[Resenha] Harry Potter e a Criança Amaldiçoada.

by - 22:13


Título original: Harry Potter and the Cursed Child, Parts One and Two
Autor (a): J.K Rowling, John Tiffany e Jack Thorne
Editora: Rocco
Ano: 2016
ISBN: 9788532530424

Sinopse: Sempre foi difícil ser Harry Potter e não é mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, marido e pai de três crianças em idade escolar. Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados. Ansiosamente aguardado por milhões de fãs, o oitavo livro da saga de maior sucesso de todos os tempos chega às livrarias de todo o Brasil no dia 31 de outubro, em edições brochura e capa dura. Harry Potter e a criança amaldiçoada é a edição impressa do roteiro de ensaio da peça escrita por J.K. Rowling em parceria com Jack Thorne e John Tiffany, que está em cartaz em Londres e se passa 19 anos após os acontecimentos narrados em Harry Potter e as Relíquias da Morte.

"É essa questão, não é? Nas amizades. Você não sabe do que ele precisa. Só sabe que precisa."

Dezenove anos depois do desfecho de Harry Potter, acompanharemos fragmentos da vida de Alvo Severo Potter, filho do meio de Harry, é daqueles ao seu redor. Sabemos como foi sua chegada a Hogwarts, a surpresa de todos ao ser escolhido para Sonserina (melhor casa) e se tornar amigo de Escórpio Malfoy.

O relacionamento entre Harry é Alvo é espinhoso, por isso estão constantemente brigando. Para Alvo é difícil viver à sombra do grande Harry Potter. Já Harry não sabe como conversar com o filho, Gina tenta ser a apaziguadora, mas nem sempre é bem sucedida.

Delfi e seu tio Amos Diggory pedem a Harry Potter que ressuscite Cedrico, Harry diz que não pode fazer isso e mente dizendo que não existem mais vira-tempo. Alvo se torna amigo de Delfi e acha injusto o pai ter mentido para a garota, então, com a ajuda de Escórpio, eles roubar o vira-tempo de Draco e voltam no tempo.

Alvo, Delfi e Escórpio tentam mudar algumas coisas do passado, só que essas alterações interferem no futuro e como eles tem apenas alguns minutos no passado, quanto mais tentam consertar as coisas, mais consequências sofreram no futuro. O que parecia ser bastante simples toma proporções inesperadas e muito ruins. Draco juro com o trio de ouro se unem para tentar resgatar os garotos.

"Seja sincero com aqueles que ama, mostre sua dor. Sofrer é tão humano quanto respirar."

Apesar de a história se passar nos mesmos cenários e ter alguns personagens que já conhecemos, é completamente diferente da história "original". Aconselho que se forem ler, encarem como um livro a parte, assim aproveitaram melhor a leitura, que é boa mas não se compara a série.

Muitos personagens que conhecemos e amamos aparecem nesse livro, só que agora adultos e mudados, não sei se foi uma mudança tão boa assim. Ao meu ver a mudança do Harry foi a pior, ele é o tipo de pai que não procura estar presente na vida dos filhos, deixando-os fazerem o que quiserem. Rony parece uma criança, não amadureceu nada, parece que só regrediu. O que salva os adultos da série é Draco, Hermione e Gina. Draco é pai solteiro e se mostrou um paizão, a responsabilidade de Hermione continua a mesma e Gina é uma mãe incrível.

No nicho adolescente, temos pouca variedade, o foco é em Alvo, Delfi e Escórpio. Alvo me decepcionou em alguns momentos por se mostrar imaturo e mimado, contudo, felizmente isso é apenas uma fase, ele cresce bastante no decorrer do livro. Escórpio é maravilhoso, é tipo uma Hermione versão masculina. Pouparei vocês do que tenho a dizer sobre Delfi, não tenho nada de bom para falar dessa personagem.

Tenho para mim que esse livro não foi escrito por J.K, ela gosta de ser bem detalhista em seus livros e mesmo esse tendo um formato diferente e tendo sido escrito por vários autores, não conseguimos encontrar algo parecido com as características da autora.

O formato desse livro é em teatro, isso fez toda diferença porque a narrativa é bem mais fluída e fácil de devorar. Outro ponto positivo é que mesmo alguns coisas me incomodando, não só consegui finalizar a leitura, como gostar e achar que foi uma leitura agradável, o que foi uma total surpresa para mim.

