[Resenha] O casal que mora ao lado.

by - 19:59


Título original: The Couple Next Door
Autor (a): Shari Lapena
Editora: Grupo Editorial Record
Ano: 2017
ISBN: 9788501110657

Sinopse: É o aniversário de Graham, e sua esposa, Cynthia, convida os vizinhos, Anne e Marco Conti, para um jantar. Marco acha que isso será bom para a esposa, afinal, ela quase nunca sai de casa desde o nascimento de Cora e da depressão pós-parto. Porém, Cynthia pediu que não levassem a filha. Ela simplesmente não suporta crianças chorando. Marco garante que a bebê vai ficar bem dormindo em seu berço. Afinal, eles moram na casa ao lado. Podem levar a babá eletrônica e se revezar para dar uma olhada na filha. Tudo vai dar certo. Porém, ao voltarem para a casa, a porta da frente está aberta e Cora desapareceu. Logo o rapto da filha faz Anne e Marco se envolverem em uma teia de mentiras, que traz à tona segredos aterradores.

"Anne sente a acidez revirar no estômago e subir pela garganta; a cabeça gira. Ela bebeu demais."

Anne e Marco são casados há pouco tempo e antes do planejado, ela ficou grávida. Como sempre quis ser uma mãe presente, teve que abandonar o emprego para se dedicar ao bebê, Marco abriu uma empresa de informática recentemente e não tinha temo sobrando, mas eles pensaram que dariam conta do recado.

Depois que o bebê nasceu, o pouco tempo que tinham para si mesmos ou como casal acabou, como estava sendo difícil para Anne de adaptar a maternidade, uma baba de meio período foi contratada para que Anne pudesse descansar. Fazia muito tempo que não saiam de casa, por isso o convite para jantar com o casal que mora ao lado foi recebido com muita empolgação.

No dia do jantar, poucas horas antes, a babá ligou para avisar que não poderia comparecer por conta de um imprevisto. A decepção foi grande, porém Marco deu a ideia de usarem a babá eletrônica e se revezarem para dar uma olhada em Cora de meia em meia hora. O casal ao lado não gosta de crianças, Anne achou melhor cancelar o jantar, no entanto acabou sendo convencida pela ideia de Marco.

Quando voltam do jantar encontram a porta entreaberta, desesperados vão a procura de Cora, o berço está vazio! A polícia é chamada e a busca pelo bebê começa. Quanto mais investiga, mais coisas suspeitas sobre os pais de Cora vão sendo descobertas e fica complicado acreditar neles ou em qualquer outra pessoa envolvida.

"Convencer Marco a ir embora é difícil. Ele está decidido a ficar. Está se divertindo muito, mas Anne está ficando nervosa."

Era difícil não ver qualquer comentário assim que esse livro foi lançado, como não gosto de ler livros hypados, esperei o hype passar e só em Fevereiro desse ano peguei para ler. Não foi o que eu esperava e isso não é algo ruim, portanto espero que leiam e tirem suas próprias conclusões, assim como eu fiz.

Marco foi meu primeiro suspeito, só que mudei de ideia diversas vezes no decorrer da história. Além disso, como poderia ser ele se todo o tempo em que as investigações aconteciam estava sempre presente? O que descobriram sobre ele não era tão grave assim e era nítido o quanto estava desesperado. O mesmo pode ser dito de Anne, apesar de a maternidade não ser um sonho dourado, ela queria seu bebê de volta e parte o coração dos leitores vê-la num estado tão deplorável, sem comer ou dormir. Os pais de Anne se mostram dispostos a ajudar, inclusive se oferecem para pagar a recompensa sobre o paradeiro de Cora e se mostram tão infelizes quanto os pais.

Eis que as aparências enganam, né. Ou vocês acham que mudei de ideia porque dei uma de libriana? Hahaha. Todos os personagens, até o pouco mencionando casal ao lado, demonstram ser culpados, no começo é difícil saber o que é real ou inventado. O mistério logo nos é revelado, porém não é a revelação que choca, e sim o como, fiquei consternada, acreditava que era impossível alguém ser tão burro assim, mas tem algo ou alguém para provar que estou errada.

