[Resenha] A Grande Ilusão.
Título original: Fool me Once
Autor (a): Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Ano: 2017
ISBN: 9788580417234
Sinopse: Maya Stern é uma ex-piloto de operações especiais que voltou recentemente da guerra. Um dia, ela vê uma imagem impensável capturada pela câmera escondida em sua casa: a filha de 2 anos brincando com Joe, seu falecido marido, brutalmente assassinado duas semanas antes. Tentando manter a sanidade, Maya começa a investigar, mas todas as descobertas só levantam mais dúvidas. Conforme os dias passam, ela percebe que não sabe mais em quem confiar, até que se vê diante da mais importante pergunta: é possível acreditar em tudo o que vemos com os próprios olhos, mesmo quando é algo que desejamos desesperadamente? Para encontrar a resposta, Maya precisará lidar com os segredos profundos e as mentiras de seu passado antes de encarar a inacreditável verdade sobre seu marido – e sobre si mesma.
"Seja forte", foi o que lhe ocorreu. "Segure firme e vá em frente. E foi isso que ela fez."
Maya Stern conheceu Joe Buckett num baile beneficente, ela nunca se imaginou casando com um playboy, na verdade nunca pensou muito sobre relacionamentos, tudo era muito passageiro na vida dela, em grande parte por conta de sua profissão, Maya era capitã do exército. O que era apenas mais um final de semana de diversão, acabou tendo consequências, já que ela descobriu que estava grávida. Joe foi ótimo com toda a situação, a pediu em casamento e foram viver numa casa longe da família dele.
Um escândalo fez com que Maya fosse obrigada a pedir dispensa do exército, isso foi difícil para ela, que amava o que fazia. Quando ainda estava trabalhando e durante uma missão, Claire (irmã mais velha de Maya) foi brutalmente assasinada. Mesmo triste, Maya seguiu em frente. Pouco depois do escândalo vir à tona e quatro meses depois que Claire foi morta, Joe foi assassinado com três tiros.
Por ser de uma família riquíssima, o caso ganhou muito destaque. Como esperado, a primeira culpada foi Maya, principalmente considerando que ela é uma atiradora de elite, mas, conforme o caso vai se desenrolando e novas evidências vão surgindo tudo fica confuso. Como Maya poderia ter matado o marido com três tiros, se poderia fazê-lo com apenas um?
Uma amiga de Maya lhe dá um porta retrato com uma câmera embutida. Dias depois, ela vê algo impossível, Joe vivo e brincando com Lily, filha do casal. Será a mente de Maya lhe pregando peças? Ou Joe está realmente vivo? A cada virar de pagina uma nova informação é revelada, o que de fato é real nessa história?
"Tinha uma relação ambivalente com o silêncio. Com todos os silêncios. Gostava deles ao mesmo tempo que os temia."
Fiquei animadíssima com o lançamento desse livro, tive a sorte de ganhá-lo num evento e não consegui esperar a vez dele chegar, passei na frente mesmo. A premissa do livro já é instigante adicione a isso detalhes, e detalhes importantes, receita de um bom suspense. Assim, eu esperava, porém, apesar de uma história curiosa, não estava satisfeita sabe, esperava por algo mais, sei lá. A leitura estava fluindo, mas eu queria algo que me chacoalhasse e meu pedido foi atendido. Titio Harlan não da ponto sem nó, ele conseguiu criar uma história frustante, em que tudo se voltava para um beco sem saída e no final deu o golpe de misericórdia. Que livro, meus leitores! Que livro.
Maya é uma boa mãe, uma boa capitã, contudo várias vezes me peguei questionado se as decisões dela eram ideias. Ela perdeu a Irma e o marido, além de sofrer de TEMPT e não querer trabalhar seus tramas, e insistia na aparência de que estava bem e que não precisava de ajuda. Eu gostei do desenvolvimento que ela teve na história, foi aldo se deixar qualquer um de queixo caído, a Maya do "antes" e a do "depois" são completamente diferentes.
