[Resenha] Lua Vermelha.

by - 17:00


Título original: Red Moon
Autor (a): Benjamin Percy
Editora: Arqueiro
Ano: 2013
ISBN: 9788580414080

Sinopse: Eles vivem entre nós. São os seus vizinhos, a sua mãe, o seu namorado. Eles mudam do dia para a noite. Como toda adolescente, Claire Forrester se acha meio deslocada. Quando agentes do governo invadem sua casa e matam seus pais, ela percebe o quanto é diferente. Claire pode se transformar em uma criatura semelhante a um lobo. Ela é uma licana. Patrick Gamble entra em um avião e, horas depois, desembarca como o único sobrevivente de um ataque terrorista promovido pelos licanos. Da noite para o dia, ele vira um herói nacional: o Menino-Milagre. O governador Chase Williams jura que, se for eleito presidente, protegerá o país da ameaça que aterroriza a população. Em meio ao acirramento dos conflitos entre humanos e licanos, seu discurso intensifica a discriminação. No entanto, ele vai se tornar exatamente aquilo que prometeu destruir. Cada um a seu modo, os três estão envolvidos em uma guerra que tem sido controlada com leis, violência e drogas. Mas uma rebelião está prestes a estourar, provocando mortes e destruição e entrelaçando seus destinos para sempre. Com a chegada da noite da lua vermelha, o mundo se tornará irreconhecível. A batalha pela sobrevivência da humanidade irá começar.

"Não consegue se decidir, não consegue confiar em si mesma; sua mente parece o céu, um borrão cinza e viscoso de nuvens que faz chover pensamentos contraditórios."

No universo de Lua Vermelha, os licanos não só existem como tem uma república própria, a República Licana. Porém, alguns locamos andam causando problemas e os humanos estão divididos entre o medo e a vontade de revidar. Tentando amenizar a situação o governo humano criou algumas regras, mas os licanos não as aceita, e isso causará muitos transtornos.

Claire é uma licana. Seu maior sonho é ir para a universidade mais distante que houver da sua família, ela ama seus pais, mas o convívio com alguns locamos são demais. E tudo o que ela deseja é ser um pouco normal. Depois do atentado licano, homens armados invadem sua casa matando seus pais, o instinto de sobrevivência prevaleceu e ela fugiu.

Patrick é um adolescente normal ou era. Mas, Patrick foi o único passageiro do avião que sofreu o atentado licano que sobreviveu. Isso fez com que se tornasse famoso, mesmo não querendo essa "fama" de Menino-Milagre. Patrick morava com o pai, só que o pai foi convocado para ir para República Licana, e ele passou a morar com a mãe, mãe essa que o abandonou ainda criança.

Dois adolescentes de mundos totalmente diferentes, com sonhos, esperanças e desejos diferentes, mas que de alguma forma terão um papel importante na vida um do outro.

"Precisa parar com aquilo. Parar de pensar nele. Ele a distrai do presente. Foco."

O livro é muito bom, a narrativa é bem completa e a criação desse universo foi de uma grande inteligência, eu curti bastante essa leitura. Confesso que demorei para finalizar essa leitura, porém é um livro muito interessante e cheio de detalhes.

Patrick sempre foi alguém amigável, mas, desde a enorme mudança que enfrentou depois do atentado, sua personalidade sofreu uma brusca mudança. Patrick passou a desconfiar de tudo e isso criou uma sensação de que podia fazer qualquer coisa, até que algo acontecia e ele paralisava. Quando conheceu Claire isso mudou um pouco, já que ele conseguiu salvá-la de um maniaco.

Mesmo tendo se sentido grata por ter sido salva, Claire desconfiou de Patrick assim que o conheceu, só que ele a ajuda a chegar ao seu destino e depois ainda voltou para se certificar de que ela estava bem. Claire não sabe como se sentir diante desta demonstração de afeto. O relacionamento deles no decorrer da história é cheio de altos e baixos, mas por causa das circunstâncias em que vivem.

