[Resenha] Profundo.

by - 21:09


Título original: Deeper
Autor (a): Robin York 
Editora: Arqueiro
Ano: 2016
ISBN: 9788580415179

Sinopse: Caroline Piasecki vê sua vida se transformar em um pesadelo quando o ex-namorado espalha fotos dela nua na internet. De uma hora para outra, sua reputação é arruinada e o futuro promissor que a aguardaria após a faculdade já não parece tão garantido. Desesperada, ela tenta fazer com que as imagens sumam da rede e, ao mesmo tempo, procura se defender da multidão de pessoas que a julgam. Um dia, quando um cara que ela mal conhece sai em sua defesa e dá uma surra em seu ex-namorado, tudo muda. À primeira vista, West Leavitt é a última pessoa de quem Caroline deveria se aproximar – ele tem um ar sombrio e ganha a vida de forma ilícita. Ela, por sua vez, é o tipo de garota que West sempre tentou evitar. Rica e privilegiada, jamais entenderia as dificuldades pelas quais ele já passou. Mesmo com todas as diferenças, os dois se tornam amigos. Com Caroline, West sente que fará de tudo para ser um homem melhor, e ela encontra nele a força para reagir. Quando parece impossível resistir à paixão avassaladora, West e Caroline descobrem que às vezes a única opção que resta é ir mais fundo.

"Todas as manhãs — quer eu tenha conseguido dormir ou não, quer tenha passado o dia todo sem chorar ou me acabado de soluçar no banho — o sol nasce, e eu faço a minha escolha: hoje não vai ser o dia que isso vai me derrubar."

Caroline Piasecki sempre idealizou, planejou e correu atrás do que queria para seu futuro. Assim como seu pai, ela quer ser juíza, por isso abdicou de muita coisa e se dedicou aos estudos. Quanto entrou na faculdade, namorava Nate, a quem conhece desde o ensino médio. Mas, o namoro não estava mais fazendo-a feliz, então terminou tudo com ele.

Wes Leavitt mora no mesmo dormitório que Carol, no quarto em frente ao dela, já no primeiro dia causou uma má impressão em seu pai, que lhe avisou para ficar longe dele, o que ela fez. O problema é que mesmo dedicando 100% do seu tempo aos estudos, Wes arranjava um jeito de se fazer presente.

Fotos íntimas de Carol foram espalhadas pela internet pouco tempo depois de sua reaproximação com Wes. Ao confrontar Nate, quem tirou as fotos, ele jura que não foi o responsável pelo vazamento. Ela vê sua vida lenta e tortuosamente desabando. Sabe que isso afetará duramente seu histórico, tornando difícil realizar deus sonhos, não quer recorrer ao pai por medo de desaponta-lo e tenta resolver as coisas sozinhas e por um tempo até consegue, mas tudo acaba voltando e estragando sua vida mais uma vez.

É convidada a fazer parte do time de hóquei, mesmo nunca tendo jogado na vida e com o apoio das amigas e de Wes, retoma o controle de sua vida e vai em busca do culpado para que ele sofra as consequências de seu ato repudiado.

"Eu preciso que você acredite em mim. Mesmo que haja ocasiões em que ninguém mais acredite, preciso que você seja a única pessoa na minha vida que confie que sou capaz de lidar com todos os obstáculos que surgirem à minha frente."

Essa duologia sempre esteve na minha wishlist, aproveitei uma promoção e logo comecei a ler. E, assim, é um livro que se passa nos Estados Unidos e lá as leis são diferentes daqui e são mais falhas em relação ao Revenge Porn, ato de espalhar fotos íntimas de outras pessoas na internet, o Brasil é mais rígido, sendo que por conta de nossa cultura as mulheres sofrem bastante com a situação apesar de terem a oportunidade de fazer algo, o livro foi bem realista em relação a vida das pessoas que passaram ou passam pelo mesmo.

Como já citei, Carol era muito focada no futuro e viu sua vida ser chacoalhada e revirada de cabeça para baixo. Desenvolveu crise de ansiedade, vivia deprimida e não saia do quarto, o impacto de ter suas fotos vazadas foi enorme, sobretudo em seu psicológico. É doloroso vê-la nessa situação, sem poder fazer alto para ajudar e pior vê-la lidar também com o machismo gritante, inclusive por parte de outras mulheres. A autora desenvolveu de maneira incrível a personagem e mostrou que por mais difícil que seja lidar com a situação, existe uma luz no fim do túnel.

Wes é o lado divertido do livro, na maioria das vezes em que aparece a risada é garantida. É um personagem com uma vida difícil que já fez e faz coisas erradas para sobreviver e poder gerar a vida confortável para a família. Me ganhou desde o primeiro momento, seu jeito de tentar ver as coisas de maneira positiva é interessante.

A mensagem que esse livro quer passar é o ponto positivo do livro. Além de falar sobre um tema pouco comentado, o modo como a autora empodera a mulher é genial e gratificante. Os danos acusados por um vazamento deste tipo são catastróficos, mexem com o emocional e o psicólogo da mulher, são chamadas de vadias e outras coisas nem um pouco legais, enquanto que os homens são parabenizados. É preciso que existam mais histórias como essa, que gerem debates e reflexões sobre o assunto para que nos possamos ter uma sociedade mais empática.