Como falei antes, eu estava com dúvidas em relação a gostar ou não do livro. Devo dizer que essa dúvida evaporou depois que finalizei a leitura. O que Harlan fez aqui foi de uma grandeza imensurável, me enganou bonitinho, por um momento achei que o mistério seja em torno de uma possível situação de bullying, todavia conforme a verdade nos foi sendo contada, fiquei surpresa, em choque e abismada com a capacidade de alguém de fazer tantas maldades.
Eu leio rápido, só que não queria terminar esse livro logo, queria realmente aproveite todas as emoções e sensações que só um romance policial dos bons proporciona. E, posso afirmar esse livro não é só bom, ele é incrível, sensacional. Mas, voltando ao que estava escrevendo, por mais que eu tentasse ler devagar, inclusive até quanto não estava 100% satifestia com o desenrolar, não conseguia largar a leitura. A narrativa em terceira pessoa, diferentemente de outros livros do autor toda a narração ficou mais voltada para a Maya. Fiquei intrigada com isso, entretanto o que realmente prende o leitor é as pistas que vai surgindo junto com o fato de queremos saber se Joe está ou não vivo.
Sabe aquele Livi que você considera tão, mas tão bom que não importa o quanto escreva sobre, é como se você não fizesse jus a obra? É como estou me sentindo agora. Eu quero indicar esse livro a todo mundo que conheço e até a aqueles que não conheço. Por favor, deem uma chance a esse livro, juro que não se arrependeram.
Uma leitura chocante, dinâmica, facilmente devoráveis, com personagens ambíguos o que aumentará suas desconfianças, um enredo instigante, um autor brilhante e um final que te deixara sem chão.
Beijos e até o próximo post!
22 comentários
Ai que resenha maravilhosa menina, te confesso que fiquei bem interessada e sei que parece ser uma ótima pedida, Harlan é um autor renomado e quem grande importancia para o genero, então pretendo com toda certeza.
ResponderExcluirAbraços
Olá!
ResponderExcluirSempre leio resenhas de livros desse autor, mas ainda não li nenhum deles. Sua resenha me fez lembrar muito dos romances de Sidney Sheldon, o que não é ruim, só me fez ficar com a impressão de que talvez essa história seja um pouco clichê. Vou procurar mais informações para ver se estou certa ou não.
Bjs
Concordo que a premissa é instigante, pelo menos foi isso que senti pela resenha. Acredita que nunca li nada do autor?! Mas fiquei curiosa em saber como ele conseguiu te enganar no desfecho do livro, adoro quando isso acontece comigo, fico com cara de boba rsrs
ResponderExcluirVou deixar a dica anotada e torcer para me apaixonar pela escrita do Coben, como todos ficam depois de ler.
Beijos.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirEssa é uma das metas que quero cumprir no próximo ano. Só vejo boas resenhas sobre o Harlan. Suas histórias tem um que de fascínio e suas escrita parace ser muito fluida.
Espero me envolver com a leitura que certamente vou optar por iniciar com essa trama da sua resenha.
Beijos!
Camila de Moraes
Oi tudo bem?
ResponderExcluirNossa fiquei empolgada com essa história, é o tipo de livro que deixa minha adrenalina a mil, anotada e obrigado! Bjs
Olá, tudo bem? Ainda não parei para ler alguma obra do autor, porém minha mãe e vários leitores indicam muito os livros dele, hehe. Adorei tua resenha e fiquei bem curiosa pra ler esta trama, que parece ser bem envolvente.
ResponderExcluirBeijos,
Duas Livreiras
Eu ainda não li nada do autor, mas tenho muita vontade. Pela sua resenha, a premissa pareceu ser bastante instigante. Acho interessante essas reviravoltas que os autores trazem e que nos faz mudar de sentimento no decorrer da leitura. Adorei a resenha :)
ResponderExcluirBeijos,
Thalita Sousa
https://capituloquinzee.blogspot.com.br/
Este livro é ótimo mesmo, e que final surpreendente!!! Quando li, não acreditei. Em nenhum momento, nenhum mesmo, imaginei que fosse acontecer o que aconteceu. teci inúmeras teorias, mas nenhuma próxima da real.
