[Resenha] O Último Adeus.

by - 11:00



Título original: The Last Time We Say Goodbye
Autor (a): Cynthia Hand
Editora: Darkside Books
Ano: 2016
ISBN: 9788

Sinopse: O Último Adeus é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz. O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante. O Último Adeus é sobre o que vem depois da morte, quando todo mundo parece estar seguindo adiante com sua própria vida, menos você. Lex busca uma forma de lidar com seus sentimentos e tem apenas nós, leitores, como amigos e confidentes.

"Parece que uma cavidade enorme se abre entre a terceira e quarta costela do lado esquerdo, um rombo por onde se poderia ver o assento de vinil do ônibus por trás dos meus ombros. Machuca, e meu corpo inteiro fica tenso de dor, e minha mandíbula trava e meus punhos se cerram, e o ar congela em meus pulmões. Nessa hora, tenho a sensação de que posso morrer. De que estou morrendo. Mas, então, tão de repente quanto surgiu, o buraco desaparece. Eu consigo respirar. Tento engolir, mas minha boca está seca.

O irmão mais novo de Alexis, o Tyler, cometeu suicídio. Ninguém sabe o porquê e o único bilhete que deixou dizia "desculpa, mãe, mas eu estava muito vazio". Ela tenta encontrar alguma resposta que seja aceitável, um completamente que mudou, algo que deixou passar. Os pais deles se separaram, Tyler não tinha um bom relacionamento com o pai, principalmente porque a mãe teve que trabalhar dobrado para sustentar a família, enquanto que o pai tinha uma vida boa com a nova esposa.

Antes do suicídio, Alexis era uma aluna excelente, só tirava notas boas e sonhava em entrar no MIT (universidade), tinha um grupo grande de amigos e namorava Steve, por quem não esperava se apaixonar, mas acabou acontecendo. Depois que Tyler morreu, ela se afastou dos amigos e terminou o namoro. Por fora agia como se nada estivesse errado, por dentro estava enlouquecendo, começou a ver Tyler e desejava desesperadamente uma resposta para a morte do irmão.

A mãe dela marcou consultas com um terapeuta, a princípio Alexis reluta em ir, não entende porque precisa fazer isso, quando está perfeitamente bem e na verdade quem deveria ir era sua mãe, que mal levanta da cama.

A primeira consulta é esquisita, ela não sabe o que falar e tem coisas que não quer dizer para não ser taxada de louca. Seu terapeuta a aconselha a escrever uma espécie de diário, ela pode escrever o que quiser e quando quiser, desde que o que escreveu seja dedicado a alguém. Apesar de não encontrar as palavras no começo, com o tempo as coisas vão fluindo e mais coisa vão sendo acrescentaras ao diário, assim Alexis nos conta sua história.

"O perdão é confuso, Alexia, porque, no fim, tem mais a ver com você do que com a pessoa que está sendo perdoada."

Esse livro é especial para mim por dois motivos, 1) o assunto suicídio foi trabalhado com muito cuidado e sem romantização e 2) li junto com meu bff, então a todo momento "trocávamos figurinha" sobre o que estávamos achando da história, foi uma experiência extraordinária. O livro foi muito mais do que eu esperava, ainda não tenho certeza se irei conseguir passar para vocês tudo o que senti durante a leitura, mas, prometo tentar.

Acreditei que o livro fosse retratar a vida de Tyler e de certa forma tem um pouco disso também, porém o livro será sobre Alexis. O que ela está sentindo, como o suicídio afetou-a e como lidará com isso. É muito difícil para ela não ter mais o irmão por perto, se sente culpada, sozinha e não sabe como lidar com o turbilhão de emoções que lhe acertam de todos os lados. Mesmo sendo um período complicado, isso servirá para o amadurecimento dela, porque enquanto procura uma resposta para a morte do irmão, encontrará respostas sobre si mesma.

Sempre achei escrever terapêutico, funciona melhor para mim do que terapia. Sendo assim, super me identifiquei com essa parte da história. Além do que, nas partes em que lemos o diário da Alexis, isso nos aproxima da personagem, é como olhar dentro da mente e do coração dela. Nós sentimos sua dor, sua perda, sua tristeza, é emocionante, mas, também nos ajuda a lidar com nossos próprios sentimentos.

A temática desse livro é difícil, complexa. Entretanto, Cynthia escreveu com muito cuidado e sensibilidade, demonstrando propriedade sobre o assunto e de uma forma muito honesta, se você acha que encontrará uma resposta simples para o suicídio, aconselho que leia sobre outros assuntos, pois não tem nada de simples. A resposta é justamente encontrada no post-it, o vazio! O livro não é sufocante ou angustiante quanto outros que falam sobre o assunto, mas não aconselho a todo mundo, por causa dos gatilhos, pode ser uma leitura difícil para quem está enfrentando uma situação parecida.

