenta de desenrolar da trama, por outro lado tem os pontos que me deixaram curiosa, então só lendo pra saber se vale a pena rsrs. Dica anotada.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não sou muito fã da autora. Alguns de seus trabalhos anteriores não me agradaram. Mas quando percebi que a história não se tratava de um romance e sim um livro de ação e mistério, me interessei. Talvez neste a autora seja diferente. um gênero diferente. Anotei a dica.

    ResponderExcluir
  11. Oii! Li a saga Crepúsculo e gosto muito, mas não creio que eu vá ler nada mais dessa autora. Não sei porque, mas sempre tenho a impressão que ela quer forçar as histórias que deixam meio chatinho. Quer repetir a dose, mas não encaixa. Achei o pano de fundo do livro super interessante,a trama que fi proposta, mas não acho que iria gostar da leitura.
    Bjoxx

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu ainda não li nada da autora, mas pela sua resenha, fiquei interessada em ler A química. Você destacou muito bem a história (que me pareceu bem interessante), os personagens, pontos positivos e negativos.

    ResponderExcluir
  13. Olá ^^
    A tia Meyer também é uma das minhas autoras favoritas. <3
    Foi graças a ela que enveredei de vez pela literatura e não parei mais. Foi graças aqueles vampiros que brilham no sol que peguei gosto por ler livros demasiados grandes e segui em frente.
    Quando vi Química ser lançado fiquei só no desejo para ver se a autora conseguiria se dar bem nesse estilo que nunca a imaginei abordando. Logo, o adquiri também na BF a preço de banana. kkk
    Agora lendo a sua resenha que se junta a outras tantas que tem um teor negativo fico muito receoso de me juntar a essa galera pois os outros livros da autora sempre gostei - exceto Lua Nova que senti essa lentidão que você descreveu agora nesse novo livro.
    Bom, é só lendo para ver como vou me sentir.
    Infelizmente, fico decepcionado em ver que há romance no enredo uma vez que os thriller não deveria dar enfoque a esse detalhe pois perde o teor do gênero, sabe.
    A capa acho maravilhosa e o trabalho da editora com a edição tá uma lindeza só.
    Parabéns pela resenha e obrigado pela sinceridade em demonstrar os pontos que podem ser negativos para leitores que não estão com a leitura lenta. ^^
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Olá!!!
    Gosto da Steph desde do tão famigerado "Crepúsculo" que é minha coletânea de livros que tenho mais amorzinho, porém ainda não tive a oportunidade de ler esse livro da autora e continuo na curiosidade.
    estou tentando trabalhar em mim para não ir com grandes expectativas em livros que ouço falar bem e de autores que curto, pois posso acabar me decepcionando.
    Eu realmente sou meio a meio com livros de suspense, mas admito que "Química" é um livro que vem despertando a minha curiosidade e que quero logo lê-lo.
    Adorei a resenha ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem? Sabe aqueles autores que de tanto ouvir falar e ler críticas vc meio que acha que ja conhece? Então, om a stephenie é bem assim. Quando li o titulo de fato achri que fossr tomancr, mas quanfo vi a capa entendi do que se tratava. Eu achei a história original e interessante. Com certeza é um livro qur eu leria, mesmo com a sua ressalva. A proposito, tbm ando na fase de ler mais devagar, então acho que também nao seria um problema para mim. Bjosssssss

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Eu adoro a escrita da Steph, mas ainda não li esse livro. Confesso que sua resenha me deixou bem ansiosa para ler, pois notei pontos positivos na trama, apesar de ter achado bem surreal o fato de o casal se apaixonar nessas circunstâncias, sabe? Sua resenha está fascinante e vou anotar a dica.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?

    Confesso que os únicos livros da autora que li foram os da série Crepúsculo, mas que gostei bastante da escrita dela na época.

    Sabe, já li tantas críticas negativas, severamente negativas sobre esse livro que fiquei com receio de lê-lo. A sua crítica é a primeira que está positiva, ainda que tenha ressaltado o ponto negativo relacionado a falta de suavidade em partes do livro. Bem, acho que só lendo mesmo, quem sabe um dia... Confesso que as resenhas tem me deixado bem dividida...

    Ana.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)