[Resenha] Garota Online.

by - 20:16


Título original: Girl Online
Autor (a): Zoe Sugg
Editora: Verus 
Ano: 2015
ISBN: 9788576864288

Sinopse: Penny tem um segredo. Com o nickname Garota Online, Penny escreve um blog no qual desabafa seus sentimentos mais íntimos sobre amizade, meninos, os dramas do colégio, sua família maluca e os ataques de pânico que começaram a dominar sua vida. Quando as coisas vão de mal a pior, sua família a leva para Nova York, onde ela conhece Noah, um garoto lindo que toca guitarra, e com quem ela parece ter muito em comum. De repente, ela percebe que está se apaixonando — e escreve sobre cada momento dessa história em seu blog, de maneira anônima. Só que Noah também tem um segredo, que ameaça arruinar o disfarce de Penny para sempre.

"Mas acontece que, mesmo sem nenhum corte ou hematoma do lado de fora, tenho a sensação de que alguma coisa se quebrou dentro de mim."

Penny Porter tem 16 anos e é britânica. Criou um blog para compartilhar seus pensamentos. Tem um melhor amigo, o Elliot, moram ao lado um do outro e criaram códigos para se comunicarem através das paredes — três batidinhas significa eu te amo. Ela também tem outros amigos, a Megan, de quem é amiga desde a infância e Ollie, por quem nutre uma paixonite.

Por ser uma excelente fotógrafa, Pen fica responsável por tirar as fotos da grande peça que haverá na escola. Um acidente humilhante acontece com ela e deixa-a vulnerável. O pior ocorre, alguém filmou a cena e Megan postou no facebook, o vídeo tornou-se viral. Desesperada, não sabe o que fazer, mas seus pais apoiam-na e permitem que se afaste por uns dias da escola, para que a poeira abaixe.

Os pais dela trabalham organizando casamentos, recebem o convite para organizar um em New York. Por estarem precisando do dinheiro, eles aceitam, mesmo que o casamento seja às vésperas do Natal. Tom, o irmão mais velho de Pen, se recusa a ir e Elliot acaba uso no lugar dele. Pen sofre com ataques de pânico, então ter seu melhor amigo por perto facilita bastante na viagem.

New York é um local mágico, pelo menos é o que parece para ela. É contratada pela noiva para fazer fotos dos bastidores do casamento, e é enquanto tira fotos que conhece Noah. Sua aparência de "deus do rock" foi o que chamou a atenção dela, logo descobre que há muito mais do que uma bela aparência nele.

"... às vezes, as amizades não são como as roupas e, quando começam a causar desconforto, não é porque fizemos alguma coisa errada. Significa simplesmente que crescemos, e elas não servem mais para a gente."

Quando iniciei essa leitura esperava por uma leitura leve e algo bobinho, o que precisava para distrair minha mente naquele momento. Só que o que encontrei nesse livro não tem nada de bobo, é uma história que foi construída com lições muito vacinas e importantes. É uma leitura incrível para quem quer ser surpreender.

Pen é carismática e causou uma identificação imediata comigo, ou melhor com meu eu de 15 anos, me trouxe nostalgia sobre os dramas que vivi na adolescência. Ela é tão meiga e é muito agradável conhecer sua vida, seus pensamentos e seus sentimentos. É zero mimimi e amadurece bastante no decorrer do livro.

A família dela é maravilhosa! Compreensiva, unida e apoiam os filhos, além de serem mega diferentes e muito cativantes. O Elliot é incrível, me lembrou super meu melhor amigo (mesmo que a aparência e o modo de se vestirem não tenham nada em comum) e achei o personagem muito especial. Ele é gay, veste-se de modo excêntrico, é um grande incentivador da Pen e alerta-a sobre falsas amizades, como não desejar tê-lo como amigo? Noah é o sonho de qualquer garota, apaixonado por música, gentil, inteligente e de excelente humor. Tem um passado triste, porém está aprendendo a lidar com isso e ajudando outras pessoas no processo.

Conhecer Noah deu a Pen a certeza de que alguém pode se apaixonar por seu eu verdadeiro e que ela não merece menos do que isso, uma lição que serve para todos. O relacionamento é fofo, um pouco previsível e totalmente um clichê, mas, ainda assim é ótimo acompanhar e torcer por esse casal.

O que achei interessante no livro foi ter uma personagem que sofre de ataques de pânico, coisa que é raro de ver nos livros para um público mais jovem. No entanto, uma coisa que me deixou com a pulga atrás da orelha foi não ter uma recomendação sobre ir a um profissional qualificado. Usar as técnicas citadas no livro ajuda bastante, contudo é necessário tratar a verdadeira causa dos ataques.

A narrativa é em primeira pessoa, o que facilita na conexão com a protagonista. A escrita da Zoella é super leve, os gêneros tiveram um bom equilíbrio, nada de drama ou romance demais. Os personagens foram desenvolvidos de maneira satisfatória e estou empolgada para o próximo volume.

Garota Online é um livro despretensioso, leve, encantador e uma leitura deliciosa. Aparentemente é apenas mais um livro de adolescentes, no entanto não é bem assim, é um livro que fala sobre inseguranças, família, primeiros amores, amizades e mudanças, tudo de maneira simples, entretanto bastante acertada.


Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

17 comentários

  1. Oi Thay, quando comecei a ler a resenha, estava pronta para dizer que já passei da idade para ler romances bobinhos, mas na medida que fui lendo, percebi que é mais que isso. Ataques de pânico é coisa séria, eu mesma já tive e os outros dilemas só acrescentam à leitura. Gostei da dica.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem? Gostei do enredo do livro, eu adoro quando envolve família e amigos que estão sempre ao lado tentando ajudar. E ela ser fotógrafa dá um amplo aspecto a leitura, não conhecia o livro e nem a autora, mas fiquei intrigada com o desfecho da história, parabéns pela resenha, obrigada pela dica. Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá, por mais que a capa desse livro é linda e super fofa ele não desperta o meu interesse em le-lo eu passo essa dica

    ResponderExcluir
  4. Olá! Adoro livros que tem essa pegada mais despretensiosa e que envolvem a família. Adoro quando os personagens se mostram mais do que são e aqui, por dizer que é mais do que um livro adolescência, eu imagino que isso aconteça. Dica super anotada, espero poder conferir em breve!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá, que bom saber que a leitura foi ainda melhor do que você esperava e que aborda assuntos importantes como a síndrome do pânico. Acho a capa desse livro muito lindinha e tenho vontade de ler ele.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não é uma leitura que me encha os olhos, não que eu já tenha passado da idade nem nada, é só que sei la, não me sinto atraída, mas gostei de qualquer forma de conferir sua opinião. Obrigada pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Sempre é uma surpresa boa quando o livro é mais do que esperávamos, né? Eu acho que nunca li nenhuma história mais teen com este tema, outros tipos de transtornos sim, mas este não, então gostei de saber que há uma história assim.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  8. Céus, estou aqui mirabolando mil alternativas para o acidente humilhante da Pen, até cogitei algo parecido com o da Carrie a estranha, então saber que o livro possui uma lição importante me anima , ainda mais por retratar essa família tão maravilhosa que mencionou. Então é uma peninha a autora ter esquecido de falar sobre a importância de procurar ajuda medica, mas ainda sim eu adoraria ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Esse livro também superou as minhas expectativas. Eu achava que seria um romance bem bobinho, então, me surpreendi pelos temas que a autora trouxe e pela boa construção dos personagens. Nunca tinha li um livro com um personagem que tivesse síndrome do pânico, então, achei legal a autora abordar isso, apesar de também ter sentido falta de uma recomendação para procurar ajuda especializada.
    De qualquer forma, adorei sua resenha e concordei bastante com os aspectos que você destacou sobre a obra.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá, como vai? Olha esse livro não é o tipo que eu costumo ler com muita frequência mas, sabe que eu fiquei super curiosa para fazer a leitura dele? Me identifiquei um pouco com a protagonista porque, quando eu era mais jovem escrevia várias coisas em um diário online, pensamentos sobre os diversos momentos da minha vida que não conseguiria contar para as outras pessoas, isso me ajudou muito mas, tenho certeza que naquela época eu precisava de ajuda especializada.
    Mesmo assim, amei ler a sua resenha e se eu tiver um tempo lerei o livro também.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  11. Eu morro de vontade de ler esse livro, mas falta é vergonha na minha cara para comprar, isso sim! Já tive muitas oportunidades de chegar na livraria e comprar, mas acabava levando outros. Adorei a sua resenha e fiquei ainda mais curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  12. Olá, realmente parece ser um livro bem levinho de se ler mas pelo tema é imppssivel não esperar algumas lições importantes! Adorei a resenha e a dica de livro tambem, ainda nao tinha visto esse livro mas me interessei bastamte apos ler sua resenha! Obrigada!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Já tinha lido outras resenhas desse livro, mas a sua realmente me fez perceber que quero lê-lo. Adoro livros YA e acho importante que haja uma identificação. Gostei de saber que ele trata de saúde mental. Não posso dizer que seja irresponsabilidade da autora, mas, realmente, faltou um encaminhamento mais prudente em relação aos ataques de pânico. Eu já tive ataques, na minha pior época de ansiedade, mas também não fui atrás de um profissional, especialmente porque eu não estava entendendo o que estava acontecendo comigo, sabe? É bem difícil ser "racional" quando se está em meio a um turbilhão emocional, mas, se a pessoa tem um apoio, e esse apoio sabe desse histórico, realmente é importante uma recomendação profissional. Não sei dizer se alguém do círculo de relações da personagens tinha ciência dos ataques dela... E fiquei curiosa para saber como acontece isso. Provavelmente vou comprar :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu também achava que se tratava de um enredo mais bobinho e leve, não imaginava que teria algo como síndrome do pânico.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Gostei da foto e a sua resenha ficou bem legal. Confesso que não conhecia o livro, achei bem legal a premissa e também interessante o fato da autora abordar a Síndrome do Pânico.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Ah, eu adoro tramas adolescentes clichês, bem levinhas, às vezes é tudo o que preciso para distrair e para ler depois de uma leitura mais profunda. Que bom que o livro se revelou muito mais do que isso e ainda trouxe um tema importante e nem sempre explorado nos livros. Já vi que irei me apaixonar pelo Noah, então tira o olho dele que já é meu, risos.. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi.
    Gostei muito dos temas abordados no livro, principalmente a questão de existir alguém que vai se apaixonar pelo meu verdadeiro eu, até por ser voltado para um público mais jovem.
    Gostei também de não exagerar no drama e no romance e focar também nos outros tipos de relação.
    Parece um livro que eu gostaria de ler.
    Adorei a resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)