[Resenha] Para todos os garotos que já amei.

by - 17:00


Título original: To All the Boys I've Loved Before
Autor (a): Jenny Han
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
ISBN: 9788580577266

Sinopse: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

"Se o amor é como uma possessão. Talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam."

Lara Jean mora com o pai, Margot (irmã mais velha) e Kitty (a irmã mais nova), sua mãe morreu quando era criança, agora a responsável pela casa é Margot, mas ela está prestes a ir para a faculdade na Escócia e Lara não sabe como será as coisas a partir do momento em que ela se for.

Ela tinha o hábito de escrever cartas para os garotos que já amou, essas cartas eram escritas, obviamente, sem que os garotos soubessem e sem serem enviadas - apesar de colocar o endereço nelas - logo depois que a paixão passava. Nelas derramada todos os seus sentimentos, o que achava dos garotos. Um dia, na aula de educação física, Peter Kavinsky vem falar com ela sobre a carta, ela fica horrorizada, toma a carta das mãos dele e pergunta como recebeu. E é aí que ela percebe que as cartas não estão no local de sempre e que todas foram enviadas para seus antigos amores.

Quando Josh, seu melhor amigo e ex-namorado de Margot, quer conversar a respeito da carta que recebeu, ela inventa que está namorando, "a carta é coisa do passado". Lara ainda tem sentimentos por ele, porém não quer magoar a irmã, além disso, sabe que Josh e Margot voltaram a namorar, é apenas questão de tempo.

Infelizmente (ou não), quem estava passando no corredor era Peter K., Lara se joga nos braços dele e lhe dar um beijão, fazendo Josh acreditar que eles estão namorando. Depois ela trata de desfazer o mal entendido com Peter, e ele lhe propõe um namoro de mentira, porque quer ficar longe da ex-namorada.

"O amor é assustador, ele se transforma; ele murcha. Faz parte do risco. Não quero mais ter medo."

Há tempos que só ouvi elogios sobre esse livro, enrolei pelo máximo de tempo que consegui, com a adaptação cinematográfica chegando (e um trailer muito apaixonante) não perdi tempo, me joguei nos dramas da vida de Lara Jean. UPDATE: quando escrevi esta resenha o filme ainda não havia sido lançado.

Lara Jean é maravilhosa! Muito parecida com meu eu pré adolescente, então conectei-me rapidamente com a personagem. Ela é um doce, altruísta, alguém de quem eu gostaria de ser amiga, é muito legal, ama ler <3, um pouco ingênua e mega compreensiva. Sofrerá algumas mudanças no decorrer da trama.

Josh é bacana, o típico amigo para todas as horas, além de ser completamente apaixonante, cai de amores nos primeiros momentos em que apareceu. Não gostei do Peter no início, se achava demais, convencido num nível hard, contudo mudei de opinião ao conhecê-lo melhor. Ele é mais do que sua fama de popular, é sensível e vulnerável, foi impossível não me apaixonar por ele também.

Lara Jean gosta de Josh, só que não pode ficar com ele, seu relacionamento com Peter começa com uma mentira para desencorajar Josh, todavia as coisas saem de controle e a insinuação de um triângulo amoroso acontece. Por mais que eu ame o Josh, sou Team Peter e acho mega fofo a forma como LJ e PK funcionam excelentemente bem como casal, são ultra fofinhos juntos e é difícil não suspirar em certas cenas, o tipo de romance que nos faz desejar se apaixonar e viver algo parecido.

Em relação ao mistério (não tão misterioso assim) de quem enviou as cartas, é previsível e eu sabia disso antes de iniciar a leitura, o foco do livro é o romance, mas, confesso que fui trouxa, pois jurava que o responsável era X quando na verdade foi Y, o que é mais lógico, no entanto X é doida por isso apostei nesse personagem.

Os personagens tiveram um desenvolvimento muito bom, apesar de tudo ser narrado por LJ e ela ser o foco da história, todos tiveram uma apresentação completa e satisfatória, inclusive personagens secundários. Em sua maioria, os personagens são bastante cativantes.

A premissa desse livro é clichê, os elementos encontrados no enredo também são, entretanto a autora soube trabalhar sua história, ficamos tão fascinados com uma narrativa fluída, personagens carismáticos e um romance fofo que nem ligamos para isso. Não consigo citar uma coisa que gostei mais nesse livro, tudo, mas tudo mesmo me encantou. Fiquei completamente envolvida e apaixonada por essa obra. Mal posso esperar pelo próximo volume.


Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

13 comentários

  1. Olá.

    Eu assisti o filme e amei, os personagens me encantaram e eu fiquei na dúvida sobre qual personagem shippar com a Lara Jean. A irmã dela é um doce, suas peripécias me fizeram ficar apaixonada por ela!
    Tenho vontade de ler os livros da trilogia e espero que os outros dois livros sejam adaptados também!

    ResponderExcluir
  2. Olá! :D
    Sempre achei essa capa linda! Quanto a história, não tenho certeza se eu leria o livro, mas tenho muita vontade de ver o filme. Sempre acho muito engraçado quando as histórias criam situações em que a personagem finge que está namorando alguém e se mete em confusões por causa disso, então acho que eu me divertiria muito com essas partes da Lara, mesmo que seja um pouquinho clichê. hahaha Gostei muito da resenha. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu tentei ler o primeiro livro quando foi lançado e simplesmente nao rolou comigo, achei a história meio arrastada e infantil, mas com o filme a coisa foi completamente diferente, eu amei demais e a Lara virou uma das minhas personagens favoritas da vida haha

    ResponderExcluir
  4. Olá! Depois de tanto falarem dessa trilogia, e depois da adaptação, que parece que todo mundo amou, eu confesso que fiquei curiosa pra ler, mesmo não estando entre os estilos de leituras que geralmente eu faço.. Que bom que você gostou da história, e que bom que mesmo a autora usando alguns velhos clichês, ela soube aproveitar pra surpreender e deixar tudo fofinho.. Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  5. Ahh ainda não li o livro, mas vi o filme e me apaixonei pela Lara! Ahh gente é clichê sim! Mas n tô nem ai! Eu já sei tudo que vai acontecer, mas mesmo assim amo ler esses livros que dizem ser tão previsíveis!

    Fiquei com muita vontade de ler o livro, mas na minha atual situação financeira, não estou comprando nem uma bala...hahahahaha

    Amei a sua resenha, ela ficou muito bem escrita e me fez relembrar um pouco do filme fofo! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua resenha e ver que gostou tanto da obra!! Esse livro parece ser a coisa mais fofa do mundo e mal posso esperar para ler também. Tenho certeza de que irei me encantar, e quero muito assistir o filme também, que vem ganhando tanta atenção e elogios na blogosfera :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Ahhh só amor por essa trilogia. O primeiro é lindinho, o segundo é maravilhoso e o terceiro espetacular hahaha
    Você vai notar a evolução da Lara Jean, os conflitos e seu crescimento para lidar com a inconstâncias da escola, os medos e anseios da vida adulta e do verdadeiro amor.
    Jenny Han foi muito feliz em criar esse enredo.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Oi oi!
    Eu já li o livro e adorei a historia. Achei bem leve e super recomendei para as amigas após a leitura, porque sem sombra de duvida esse livro é ótimo para quem está iniciando no mundo da literatura. Eu gostei dos quotes, dos detalhes que citou sobre a história e acima de tudo amei como você foi uma fofa falando do PETER K. Vou ficar no aguardo das resenhas dos próximos livros da trilogia.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu li muitos comentários sobre esse livro r quero muito ler ainda, mas acabei vendo o filme antes kkkkk Bom, a Lara Jean é uma personagem bacana mesmo, acredito que iria adorar ela no livro também e o romance dos personagens é um amorzinho, então acredito que iria me envolver fácil com tudo e gostar de tudo, assim como você.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  10. Oii tudo bem?

    Não li o livro, mas vi o filme e achei a coisa mais fofa, o que me deixou com vontade de ler.
    Apesar do clichê como disse jhauhauha
    Que bom que te deixou interessada e fiquei bem curiosa tbm.
    Adorei a resenha.
    Bjus RAfa

    ResponderExcluir
  11. Oi!

    Esse livro tem a dose certa do clichê, porque os personagens são envolventes e apaixonantes. Não tem como não gostar, mesmo com tudo sendo previsível. Quero continuar lendo os outros livros. Amei a sua resenha, deu vontade de reler, rs.

    beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Queria achar a Lara Jean uma ótima personagem pelo livro, mas só consegui vê-la assim no filme. Não é que não gostei do livro, mas é que não consegui me envolver com ela, sabe? Eu senti ela muito mimizenta no livro, sofrendo porque as cartas foram enviadas e que precisava ficar com o Peter. Isso não aconteceu no filme, o que me deixou bem contente.
    Gostei de conhecer impressões diferentes da minha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu amei esse livro e como você bem pontuou na resenha, são vários clichês mas o desenvolvimento do livro é muito gosto de ser apreciado e por isso vale a pena. Não li os outros livros da trilogia, mas quero mais deste mundinho confortável que a autora criou para nós.
    beijos

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)