Com todas as minhas ressalvas, era de se esperar que eu não gostasse desse livro. Entretanto, não é bem assim. É uma boa leitura, principalmente quando não se espera muito da história como fiz. Tem aventuras, personagens interessantes e que amadurecem. É um enredo que fala sobre amizade, família, amor e a velha luta do bem contra o mal. É uma leitura carismática, que deixa o leitor em suspenso em muitos momentos, com muita acaba e viagem no tempo, a criança amaldiçoada te manterá curioso até a última página.

Ler esse livro me deixou bem nostálgica, me relembrou os tempos em que li Harry Potter pela primeira vez, debaixo das cobertas e com a lanterna do celular hahaha. Espero que tenham uma leitura tão bacana quando foi para mim.

Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

12 comentários

  1. Ano passado eu reli os livros da saga, mas não consegui ler este.
    Vi muitas pessoas reclamando, mas entendo o motivo e mesmo não lendo (ainda) não sinto como uma continuação rs.
    Mesmo com as suas ressalvas, pretendo dar uma chance em breve <3


    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Eu amo os filmes de HP, mas quando fui ler os livros eu não consegui me envolver, pretendo dar uma nova chance à leitura e estou quase certa de que dessa vez eu vou me apaixonar. Eu fiquei louca por esse livro quando ele saiu e estava certa de que gostaria dele de cara, mas vi muitas pessoas tendo as mesmas impressões que você e acabei me desanimando um pouco, mas ainda pretendo ler.

    ResponderExcluir
  3. Acredita que eu tenho as duas versões capa dura e brochura do livro e ainda não li? Achou que ainda não me senti pronta para tal coisa, mas gostei muito de conferir sua opinião sobre ele, só de ler já senti nostalgia. Lindo, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. olá
    Realmente só de ler sua resenha já dá uma saudade.
    Eu gostaria é de ver a peça encenada aqui no Brasil.
    Li logo que saiu, e assim como você diz em sua resenha, também achei fluida a narrativa.
    Boa resenha ;)

    ResponderExcluir
  5. Olá!! :)

    Eu confesso que ainda não li o livro. Já o tenho na estante, mas ainda não terminei a coleção principal!

    Enfim, e uma pena que o livro seja sujeito a todas essas ressalvas. Mas, pelo menos, no final, foi uma boa historia! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  6. Ainda não tive coragem de ler essa obra, e quando for realmente ler, vou tentar esquecer que é do mesmo universo de Harry Potter, caso contrário sei que vou odiar, hahaha. Mas esse dia ainda não chegou, a coragem, então não sei quando isso vai acontecer. E eu não curti muito o estilo de narrativa quando dei uma folheada... :/
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu amei tanto esse livro. O fato de ser em formato de roteiro de teatro me encantou demais, já que sou atriz e estou mais que acostumada a ele. Sim, alguns personagens estão bem diferentes, mas acho que a visão que a gente tem deles varia... minha visão do Harry pelo menos foi um pouco diferente. Que bom que sentiu nostalgia e achou uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  8. Oi Thay, apesar de ter amado a saga HP, só consegui ler os 3 primeiros livros da série, então preciso concluir a leitura dos 7 livros, depois, com certeza, quero ler este.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que o principal intuito desse livro foi justamente esse, trazer certa nostalgia aos fãs dessa saga que conquistou milhoes. Nao é uma obra que eu leria, principalmente por ser no formato de teatro mas reconheço a sua importancia.

    ResponderExcluir
  10. E eu ainda querendo os livros da saga quando já temos livros com 19 anos depois do desfecho rsrs. A dica sobre encarar o livro como uma história a parte é muito importante e por mais perfeito que seja acho que é difícil criarem algo que chegue as pés da série original. Mesmo com suas ressalvas é uma leitura que adoraria fazer.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, que bom que você conseguiu aproveitar a leitura, apesar das ressalvas. Eu nunca li nem harry original, então a princípio não é minha intenção ler esse, mas achei uma pena os adultos não terem ficado exatamente daquele jeito que imaginamos quando lemos os originais, né.

    ResponderExcluir
  12. Olá nunca li HP e não tenho vontade de ler o livros e nem esse " oitavo livro e por mais que eu tenha gostado da sua resenha esse livro não me despertou o interesse eu passo essa dica

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)