[Resenha] Baía da Esperança.

by - 17:00


Título original: Silver Bay
Autor (a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
ISBN: 9788580578737

Sinopse: Liza nunca conseguiu fugir do passado. Mas nas praias paradisíacas da encantadora comunidade de Silver Bay ela ao menos encontrou a liberdade e a segurança que procurava se não para ela, para sua filha pequena, Hannah, até que Mike Dormer se hospeda no hotel que Liza administra com a tia. Um perfeito cavalheiro inglês, com roupas elegantes e olhar sério, Mike pode significar o fim de tudo que Liza trabalhou arduamente para proteger: não apenas o negócio da família e o lugar que tanto gosta, mas principalmente a convicção de que ela nunca amaria nem seria digna de amor outra vez.

"Porque, quando alguém está cercado por tantos segredos como eu, é bom dizer as coisas abertamente, algumas vezes."

Após uma tragédia Liza McCullen pegou sua filhinha, Hannah, e se mudou de Londres para Silver Bay, na Austrália. Onde criou residência com a ajuda de sua tia Kathleen. Sua tia lhe ensinou tudo o que sabia sobre ser observadora de baleias (ou baleeiros) e assim Liz fez disso sua profissão. Mesmo morando há anos na ilha, ninguém conhece de verdade a Liza.

Kathleen é dona de um pequeno hotel em Silver Bay, mal tem movimento por se tratar de uma cidade pequena, e com o dinheiro do trabalho de Liza elas vivem bem. Não com luxo, mas com a paz e felicidade — não muita no caso da Liza — que o local traz.

Mike chega como quem não quer nada a ilha e como não diz para que veio, as pessoas presumem que está de férias, apesar de não ter o perfil de quem está de férias. Mike, seu sotaque e seu modo de se vestir e falar são destoantes naquele lugar.

Mike fica intrigado com o modo como as pessoas vivem naquela ilha, é tudo tão inspirador, cheio de amor e esperança, que ele fica em duvidas com o porquê de ter ido para Austrália. O jeito de Liza também o intriga muito e quanto mais tempo ele passa ali, mais ele quer ficar é mais dúvidas surgem. Será que Mike , o cara que sempre colocou o trabalho em primeiro lugar está mudando?

"Às vezes é difícil saber o que alguém poderia fazer — retrucou, fazendo uma pausa em seguida. — Sei melhor do que ninguém que a gente nem sempre se comporta como é de se esperar. E esta não é uma situação normal."

Eu sou muito fã da Jojo, ela tem muitos livros lançados, porém sempre consegue trazer coisas novas em seus romances. Não é o tipo de autora que tem uma "fórmula" como Nicholas Sparks, Cassandra Clare e Rick Riordian, ela procura inovar e investe em assuntos que fazem o leitor pensar sobre. Foi por isso que eu estava tão empolgada para esta leitura.

Liza é muito fechada, e se não fosse seu relacionamento com Kathleen e Hannah, ela seria totalmente amarga. Liza sofreu muito na vida e até hoje carregada nas costas uma enorme culpa, que ao invés de deixá-la cruel ou uma pessoa ruim, a faz se fechar numa concha e não deixar que as pessoas a conheça. Ela é uma ótima mãe e está sendo difícil ter que continuar mentindo para filha, na tentativa de mantê-la segura.

Mike é ambicioso e o próprio admite isso. Sempre obteve o sucesso que esperava de tudo o que fazia e isso mudou sua personalidade. Ele não tinha paixão por nada mais. Tudo se tratava de dinheiro, roupas de marca, carrão do ano e ser reconhecido. Até que precisou ir para Silver Bay e mudou tanto, que era quase como se houvesse sofrido uma lavagem cerebral. Isso me fez ter esperança que as pessoas realmente mudam. 

Não posso deixar de falar da Hannah. Que criança encantadora, inteligente e fofa. Seu relacionamento com o Mike é muito bonito, porque querendo ou não, eles são desconhecidos, mas se tratam e conversam como se conhecessem desde sempre. E ele é o primeiro a ficar sabendo o quanto dói para Hannah não poder falar de seu passado com medo de machucar a mãe. É uma criança que passou por muita coisa, e que por ser tão nova, o que lhe aconteceu não interferiu tanto ou trouxe marcas.

Muitas pessoas podem achar que o final do livro foi muito rápido ou superficial demais. No entanto, eu me encantei com o final. Não posso falar muito sobre, porque é um tremendo de um spoiler, no entanto quem já leu ou quem vai ler, entenderá o que quero dizer. O final foi muito emocionante e me deixou com um sentimento de quentinho no coração, saber que às vezes há uma luz no fim do túnel mudou tudo para mim, foi algo mágico e tornou o livro ainda mais perfeito.

Uma leitura maravilhosa, cheia de amor, com um enredo original e que emociona, além de abordar uma questão muito importante, a preservação dos animais e do meio ambiente. Com uma narrativa fluída e uma escrita inteligente, Jojo nos leva numa viagem pela Austrália, onde iremos nos apaixonar, se envolver, torcer (e alguns) chorar. Um excelente drama, que irá chamar a atenção para um assunto que finalmente está ganhando espaço para ser debatido e não mais tratado como tabu, relacionamentos abusivos. 


Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

13 comentários

  1. Ola
    Ainda nao li esse livro, mas com certeza esta na minha lista de desejados, especialmente porque gosto muito da escrita da autora, acho ela maravilhosa e so faz romances inesquecíveis. Sua resenha me deixou ainda mais empolgada!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas já li o Viver Depois de Ti e o Viver Sem Ti, da autora! :)

    Que bom que gostaste! Acho ótimo que o final te tenha agradado ao contrario da maioria, e que a historia cativante assim! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Confesso que até hoje não li nenhuma obra da autora, mas tenho muita vontade, pois só vejo comentários positivos sobre a escrita e as história dela. Baía da Esperança não é diferente, fiquei com muita vontade de ler e já adicionei na minha lista de desejados! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu ainda só li um livro dessa autora, mas pretendo ler outros em breve, pois creio que vou gostar de todos. E lendo sua resenha sobre essa obra fiquei ainda mais animada, pois parece ser uma história bem emocionante mesmo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  5. Olá!!!
    Preciso confessar que dei início à leitura e parei. Não abandonei, mas quis deixar o livro para outro momento...
    Esse seria o quarto livro da Jojo que leio e o segundo que o começo não é lá uma coisa envolvente e que prende logo de cara. Por isso não dei prosseguimento, mas pretendo dar continuidade.
    Adorei sua resenha e por causa dela, sinto que preciso recomeçar a leitura assim que possível. A Jojo é mestre em nos surpreender, e com toda certeza seus livro merecem qualquer chance possível.
    Bjs e até mais!!!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie! Tudo bem?

    Ainda não li nada da autora, mas tenho bastante interesse e espero gostar da leitura, quando a fizer! Irei começar acredito por um outro que já estou de olho, mas quero todos da autora na minha estante!

    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Oi, Thay

    Infelizmente nenhum outro livro da Jojo me conquistou como Como Eu Era Antes de Você. Acho as histórias cansativas, sem nada relevante a não ser uma boa escrita. Inclusive tenho Baía da Esperança, mas nem li ainda. Preferi esperar um pouco porque se eu tiver essa sensação novamente eu vou pegar birra da Jojo... e não quero que isso aconteça.
    Que bom que você gostou e que pode aproveitar a história. E que bom que o final lhe agradou também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Os livros da Jojo são sempre muito bons mesmo e tenho vontade de ler este. Fiquei interessada em saber mais sobre o passado de Liza e sobre a transformação que Mike passa. Que ótimo que achou o final do livro encantador, parece mesmo ser uma ótima história. Amei a resenha!

    www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Da autora eu só li os considerados "modinha" pelos mais cultos e brilhantes intelectuais da atualidade. Ou seja, só li como eu era antes de você e depois de você. E gostei muito dos dois livros, mas depois que li como eu era antes de você tive uma vontade enorme de pegar uma mochila e sair viajando, uma sensação de que estou desperdiçando minha vida. E, sinceramente, tenho medo de ler outras obras da autora porque não aguentaria um baque desses tão cedo.
    Mas gostei da resenha e o enredo despertou meu interesse, pretendo ler esse livro assim que superar o trauma.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi,

    Confesso que a autora não me deixa tão entusiasmada assim para lê-la, mas acho a premissa desse livro bem legal. Que bom que você não achou o final dessa forma, ainda bem que cada um enxerga diferente hahaha. Enfim, anotei a dica, espero um dia poder ler. :D

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Já vi muita gente comentar muito bem das obras da Jojo e são os livros mais vendidos na livraria nobel onde trabalho. Sempre estão procurando também. Mais ainda não tive a oportunidade de conhecer suas obras. Tenho alguns comigo, mas esses mais novos ainda não tenho na estante. Espero gostar tanto como você porque achei legal as histórias dela ter um diferencial e cada um tratar de um tema diferente. Isso é muito bom, porque não fica enjoativo e isso me agrada bastante. Espero dar uma chance para as obras dela logo !

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2017/04/resenha-ninho-de-fogo-mestica.html

    ResponderExcluir
  12. Oiii!!!
    Os únicos livros que eu li da autora foram "Como eu era antes de você" e "Depois de você". O segundo livro eu não gostei, foi até bem dificil de continuar lendo, mas além desses dois, eu não li nenhum outro dela. Parece ser um romance interessante, mas depois da decepção que eu tive, não estou tão empolgada com a autora assim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oii,

    Acredita que nunca li nada da Jojo? Não sei porque eu sempre acho que não tenho emocional para isto kkkkk Mas este livro me chamou a atenção desde o lançamento porque acho a capa dele muito fofa e chamativa de um jeito discreto, como quem diz "vem aqui pra ver o que eu tenho pra te contar".
    Adorei sua resenha e a maneira leve como você mostra que o livro te encantou.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)