[Resenha] Até o fim do mundo.

by - 11:00



Título original: We All Looked Up
Autor (a): Tommy Wallach
Editora: Verus
Ano: 2016
ISBN: 9788576864929

Sinopse: Antes do asteroide, eles eram definidos por rótulos: o atleta, a excluída, o vagabundo, a perfeitinha. Mas então tudo mudou. Agora eles têm dois meses para encontrar um significado. Dois meses para realmente viver. Dizem que o colégio é a melhor época da vida. Peter, a estrela do time de basquete, está preocupado que essa afirmação possa ser verdadeira. Enquanto isso, Eliza não vê a hora de escapar de Seattle, e da reputação que a persegue; e a perfeita — ao menos no papel — Anita se pergunta se a admissão em uma das melhores universidades do país vale realmente o preço de abandonar seus sonhos. Andy, por sua vez, não entende todo o rebuliço em relação à faculdade e carreira — o futuro pode esperar. Será? Porque parece que o futuro está prestes a se chocar com a Terra, vindo do espaço, com o potencial de acabar com a vida no planeta. Enquanto esses quatro estudantes do último ano aguardam — assim como o restante do mundo — para saber quais serão os estragos do asteroide, devem abandonar todos os pensamentos sobre o futuro e decidir como passar o que resta do presente. Neste livro esperto e envolvente, quatro adolescentes arriscam seus sonhos, seu coração e sua humanidade para ir em busca daquilo que realmente vale a pena.

"Porém, se tinha aprendido alguma coisa no ano anterior, foi que nenhuma quantidade de sofrimento pode livrar a gente de mais sofrimento."

Peter é um aluno popular, é atleta, sua namorada é linda, é inteligente e foi aceito em Stanford, cometeu um erro e apesar de ter sido perdoado, o fato não foi esquecido e a fama de vadia de Eliza está aí para comprovar. Seu professor levantou uma questão na última aula, após ter recebido uma resposta de Peter, e isso incomodou-o bastante. 

Eliza sempre quis passar desapercebida na escola, porém, desde o incidente com Peter no ano passado, isso se tornou difícil. As fofocas sobre ela corriam soltas pelo colégio, o jeito que arranjou para lidar com a atenção indesejada foi agir conforme os boatos.

Anita é a aluna modelo, foi aceita em Princeton, tem as melhores notas, sua família é rica. Todos acham que a vida dela é perfeita, o que não sabem é a pressão que sofre dos pais para ser perfeita, o quanto teve que abrir mão para atingir as expectativas deles.

Andy tem pais divorciados, mora com a mãe que está sempre ausente e não tem contato com o pai. Ele não tem nenhuma expectativa em relação ao futuro, e vive intensamente, o problema disso é que ele não seja adolescente para sempre e precisará encarar o futuro mais cedo ou mais tarde.

O que esse jovens tem em comum? Todos estudam no mesmo colégio e moram em Seattle. Além disso, o Ardor — um meteoro que ameaça destruir a Terra — os aproximará. Em poucas semanas a Terra será destruída e até lá eles enfrentaram e viveram coisas que nem em seus sonhos mais loucos imaginaram.

"Andy não tinha muita experiência com perdão — Bobo nunca o perdoara por ele ter quebrado o pacto —, por isso nunca tinha percebido como aquilo podia ser poderoso. O perdão o fez querer se transformar em uma pessoa melhor, do tipo que merece ser perdoado."

Além de uma sinopse intrigante e uma capa bonita, eu não sabia o que esperar desde livro, confesso. Procuro não pensar muito sobre o fim do mundo ou sobre arrependimentos e como estou vivendo minha vida, mas, esse livro me fez refletir bastante, é o tipo de leitura que te faz pensar sobre certas questões tão naturalmente, que não percebemos que estamos pensando sobre isso até termos uma opinião formanda sobre. É surreal.


Eu poderia citar as qualidades e os defeitos dos personagens, sobre o que gostei e o que não gostei e com qual me identifiquei mais, porém não irei. Imaginem aí, um você adolescente e um grupo de pessoas que você conhece, mas que não são amigas, enfrentado várias situações e muitas delas complicadas. Imaginou? Agora, some a isso o fim do mundo iminente, pessoas surtando, o governo querendo manter o controle e pessoas ruins livres para fazerem o que quiserem, tenso né? Então, é difícil falar sobre os personagens por isso, conhecemos eles um pouco antes da comoção, sendo assim é difícil sabermos como eram, só conhecermos de verdade seus eus atuais, e mesmo que algumas atitudes tomadas tenham sido estúpidas, da para culpa-los? Eu mesma surtiria numa situação dessas.

Um ponto super positivo é que o autor levantou questões super pertinentes no decorrer do livro, trabalhou e explorou-as de uma maneira incrível. Eu realmente gostei da maneira como ele desenvolveu essa parte da história. A forma como ele colocou os pensamentos dos personagens sobre essas questões, além de causar empatia, nos faz ver como outras pessoas poderiam lidar com isso também.

