[Resenha] O Livro de Memórias.

by - 21:21


Título original: The Memory Book
Autor (a): Lara Avery
Editora: Seguinte
Ano: 2016
ISBN: 9788555340178

Sinopse: Sammie sempre teve um plano: se formar no ensino médio como a melhor aluna da classe e sair da cidade pequena onde mora o mais rápido possível. E nada vai ficar em seu caminho — nem mesmo uma rara doença genética que aos poucos vai apagar sua memória e acabar com sua saúde física. Ela só precisa de um novo plano. É assim que Sammie começa a escrever o livro de memórias: anotações para ela mesma poder ler no futuro e jamais esquecer. Ali, a garota registra cada detalhe de seu primeiro encontro perfeito com Stuart, um jovem escritor por quem sempre foi apaixonada, e admite o quanto sente falta de Cooper, seu melhor amigo de infância de quem acabou se afastando. Porém, mesmo com esse registro diário, manter suas lembranças e conquistar seus sonhos pode ser mais difícil do que ela esperava.

"Eu não achava que ia morrer bem naquela hora, no quarto de Maddie, e não tinha nenhuma vontade de morrer, mas, quando você se dá conta de que está perto da morte — quando ela é muito real —, sentir medo de coisas muito menores, como pessoas e festas e Stuart Shah... tudo isso parecia bobo."

Samantha Agatha McCoy, ou simplesmente Sammie, descobriu recentemente que tem uma doença genética chamada NP-C, algo raro em adolescentes e que provoca grave demência. No começo, acreditou que poderia continuar vivendo normalmente, a doença era algo distante em sua vida.

Ela sempre se preparou muito para fazer faculdade em New York, que é a faculdade dos seus sonhos. Conseguiu ser aprovada, mas, com a notícia da doença seus planos são frustados, porque tanto seus pais, quanto seus médicos acham que não será possível. Não querendo se conformar com sua condição, Sammie cria um plano. Seleciona as mulheres que acha mais inspiradoras e usa-as para tentar combater os efeitos da doença. Enquanto isso, vai escrevendo tudo em seu caderno de memórias, já viveu é um dos efeitos da doença é o esquecimento.

Stuart, um ex-colega de escola, sempre foi a paixão dela, atualmente ele está na faculdade, no entanto voltou para casa para passar um tempo e acabaram se aproximando. Sammie não lhe contou da doença, temendo que ele a tratasse diferente ou até mesmo que acabasse o relacionamento. Cooper, o melhor amigo de infância dela, volta a se fazer presente em sua vida e causa uma reviravolta inesperada.

Sammie não sabe o que o futuro lhe reserva, tudo o que precisa fazer é seguir seu plano, continuar escrevendo em seu diário, aproveitando o tempo em família, com os amigos e com seu namorado, além de torcendo para que consiga superar a doença e realizar seu sonho.

"— Às vezes ser eu mesma é demais para dar conta."

Tinha muita curiosidade em relação a esse livro, não sabia o que esperar dele e acabei sendo surpreendida. Eu amo finais felizes, sou bem "Alice" nessa questão, só que esse livro tem um final diferente do esperado, contudo não quer dizer que não seja feliz, foi uma história que me mostrou um lado diferente do final feliz.

Amei Sammie! Ela é única! Sua determinação, sua fé, seus planos me fizeram admira-la, não se conformou com sua situação, mesmo sendo algo irreversível. Criou metas para sua vida e correu atrás do que queria. É uma personagem que mostra ser madura desde a primeira página, entretanto continua nos envolvendo e nos surpreendendo no decorrer do livro.

Stuart é legal, assim como a melhor amiga de Sammie, Maddie, apoiam e estão sempre presentes para ela, no começo tiveram atitudes não tão legais, porém condizentes a uma notícia tão  chocante. Cooper rouba toda a cena, ele é completamente diferente de Sammie, é popular, não gosta de estudar, cola em provas, fuma maconha e deixa a vida levá-lo. É o oposto do crush ideal, mas ele exerce uma atuação muito forte sobre as pessoas (inclusive em mim haha) e acaba tirando o foco de terceiros.

A única coisa que me lembra um YA, com exceção do cenário escolar, é o romance. Um triângulo amoroso é formado, não é tão acirrado como normalmente costuma ser e nem é chato, foi algo, ao meu ver, estrategicamente inserido na história para dar leveza ao drama da doença, o que se mostrou bastante eficiente. Além disso, as perguntas levantadas por causa disso são muito interessantes e mantém o leitor intrigado. Você precisa continuar com alguém que lhe apoiou num momento difícil, mesmo que não ame mais essa pessoa? Devo arriscar perder uma amizade, caso a relação não dê certo? Isso sem contar como a autora trabalhou o amor no livro, é algo lindo, emocionante e deixou meu coração nas nuvens.

Esse foi meu primeiro contato com Lara Avery e me agradou bastante. Sua escrita é fluída, mas não é só isso que agrada aos leitores, ela é tão cativante que por mais tenso que possa ser algumas cenas, você não vai querer largar o livro. Além do mais, até nas cenas de partir o coração, conseguiu imprimir uma leveza na narrativa que é maravilhosa.

Uma história que falará sobre como as aparências enganam, como se manter forte perante os momentos difíceis, de amor, família e apoio, de como é importante seguir seus sonhos. É um livro comovente, sinto que fiz a leitura no momento errado, pois não consegui derramar nenhuma lágrima, o que acho impossível diante de um final tão sentimental como foi o desse livro. Enfim, é uma leitura fantástica para quem curte YA com assuntos mais delicados.