ResponderExcluirBjs, rose
Dica anotadíssima. Estou precisando ler mais suspenses policiais e esse é um autor super aclamado que eu ainda não tive o privilégio de conhecer. Já sei que dos livros dele, vou começar com esse. Quero saber quem matou Joe e a irmã de Maya. Um beijo, muito sucesso com o blog e até minha próxima visita.
ResponderExcluirAmo esse gênero, e amo os livros do Harlan Coben! O homem tem o poder de nos surpreender nos 45 do segundo tempo, e você só fica com uma cara de besta sem acreditar que que tá acontecendo! Hahaha Quero muito ler esse!
ResponderExcluirUm beijo, Pri 😘
Por Amor aos Livros
Harlan Coben é o meu autor preferido e eu amei saber mais sobre este livro, já estou muito curiosa com ele e espero que a leitura ame agrade tanto quanto agradou você.
ResponderExcluirEsse autor é maravilhoso.
ResponderExcluirCada vez que leio resenha dos livros dele fico suspirando 🤩
Espero conseguir ter todos um dia rs .. Sua resenha me deixou ainda mais instigada em adquirir a obra.
Fico feliz que tenha gostado.
Beijos 😘
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não li nada do autor, mas você conseguiu me deixar curiosa para ler este livro por dois motivos. O primeiro é por ter sido uma leitura envolvente até nos momentos que você não estava gostando do desenrolar da trama. Sinal de que é um daqueles livros que realmente prendem a atenção. E o segundo motivo, e mais importante, é o fato de que o final foi tão surpreendente e te fez amar tanto o livro. Fiquei muito curiosa para saber como é esse desfecho.
Adorei sua resenha e vou adicionar o livro na lista de desejados.
Beijos!
Não costumo ler esse gênero, mas a sua empolgação foi tanta que fiquei sinceramente curiosa, principalmente porque não li nada do Harlan e sei que provavelmente vou me apaixonar e querer ler todos os outros livros dele. <3
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirLi três livros dele e até gostei, mas não a ponto de me tornar super fã. Enfim, não é o tipo de leitura que quero nesse momento.
Fiquei curiosa para saber mais dessa história. Premissa é muito envolvente. E você ainda atiçou ainda mais minha curiosidade. Será que o marido está vivo?
ResponderExcluirNão sou leitora de Harlan Coben, mas esse fiquei com vontade de conferir.
Beijos
Olá!
ResponderExcluirSou mega fã do Harlan Coben, seu livros são maravilhosos, as histórias são incríveis, os mistérios me deixam loucas rs' e lendo a sua resenha fiquei super empolgada, pois esse é o único livro que ainda não li do autor, então já estou aqui surtando haha.. Espero ler em 2018! Adorei a sua crítica!
beijos!
blogdatahis.blogspot.com.br
Oi, Thay! Nossa, faz muito tempo que não leio um livro do gênero policial haha. Fiquei bastante curiosa em relação a escrita do Harlan e não vejo a hora de conferir essa história. Parece ser uma daquelas obras que você não larga até chegar nas páginas finais haha. Obrigada pela dica, bjss!
ResponderExcluirolha, fiquei curiosa com essa reviravolta na trama que tornou a leitura tão impressionante... gosto da escrita do autor mas nao cheguei a ler muita coisa dele ainda... vou acrescentar esse na lista...
ResponderExcluirbjs :D
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirTem livros que são praticamente impossíveis de largar, rs.
Curti a premissa dele, mas não sei se vou conseguir ler tão cedo.
Bjs
Olá, tudo bem? hahaha deu para ver sua empolgação com o volume. Confesso que não sou muito fã do gênero, porém reconheço a quantidade de fãs e resenhas positivas que Harlan Coben tem. Um dia quero ainda lê-lo. Adorei!
ResponderExcluirBeijos,
diariasleituras.blogspot.com.br
Oii.
ResponderExcluirEu vi muito esse livro por aí, e pensei que era algum romance de ilusão, algo assim, por causa do nome. Agora foi a primeira vez que li a sinopse e estou realmente impressionada porque não esperava isso.
Sua resenha me deu mais vontade de ler - depois de ter conhecido a sinopse - e espero ler loooogo, preciso saber se esse cara tá vivo ou não.
Cupcakeland
Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)