[Resenha] Depois de Você.

by - 17:00


Título original: After You
Autor (a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
ISBN: 9788580578645

Sinopse: Quando uma história termina, outra tem que começar. Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes. Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la. Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

"Tinha a sensação de que eu simplesmente sairá voando, sem amarras, para algum universo desconhecido."

Trabalhando num pub irlandês perto do aeroporto, Louisa Clark ou apenas Lou, viu sua vida estagnar. Depois do final triste que teve seu relacionamento com Will, tudo que fez foi comprar um apartamento no centro de Londres e viajar por toda a parte, sem nunca criar laços, preocupando sua família com suas atitudes.

Em seu apartamento tem um telhado em que gostava de ficar em pé sobre a mureta, num desses momentos ela bebeu demais, avistou uma mulher desconhecida, assustou-se, perdendo o equilíbrio e caindo do quinto andar, o que a salvou da morte foi o toldo da portaria do edifício e a chegada rápida da ambulância. Num momento de lucidez, ela diz ao paramédico que não tentou se matar, apenas se desequilibrou, mas suas atitudes recentes fazem seus conhecidos pensarem diferente.

Obrigada a voltar para casa, Lou fica confinada e aos cuidados de sua mãe, alguém que tem lido mais e está em fase de redescoberta, deixando o pai dela de cabelos em pé. Lou se sente um pouco sufocada, porém até que melhore lidar com seus pais é o ápice dos seus dias.

Em meio a tudo isso, um segredo sobre o passado de Will vem a tona, chocando-a e colocando-a numa posição difícil, não tem como comprovar sozinha se o que descobriu é verdade ou mentira, precisará envolver os pais de Will na situação. Além disso, foi aconselhada a fazer terapia para lidar com a dor, porém opta por participar de um grupo de ajuda.

"E, no fim das contas, de que adiantava ficar reexaminando nossa tristeza o tempo todo? Era como cutucar uma ferida e se recusar a deixá-la sarar. Eu sabia o que tinha vivido. Sabia qual tinha sido meu papel. De que adiantava repassar isso?"

Confesso que não estava empolgada para fazer essa leitura, por conta dos inúmeros comentários negativos, no entanto fui de mente aberta fazer essa leitura e apesar de não ser o que esperava, me surpreendeu e gostei muito do livro.

Lou mudou muito, a princípio apenas a mudança no estilo de se vestir é percebida, depois fica cristalino o quanto ela está perdida e desesperada. Foi muito fácil haver uma conexão com a personagem, em algum momento da vida já nos sentimos como Lou, então é natural existir uma empatia e torcida para que houvesse uma mudança para melhor em sua vida, além do mais acompanharmos o crescimento pessoal dela, nos estimula a mudarmos também.

Sam é um cara muito bacana, passou por situações difíceis, porém conseguiu mudar sua situação, ele é um grande motivador da Lou. Camila, mãe do Will, ficou devastada pelo luto, sua mudança foi tão radical que quase não a reconhecemos, ela reaprenderá como viver e apreciar a vida.

Poderia escrever um parágrafo sobre o que achei de Lily, notaram que não citei o nome dela em nenhum outro momento? É porque terá um papel crucial para o desenvolvimento da trama. Queria poder falar sobre essa personagem mais livremente, mas não quero dar spoilers.

Tem romance na história, sim. Contudo, não é o foco central, está mais para plano de fundo, ainda assim é legal vermos o relacionamento entre Lou e Sam se desenvolver, pois há um mal entendido no início e as consequências disso serão divertidas num nível máximo. Eles são um casal que funcionam super bem juntos, todavia está longe daquela fórmula Disney, que temos dos relacionamentos em livros, é algo mais realista.

Para alguns o livro pode ser desnecessário, entretanto gostei bastante do que encontrei na história, principalmente porque mostrou que a realidade é diferente das expectativas. Outra coisa que me intrigou é como o luto afeta as pessoas de maneira diferente.

A princípio a revelação sobre o fato do passado do Will nos deixa incrédulos, não é fácil associar o Will que conhecemos e aprendemos a amar ao seu eu anterior ao acidente, só que nos acostumamos e é mais fácil de entender, a explicação dada por mais absurda que seja tem fundamento.