O ponto positivo do livro é ele ser tão envolvente que o leitor não deseja largar, li em apenas dois dias e se não fosse a vida teria sido em bem menos. Quanto mais descobrimos, mais queremos saber, a busca pelo culpado mostra-se surpreendente por não ser apenas um culpado e sim dois, fiquei pasma. Fui feita de trouxa por estar crente que tinha descoberto tudo antes do final.

A narrativa é em terceira pessoa, o que considero o usual do gênero, traz uma visão mais ampla da trama e também é usada para confundir o leitor, pois uma informação que não tem nada a ver com o mistério é jogada na história, uma espécie de pegadinha. Gostei muito da escrita da Shari, é bastante fluída. Além do que, Shari soube como manter um bom desenvolvimento do enredo, cometendo apenas um erro, dar um final sem pé, nem cabeça ao livro, até hoje me pergunto que droga ela usou ao criar aquilo.

Esse livro tem um plot twist intrigante. É uma leitura que cativa a atenção do leitor, não tem um bom desfecho, entretanto teve uma boa construção e desenvolvimento do mistério e aconselho a considerarem as últimas paginas como algo aleatório, por ser o que é: aleatório.


Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

26 comentários

  1. Olá! Esse é um livro que está nos meus desejados há bastante tempo. Amo histórias de suspense, mistério, essa trama me parece que tem os ingredientes certos e que vão me deixar curiosa. Gostei desse lance da gente ficar suspeitando o tempo todo de muitos personagens e acabar num plot twist ( amo ) . Obrigada pela resenha!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  2. Sou louca para ler este livro, a algum tempo venho lendo ótimas recomendações. Tenho certeza que nunca descobriria quem é o real culpado e só em ler a sua resenha já quero saber mais e mais, sem dizer que o plot twist intrigante me deixa muito curiosa. Essa postagem só reforçou meu desejo de ler a obra, quero muito.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Já tive a oportunidade de ler esse livro e até achei bem legal!
    O problema é que eu simplesmente não consigo lembrar como ele terminou!!
    Gente... Vou ter que caçar ele na estante agora para ler as últimas páginas...
    Fiquei curiosa de novo!! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu conheço esse livro desde o seu lançamento e todo o seu marketing que a editora fez sobre o livro que me deixou muito na vontade de ter aquele kit fofo. Depois dessa resenha fiquei mais curioso pelo fato desse plot twist ser intrigante, eu amo plot twist. Ate mais vê
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Já li algumas resenhas a respeito desse livro e foram bem controversas. Alguns gostaram, outros não gostaram tanto... Eu fiquei indecisa sobre ler ou não, mas acho que minha curiosidade falará mais alto. rs
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tudo bom?

    Já tinha ouvido falar desse livro anteriormente e sou bem curiosa sobre ele. Fico feliz em saber que a leitura é envolvente, gosto dessa vontade de não largar o livro. Uma pena o final não ser um dos melhores, quando leio algo assim me sinto bem decepcionada com a obra em si. Mas adorei a sua resenha, espero ter a oportunidade de ler esse livro em breve ♥

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oiii tudo bem??

    Fiquei super curiosa com o livro quando vi a proposta do mesmo, mas vi algumas resenhas negativas que me desanimaram, fico feliz que você tenha gostado.
    Acabei me animando novamente.
    Espero ler, a proposta é bem inusitada.
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que voce mudou de ideia principalmente por ser libriana hahaha brincadeira! Acho uma coisa surreal quando o livro é tão bem escrito e o final dele deixa a desejar, como se houvessem acabado todas as ferramentas de quem escreveu, sabe? De qualquer forma, dica anotada.

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Incrivelmente, a sua é a primeira opinião que leio sobre o livro.
    Gostei do enrendo, dessa coisa de terem vários suspeitos e de você ter mudado de opinião mais de uma vez.
    Com certeza parece um livro que eu gostaria de ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adorei sua resenha. Eu amo suspenses e essa trama parece ser viciante. Já fiquei curiosa para conhecer os verdadeiros culpados.
    Com certeza vou amar essa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Já vi várias resenhas desse livro. E metade amou e metade detestou. Eu como sou curiosa, e mesmo que não seja meu gênero favorito, acabei anotando a dica. Agora só preciso ler pra saber em qual quadrante eu me encaixo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro o ano passado e gostei bastante da leitura. Gostei muito de como a trama foi sendo construída e, apesar do mistério ser revelado logo, as outras coisas que foram sendo descobertas depois tornaram o livro ainda mais mais interessante e até surpreendente. No entanto, concordo plenamente com você em relação ao final, achei totalmente sem sentido e desnecessário. Ainda assim, estou curiosa para ler o novo livro da autora.
    De qualquer forma, adorei sua resenha e concordo plenamente com suas considerações.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá, ficou ótima a sua resenha. Eu li esse livor logo que lançou e ele tem mesmo um ritmo super envolvente, rapidinho a gente lê e se surpreende com o desfecho.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oii,

