[Resenha] Não me esqueças.
Título original: Não me esqueças
Autor (a): Babi A. Sette
Editora: Verus
Ano: 2017
ISBN: 9788576866176
Sinopse: Em um cenário de contos de fadas, Babi A. Sette convida o leitor a mergulhar em um mundo novo, repleto do encantamento que somente um amor de almas gêmeas pode realizar. Aos vinte e um anos, Lizzie deveria estar empenhada em fisgar um noivo e finalmente se casar. Entretanto, após uma decepção amorosa, o coração da jovem só palpita por sua grande paixão — os estudos sobre o povo e a cultura celtas. Esse interesse faz com que ela troque os concorridos salões de baile de Londres pelas estradas desertas e sinuosas das Highlands escocesas. Ali, ela conhecerá Gareth, o enigmático líder do clã que vive no local mais remoto e bucólico da Escócia. Envolto em uma aura de mistério, ele luta para manter suas tradições, seus segredos e, principalmente, seu povo em segurança. Enquanto o austero Gareth tem a vida toda sob controle e resiste a mudanças, Lizzie está muito entusiasmada com suas explorações e descobertas. Porém a vida de ambos é alterada de maneira inexorável quando uma fatalidade transforma a tão sonhada aventura de Lizzie em pesadelo. Vindos de mundos tão diferentes, mas unidos por uma atração irresistível, Lizzie e Gareth vivem uma paixão proibida e desafiadora, sem saber que finalmente poderão encontrar aquilo que só ousavam buscar em sonhos.
"... com isso o coração está aprendendo uma valiosa lição: a de reconhecer quando surgir a pessoa certa."
Elizabeth Harold é a terceira filha de cinco irmãos e a primeira filha de um Conde. Tinha dezessete anos em sua primeira temporada de bailes, e apesar de nunca ter sonhando com o casamento, não era contrária à ideia caso conhecesse alguém que balançasse seu coração. E, ela acabou conhecendo o Lorde Henrique Devonport e se apaixonando perdidamente. Infelizmente, o que descobriu sobre ele minou todas as possibilidades e Lizzie se fechou para o amor.
Era o ano de 1867, Lizzie deveria participar de seu terceiro baile, mas não estava bem um pouco animada, já que sabia que não se casaria, somente a mãe dela sabia os reais motivos por trás das oito recusas de casamento. Conde Harold (pai dela) não fazia ideia e continuava insistindo para que participasse.
Toda a família Harold sempre gostou muito da cultura celta, mesmo sendo ingleses, e Lizzie é a mais entusiasmada sobre o assunto. Ela fez amizade com Lígia Campbell, filha de um Lorde escocês, que a convidou para passar uma temporada em terras Highlanders, isso sempre foi o sonho de Lizzie.
Sua carruagem foi assaltada no percurso até lá e ela foi deixada desmaiada no meio do nada. Tudo estava muito confuso na cabeça dela ao acordar, ainda assim ela reuniu força para continuar seguindo em busca de ajuda. Ela não sabe exatamente como conseguiu encontrar o lendário castelo de Mag Mell. O que encontrou ou melhor quem encontrou lá não foi bem o que esperava, e Gareth MacGleann, líder do clã MacGleann, irá provar que surpresa será pouco para o que ainda virá pelo futuro.
"— Minha filha... se há algo que a vida me ensinou é que nós não podemos nos culpar pelos aos dos outros, mas podemos escolher como reagir diante daquilo que nos acontece. Quase nunca é uma escolha fácil, mas sempre é corajosa."
Depois de anos, finalmente li algo da Babi. Li muitos comentários bacanas sobre seus livros e tinha curiosidade em conhecê-los. Recebi esse livro da editora, comecei a leitura no dia do evento de lançamento aqui em Recife. Quando sai de lá, devorei o livro de tão curiosa que fiquei com as opiniões que ouvi. O livro é bem diferente do que costumo ler, é um romance de época com um quê de histórico que envolve a cultura celta, resumindo incrível!
Lizzie tem uma liberdade que outras mocinhas do gênero não tem, ela tem uma família muito aberta a diálogos, que a compreende e não põe pressão (a não ser a avó dela). Ela é super curiosa, muito inteligente e tem um pouco de aventureira em sua essência. Seu interesse pela cultura celta é bem grande, me identifiquei com ela no aspecto de que, quando gosto de algo adoro fazer pesquisas, escrever e falar sobre.
Gareth é apaixonante! Eu uso muito essa palavra, eu sei! Entretanto, não consigo uma melhora para descrever esse personagem, ele é uma mistura de tudo de bom mais feito para casar. Nem tudo é flores na vida desse galã, pois é o responsável por todo o clã. Ao mesmo tempo que é uma posição importante, isso vem com responsabilidades que nem sempre são fáceis de lidar.
O romance será bem complicado. Orienta que no início ninguém quer assumir o que está sentido e depois quando decidem ficar juntos, um deles terá que abrir mão de algo muito importante. E aí, fica a questão de como lidar com uma situação dessa. Pois, de Lizzie aceitasse-o como seu marido, teria que morar no castelo para sempre e nunca ver sua família e Gareth teria que dar as costas para tudo que trabalhou e também sua família, caso quisesse fazer parte da vida de Lizzie e conhecer a família dela. Confesso que foi bem tenso ficar na expectativa para saber se ficariam ou não juntos.