Minha única ressalva é em relação aos pulos na passagem do tempo que o livro tem. Porque isso deixa o leitor pensando o que aconteceu entre um período e outro. Mas, ao concluir a leitura entendi que o leitor deixou pontas soltas de propósito. Acredito que ele gostaria de lançar um segundo livro, e história para isso não faltaria, pois nesse livro ele focou bastante em Claire e no Patrick, deixando de fora alguns detalhes sobre personagens secundários que para mim tem histórias bem interessantes. Até já procurei na net sobre uma continuação, porém não encontrei. Enfim, essas pontas soltas não interferem em nada na leitura, são coisas mínimas que eu gostaria que houvesse uma explicação.


Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

16 comentários

  1. Ai que resenha incrível! Confesso que realmente não sei se realizaria essa leitura, pois me tiraria da zona de conforto, ótima resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá, Thayenne! Não é o perfil de livro que costumo ler, mas obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Eu ainda não li o livro, mas achei a trama bem interessante.
    Pena que achou que tem alguns pontos que não foram bem resolvidos.
    Mas é uma ótima dica.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Bem interessante, gosto muito de licantropos, e fiquei bem curiosa para saber o que aconteceu para ter tantos e eles sem 'inimigos'
    Dica anotada

    ResponderExcluir
  5. Ah, não gosto de pontas soltas. Mesmo se tiverem sido deixadas propositalmente me incomodariam. Além do mais, licanos são seres que não curto, então acho que esse livro não é mesmo para mim.

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Não conhecia o livro e infelizmente a premissa não me conquistou embora seja legal. Uma pena que esses pulos no tempo não tenha ficado bacana, realmente quando fica esses buracos e a cabeça do leitor repleta de curiosidade é chato mesmo. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  7. Olá eu não conhecia o livro e de cara eu amei a capa e a premissa dele. Aí comecei a ler sua resenha e vejo que é uma bastante completinha e os personagens são legais me fez querer colocar ele em minha lista de leituras intermináveis. beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá! gosto muito de estórias que envolvem Lobisomens e gostei bastante da sua resenha! Com certeza é um livro que eu leria! Bjs
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá, achei bem interessante a forma do autor trazer esse tema de Lobisomens, dentro de um romance cheio de altos e baixos. Confesso o que não me anima, são essas lacunas deixadas nas passagens de tempo, acredito que devam ter ficado muitas dúvidas.

    ResponderExcluir
  10. Que bom que gostou do livro, para entender fazer o leitor entender esses pulos do tempo, o escritor tem que ser muito bom, e mostrar no final certinho o que houve nesse período. Parece uma história interessante, ainda não li algo do tipo, espero que eu goste :D

    http://www.literaturanews.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Thay,

    Eu li esse livro uns anos atrás e não foi o que mais amei, mas é realmente interessante e ele vai te prendendo depois de um tempo. Que bom que mesmo com as ressalvas você gostou.

    Boas leituras
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Thayenne, sua linda, tudo bem?
    Acho que já essa capa em alguma livraria, mas é a primeira resenha que leio. Gostei da mensagem trabalhada na obra, discriminação, tolerância, respeito. Temos que aceitar as diferenças ente os povos e viver harmonicamente com eles. Por isso gostei quando o autor colocou os dois juntos, achei lindo o romance entre eles. Uma pena que alguns pontos ficaram sem explicação, e que o autor não aproveitou os personagens secundários. Por isso acho que não leria no momento, mas vou deixar a dica anotada para quando tiver com as minhas leituras todas em dia. Gostei muito da sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ola Thay lindona não conhecia o livro, mas amei o enredo e o fato de ter um mundo criado que foi inteligente somente esse fato já me chama atenção, uma pena que algumas pontas ficaram soltas, isso deixa baixa as expectativas com relação a leitura. Quem sabe eu leia em outro momento. beijos


    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, o livro não parece ser uma fantasia que me agradaria
    a história não me chamou muita atenção, acho que seria uma leitura bem arrastada e o que eu menos preciso no momento é isso kkk

    ResponderExcluir
  15. Ooi! Esse livro parece ser bem interessante, e faz o tipo de leitura que eu aprecio. Não sei se em relação aos detalhes eu gostaria ou se ficaria chato, mas quem sabe eu possa ler no futuro, não é?
    Bjs e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  16. Esse livro tem um gosto especial rs, ganhei ele nas cortesias do Skoob, tenho um carinho enorme por ele rs. Mas li e curti demais esse livro, apesar que no começo acabei pegando no sono, mas depois foi uma leitura super fluida.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)