    tenho muita vontade de ler esse livro porque é bem o tipo de leitura que eu amo. Quanto ao final confuso, acho que é meio normal em livros assim, já li alguns que seguem a mesma linha e geralmente a gente termina a leitura meio P da vida haha mas vale a pena! A jornada é muito interessante.

    http://anneandcia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Já tive a oportunidade de ler esse livro e eu também suspeitei de Marco desde o começo e, quando surgiu o outro ponto na investigação, acabei matando, então o livro foi bastante previsível, mas estou louca para ler o novo livro da autora. Agora, com relação a escrita, ela é, de fato, viciante.
    Adorei sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Assim como você esperei um pouco o fervor do livro passar para ler. Eu esperava mais do livro, eu saquei muita coisa de início e para ser bem sincera eu só curtir a última página do livro. A autora tenta o tempo todo mudar seu foco para que você não perceba nada de errado. A escrita da autora é boa, mas o mistério da história em si não me prendeu.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bom?
    Poxa, uma pena que uma premissa tão interessante e um bom desenvolvimento, que chega a ser intrigante, tem um desfecho tão aleatório. Ainda quero muito ler este livro e tirar minhas próprias conclusões, mas graças a sua resenha vou fazê-lo com menos expectativas.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Quero muito ler esse livro, mas a narrativa sempre me dá dor de cabeça e não consigo avançar muitos nas páginas. Não gostei tanto assim até onde fui, por isso não me esforcei para continuar lendo. Espero terminar porque detesto deixar coisas inacabadas. Adorei sua resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  19. Já eu achei o desfecho ótimo, pra mim foi bem plausível. Adorei este livro,foi uma das minhas melhores leituras do ano passado. Adorei a flutuação da culpa, adoro quando isso acontece. Queria muito uma continuação! Hahahah

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá, eu super adoro livros com esta viés de mistérios e pessoas desaparecidas sem deixar pistas, pois acabamos fazendo parte da investigação, e suspeitando de quase todos os personagens. Não conheço a obra. Mas aposo sua resenha vi que preciso desta leitura.

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?

    Eu gostei muito dessa leitura, "O casal que mora ao lado" foi um livro que me envolveu bastante, tem todo um clima de suspense e mistério que instiga o leitor. Uma pena que o desfecho não tenha te agradado muito!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Oiee ^^
    Eu AMO ser feita de trouxa...haha' principalmente quando eu fico achando que foi fulano o culpado, e aí o autor começa a jogar um monte de pistas ou revelações e fico que nem barata tonta. Lembro da baita divulgação que a editora fez quando o livro foi lançado, mas eu queria esperar o bafafá passar para ler, só que esqueci...haha' adorei a sua resenha ♥ lembrei dele e anotei pra não esquecer de novo!
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  23. Olha! Gostei do enredo. Li vários blogs literários hoje e essa é a primeira leitura que tenho certeza que irei ler. Gostei bastante da premissa.

    ResponderExcluir

  24. Oii.
    Eu queria ler esse livro quando foi lançado, mas foram tantos comentários negativos dizendo que o livro não desenvolve, não é bom e deixou muito a desejar, que eu acabei perdendo a vontade de fazer a leitura.
    Talvez se eu receber o exemplar eu acabe dando uma chance para tirar minhas próprias conclusões.
    Bjs, Mary

    ResponderExcluir
  25. Ola!!
    Acho que eu ando meio por fora do mundo literario, mas meu deus eu preciso desse livro! Adoro esse gênero e o melhor é que os livros que nos enganam sao o meu tipo preferido.
    Adorei a sua resenha, achei muito bem escrita e a sua dica está mais do que anotada.


    beijos

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Eu gostei demais da sinopse desse livro quando li, tanto que foi para a minha lista. Fiquei realmente curiosa em querer saber mais dele, mesmo com os pontos negativos.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)