Eu adorei conhecer um pouco mais da cultura celta, é algo tão mágico e que oie várias vezes foi interpretado de maneira errônea. Gostei de como a autora inseriu isso na história e de como apresentou, ficou natural e se encaixou bem com o enredo.
A escrita da Babi é encantadora, é o tipo de escritura na qual o leitor não sente a passagem do tempo é totalmente se conecta com a história e com os personagens. A narrativa é convidativa, pois temos uma visão ampliada sobre tudo o que está acontecendo na história. O mais legal é que todo início de capítulo, há trechos do diário de Lizzie, o que aproxima não só da personagem, como do universo em que se passa a história.
O livro tem uma constância boa entre os gêneros, tem romance na medida certa, poucas cenas sensuais, porém muito belas e elaboradas, diálogos maravilhosos e cenas divertidas. A parte histórica serviu para pano de fundo do romance e ainda assim conseguiu roubar a atenção do leitor. Uma leitura extremante cativante.
Beijos e até o próximo post!
13 comentários
A ideia de misturar romance de época com cultura celta ou qualquer outra que seja para mim é inovadora. A criação dos personagens foi feita para encantar pelo que pude notar em sua resenha e isso faz a história fluir e envolver.
ResponderExcluirJá tinha visto o livro, mas não ido alguma resenha, deixo a dica anotada, adorei.
Beijos.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/
Aiii menina, tenho este livro nos meus desejados e só por ler a parte em que ela desmaia e se perde já fico pensando que é um pouco diferente do que eu estou acostumada em ver sempre nos livros. Falam muito desta autora e eu já deveria ter lido algum.
ResponderExcluirOiee ^^
ResponderExcluirNão lembro se já li alguma coisa sobre a cultura celta, mas como adoro conhecer diferentes culturas, fiquei curiosa. Comecei a ler um dos livros da Babi no início do ano e acabei não curtindo muito, tanto que nem consegui finalizá-lo :/ mas acho que, por gostar de romances de época, talvez este seja mais do meu agrado.
MilkMilks ♥
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNunca li nada da autora, mas tenho muita vontade de conhecer algo dela. Já tinha visto as resenhas desse livro, e vi que se trata de uma obra bem legal, com um enredo bem interessante. Ainda preciso comprar, mas vou tentar fazer isso para ler antes das minhas aulas começarem.
Beijos.
Oie, tudo bom?
ResponderExcluirEu sempre achei a capa desse livro lindíssima, mas não sabia direito sobre o que é a história. Adorei sua resenha, amei os quotes escolhidos e eu amo Highlanders também, então seria uma leitura incrível pra mim!
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu nunca li nada da Babbi, mas minha prima ama muito seus livros e ela é uma autora que vem crescendo muito no cenário nacional. Eu quero muito ler algo dela e esse parece ser um ótimo começo pois ela envolve a cultura celta, algo novo e que tenho interesse em ver como ela aborda no livro.
Esse livro é maravilhoso, como esperado da Babi. Que bom que vc também gostou dessa inclusão da cultura Celta. Muito bom. Bjs
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirLembro desse livro ainda na pré-venda queria mais não podia comprar hahaha.
A história parece bem interessante,logo que envolve romance de época e histórico um livro que já coloquei na minha lista de 2018.Espero que seja uma leitura maravilhosa como foi para você.
bjs
Oiii tudo bem??
ResponderExcluirConfesso que não li nada da Babi ainda, e que comprei o livro pela capa, mesmo sabendo que é romance de epoca, e que eu nunca li o genero pra saber se gosto ou nao. kkkk
Vai ser uma surpresa
Espero gostar como vc gostou, e me surpreender.
Adorei a resenha
Bjus Rafa
Oi!
ResponderExcluirAmo cultura celta e estou para ler esse livro desde que ele foi lançado. Ainda não li nada da autora, mas muita gente fala bem e sua resenha veio para comprovar isso mesmo. Além disso, essa capa é linda e eu amo um romance complicado. Hahaha.
beijos!
Morro de curiosidade para ler alguma coisa da Babi e acho que começar por este livro seria um bom inicio, já que tem tanta gente elogiando. Quero usar o termo "apaixonante" também!!!
ResponderExcluirMEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Eu quero tanto ler este livro,
ResponderExcluirnão li nada desta autora ainda mas tenho lido muito boas críticas as histórias dela e esta em especial tem me despertado muita curiosidade. Estou esperando meu exemplar chagar aqui em casa e mal posso me aguentar de curiosidade, espero gostar tanto quanto você. Suas impressões me deixaram ainda mais ansiosa pela leitura.
Abraços!
Nosso Mundo Literário
Oi!
ResponderExcluirMorro de vontade de ler algo da Babi, e sinceramente acho que vou começar por esse livro.
Acho incrível como ela consegue constriur uma história de época e não ficar batido nenhum ponto, além de encantar todos os leitores.
Com certeza vou amar esse livro também
Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)