Um dos vários pontos positvos no livro é que, logo de cara nós sabemos o que aconteceu, Tyler se suicidiou, só que Alexis começa a procurar explicações e novas coisas sobre a vida dele vai aparecendo, deixando o leitor ansiando oelo o que mais pode surgir. E, isso deixa a leitura muito mais rápida, o que aliado a uma narrativa fluída e uma escrita leve tornar a leitura muito mais prazeroso.

O último adeus é um livro que fala sobre sentimentos de uma maneira tocante e honesta. É um livro que tem um excelente desenvolvimento, uma construção impressionante e personagens humanos e falhos. Amei tudo sobre esse livro, chorei, em alguns momentos sorri, mas ao terminar de ler a sensação que ficou foi de tranquilidade.


Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

11 comentários

  1. Este livro foi um dos melhores que eu li este ano e caramba, ao ler sua resenha fiquei emocionadíssima. Quero ler mais coisas da autora porque realmente, ela soube me tocar.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oii
    Eu não sei se leria esse livro, confesso que ele não me chamou atenção. Mas caso eu der uma chance para ele no futuro, espero gostar tanto quanto você. Imagino que deve ser uma estória emocionante mesmo. ADorei sua resenha.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  3. Oiie, tudo bom?
    Nunca li esse livro mas a resenha, muito bem escrita afinal, me chamou bastante a atenção e espero gostar tanto como você. Vou ver as críticas também para saber mais. Obrigada pelo post, até mais ^^

    ResponderExcluir
  4. Olá Thay, tudo bem?

    Eu não conhecia a fundo a história deste livro, mas pude perceber que ele é maravilhoso, principalmente por não romantizar o suicídio, coisa que sempre encontramos em livros que abordam essa temática. Vou procurar um pouco mais sobre ele, mas é ótimo para passar inclusive para meus alunos, pois muitos sofrem com as coisas da adolescência e pensam em suicídio. Alguns, infelizmente, acabaram levando ao pé da letra e ceifaram suas próprias vidas...

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bom?
    Tenho esse livro na minha estante, e acho incrível o fato dele ser tão lindo e ao mesmo tempo tratar de um assunto tão delicado. Eu quero ler, mas ainda não tomei coragem pois tenho certeza que irei me emocionar muito. Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  6. História muito interessante e o suicídio do irmão pode ter sido o gatilho emocional dela , pois ela sentiu sem controle da situação e perdida . Fiquei emocionada , pois passei por uma situação parecida por perde alguém próximo e dificuldades no momento , então precisei de terapias . Vou ler esse livro e me emocionar muito .

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    A temática do livro é bem bacana, porque mostra uma possibilidade de lidar com uma perda. No entanto, não me senti conectada com a história. Muitas vezes é possível sentir empatia pelos personagens e sua história, mas isso não aconteceu comigo. Eu sei que parece até insensível da minha parte, mas não sei o que acontece. Vou anotar o livro como dica de leitura, mas por enquanto, não será minha prioridade.
    Bjs
    Lucy - http://poressaspaginas.com/resenha-o-beijo-traicoeiro

    ResponderExcluir
  8. Olá ♥
    esse é um dos poucos livros da darksides que eu tenho vontade de ler ( por que sou meio medrosa). Acho bacana esse livro ser trabalhado até com jovens em algumas escolas, acho a premissa maravilhosa e sei que esse livro não irá me decepcionar. Fiquei arrepiada lendo a sua resenha. Gostei muito quando você falou que a autora soube trabalhar em cima do tama. Não vejo a hora de poder fazer a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Desde que a editora lançou essa obra eu estou bastante ansiosa para realizar essa leitura. A premissa é muito interessante, traz elementos interessantíssimos e é exatamente o tipo de leitura que curto. Sua resenha me animou ainda mais a ler <3
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu tenho curiosidade com esse livro justamente por tratar tão abertamente esse outro lado do suicídio, das pessoas que ficam e sofrem porque a outra se foi. Acho bem legal que apesar de nos contar logo no começo o que aconteceu, as coisas vão se desenrolando de uma maneira interessante. Adorei a sua resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Eu não li esse livro ainda, mas tenho muita vontade, pois gosto do tema e todos falam que não foi romantizado. Eu adoro ler livros com amigos também porque é muito massa trocar figurinha dessa forma.
    Eu imagino como deve ter sido para a protagonista ficar buscando respostas para o suicídio, acho que é uma leitura dolorosa com um toque de realidade que nem imaginamos, dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)