[Resenha] Quebra de Confiança.

by - 21:10


Título original: Deal Breaker
Autor (a): Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Ano: 2011
ISBN: 9788580410037

Sinopse: No primeiro caso de Myron Bolitar, Harlan Coben nos faz mergulhar na indústria do sexo e nos negócios escusos por trás da contratação de grandes atletas. Este é um momento importante na carreira de Myron Bolitar. Depois de agenciar alguns atletas pouco conhecidos, ele agora é o empresário de Christian Steele, a maior promessa do futebol americano de todos os tempos. Talentoso, bonito, centrado e carismático, tudo indica que o rapaz também poderá arrematar milhões em contratos de publicidade. Mas, ao mesmo tempo que vive o auge na carreira, Christian enfrenta um drama na vida pessoal. Um ano e meio atrás, sua noiva, Kathy Culver, desapareceu subitamente e, exceto pelos fortes indícios de que tenha sofrido uma agressão sexual, a polícia não conseguiu descobrir nada sobre sua última noite no campus da Universidade Reston. Prestes a ser contratado em uma negociação que pode ser a maior de todos os tempos em sua categoria, Christian recebe o exemplar de uma revista que traz a foto de Kathy em um anúncio de disque sexo. Além disso, o caso acaba de ganhar mais um ingrediente de terror: três dias atrás, Adam Culver, pai dela, foi morto em um assalto bastante suspeito. Agora, com a ajuda de Win, seu melhor amigo, Myron tentará impedir que as notícias sobre a ex-noiva de Christian atrapalhem a carreira do rapaz e irá em busca da verdade – doa a quem doer.

"Esse negócio de não saber acaba consumindo a gente depois de um tempo."

Depois de sofrer uma lesão impossível de prever, Myron Bolitar teve que desisti do sonho de ser um atleta, mais especificamente um jogador de basquete. Concluiu a faculdade, seguiu carreira na área Federal, trabalhando no FBI. Atualmente, ele é um empresário, administra a carreira de outros atletas, entre eles Christian Steele.

A namora de Christian sumiu há um ano e alguns meses atrás, como esperado ele foi o suspeito número um, entretanto foi constatado sua inocência. O caso nunca foi resolvido, porque nunca encontraram o corpo de Kathy Culver. Christian recebeu uma carta com uma revista dentro, na última página tinha uma foto de Kathy num anúncio de disque sexo. Christian chama Myron para ajudá-lo a resolver a situação.

Adam Culver, pai de Kathy, foi morto num suposto assalto. Jessica Culver, acredita que isso tenha alguma relação com o sumiço de Kathy e decidi investigar por conta própria. Ela pedirá ajuda a Myron, com quem teve um relacionamento mal resolvido no passado. Ao analisar os fatos, Myron acha que a situação de Christian e Jessica tem alguma ligação.

Em meio a isso, Myron ainda tem que lidar com um caso extremamente delicado de contrato ilegal que um de seus atletas assinou no passado, o que fará com que Myron reveja pessoas desagradáveis de seu passado e que colocará sua vida em risco.

"A vida raramente é justa. Deus não anda por aí dividindo o mal em doses iguais. Algumas famílias passam pela vida praticamente sem sofrer um arranhão. Outras ficam com um excesso de tristezas. Como a sua."

Chocada é a palavra que melhor me defini no momento. Quando iniciei essa leitura, obviamente esperava um bom plot twist, afinal estamos falando de Harlan Coben. A questão é que não estava preparada para algo sensacional. Foi uma leitura incrível e acredito que muitos vai achar o mesmo que eu sobre essa história.

Esse é o primeiro livro com o personagem Myron Bolitar, fazia anos que eu não lia algo com esse personagem e os que já li, além de serem fora de ordem (podem ler de boa, não afeta tanto), era sobre um Myron mais velho. Então, foi uma surpresa encarar alguém que é 99% sarcástico, adorei isso!

Somos apresentados ao personagem de maneira incomum, não foi algo linear, confirme os assuntos surgiam íamos descobrindo mais coisas sobre o passado de Myron. Ele é extremante inteligente, dedicado, capcioso, engraçado e tem uma determinação de ferro. É um personagem e tanto.

Win, a outra metade da dupla dinâmica, foge de todos os esteriótipos. Tem dinheiro, é bem sucedido, bem relacionado, inteligente e possui muitos talentos, mas tem um "gosto" muito peculiar e é super reservado é alguém difícil de ler. Jessica é alguém importante para Myron, o relacionamento deles é complicado e não sabemos tudo o que aconteceu. Ela está determinada a descobrir o que aconteceu a sua irmã, custe o que custar.

Ação é algo que não falta nesse livro. Sempre tem muita coisa acontecendo e ao mesmo tempo, por isso é difícil dizer se há ou não uma conexão com o mistério principal, o desaparecimento de Kathy. De acordo com o desenrolar da trama, informações vitais vão sendo descobertas e os resultados disso tem consequências de grande peso. Fiquei fascinada, chocada e muito satisfeita como cada ponta solta foi atada, até mesmo as pistas que não batiam. O tempo todo é falado sobre Kathy, por ser um suspense (e ficção) uma grande dúvida se abatia sobre mim; ela pode mesmo estar viva?