Quando penso nessa história, penso em crescimento pessoal, não é um livro de auto-ajuda, mas acaba tendo esse sentido por acompanharmos de perto o desenvolvimento da vida de Lou, que apesar de ser uma personagem que adoro, precisa amadurecer. Jojo tinha vontade de contar uma história e ao meu ver fez isso com maestria.


Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

11 comentários

  1. O primeiro livro me marcou demais, e eu meio que criei um bloqueio e nao consigo ler o livro seguinte por nada no mundo, acredita? Até tentei, mas não funcionou. Eu também não acho que seja uma autoajuda, mas a trajetória de Lou nos faz pensar muito sobre como nós somos capazes de nos reerguer também. Jojo pelo que entendi, segue sendo magnifica.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adorei ler suas impressões sobre esse livro e fiquei muito contente por, apesar de todas as críticas negativas, você ter lido esse livro com a mente aberta e se surpreendido.
    Eu tive a oportunidade de ler e ele foi muito bom, não tanto quanto o primeiro, mas muito bom. Achei legal a questão de o passado do Will vir à tona e de a Lou estar tão diferente. Estou bem ansiosa para ler o terceiro volume, espero não me decepcionar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Tenho muita vontade de ler os livros da Jojo Moyes, mas ainda não consegui. Fico feliz em saber que tenha gostado do livro, já que a maioria das pessoas das quais eu li as opiniões, odiaram este segundo livro. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu não li o primeiro livro e esse também não me chama tanta atenção assim por ser a continuação do livro como eu era antes de voce. Eu passo essa dica

    ResponderExcluir
  5. Oiieee

    Achei ótimo ler tuas considerações sobre o liro e a evolução da trama, realmente a realidade é bem diferente das expectativas e é importante isso ser retratado na história. Eu tb li várias criticas negativas sobre essa continuação, muita gente diz que foi desnecessária. eu ainda não li nem o primeiro, confesso que não me chama a atenção, mas continuações às vezes decepcionam e às vezes surpreendem, fico feliz em saber que vc está no segundo caso, mesmo que não tenha sido exatamente como vc esperaria que fosse o livro.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem!?
    Sabia que eu ainda não tomei coragem para ler a continuação?
    Achei a história tão fofa e o filme também foi bem legal, que não consigo pensar em uma continuação...
    Apesar disso, é a primeira resenha que leio do livro e fico aliviada por você ter gostado, já sinto um pouco mais de vontade de ler.
    Eu quero muito saber que fato é esse do passado do Will que deixa a gente tão incrédulo assim. Fiquei bem curiosa com isso!!
    Beijosss!!

    ResponderExcluir
  7. Eu li o primeiro volume e chorei tanto com a leitura que precisei dar um tempo para ler o segundo volume. Eu estou com ele aqui e pretendo ler ainda esse ano. Eu gostei de conhecer um pouco mais sobre o enredo e espero curtir a leitura tanto quanto curti o primeiro.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho uma relação de amor e odio com essa história para ser bem sincera, eu não consegui me conectar de primeira como muitos, na verdade achei bem enfadonha em vários momentos, mas isso claro é a minha opinião, e o filme foi o mesmo critério, é bem complicado na verdade expor opiniões sobre a história, mas gostei de conferir a sua.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu não li "Como eu era antes de você", assisti apenas ao livro, e mesmo sabendo que o livro é sempre melhor, não senti inclinação de ler, justamente por conta do final... Da mesma forma, não importa quantas resenhas eu leia e fique curiosa com a continuação, eu acabo lembrando do que me fez não ler o primeiro e fico desanimada, o que é uma pena. Mas eu gostei demais de sua resenha, achei muito legal conhecer pelo seu ponto de vista tão positivo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda nem li o primeiro livro, mas tenho a impressão que vou ser do time que acha desnecessária essa continuação. Fico feliz que não seja o seu caso e que tenha curtido a leitura e ache necessário acompanhar o amadurecimento da Lou. Legal mostrar um crescimento pessoal, mas não acho que vai ser o suficiente pra eu querer ler.

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Não li o livro anterior e sinceramente por já conhecer a história não tenho tanta vontade. Gostei que você frisou os pontos que gostou e acho que este livro tem que ser lido para quem leu o primeiro.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)