[Resenha] Bem atrás de você.

by - 11:42


Título original:
Autor (a): Lisa Gadner
Editora: Gutenberg
Ano: 2018
ISBN: 9788582354964

Sinopse: Após uma tragédia que o separou por oito anos de sua irmã mais nova, Sharlah, o jovem Telly ressurge como o principal suspeito de uma onda de assassinatos. Só uma pessoa é capaz de desenhar o perfil do criminoso: o hábil ex-agente do FBI Pierce Quincy, que é convocado para colaborar no caso. Mas seu envolvimento como pai adotivo de Sharlah pode obscurecer sua linha de raciocínio ou levá-lo para um emaranhado de pistas desconexas, mostrando que o caso pode ir muito além do que parece ser.

"Vilão ou herói?"

Quincy e Rainie trabalharam como policiais, atualmente estão aposentados e às vezes Quincy avalia em alguns casos, por ser excelente traçando perfis criminosos. Bakersville é um local pacatk para se viver e ótimo para criar uma família. Eles decidiram fazer parte do programa de acolhimento de crianças e foi aí que conheceram Sharlah, que viria a ser a filha do casal.

Shelly Atkins é a delegada de Bakersville, logo cedo recebeu um chamado a respeito de tiros num estabelecimento, ao chegar ao local encontrou duas pessoas mortas e sem identificação, isso é pouco comum naquela região, então precisará de ajuda para descobrir o suspeito e a causa do crime. Como a loja tinha câmeras facilitou bastante o trabalho da polícia, porém o que encontraram no vídeo é chocante, um adolescente é o possível suspeito pelo crime e sua frieza diante do ocorrido é aterrorizante.

Quincy é chamado para traçar o perfil, começa a acompanhar de perto a investigação, quando descobrem onde o adolescente reside, ele vai junto para saber mais informações sobre o suspeito. Fica chocado quando o nome dele é revelado, Telly Ray Nash, além de suspeito, também é o irmão mais velho de Sharlah e  responsável pela morte de seu próprio pai.

Junto com Rainie, providenciam para que Sharlah esteja em segurança até que Telly seja capturado. Parte de Rainie a iniciativa de contar o que está acontecendo a Sharlah, a falta se reação dela, deixa seus pais preocupados, o que só se agrava quando fotos da filha são encontradas no celular de Telly.

"Não quero pensar nele. Ou nos meus pais. Mas eu não consigo evitar, e sou inundada por uma mistura de tristeza, medo e saudade."

Tudo o que sabia sobre o livro antes de ler era que, se tratava de um suspense, com violência doméstica como temática e que tem recebido críticas muito positivas, isso foi o bastante para despertar meu interesse. O livro foi muito mais do que esperava e torço para que eu consiga fazer justiça a essa história.

Os irmãos Ray Nash compartilham de uma infância abusiva e em que só podiam contar um com o outro, eram muito pequenos quando a tragédia se abateu sobre a família, sendo isso o responsável pelos traumas e dificuldades que viriam a enfrentar no futuro. Sharlah deu mais sorte que o Telly, pois mesmo com vários problemas, conseguia se refrear, o memso não pode ser dito de Telly que com apenas dezessete anos tem uma ficha criminal longa.

Meus sentimentos em relação ao Telly eram bem conflituosos, quando sua imagem aparece na câmera no local do crime, realmente acreditei que fosse o culpado, mas, conforme a investigação desenrola a já não tinha mais tanta certeza. Chame de intuição ou coração mole, porém desde que o passado dele foi revelado não conseguia enxerga-lo como alguém ruim e  que pudesse ser capaz de tanta maldade. Consegui estar certa e errada ao mesmo tempo, a história dele é muito mais profunda e complexa do que podemos julgar.

O impressionante no livro é a relação pais/filho que é estabelecida entre Quincy, Rainie e Sharlah, é algo surreal e emocionante. Todos possuem problemas de confiança e outros traumas mais pesados, só que conseguem ser uma família a maneira deles. Além de mostrar a realidade de casais que optam por adotar e como pode ser esse processo.

A verdade sobre os crimes é de dar nó na cabeça, a motivo que originou esses crimes é tão mirabolante, que a princípio é difícil de aceitar, até porque a outra alternativa é bem mais simples e possível. No entanto, a adrenalina, a energia que essa investigação causa é contagioso, parecia que alguém tinha injetado eletricidade em minhas veias, estava quase criando um mural com nomes, fatos e locais de tão envolvida que fiquei com a situação.

O livro é narrado em terceira pessoa, intercala os pontos de vista, de maneira aleatória (não tão aleatória assim) tinha capítulos dedicados a vida dos personagens antes do crime, nos dando uma perspectiva diferente do presente e fazendo com que deixássemos ainda mais dúvidas e palpites sobre o que provocou tudo.

Por falta de tempo, demorei a engatar na leitura, entretanto quando peguei o ritmo não consegui mais largar. Precisava dormir, contudo não queria pausar a leitura, cheguei até memso a sonhar com os acontecimentos do livro e seus possíveis desfechos.

É uma leitura que consegue ser fluída, mesmo tratando de um assunto pesado e bastante dramático, senti dificuldade em superar algumas cenas de drama. Com personagens que variam entre complexos e fáceis de entender, uma história construída com perfeição, Bem atrás de você é um livro misterioso, provocante e fantástico.


Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

14 comentários

  1. Oi! Esse livro está na minha lista de desejados faz tempo. Tanto pela dose de trhiller e suspense que claramente conduz a trama, quanto pelo modo que a história foi criada! sou muito viciada em livros assim, e este é sempre tão bem falado! Uma cisa que você disse me chama a atenção, o modo como a gente passar a encarar o personagem depois que a gente descobre a causa dos crimes e tem um pouco de visão do passado do dois irmãos. Nossa, fiquei mais encucada pra ler! Obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  2. a capa é bem bonita e me chamou atenção!
    adoro um suspense, e gostei de saber que trata sobre violência doméstica, é preciso falar muito sobre o assunto, apesar de pesado.
    espero poder ler em breve!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  3. Heiii, tudo bem?!!
    Tenho lido muitos suspenses ultimamente e esse livro da Lisa Gadner está na minha lista para esse mês!
    Vi várias pessoas falando bem como vc e que queriam acabar com a história de tão bom e ansiosas para saber como tudo é finalizado.
    Amei a capa, achei bem diferente e a premissa só me deixou mais curiosa, apesar dos temas mais pesados, creio que vou gostar.
    Com certeza vou ler. Linda resenha.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    A premissa desse livro é bastante interessante. Sempre acho legal as tramas que trazem uma visão do processo de adoção porque é uma situação que não tenho muito contato. Essas histórias que envolvem crimes são sempre cheias de surpresas né, enquanto lia sua resenha fiquei imaginando como o personagem pode ter maldade ao mesmo tempo que não muita haha. Vou colocar na minha listinha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá! :D
    Não conhecia esse livro ainda, mas adorei a proposta! Ultimamente tenho sentido mais interesse em livros que apresentam uma ideia de investigação, mas ainda estava bem sem saber por onde começar pois nunca li nada do gênero. Este livro me deixou bastante interessada, não só pela questão da investigação, mas pelo contexto de adoção também. Adorei a dica! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Tudo contribui para que eu aposte nesse livro! Primeiro que é da Lisa Gardner mesma autora de Viva para Contar. Segundo que é um suspense (sou viciada no gênero) e terceiro que fala sobre violência doméstica e costumo apreciar muito suspenses que abordem um tema tão real.

    Não gosto de explicações mirabolantes para os acontecimentos e isso me provoca certo receio, porém conheço a autora e aprecio a escrita dela. Acredito que vou amar o livro! E acho bem importante a construção de personagens que poderiam ser nossos vizinhos, que poderiam ser alguém da nossa família... esses laços afetivos, a relação de pais e filhos... tudo isso é um incentivo para que eu leia a história.

    ResponderExcluir
  7. Se envolveu tanto com a história que chegou a sonhar haha claramente temos um novo nivel de leitora, né? Esse não é um gênero que tenho o hábito de ler, mas confesso que fiquei bastante curiosa para saber como a violência doméstica se dá nessa narrativa. Sendo assim, já anotei a dica e espero que seja uma leitura prazerosa para mim também, conseguiu me deixar muito interessada!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu amo livros policiais e tem bastante tempo que não paro para ler algo do gênero, estou sentindo falta. Essa história parece ser incrível, apesar de sua complexidade, mas acho que é bem natural do gênero, não esperaria algo diferente. Dica anotada!

    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  9. hahahah tbm já aconteceu comigo, de sonhar com alguns enredos de livro que me deixaram bem empolgada uahsuahsuah
    sou doida pra ler algo da Lisa, não tinha visto esse livro dela ainda... vou anotar a dica...
    abração...

    ResponderExcluir
  10. Adorei a premissa do livro. Eu já tinha visto a capa, mas ainda não sabia muito sobre a obra. Estou começando a gostar desse gênero, e esse livro parece ser uma boa dica para ler. Vou anotar a dica e comprar assim que possível.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Quando peguei esse livro para ler, não sabia o que esperar dele também e me surpreendi demais, pois, assim como você, demorei um pouco para ler e, quando peguei, não consegui parar até desvendar tudo. Acho que a narrativa em terceira pessoa contribuiu para a agilidade desse livro e a forma como envolve o leitor.
    Estou louca para ler outros livros dessa autora, pois não tenho dúvidas que vão me agradar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu vi muitos elogios para esse livro e fiquei bastante curiosa para ler. Confesso que suspense não é um gênero que eu costumo ler, mas foram tantos comentários positivos que me interessei por esse. Fico muito feliz que o livro tenha te surpreendido positivamente e sido uma leitura tão envolvente.
    Adorei a resenha e fiquei ainda com mais vontade de conhecer essa história. Espero também gostar da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Eu sempre leio elogios para os livros desta autora, mas nunca me aventurei nas suas tramas. Já aconteceu comigo de sonhar com os personagens do livro porque eu estava envolvida demais na leitura e isso é muito positivo não é? Assim a gente tem a plena certeza que o livro nos fisgou de jeito.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá

    A Lisa é uma escritora de suspense incrível! Sempre ouvi falar muito bem desse livro e como uma apaixonada pela temática, já o coloquei na lista. Sua resenha instigou a minha curiosidade... O porquê tudo ocorreu? Quero saber! Haha

    Beijos

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)