[Resenha] Em Águas Sombrias.

by - 22:45


Título original: Into The Water
Autor (a): Paula Hawkins
Editora: Grupo Editorial Record
Ano: 2017
ISBN: 9788501109941

Sinopse: Nos dias que antecederam sua morte, Nel ligou para a irmã. Jules não atendeu o telefone e simplesmente ignorou seu apelo por ajuda. Agora Nel está morta. Dizem que ela se suicidou. E Jules foi obrigada a voltar ao único lugar do qual achou que havia escapado para sempre para cuidar da filha adolescente que a irmã deixou para trás. Mas Jules está com medo. Com um medo visceral. De seu passado há muito enterrado, da velha Casa do Moinho, de saber que Nel jamais teria se jogado para a morte. E, acima de tudo, ela está com medo do rio, e do trecho que todos chamam de Poço dos Afogamentos. Com a mesma escrita frenética e a mesma noção precisa dos instintos humanos que cativaram milhões de leitores ao redor do mundo em seu explosivo livro de estreia, A garota no trem, Paula Hawkins nos presenteia com uma leitura vigorosa e que supera quaisquer expectativas, partindo das histórias que contamos sobre nosso passado e do poder que elas têm de destruir a vida que levamos no presente.

"As coisas que quero lembrar, não consigo, e as coisas que faço de tudo para esquecer não param de voltar a minha memória."

Nel Abbout está morta. Foi encontrada no rio por alguém que estava passeando por ali. A polícia suspeita de suicídio, já que o lugar é famoso por isso, inclusive o chamam de Poço dos Afogamentos. Como a autópsia não estava pronta, a polícia foi investigar como um caso normal. Antes de morrer Nel estava escrevendo um livro sobre as histórias das pessoas que se suicidaram no local, algumas pessoas não se agradavam com o fato e ela não era bem-quista por alguns moradores.

Nel era escritora e fotógrafa, sempre teve enorme fascínio pelos suicídios que aconteceram no rio, por este motivo sua irmã Jules, que teve que voltar para a casa onde foi criada, não acredita que a morte tenha sido intencional, como suspeitam. Ela sabe que se a irmã quisesse de fato morrer não teria caído (ou sido empurrada) em pé na água. Lena, a filha de quinze anos de Nel, acredita que a mãe suicidou-se, Jules tenta entender porque a sobrinha pensa dessa maneira, mas tudo o que recebe sai acusações raivosas de uma adolescente de luto.

Apesar de ser algo considerado comum no local, a morte de Nel tem gerado um grande burburinho e tem mexido com vários moradores de Breckford. Até mesmo uma nova policial foi designada para o caso. Quando o resultado da autópsia fica pronto, para a polícia não há mais o que ser feito. Mas, para Jules que conviveu durante anos com a irmã e sabe que mesmo que Nel flertasse com a ideia de suicídio, algo nessa situação não se encaixa. Todas as mortes que aconteceram no rio são reavaliadas, o que será descoberto a partir disso é surpreendente.

"Eu não consegui culpá-lo porque não conseguia nem pensar nele. Se eu o tivesse culpado, se tivesse pensando nele, teria tornado aquilo real."

Desde que li o outro livro da autora, morria de curiosidade para ler esse, demorei para lê-lo, assim como A Garota no Trem devorei esta leitura. Paula vem se mostrando uma excelente escritora, além do mais usa e abusa das entrelinhas para enganar o leitor e deixá-lo envolvido com suas histórias.

Jules não é alguém com quem me conectei logo de cara, demorou para que eu gostasse dela. O relacionamento das irmãs Abbout era muito complicado, feto da falta de diálogo entre elas. É difícil para Jules estar ali, tendo que conviver com uma sobrinha que é a cópia de sua irmã morta. Quando toda a história de seu passado é revelada, é impossível dizer por quem fiquei mais triste, se por Nel que nunca imaginou pelo o que a irmã mais nova passou ou por Jules ter passado pelo que passou sozinha.

Lena acabou de perder a mãe, guarda muitos segredos e tem que conviver com uma tia que sempre ignorou sua mãe e ela própria, ainda tem que lidar com o luto e a voz em sua cabeça que lhe afirmar o tempo todo que foi abandonada pela mãe. Pode ser difícil conhecer a verdadeira Lena no início, ela estava muito machucada e sem saber como lidar com todos aqueles sentimentos e pensamentos, senti uma imensa vontade de protegê-la.

Há diversos personagens nesse livro, todos eles nos passa uma imagem no começo e no decorrer da história vemos isso sendo constantemente alterado. Gostaria de poder escreve sobre eles, mas, além de serem muitos, poderia deixar algo escapar, pois tenho muito a dizer sobre vários personagens.

Assim como no outro livro da autora, achei o mistério previsível. Entretanto, temos um grande porém, Paula usar lentes muito interessantes para mexer com o leitor e levá-lo a mudar de ideia. A grande pergunta deveria ser: foi suicídio ou não? E, acabamos lidando com algo muito maior e com perguntas mais complicadas a serem feitas. É algo incrível o que a autora faz, usar o mosteiro para trazer à tona assuntos como estupro, suicídio, machismo e relacionamentos no geral.

Estou acostumada com narrativas que mudam de ponto de vista. No caso desse livro foi algo diferente, bem diferente, quase todos os personagens narram, por alternar passado e presente pode ser um pouco confuso no começo, depois que o leitor de acostuma, a leitura flui muito rapidamente. Obviamente que o mistério é o foco do livro, contudo, conforme vamos conhecendo os personagens, tendo noção do que e como pensam, é difícil largar a leitura. O modo como foram construídos e desenvolvidos está sensacional.