O livro é narrado pelos pontos de vistas de Carol e Wes, o que gosto por me manter mais próxima dos personagens e dar uma visão mais ampla da história. Robin tem uma escrita muito atraente, quanto mais lemos, mais fluído é o ritmo de leitura. Os personagens e seus dilemas foram desenvolvidos de maneira abrangente. A temática é importante e nos faz pensar e querer que outras façam isso também. Nesse primeiro livro, vimos um foco maior na protagonista e acho que o segundo será em Wes, provavelmente levantará questões sobre certo e errado. Infelizmente, essa duologia é pouco conhecida, o que considero uma pena, mas, espero sinceramente que com o tempo ganhe mais atenção, pois precisamos de mais atenção sobre esse assunto.


Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

12 comentários

  1. Oi!
    Eu não conhecia o livro, mas quando vi a capa imaginei uma história diferente da real. Tanto que já achava que não iria me interessar, mas lendo a sua resenha, fiquei na verdade me curiosa.
    Acho um tema muito importante e que deve ser tratado e retratado, inclusive muito mais do que é. E gostei de saber que a autora trabalha com cuidado o assunto.
    Dica anotada!
    Bjss

    https://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já me sensibilizei com Carol só em saber das fotos, agora imagina com esse machismo rolando solto, por outro lado acho que a descontração de Wes é bem vinda. Contando com a importante temática que mencionou, eu anoto a dica, já tinha até visto esse livro por aí, mas não conhecia a premissa dele a fundo, gostei.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oieee, a duologia também está na minha lista de leituras faz tempo. O tema precisa ser mais abordado mesmo e é um assunto bem importante. Que bom que a escrita da autora é boa e ainda tem personagem divertido, o que eu adoro. Já me animei de novo para ler!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro quando lançou e também gostei bastante da mensagem do livro. Nunca tinha lido nada com esse tema, e me surpreendi bastante, acho super importante ser tratado. Estou curiosa para ler o segundo livro.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Que bacana, eu nao conhecia essa obra mas só de saber que aborda um tema tão importante já fiquei animada, obrigada por isso! Espero ler o quanto antes, principalmente porque a maneira que a história foi conduzida me parece sensacional. Assim como voce, também acho que mesclar os pontos de vista certamente contribui para o enredo.

    ResponderExcluir
  6. Oi. Eu me interessei quando foi lançado, mas é um livro que foge muito da minha zona de conforto. Então já sei que ele não é muito pra mim porque eu queria ler pelo tema e não pelo romance. Achei que teria detalhamento da temática, ai deixa um pouco a desejar. Obrigada pela resenha!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  7. Não é muito conhecida? Eu já tinha ouvido falar sim! Na verdade já vi essa história em vários lugares. Só não tinha ainda parado para ler as resenhas.

    Gostei muito do tema abordado no livro. Esse tipo de vingança é desprezível e tem que ser fortemente punida pela lei. E sim, a sociedade ama culpar sempre as mulheres. Quanto mais avançamos no tempo e as coisas se tornam mais modernas, tecnológicas e cia, mais a sociedade parece regredir. Me dá asco isso! Gostei demais do fato da protagonista ter a ajuda de um homem, de alguém que a defende e não a culpa. E de ser uma personagem forte. Fiquei bem interessada na história. Quero ler!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Acho que não é uma duologia muito conhecida mesmo não. Nunca tinha ouvido falar sobre ela ou sobre a autora. No entanto, ainda bem que li a sua resenha, pois fiquei bastante interessada em ler.
    A capa não me atrairia muito, mas gostei da premissa, especialmente pelo fato de trazer um assunto sério e que não é muito abordado nos livros. Além disso, já quero conhecer o Wes, pois parece ser um personagem apaixonante.
    Adorei a resenha e já anotei a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Eu já vejo sobre esse livro há algum tempo na internet, sempre achei a proposta boa, mas nunca tinha me aprofundado para saber mais sobre a história. É sempre importante trazer assuntos como esse, porque literatura também instrui. Parabéns pela resenha, quem sabe um dia eu não leia né? Haha. Quero o Wes pra mim.

    beijoss

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu tenho esse ebook há tanto tempo que tinha até esquecido dessa história. Lendo sua resenha gostei bastante do desenrolar da trama e de ter narrativa alternada, além da autora trazer bons pontos sobre empoderamento.
    Parece uma leitura muito gostosa de realizar. Certamente vou curtir.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Eu lembro da campanha que foi feita quando lançaram essa duologia. Realmente o tema é muito importante pois é bem pouco explorado. Histórias assim são necessárias para nos fazer refletir sobre temas que são bem atuais.

    Beijos
    http://ventoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu achava que este livro tinha uma pegada mais sensual, quando descobri a premissa dele, fiquei bem curiosa, mas depois deixei passar. Agora lendo sua resenha, a vontade de ler voltou e espero poder fazer o mais rápido possível.
    Beijos

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)