[Resenha] Segredos e Mentiras.

by - 17:00


Título original: The Midwife's Confession
Autor (a): Diane Chamberlain
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
ISBN: 9788580414080

Sinopse: Cara Anna, Já comecei esta carta várias vezes e aqui estou, começando-a novamente, sem fazer a mínima ideia de como lhe dizer. A carta não terminada é a única pista que Tara e Emy têm para entender o que levou sua amiga Noelle ao suicídio. As três eram inseparáveis desde a faculdade e tudo a respeito de Noelle – seu trabalho de parteira, a forma como se dedicava apaixonadamente a diversas causas sociais, seu amor pelos amigos e a família – se encaixava na descrição de uma mulher que amava a própria vida. Só que havia muitas coisas que Tara e Emy desconheciam. Por exemplo, quem é Anna e por que Noelle nunca a mencionara. Com a descoberta da carta e do terrível segredo que a motivou, as duas começam a desvendar a verdade sobre essa mulher forte, independente e gentil que entrou em suas vidas trazendo amor e compaixão, mas que também pode ser a responsável por muitas tristezas e ilusões. Com delicadeza e equilíbrio, Diane Chamberlain constrói uma história sensível sobre amizade e relacionamentos e levanta a pergunta: até que ponto você seria capaz de perdoar alguém que ama?

"— Eu sei – disse Rebecca. — Uma das amigas de Petra se matou ano passado e ela tem se sentido culpada a esse respeito desse então, mas todos deixaram de notar os sinais. Não se pode ajudar alguém que não que ser ajudado."

Tara e Emerson eram melhores amigas de Noelle. Quando Noelle se suicidou, elas começaram a se culpar por não terem percebido que a amiga estava com depressão. Foram em busca de algo que explicasse a elas o porquê. Noelle era parteira, e quando descobriram que fazia doze anos que ela não trabalhava mais com isso, ficaram chocadas, pois não ele dizia sempre que estava trabalhando.

O marido de Tara, Sam, morreu alguns meses atrás e mesmo Tara tendo separado algumas de suas coisas de trabalho, outras ainda ficaram pendentes. Com a ajuda de Ian, advogado que trabalhava com Sam, colocam os papéis em ordem e é ali que descobrem um dos muitos segredos chocantes de Noelle.

Emerson ficou responsável por arrumar a casa onde Noelle morava. Depois de analisar papel por papel, descobriu uma coisa mais chocante ainda. Graças a um erro de Noelle, uma mãe por aí à fora sofre, o único nome que aparece na carta encontrada é Anna, mas como chegar até ela se não há um sobrenome? Isso é o que vocês vai descobrir ao lerem esse livro :)

"Eu queria que Grace estivesse no carro comigo naquele momento. Eu a abraçaria e diria que, por pior mãe que fosse, eu a amava. Faria qualquer coisa por ela. Mesmo que ela não quisesse, eu a abraçaria tão forte que ninguém seria capaz de arrancá-la dos meus braços. Às vezes é difícil expressar o amor que sentimos por alguém. A gente diz as palavras, mas não consegue expressar a profundidade. Não consegue abraçar forte o bastante. Eu queria ter essa chance com minha filha."

Além da sinopse, só comprei este livro porque estava por dez dilmas nas Americanas. E acabou sendo uma leitura muito boa. Fiz o máximo possível para não escrever demais sobre a história, pois o bom do livro, tirando o mistério, é a descoberta.

Quando o leitor achava que entendia a Noelle, a autora ia lá e nos revelava um novo fato, e com isso passou a existir em mim uma mistura de sentimentos por Noelle. Primeiro dor por ela ter sido abandonada pelo pai, depois tristeza por ela achar que era um erro só pelo ato de ter sido colocada para adoção pela mãe, depois raiva, muita raiva por coisas que foram aparecendo. Mas, por último e ao meu ver mais importante, o entendimento de que Noelle era apenas humana e errou, e continuaria errando caso não estivesse morta.
Tara tem uma filha de dezesseis anos, Grace, e desde que o Sam morreu, ela não consegue se conectar com a filha, é como se houvesse um abismo entre elas. E a autora abordará com muito realismo como funciona o relacionamento entre pais e filhos adolescentes.

O que mais gostei foi como a autora descreveu o sentimento de uma mãe para uma filha e de uma filha para com a mãe, confesso que chorei nessa parte, pois senti a verdade do sentimento passado, acredito que minha mãe me ama do mesmo modo que foi descrito pela autora. Foi algo muito lindo e emocionante de ser ver.

