[Resenha] À flor da pele.

by - 17:00


Título original: Clipped Wings
Autor (a): Helena Hunting
Editora: Suma de Letras
Ano: 2015
ISBN: 9788581052885

Sinopse: Tudo na tímida Tenley Page intriga o tatuador Hayden Stryker de um modo que ninguém jamais conseguiu: do cabelo longo e esvoaçante com aroma de baunilha até a curva suave do quadril... E o interesse dele só aumenta quando ela pede que ele tatue um desenho incomum em suas costas. Com seu jeito durão, Hayden é tudo que Tenley nunca se atreveu a desejar. A química entre os dois é instantânea e desperta nela o desejo de explorar o corpo escultural que há por baixo de tantas tatuagens. Traumatizada por um passado trágico, Tenley vê em Hayden a chance de um recomeço. No entanto, o que ela não sabe é que ele também tem segredos que o impedem de manter um relacionamento por muito tempo. Quando os dois mergulham em uma relação excitante e enfim passam a confiar um no outro, lembranças e problemas batem à porta — e talvez nem mesmo a paixão entre eles seja capaz de fazê-los superar seus traumas.

"Tudo relacionado à vida que eu vivia antes dela parecia um borrão cinza."

Tenley sofreu uma tragédia enorme em sua vida, culpa-se por isso, estava se afogando em seu vício em remédios controlados até que recebeu uma carta informando que tinha sido aceita na faculdade para fazer seu doutorado. Já tinha os esboços de sua tese na mente desde antes de ser aceita no curso, só precisa se dedicar e fazer algo que seja aceito por seu orientador.

Começou a trabalhar meio período numa livraria, para manter ocupada a mente. Cassie, sua chefe, também é dona do apartamento em que mora e tem um sobrinho que faz visitas frequentes a Serendipity (livraria). Hayden se sente atraído por Tenley, mas não sabe dizer se ela é tímida ou apenas não gosta dele, sempre que estão num mesmo ambiente ela dá um jeito de sair ou se ocupar. 

Lisa, amiga de Hayden, se tornar amiga de Tenley, e aí ela começa a aparecer cada vez mais no estúdio de tatuagem - no qual Hayden é um dos donos. Elas conversam muito sobre piercings, porém Tenley surpreende todo mundo ao pedir que Hayden lhe faça uma tatuagem, a partir de um desejo que ela mesma criou, Hayden se assusta com o tamanho e o possível significado por trás da tatuagem.

O processo de tatuar acaba unindo-os e passam cada vez mais tempo juntos. Sendo que, existe uma regra no estúdio sobre se relacionar com clientes, mas, Tenley, trata logo de encontrar uma brecha, será que essa relação cara certo?

"Parecia que eu estava sendo despedaçada, arrastada para o passado enquanto lutava para permanecer no presente."

Desde o lançamento que sou curiosa em relação a esse livro, amo tatuagens e esse livro trouxe uma visão diferente desse assunto, o que só me deixou com mais vontade de fazer uma hahaha. O livro não foi bem o que eu esperava e confesso que estou um pouco decepcionada.

Tenley é maior de idade, mas quando o assunto é seu cunhado, ela age como uma adolescente e ele toma rodas as decisões por ela, o que me incomodou muito. Até entendo que ela estava fragilizada, nem sua mentalidade, nem seu emocional estavam legal, no entanto ele é extremamenre abusivo, me deixou muito irritada. Quando ela estava livre da influência dele, logo no começo do relacionamento com Hayden, Tenley era alguém divertida de acompanhar, acho uma pena que tenha se perdido.

Hayden é o tipo de cara problemático que todo mundo avisa para ficar longe, até que gosto desde tipo de personagem, só que quando mais eu conhecia-o, mais distância queria dele. Ele é agressivo, impulsivo e bastante possessivo, claro que tem seu lado legal e tal, contudo não gostei dele. Sem contar que tem uma imaginação fértil, conseguindo transformar qualquer lugar em um bom lugar para transar, no começo é até divertido, porém depois de um tempo tornar-se saturado.

Não gostei do relacionamento que foi criado, torcia pelo casal, o relacionamento foi construído de maneira ótima. No entanto, a autora não desenvolveu algo saudável, era nítido o quanto Tenley dependia de Hayden para sentir-se melhor  e deixar seus traumas para trás. Hayden tinha essa ideia fixa de que precisava consertar Tenley, não curtir isso, não acho que seja uma mensagem a ser passada, dependência não gera um relacionamento feliz. Além disso, escondiam muitos segredos um do outro, ou contando informações importantes de forma editada. Entendo que não é fácil falar de determinado assunto, mas, no caso deles era por não confiarem na reação do outro, sei que tudo é ficção, entretanto confiança é essencial num relacionamento, você precisa se sentir confortável numa relação.