Num primeiro momento achei que seria uma narrativa em primeira pessoa, contudo não é, e é mais viável assim, pois o foco ficava sobre os mocinhos e aí do nada tínhamos uma visão de alguém fazendo algo suspeito, o que nos deixa com a pulga atrás da orelha e coloca ainda mais lenha na fogueira. Harlan é incrível escrevendo! Logo de cara me senti presa a história, mesmo quando não estava lendo, estava pensando sobre o livro e seus possíveis desfechos.

Kathy é uma incógnita, cheia de facetas e ninguém parece conhecê-la de verdade. Tem uma situação em particular que me chocou de maneira negativa, ela foi vítima de abuso sexual antes de desaparecer, a maneira como os envolvidos enxergava a coisa toda me deixou mal, porque, infelizmente, ainda existem pessoas com esse tipo de pensamento.

Quebra de Confiança é um livro e tanto, tem um mistério instigante, personagens marcantes, um plot twist de dar nó na cabeça e é uma leitura que voa.


Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

12 comentários

  1. Eu li poucos livros do autor, mas adoro suas tramas. Quero muito ler Quebra de confiança, principalmente por saber que tem um mistério tão empolgante assim. Adorei sua resenha!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Eu cheguei a ler dois livros do autor - se me lembro bem, um deles era do Myron - e também os achei sensacionais! Gente, esse homem é incrível, e a gente não consegue juntar as peças se ele não entregar tudo, né? haha' por mais que tenha gostado, porém, não sinto vontade de ler seus outros livros. Acontece que é um dos gêneros que menos gosto :/ Um dia, quem sabe começo a gostar de suspense.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li nada deste autor, mas tenho muita curiosidade. Esse livro parece ter um enredo bem interessante e envolvente, e achei muito legal o fato da narrativa ser em terceira pessoa. Eu acho que isso deve ajudar a aumentar o suspense e deixar a leitura ainda mais envolvente. Além disso, adorei saber que o livro te prendeu tanto que, até quando não estava lendo, você pensava nele.
    Adorei sua resenha e fiquei muito curiosa para ler esse livro. Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Esse autor é sempre muito querido por todos, as resenhas são sempre muito positivas e o pessoal sempre tem comentários ótimos a respeito dos plots criados por eles, eu fico me perguntando porque ainda nao li nada seu, apesar de nao ser meu genero favorito, a cada resenha que leio a curiosidade vai a mil haha dica anotada!

    ResponderExcluir
  5. Que bom saber que essa leitura foi tão boa assim! Já fiquei curiosíssima para desvendar os mistérios dessa história e interessada em ver toda essa ação que há na obra. Ficou ótima a sua resenha.

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca li nada do Harlan, mas calma, ainda esse ano mudarei essa realidade. Este livro aqui eu ainda não conhecia e fiquei curiosa quanto o enredo e conclusão. Acho que começarei por ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu amo Harlan Coben e sempre que leio uma resenha de um livro dele que eu não conhecia já quero ler. Já estou vendo que um dia irei colecionar todas as obras do autor, amei essa história também.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  8. Apesar de ter livros do autor aqui em casa eu nunca li. O clássico caso de comprar no impulso...rss
    Mas gostei bastante de saber um pouco mais sobre a história, pois é a primeira resenha que leio desse livro. Geralmente leio resenhas de livros mais recentes do autor.
    Adoro quando o livro tem muita coisa acontecendo, gosto desse ritmo frenético de informações. E agora fiquei curiosa para saber qual foi a resolução de tudo isso!!!!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu li dois livros do Harlan e adorei a pegada cheia de mistérios e resolução de casos.
    Ainda não tive oportunidade de ler essa história, mas certamente vou curtir, afinal o cara sabe como nos fazer ansiar por respostas em uma leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?

    Tenho vergonha de admitir que eu ainda não li nada do Harlan. Apesar de vários elogios e fãs, ainda não tive a chance de me deliciar com uma de suas obras. Fiquei até em dúvida se começava com essa, não por não ser a primeira da série (já que você disse que dá para ler separadamente), mas por ser tão boa assim. Fico até com receio de ler e depois não gostar de outras obras dele, rs. Com um plot twist tão surpreendente, fiquei curiosa sobre como ele conduziu essa história, envolvendo esportes e mistérios;[.

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Olá, ainda naontive oportunidade de ler o livro do autor, mas pela sinopse eésua resenha presumo que a leitura seria bastante perfeita pra mim. Harlan consegue construir historias encantadoras e com personagens marcantes, por iaso vou anotar a dica

    ResponderExcluir
  12. Oi.

    Eu ainda não li nada do autor, até tenho curiosidade, mas ainda não tive a oportunidade de conhecer suas obras. Acho que ja tinha visto esse livro, mas não me recordo se já tinha lido alguma resenha dele. Me pareceu ter uma boa narrativa. Vou anotar o nome dele para ler depois. Espero gostar do livro e da escrita do autor.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)