[Resenha] Uma razão para respirar.

by - 11:00



Título original: Reason to breathe: the breathing series
Autor (a): Rebecca Donovan
Editora: Pandorga
Ano: 2014
ISBN: 9788561784324

Sinopse: Na cidade de Weslyn, Connecticut, onda a maioria das pessoas se preocupa em ver e ser vista, Emma Thomas preferia não ser percebida de forma alguma. Ela está mais preocupada em fingir perfeição enquanto puxa as mangas da blusa para baixo para esconder as marcas roxas, não querendo que ninguém perceba quão longe da perfeição ela realmente está. Sem esperar, ela encontra o amor. O amor a desafia a reconhecer seu valor, mas correndo o risco de revelar o terrível segredo que esconde. O livro "Uma razão para respirar" é eletrizante da primeira à última página; uma história ímpar sobre mudança, crueldade inesperada e uma garota se agarrando à frágil esperança. Uma Razão para respirar não é só um romance é um livro que aborda a violência doméstica e todos os dilemas que as crianças e adolescentes que passam por isso precisam enfrentar. A personagem principal vive esta realidade e tenta tornar-se invisível para que as pessoas a sua volta não a percebam. E por meio da amizade e amor ela tenta superar cada dia doloroso até que consiga escapar desta rotina. Uma história forte, emocionante, dura, real, meiga, triste e doce ao mesmo tempo, que vai mexer com os sentimentos do leitor. Uma leitura envolvente do inicio ao fim.

"Ele não devia prestar atenção em mim e eu tentava, sem sucesso, ignorá-lo. Mas ele chegava a mim e acho que ele sabia — e isso parecia alegrá-lo."

Emily Thomas perdeu o pai e em seguida a mãe, ela não morreu, porém seu vício em bebidas alcoólicas a afastou da filha, que foi obrigada a morar com seu tio George, irmão do pai de Emma, e sua esposa Carol. Tudo na vida de Emma foi drasticamente mudado, a nova coisa que ficou foi sua amizade com Sarah.

Emma mora com os tios e dois primos pequenos, num bairro de classe média, lá ela é obrigada a fazer todas as tarefas, caso não as fizesse era castigada brutalmente por Carol, pelo menos era assim no começo. Carol agora a espanca por qualquer besteira, se Emma passar muito tempo em casa ou muito tempo fora, ou até mesmo se alguma das crianças presenciarem os atos violentos.

Sarah desconfia do que está acontecendo na casa de Emma, mas ela sempre desconversa e muda de assunto. A situação fica tão crítica e as mentiras de Emma pouco convincentes, que Sarah descobre a verdade é tenta convencê-la a denunciar, contudo, Emma nega veemente e explica que apesar de Carol ser horrível com ela, não é assim com as crianças e não quer deixá-las sem os pais.

Em paralelo a esse drama, chega a escola de Emma um aluno novo, do qual ela não conhecia por ser focada demais em concluir a escola só com notas boas e tentar ganhar uma bolsa de estudos. Evan Matthews não é alguém que pode ser ignorado, e não só por ser bonito, algo nele provoca os mais diversos sentimentos em Emma. Ele é a faísca que reacenderá sua esperança, ela só não descobriu isso ainda.

"Descobri-me sorriso mais e mantendo seu olhar por mais tempo. Era como se o estivesse notando pela primeira vez, tudo de novo. Mas dessa vez, sabia que ele também me notava."

Meu deus! Acabei de terminar esse livro, lágrimas estão escorrendo pelo meu rosto e mal vejo a hora de terminar essa resenha para pegar o próximo livro. Quando comprei esse livro a dez reais na bienal, eu sabia que era um livro sobre violência doméstica, só não esperava o quão angustiante fosse fazer essa leitura. Mas, apesar disso, quero deixar registrado que sim, eu indico esse livro.



Emma é um ótima aluna, pratica três esportes, faz parte de vários clubes e só tira notas boas. Além disso, ela lida muito bem com sua situação, não é chegada ao mimimi e encara tudo bravamente. A coisa que mais me admirou foi sua esperança, era uma esperança ferrenha, que a sustentava durante a mais feia e brutal violência sofrida, Emma também e realista e focada, não deixava nada ficar entre seu objetivo de um dia sair daquela situação.
Evan não era só um cara bonito e rico, ele se preocupava com ela e fazia o possível para não deixar que Emma se fechasse em um casulo. Mesmo ele sentindo mais do que uma amizade por ela, viu que ter um namorado não era o que ela precisava, então se resignou a ser amigo. 
Sarah não foi uma personagem que me agradou de cara, achava ela um tanto fútil no início, conforme os perrengues de Emma vão crescendo, ela acabou mostrando um lado seu que despertou minha empatia, imaginem um (a) amigo (a) passar por uma situação dessas e você não poder fazer nada?