A narrativa é bem ampla, além de ser narrado em terceira pessoa, se intercala entre os pontos de vista de vários personagens e traz o ponto de vista da Noelle antes de morrer, o que dá ao leitor uma noção de como tudo aconteceu.

Para quem gosta de um bom drama este livro é o paraíso! Mas, ao contrário de outros livros, o drama da história é 100%  realista. São duas melhores amigas tentando entender como não puderam prever a morte de um ente querido. Uma mãe lidando com o desaparecimento da filha. Como se livrar daquele relacionamento que não nos serve mais. Como lidar com a leucemia. Isso é o que você encontrará neste livro, é provável que aja um certo choro, mas é um livro muito legal e que vale a pena ler.


Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

15 comentários

  1. Nossa eu não sabia sobre a existência deste livro, e mesmo pelo valor eu acho que não compraria. Mas sua resenha me deu vontade de saber sobre esses segredos, adorei.
    Irei procurar ele. Quem sabe não encontro de 10;dilmas de novo. Kkkk

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu namoro esse livro há algum tempo, mas por saber que vou chorar tenho protelado compra-lo... rs... a trama parece ser realmente linda e emocionante, por isso quero tanto, mas saber que vou chorar me afasta um cadinho. Não sei se leria no momento, mas não descarto a leitura. Fico feliz que tenha gostado ♥

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu não conhecia esse livro ainda e é muito tentador quando vemos títulos por apenas R$10,00 mas alguma coisa nele simplesmente não me chamou a atenção, então vou deixar essa dica de lado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Nossa que capa linda...
    Não conhecia o livro, mas o leria com certeza... drama é tudo de bom!! Entretanto, acho que não posso ler esse livro por agora, por isso vou colocar o nome dele na minha lista.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  5. Eu já conhecia esse livro por estar na biblioteca da minha faculdade, mas infelizmente não tenho muito interesse em realizar a leitura, a obra em si não desperta meu interesse.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá! Gostei bastante da premissa, do drama que a historia tem. parece ser bem escrito, que prende o leitor, sem contar que a capa é linda. Beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem? Adoro um bom drama, então acho que irei adorar essa leitura! A premissa super me chama atenção, gosto de tramas com segredos e reviravoltas. Ótima resenha! :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Thayene,

    Legal o livro mudar o foco narrativo, de 3ª pessoa para a mãe e a filha, é um modo de podermos ver todos os ângulos e analisar melhor a história. Estou curioso para saber o que te fez chorar, hehehe.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. No momento estou evitando dramas, mas sempre tem a época que leio dramas loucamente, então dica anotada para quando eu voltar a ler esse ge^nero com tudooo.

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Eu também já vi esse livro na Americanas por 10 reais, mas eu acabei não comprando, um pena, pois eu adorei a sua resenha e agora estou morrendo de curiosidade de ler o livro. Eu adoro livros misteriosos que nos enganam e nos mostram a realidade da vida e como superar certas coisas que nos acontecem.
    Eu adorei a resenha, com certeza me deu mais animo que eu já tinha para ler o livro, obrigado.
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  11. Amo um bom drama e fico feliz que esse seja realista. Tem histórias em que é muito difícil a gente acreditar, se envolver e se emocionar, fico feliz que não seja o caso. Fiquei com vontade de ler mas preciso me preparar, enredos com leucemia mexem muito comigo.

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Gosto muito de quando a narrativa é feita por diversos pontos de vista dos personagens e fiquei muito curiosa para conferir a de Noelle explicando tudo que aconteceu e porque cometeu tal ato.
    Estou bem curiosa para descobrir os segredos sobre a personagem e como suas amigas irão descobrir o que a motivou ao suicídio.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Livros baratos a gente não perde mesmo né? HHAHA mas acho que nem esse valor me faria lê-lo. Acho que a sinopse não me agradou muito mesmo com sua resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Thayenne, sua linda, tudo bem?
    Percebi que o ponto chave dessa história é descobrir quem é a personagem e como a autora irá nos surpreender sobre o que ela estava passando. Nem sempre percebemos o que se passa com as pessoas ao nosso redor, e às vezes nossa rotina nos distancia um pouco dos outros. Infelizmente quando vamos ver é tarde demais. Como choro fácil, tenho certeza de que irei me emocionar com o drama de todas elas. Vou colocar na minha lista. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá! Que livro incrível e surpreendente, você me deixou instigado em ler essa obra. Já vou marcar na minha lista de desejados. Gostei da forma como você falou e destacou diversos pontos da obra. O jeito é tentar ler o mais rápido possível.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)