Beijos e até o próximo post!


You May Also Like

20 comentários

  1. Olá
    Nossa que enredo forte, tenho certeza que eu sofro muito lendo um livro desse. Ir esquecendo as coisas é muito duro. Já anotei o nome para ler depois.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  2. Hummm, falou em doença eu já me vejo chorando litros. E saber que o desfecho é diferente do esperado já deixa meu coração apertado e não sei se isso diminuiria com esse triangulo amoroso inserido no YA. Não conhecia o livro, mas quero ler. ,

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Não conhecia esse livro, não, tão pouco a autora.
    A premissa é bem interessante, a determinação da personagem, que você deixou clara na sua apresentação sobre a obra, é o que me faz pensar em lê-lo. Essa questão de final feliz é realmente muito relativo, o que é, de fato, um final feliz? É algo importante a se refletir.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oiee, eu tb gostei da escrita da autora e me super me emocionei com a história da Sammie, e nem sou muito de ler livros do gênero! Achei a protagonista ótima e um enredo bem sensível!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Tenho esse livro em casa, pois a premissa me parece interessante, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Também não vi muitos comentários desde que ele foi lançado. Não sei muito o porquê...
    Imagino que seja uma leitura mais fluída e rápida, e no momento estou precisando de livros assim.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Tenho esse livro em casa, pois a premissa me parece interessante, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Também não vi muitos comentários desde que ele foi lançado. Não sei muito o porquê...
    Imagino que seja uma leitura mais fluída e rápida, e no momento estou precisando de livros assim.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Quando este livro estava no auge do hype, eu fiquei bem interessada, mas acabei deixando passar. lendo a sua resenha agora, a vontade de conhecer essa história me animou novamente porque adoro este tipo de drama e sempre me envolvo muito com enredos assim.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi! Não conhecia o livro, e achei a história bem sentimental, com todo esse lance de ir esquecendo das coisas devido a doença e optar por criar um livro onde ela poderá ler tudo que precisa lembrar e saber. Apesar de não ser uma leitora frequente de YA, eu gostei muito da dica! Obrigada!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não conhecia essa trama e ver que mesmo sendo YA e tendo alguns clichês pertinentes dessas histórias, não é chato e a trama é fluida.
    Gostei bastante da premissa e me agradaria a leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    Eu sempre vejo esse livro andando pela internet, mas nunca parei de fato para ler algo sobre ele. Gostei das suas impressões e fiquei curiosa com o final haha que foi feliz, mas foi "único". Hehe. parabéns pela ressenha!

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie!

    Teve uma vez que essa obra estava nos meus desejados, mas o tempo foi passando e fui deixando a leitura para lá, espero que isso mude um dia, pois pela sua resenha já me deixou curiosa novamente!

    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Gosto bastante de historias que nos trazem uma lição e um ensinamento. Não conhecia esse livro, mas achei a história bem interessante e o que mais me chamou a atenção foi a questão de um final feliz diferente... quero ler haha


    beijos
    Mayara

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?
    Não conhecia o livro ou sua premissa, mas confesso que fiquei bem curiosa pela leitura, principalmente por essa luta da personagem contra sua doença! O único ponto que não curti foi essa questão de triângulo amoroso, que costuma me incomodar bastante, mas, acho que a leitura é muito mais que isso né? Vou superar meu ranço e dar uma chance! rs
    Excelente resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, esse livro é meu amorzinho! Li na época do lançamento e me emocionei demais com Sammie. Ela é aquele tipo de personagem que tem muito a nos ensinar e até hoje eu lembro de frases dela, de verdade.
    Não acho que o fato de você não ter chorado signifique que você o leu em um momento errado, não é porque não teve lágrimas que não teve emoção, né?

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Sou louca para ler esse livro, justamente por abordar uma temática diferente. Imagina você ter uma vida toda cronometrada desde cedo já saber o que quer e descobre uma doença? Dever ser um impacto muito forte. Eu acho incrivel isso da personagem escrever as coisas em um caderno. Adorei sua resenha e espero em breve poder fazer a leitura desse livro. Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia esse livro e achei super interessante a premissa, fiquei curioso com a leitura. Achei a edição bonita, deve ter ficado caprichada. Parabéns pela resenha, ficou legal! Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas confesso que adorei a sinopse. A protagonista realmente parece ser bem forte e corajosa, lutando por aquilo que acredita. Com certeza vai ser uma historia que me inspira, quero ler assim que possivel.

    ResponderExcluir
  18. Oi Thayenne! Tudo bem?
    Esse livro tem uma premissa que particularmente me arrasou porque nem consigo imaginar o sofrimento que é descobrir uma doença que causa demência grave. Já tenho problema, ainda que hoje não seja muito, em lidar com o diabetes e pressão alta da minha mãe e o glaucoma do meu pai, imagina com isso. Mas admito que a protagonista é muito inspiradora e com certeza quem teve problemas parecidos na família ou até com amigos vai se identificar.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Ahhh, livros com finais "não bons" sempre me deixam com um negócio. Sei que é a vida e que nem tudo dá certo, mas normalmente prefiro ler e descobrir só no final o que acontece. Não daria uma chance ao livro agora, mas talvez mais pra frente.

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu amo histórias que mostram personagens que não aceitam sua condição de vida limitada e vai em busca daquilo que acredita. É emocionante e muito motivador. Acredito que é exatamente isso que vou sentir quando ler esse livro. Ele parece ser cheio de amor e com muitas lições para dar. Diga animadíssima!!!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)