[Resenha] Cidade do Fogo Celestial.
Título original: City of Heavenly Fire: The Mortal Instruments
Autor (a): Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Ano: 2014
ISBN: 9788501092731
Sinopse: ERCHOMAI, Sebastian disse. Estou chegando. Escuridão retorna ao mundo dos Caçadores de Sombras. Enquanto seu povo se estilhaça, Clary, Jace, Simon e seus amigos devem se unir para lutar com o pior Nephilim que eles já encararam: o próprio irmão de Clary. Ninguém no mundo pode detê-lo deve a jornada deles para outro mundo ser a resposta? Vidas serão perdidas, amor será sacrificado, e o mundo mudará no sexto e último capítulo da saga Os Instrumentos Mortais.
"Heróis nem sempre são os que vencem. Algumas vezes, são os que perdem. Mas eles continuam lutando, continuam voltando. Não desistem. É isso que faz deles heróis."
No último livro da série Os Instrumentos Mortais, o "gêmeo do mal" está pior do que nunca, seus planos estão se concretizando e isso é ruim para os caçadores de sombras, principalmente porque a Clave não acredita que os Crepusculares — ex-caçadores de sombras que beberam do cálice infernal — sejam tão fortes como Jace e os outros afirmam ser, e essa descrença acabará custando caro.
Eles estão tentando entender como os poderes do gêmeo do mal funciona, já que ele consegue entrar e sair dos lugares muito facilmente, inclusive tentou invadir o local onde as Irmãs de Ferro residem. O que não sabem é que ele tem fortes e antigos aliados, o que complicará ainda mais a situação dos mocinhos.
Luke, Jocelyn, Magnus e Raphael desaparecem, os lobos ficam sem líder e há aqueles que desejam se unir ao lado do mal, mas, Maia não deixará acontecer. Os vampiros tem uma liderança infantil precisaram lidar primeiro com essa questão antes de decidirem de que lado ficaram, os feiticeiros também não sabem de que lado ficar, contudo uma aliança inusitada definirá tudo.
O gêmeo do mal quer Clary e Jace ao seu lado e prometeu trocá-los pelos líderes do submundo (e Jocelyn) que estão sobre seu controle. Jace é o primeiro a aceitar, sem nem mesmo hesitar e Clary decidi aceitar também, no entanto a Inquisidora atual está tentando arrumar um jeito de impedir isso e ainda resgatar os reféns. Entretanto o grupinhos de cinco (vocês sabem quem são eles, pelo menos aqueles que já leram algum livro da série, sabe de quem estou falando) tomam a decisão pelo conselho e seguem em direção ao inferno literalmente.
"Então ela terá que aprender o que você aprendeu: que família não é sangue. São as pessoas que te amam. As pessoas que te protegem."
Que difícil fazer essa resenha sem spoiler, chega suei haha, nunca tive de ser tão cuidadosa escrevendo, mas acredito que fui bem sucedida. Tenho muito a dizer sobre esse livro, infelizmente nem tudo são coisas boas e não posso Dakar abertamente sobre o que me incomodou — uma pena, porque muitas coisas estão entaladas na garganta. Eu esperava mais, muito mais desse livro e é um pouco decepcionante o livro não ter alcançado minhas expectativas, que por sinal estavam baixíssimas, quando tinha todos os elementos para ser um livro do caramba.
Pela primeira vez não tenho uma lista de coisas negativas a dizer sobre Clary. Ela continua impulsiva, porém esse foi o menor dos problemas no livro, e mesmo eu não estando satisfeita em assumir isso — minha implicância com a personagem é nesse nível haha — houve uma melhora no completamente dela. Simon e Jace foram os mais injustiçados dessa série. O Jace do começo para o fim desse livro são personagens completamente diferentes, tudo bem existir uma mudança, só que toda a identidade do personagem foi roubada. Quanto a Simon, a transformação foi horrível, ele era O cara e acabou como o carinha. Ainda bem que Izzy, Magnus e Alec continuaram os mesmos *aleluia*.
Sempre tive dificuldade (na série) com a escrita da Cassandra. É uma escrita rica em detalhes que acaba se tornando arrastada em alguns momentos. O começo do livro é super de boa, o leitor ler que nem sente, contudo do meio para o final é duro, porque tem um monte de ação acontecendo, mas a escrita não consegue prender. Eu gosto da narrativa em terceira pessoa, pois dá uma ampliada na história e quanto a isso não tenho do que reclamar.
O ponto do positivo do livro, mesmo com vaias coisas incomodas no enredo, eu senti vontade em ler as outras séries que também fazem parte desse universo. No caso de Peças Infernais, finalizar, porque já o li primeiro volume. Quero muito ler Os Artifícios das Trevas, Emma e Julian roubaram a cena e tô doida para saber como será o futuro deles.
Enfim, (para mim) não foi o ideal para uma série tão grandiosa, contudo também não foi de todo ruim, tem coisas legais na história, como o gancho para a próxima série e Malec <3. Além disso, não posso deixar o final ruim do último livro estragar tudo o que senti no decorrer da série.
Recomendado para quem é muito fã da série e aqueles que curtem romance + universo sobrenatural.
Beijos e até o próximo post!
6 comentários
Ola
ResponderExcluirEssa série me foi recomendada por uma amiga que é mega fã, e a empolgação dela me motivou a colocar na lista de livros psra comprar logo e espero gostar.
Bjus
Jis Rocha
Blog Cá Entre Nós
Olá!
ResponderExcluirEu amo essa série e tiro o chapéu para Cassandra ( pq para mim a série podia bem terminar na Cidade de Vidro e até pensei depois que descobri que ia se estender na época: "Vai dar merda"! Não deu!)rs
Só falta esse pra eu ler só tô esperando o TEMPO me dá uma ajudinha!
Amei a resenha, principalmente pq vc gostou (me animou muito mais)!
Bjs
Concordo que a leitura é arrastada em alguns momentos, parei no terceiro livro, e dei uma desanimada na leitura. Pretendo reler e continuar a série, afinal, falam tão bem dela. Adoro um romance sobrenatural, então vou dar mais uma chance, rs.
ResponderExcluirbeijos
www.apenasumvicio.com
Oie
ResponderExcluirEu adoro romances com o universo sobrenatural, geralmente são muito bons. Mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler as obras da Cassandra Clare, mas já ouvi comentários super positivos. Adorei tua resenha, já fiquei curiosa pra ler esse.
Bjos, Bya !��
Aaaaah que saudades dessa sériee! Ela havia sido o meu primeiro contato com a escrita da Cassandra e desde então não parei mais haha. Lendo a sua resenha bateu aquela saudade de todos os personagens, confesso que adorei o Sebastian como vilão haha <3. A sua resenha está ótima, e o final dessa obra não poderia ter sido melhor, agora estou curiosa para ler a trilogia do Artifício das Trevas. Bjss!
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirTenho uma amiga que ama a série, então vou indicar esse a ela, caso não tenha lido. Como não é meu gênero favorito, vou passar a dica.
Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)