O ponto negativo é alguns pulos que há na história e o desenvolvimento não tão bom de uma parte específica do livro— que obviamente não posso falar mais detalhadamente sobre, pois é um baita spoiler —, eu até entendo esse último o foco do autor era fazer tanto os personagens, quanto o leitor lidar com o possível fim do mundo, no entanto outras pessoas podem não compreender tanto assim.

A narrativa é em terceira pessoa e cada capítulo é narrado por um personagem diferente. É interessante poder ver o que se passa na cabeça de cada um, como estão lidando com a situação e as mudanças tanto de comportamento, quanto de pensar. Considerando que esse é o primeiro livro do autor, ele foi muito mais do que bem sucedido, sua escrita é suave, mas reflexiva e eu com certeza não esquecerei do que esse livro me fez sentir (e pensar) nem tão cedo.

Uma leitura leve, enigmática e com uma escrita cativante. Um livro que me fez perder o ponto do ônibus e chorar na frente de desconhecidos. Uma história com personagens reais, com muitas reflexões e algumas lições de vida.


Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

15 comentários

  1. Aí que capa mais amorzinho Thay <3 já quero ler, ainda mais se vou me emocionar com a leitura, amos livros assim.
    - Beijos, Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tirando a parte do meteoro o enredo me lembrou um filme que vi na sessão da tarde, mas então isso dá uma inovada e despertou em mim o interesse de leitura. Apesar de se perder um pouco eu deixo a dica anotada e espero poder ler.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Hey!

    A capa é muito bonita mesma, me chamou atenção. Não conhecia a obra e fiquei curiosa sobre a história depois de ler a resenha. Não penso no fim do mundo mas procuro fazer as coisas de forma que eu não vá me arrepender, acho que vou gostar do livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. OLá.... eu também não gosto de ficar pensando sobre o fim do mundo, mas achei interessante o plot do livro. Não seria um livro que eu leria e não despertou o meu interesse de forma que eu indicaria, mas essa história de adolescentes problemáticos e tals já deu pra mim... hehehehe
    do mesmo jeito, gostei que você apontou os pontos positivos e negativos. parabéns!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Esse é um assunto que não gosto muito de falar, apesar de já ter assistido alguns filmes com esse tema. O fato do livro ser cativante e a fazer chorar me deixou curiosa! A capa é uma fofura!! Fiquei pensando nesse ponto negativo, mas o jeito é ler a história para descobrir, não é mesmo?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi querida!
    Eu tenho esse livro no kindle, e já estava ansiosa para ler pois eu já li várias resenhas positivas sobre ele. Mas, depois da sua resenha eu fiquei encantada para começar a leitura.
    Eu adora a forma que você falou sobre o enredo e os personagens.Estava um pouco receosa sobre o final ou o que poderia acontecer durante a leitura, para não ficar muito massante... entende?!
    Bom, como eu já tinha dito consegui ter uma noção da premissa do livro.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  7. Oiii tudo bem??

    Eu ja tinha me apaixonado por essa capa,
    Sim sou CULPADA, olho capa, e ele ja estava na estante por isso, mas nao sabia do que se tratava a historia.
    Bom saber que é um historia boa com seus pontos positivos e poucos negativos.
    Adorei conhecer mais de um livro que só conhecia a capa.
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Adorei a premissa do livro, parece muito bom e encantador! Vou colocar na minha lista de desejados.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. Oláaa, tudo bem? Eu adoro a capa desse livro. A premissa não me chama atenção, e depois de ler ~ vários ~ comentários negativos sobre ele confesso que não estou nem um pouco empolgada para ler. De qualquer forma, adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Adorei essa capa. E essa premissa. Não vou falar que é do meu gênero favorito, mas com certeza é um dos tipos de história que eu leria. Dica anotadíssima!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Fiquei imaginando você correndo atrás do ônibus hahaha chorar na frente de desconhecidos é algo normal pra leitor, né? Essa capa é muito e me chamou a atenção desde quando lançou, adorei a sua resenha, fiquei sedenta pelo spoiler no final.

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem?
    Eu, que amo fazer fancasting, já quero ler pra escalar meus atores pra leitura, adoro fazer isso ainda mais quando personagens diferentes contam seu lado da história. Adorei sua resenha, e a capa realmente é magnífica!

    ResponderExcluir
  13. Não curto muito isso sobre fim do mundo, mas achei bem interessante as situações relevantes que o autor aborda, e o fato de ele fazer essas abordagens de uma forma suave e gostosa. Que bom que o livro te fez refletir e foi uma leitura positiva.

    ResponderExcluir
  14. Oiee ^^
    Eu já tinha visto a capa deste livro, mas não sabia bem sobre o que ele tratava, além do que já diz o título. Eu também não gosto de ficar pensando no fim de mundo nem nada do tipo, mas fiquei curiosa para ler esse livro (apesar da parte em que você disse que o autor deu uma corrida e não desenvolveu bem), fiquei curiosa para conhecer os personagens e para ver como irão lidar com tudo isso. Gostei :)
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu tenho vontade de fazer a leitura desse livro pelo título e pela capa. Achei sua resenha muito interessante e gostei de você ter dito que não diria muito sobre os personagens e por saber que a trama aborda temas pertinentes. Sua resenha está encantadora e aumentou muito minha vontade de fazer essa leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)