 O livro é um YA e na maior parte do tempo veremos os elementos do gênero aparecendo, como o romance de densevolvendo entre Emma e Evan e as consequências disso. A narrativa é muito leve nessas cenas, você lê que nem sente o tempo passar, o problema — que não é um problema de fato — é quando chega nas cenas de violência, a Rebecca escreveu com tanta maestria e veracidade que partiu meu coração em várias cenas, para terem uma noção do quanto esse livro mexeu comigo, tive que parar a leitura porque não conseguia parar de chorar, e não, não foi aquele choro bonitinho com algumas lágrimas escorrendo, foi algo mais doloroso, a ponto de soluçar. Para mim, a autora conseguiu não só passar sua mensagem, como nos colocar no lugar da protagonista.

O romance que há nesse livro, ao meu ver, foi inserido para nos mostrar que precisamos de um porto seguro, alguém em quem confia nossos piores defeitos, segredos e o dia-a-dia. Evan foi o que Emma precisava para lutar com ainda mais força para se livrar daquilo. Além do que, acho que a autora quis quebrar um pouco da tensão contida na história, já que tudo é fofo e divertido (na maior parte do tempo) no relacionamento deles.

Um ótimo desenvolvimento, uma temática difícil, dolorosa, angustiante é brutal, uma escrita cativante que nos transporta para dentro do livro, persongens odiosos, carismáticos, fortes e marcantes. Uma história construída de maneira maravilhosa e um enredo chocante, Uma razão para respirar te levará do choro ao riso e vice-versa num piscar de olhos.


Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

14 comentários

  1. Oii Thay, eu comprei esse livro para ler no kindle, sempre vi o pessoal falando bem dele e pelo o que pude perceber é um livro bem tenso já que vai abordar temas como violência doméstica. Amei a sua resenha, me deixou com mais vontade ainda de ler, provavelmente vou ler logo no começo do ano.
    - Beijos, Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia.
    Adoro leituras que a gente se prende e nem sente o tempo passar. Personagens marcantes e acredito que os dessa história são.
    Dica anotada <3

    ResponderExcluir
  3. Que demais, adoro livros que nos prendem em todos os quesitos, sua resenha ficou ótima e as fotos também, parece que nem percebemos o tempo passar de tão rápida a leitura.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oiê!
    Ainda não tinha visto nada a respeito desse livro ou autora, mas uma coisa que achei interessante é que essa história parece uma espécie de releitura de Jane Eyre, já leu? Se não, recomendo, a história de Emma parece muito com a de Jane por causa de todo o sofrimento e injustiça.

    ResponderExcluir
  5. Oiiie
    Adoro livros assim com personagens marcante, que nos fazem sentir todo tipo de sentimento kk eles são mais parecidos coma vida real, muito bom isso. Já fiquei bem curiosa pra conhecer essa leitura. Amei a resenha.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  6. Admito que não sei se estou preparada para esse tipo de leitura. Por mais que eu adoro um tema mais pesado e que toque na ferida do leitor, fazendo-o abrir os olhos para assuntos realmente importantes, no momento não estou disposta a me aventurar nessas histórias. Depois que li Precisamos Falar Sobre o Kevin esse ano acho que fiquei bem mais frágil e ainda me encontro em uma ressaca literária forte. Mas, de qualquer forma, anotei a dica! Um dia estarei mais preparada e me jogarei com intensidade na história.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho receio de livros com essa temática, porque na maioria das vezes os autores acabam romantizando a relação abusiva e isso me irrita demais. Não parece ser o caso, mas alguns pontos da trama me deixaram apreensiva. Acho que só lendo mesmo para entender melhor.

    ResponderExcluir
  8. bacana vc ter se emocionado com a leitura, que realmente traz uma temática pesada e que deve ser discutida sempre...mas confesso que por ser um YA, meio que desanimo de fazer a leitura... não curto o gênero...
    bjs...

    ResponderExcluir
  9. Não fiquei tão atraída pela premissa, mas é um tema bem interessante se tratado da maneira correta, afinal é um pouco pesado. Mas se te emocionou, deve ser uma boa leitura.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom?
    Caramba, que forte. Não sei se teria coragem de ler algo assim agora porém esse é um tema que deve sim ser discutido pelos quatro cantos do mundo, é uma forma de conscientizar. Adorei seu post!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda e confesso que de imediato não fiquei muito animada, sabe? Mas lendo seus comentários fui ficando curiosa com o enredo. Gosto de dramas que abordem temas como a violência doméstica e pelos seus comentários tudo foi muito bem desenvolvido, então a leitura deve ser bem bacana mesmo. Enfim, vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  12. O tema é bem forte. Fiquei interessa, pois gosto de histórias que não romantizam o violência. parece que é o caso desse livro. Vou anotar para uma próxima compra.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Não sou muito fã de livros com o personagem principal tão jovem, não sei o porque mas não me prende. Gostei da sua resenha, e vou anotar a dica para uma leitura no futuro.
    Que bom que a autora conseguiu te tocar com a escrita.
    Bjus
    Jis Rocha
    Blog Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  14. Esta série é maravilhosa!!! Amei a escrita da Donavan e virei fã dela. Evan foi um personagem apaixonante, na verdade, gostei de todos os personagens e suas nuances. Eva é forte, até mais do que ela mesma imagina. Fiquei com o coração tão apertado ao longo da leitura.
    Bjs, rose

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)