Peguei esse livro para ler sem muita pretensão ou expectativa, acabei me surpreendendo com o que encontrei aqui. É um livro que mexe com a forma como enxergamos as coisas, que nos faz ver o outro lado da moeda e se colocar no lugar de terceiros.


Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

18 comentários

  1. Ei! Acho a capa desse livro linda. Adoro histórias que envolvem segredos e morte, pois é instigante descobrir o que está por trás delas ou quem as cometeu, e o por que. Quem me conhece sabe, sou a louca dos suspenses, thrillers, e dos seriais killers.. Fiquei imaginando qual seria a ligação das pessoas que foram até esse poço e cometeram suicídio. Parece ser uma daquelas leituras que deixa o leitor ansioso pelos acontecimentos. Obrigada pela resenha!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  2. Oiiie,
    acho que nunca cheguei a ler um livro assim, desse tipo que nos faz enxerga de outro jeito mas, eu gostei sendo sincera, a capa também chama bastante a atenção, é linda!

    ResponderExcluir
  3. Oi.

    Eu ainda não li nenhum livro dessa autora, mas eu tenho muita vontade. Nem o filme do outro livro dela eu ainda não consegui ver. Esse livro esta na minha lista de leituras para este ano, só espero que eu consiga ler.

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros do gênero e fiquei tão curiosa para saber a verdade por trás da morte de Nel e o passado que te entristeceu tanto. Como eu não li Garota no trem, não sei como é esse narrativa previsível da autora, mas saber que ainda sim ela consegue mexer com o leitor me anima. Quero ler os dois.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nada como um livro que nos surpreende, assim terminamos a leitura com imenso prazer. Estou com os dois livros da autora para ler, mas falta tempo, adorei os pontos destacados em sua resenha. Mesmo com alguns acontecimentos sendo previsíveis o importante é a leitura valer a pena. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas já li o outro livro da autora, onde gostei muito da narrativa.
    Acredito que vou gostar dessa história, ainda mais sabendo que foi surpreendida.
    Uma ótima dica!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Nao tive uma boa experiência com a Paula Hawkins, eu já li A garota no trem e não consegui terminar o livros, pois estava muito arrastada a história. Esse novo livro dele parece ter uma premissa interessante, mas tenho receio de não conseguir ler tudo. Adorei a resenha.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Ainda não li nada da autora, já vi boas recomendações dos livros dela, assim como algumas mais razoáveis. Gostei da sua resenha, me parece que esse livro é mais misterioso do que A Garota do Trem, acho que vou me arriscar com ele.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. Oiiii,

    Este não é o meu tipo de leitura, porque eu sou extremamente impressionável, o que quer dizer que eu leio este gênero de livro e acabou sonhando de mais com as cenas kkkkk Mas para quem gosta parece ser realmente uma ótima dica. Até eu fiquei curiosa pra saber mais sobre o que aconteceu com a irmã, se ela se matou mesmo ou se foi planejado pra parecer um suicidio rs.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  10. Li este livro ano passado e ao contrario de você, comecei a ler com muita expectativa e ainda assim me surpreendi demais. Amei a forma como tudo se amarrou no final e que final.... não imaginei nem por um minuto quem fosse o(a) culpado(a).
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Amei a sua resenha. Estou com esse livro há meses na estante mas ainda não consegui ler ele. Fico super curiosa pra descobrir o que há por trás dessas mortes no lago.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que, ao contrário de você, não me dou bem com a escrita desta autora. Abandonei a leitura de A garota no trem, porque estava achando a leitura muito arrastada e nada no livro me prendeu. Pensei em dar uma nova chance quando este livro foi lançado, mas parece que ele tem o mesmo estilo do outro. Além disso, não gostei de saber que são tantos personagens narrando, pois é algo que sempre quebra o ritmo e me incomoda muito.
    Adorei sua resenha, mas, infelizmente, vou passar a dica desta vez.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Eu nunca li nada da autora, mas comprei há uns 2 meses o garota no trem e curti muito a escrita dela. Vi esse também, mas a grana tava curta e não sabia ainda o que acharia da escrita dela. Mas pelo jeito que você diz é bem bacana também. Apesar de algumas coisinhas que não me agradaram, como ser previsível o mistério, fiquei curiosa com essa leitura.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Estou louca para ler esse livro. Quando li Garota no trem mesmo já sacando de cara algumas coisas que iriam acontecer a leitura me prendeu pro que a escrita da Paula tem esse dom, ela sabe envolver os leitores e os cativas. A premissa desse liro tá pra lá de interessante e imagino o quão maravilhoso deva ser entrar nesse enredo. Acho que assim como você quando eu pegar esse livro irei devorar. Parabéns pela resenha maravilhosa. Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Tenho esse livro há um bom tempo e não peguei ainda pra ler. Gostei do primeiro livro da autora e mesmo você dizendo que o mistério é previsível, quero conferir ainda esse ano.
    Parece ser um bom entretenimento.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não li nada da autora e quando o primeiro livro da autora saiu fiquei bem curiosa, até foi adaptado para os cinemas, mas até hoje não peguei para ler, sempre que leio resenhas dos livros fico mega curiosa, mas já li resenhas que a escrita da autora fica massante, mas mesmo assim me animei para ler, ótima resenha!

    beijos!

    ResponderExcluir
  17. Realmente é bem diferente um livro onde todos os personagens tem participação na narração da história, isto torna o misterio melhor de se conhecer. Pena que é previsível como você citou.

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bom?
    Eu adorei essa parte de todo mundo contar um pouquinho da história, porém diferente de você, não curti A garota no trem, achei devagaaaar quase parando, rs. Por isso quando vi essa obra não me animei para ler, mas depois de ver sua resenha curti bastante o enredo! Quero ler, sim! ♥

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)