Gostei de como o TOC e as tatuagens foram abordados, assim como o abuso de remédios tarja pretas. O TOC do Hayden foi despertado por uma situação traumática forçando-o a exercer controle sobre tudo, Tenley virou viciada após um acidente, sendo incentivada por seu ex-cunhado. A autora explorou super bem ambas as situações. Já a temática tatuagens foi destrinchada de maneira mais sociológica, totalmente diferente do que encontramos em outros livros.

Mesmo com vários pontos negativos para mim, como o excesso de cenas eróticas, À flor da pele tem uma escrita tão cativante, uma narrativa fluída, personagens em situações complicadas, que é difícil abandonar a leitura, o que acaba sendo um ponto positivo. Um livro dramático, sensual, em que os personagens estão tão danificados que eleva o termo empatia a um outro nível. É interessante acompanhar.


Beijos e até o próximo post!

You May Also Like

11 comentários

  1. Tem anos que tenho o livro e confesso que ainda nao arrumei tempo pra ler.
    Foi até bom ler a resenha para saber o que me espera e ver se ainda estou na vibe de ler como quando eu comprei.
    Amo tattoos e amo romances, mas pra mim tb acho ruim ter cenas demais hots, acho que fica uma enrolacao danada e so pulo as paginas haha.
    Amo a capa, é a mais linda de todos da autora.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Apesar de não ter tatuagens fiquei interessada em saber mais delas através do romance. As vezes algumas autoras esquecem de trabalhar melhor o enredo, os personagens e focam só nas cenas hots. Parece que acontece isso por aqui.
    E isso perde muito a qualidade da história.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  3. Quando eu li esse livro, era bem novinha e adorei o romance, hoje tenho uma visão totalmente diferente desse tipo de relacionamento, amém. Também não lembrava do livro abordar TOC como um dos temas, mas fico feliz que isso tenha acontecido porque como portadora desse transtorno, acho importante falar sobre.

    ResponderExcluir
  4. Olá, ficou ótima a sua resenha. Amo quando livros nos passam uma visão tão intensa de determinado assunto, no caso, as tatuagens. Pena que o relacionamento desenvolvido não seja saudável.

    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Se não me engano, eu adquiri esse livro tem um tempão, mas aí já estava um pouco saturada de romances nesse estilo e acabei não lendo. Foi bom ler sua resenha, porque me lembrou do livro na minha pilha rsrs. E bom saber também que apesar das suas ressalvas, a leitura valeu a pena.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem? Gostei muito da sua resenha, bem completa! Tive uma época bem fã de livros new adults, mas não cheguei a ler esse. Acho que teria os mesmos problemas que você com a leitura, principalmente sobre o relacionamento deles, essa dependência toda não é saudável e, como você disse, não é uma mensagem a se passar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Já vi esse livro por aí muitas vezes, mas nunca havia lido nada sobre ele. Acho que livros nesse estilo são problemáticos, mas gosto de ler sobre, pois temos um parâmetro do que não queremos - de jeito nenhum - para nós.
    A agressividade e possessividade do protagonista masculino serão coisas que me incomodarão muito na leitura. No mais, vou anotar a dica para ver o que vou achar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca li um livro em que os personagens tivessem essa profissão e isso foi o que mais me chamou a atenção na narrativa. Acho que como você, eu também me incomodaria com a dependência criada dentro do relacionamento. mas ainda quero ler o livro e achei a capa linda.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi tudo bem? Já li os dois primeiros livros dessa série e a autora segue o mesmo seguimento para mim sair da zona de conforto sobre esses romances me incomodou um pouco, mais conforme eu lia comecei a entender a dinâmica que a autora quis passar eu foi surpreendente conseguiu me prender do começo ao fim, por querer mais respostas sobre a trama, o incômodo sobre a trama é que me cativou e fiquei deslumbrada quando terminei de ler. Parabéns pela sua resenha, foi sincera e direta, me fazendo relembrar a história, fiquei com vontade de retornar a ler esses romances, bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Thayenne!
    Eu amo essa série! Como sou fa de New Adult essa é uma das melhores que já li. Gosto da forma como a autora aborda toda a mitologia das tatuagens, o significado para os personagens e também a forma como essa constrói os problemas emocionais tanta da Tenley quanto do Hayden e como eles amadurecem juntos é muito lindo! ❤

    Beijos,

    Rafa - Fascinada por Histórias

    ResponderExcluir
  11. Hey!
    Eu amei fazer a leitura desse livro, por um motivo que não vem a parte falar rs'.
    Mas, se tratando de um homem tatuado autora já me ganhou kkkkk, fora que a história do livro é muito linda.
    Adorei sua resenha.
    Queria muito que a Suma da Letras continuasse publicando a série aqui.
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar e acompanhar o blog!
Deixe seu link para que possamos retribuir esse amor :)